A Extravagância do Morto

Agatha Christie

Resenhas - A Extravagância do Morto

GIGI 11/02/2022

Narrativa envolvente
A extravagância do morto é mais uma obra cativante de Agatha Christie. No enredo Ariadne Oliver planeja uma festa onde há um assassino, a vítima, os suspeitos e as pistas. Porém, apesar de estar tudo bem planejado, Ariadne sente que um assassinato real poderá acontecer e por isso chama Hércule poirot para, quem sabe evitar o crime. Ao longo da história Poirot começa a juntar pistas e se vê perdido e em um caso aparentemente sem solução e após um mês, ele nos apresenta um maravilhoso desfecho. Confesso que essa leitura me prendeu bastante, as pistas foram bem construídas, os suspeitos foram bem colocados de maneira a deixar o leitor imaginando quem será o possível assassino. Sem dúvidas, se tornou um dos meus livros favoritos da autora. Por isso recomendo muito essa leitura!

Francine 09/02/2022

Pra detetive eu não sirvo....
O livro é super interessante e bem rápido de ler. A história te dá muitos suspeitos e motivos mas no final não acertei foi nada hahaha. É um livro que te prende até a última página com a vontade de descobrir quem é o assassino e sinceramente tô até agora tentando entender como o Sr. Poirot descobriu tudo. Criei muitas teorias mas nenhuma foi a certa, talvez na próxima. ;)

Bunnunim 23/01/2022

Indico
Leitura leve, fácil e gostosa . Um suspense gostoso e leve também, ele vai te prendendo no começo até a metade pelo simples fato da leitura ser leve aí você vai na onda .. o suspense mesmo , a curiosidade de saber quem é o assassino só despertou nos
capítulos finais .

Thais.Garrido 22/01/2022

Um espelho da sociedade dos anos 50
Neste livro, a Agatha nos brinda mais uma vez com um mistério muito bem construído e surpreendente, mas não pude deixar de me incomodar com a gritante misoginia acerca dos personagens.
Como a Agatha reflete muito bem as características e os preconceitos da época em seus livros, sempre relevei um comentário ou outro, levando em conta a sociedade e o contexto em que os livros são escritos, e nunca me esquecendo que apesar de a Agatha ser uma escritora vanguardista, ela ainda carregava alguns preceitos consigo.
Mas nesse livro realmente não consegui deixar de lado o modo como ela descreve as mulheres, chegando a literalmente retratar a Hattie como um ornamento, apenas mais uma peça que estacaria a resolução do assassinato. E nem comentar como ela descreve uma mulher que é talvez um pouco alienada pelo dinheiro e vaidosa como uma pessoa mentalmente incapaz.
Esses foram apenas alguns dos pontos que infelizmente, me fizeram desconcentrar totalmente da trama principal do assassinato.

Nagasaki 21/01/2022

A extravagância do morto (minha humilde opinião)
Cada detalhe foi cuidadosamente colocado na história (os suspeitos,pistas e claro,o corpo). Poirot é um personagem muito bem construído,tanto que,no livro mesmo,quando ele não consegue resolver o caso,fica abatido,mas depois de um tempo,encaixando peças e para finalizar...Captura o culpado,sem cerimônias.

sofi 20/01/2022

gostei mt desse! não é o melhor que já li da agatha, mas tem um enredo mto inusutado, o que o deixa mto mais imprevisível. tem um plot twist genial que eu nunca imaginei, e apenas não dei cinco estrelas oor achar o desenvolvimento do caso fraco, com trechos mto confusos o que fez me perder um pouco. mas é uma boa leitura!

Mah 16/01/2022

O livro tem uma ótima narrativa mas o desfecho é muito corrido. Demorou demais ligar os pontos e depois tudo ficou apressado e com pontas soltas

Kleber 12/01/2022

Uma trama engenhosa
Creio que de todos os mistérios da Agatha Christie que já li até hoje, o que mais me pareceu impossível de solucionar foi o d'A Extravagância do Morto. Esse caso deu trabalho até para o Hercule Poirot, que talvez pudesse apresentar como desculpa o fato de que já estava velho e enferrujado. Contudo, o brilhante detetive tarda mas não falha, e, de fato, após um mês do crime ocorrido na residência dos Stubbs, o astuto belga encontra o tão nebuloso desfecho do mistério.

A Extravagância do Morto já surpreende pela improvável vítima. Ao iniciar a leitura, imagina-se que quem sofrerá o atentado será outra personagem, mas quem de fato morre misteriosamente é alguém a quem ninguém aparentemente estava dando atenção, inclusive o leitor. E o caso é tão complicado que semanas se passam sem que encontrem uma solução. Sorte que Hercule Poirot não desiste fácil, e ao final surpreende a todos a revelar a sinistra trama envolvendo aquela localidade.

Fiquei completamente pasmo com a revelação final, jamais chegaria a essa conclusão, e gostei bastante dessa leitura, a qual recomendo bastante.

ka 12/01/2022

o plot meu deus ?
lembro do palpite que eu tinha e que eu achava ele genial e eu não cheguei nem perto do que realmente era?? e nossa que final foi esse?! o poirot explicando tudo e eu finalmente entendendo (pq eu ainda tive q refletir um pouco kkkkk) a trama toda... olha, na próxima quem sabe eu fico mais esperta, mas a gata triste me pegou mais uma vez!

Karol 04/01/2022

Padrão Agatha Christie
A Extravagância do Morto lembra alguns outros títulos da Ágatha. É possível identificar semelhanças com várias outras histórias. Porém, o enredo não perdeu seu brilho, e mesmo se assemelhando a alguns outros desfechos, a autora conseguiu imprimir um final original para essa trama. Boa leitura!

laritronconi 03/01/2022

Primeiro livro da autora
Primeiro livro que eu li dela e fiquei muito chocada com o final pq durante toda a leitura eu estava tentando imaginar oque aconteceu e nunca passou pela minha cabeça oque realmente aconteceu.
O final é muito fora da caixa e hoje percebo que alguns livros de suspense copiam a mesma idéia que ela teve.
Muito genial e inteligente o enredo da história! Amei.

Achei o começo meio lento e confuso e os personagens não me cativaram muito, não sei sei é por causa da época em que as pessoas agiam e pensavam de forma totalmente diferentes de como seria hoje mas enfim o final recompensou e fez valer muito a pena continuar a leitura porque me surpreendi muito.
O detetive é o único personagem do livro 0 defeitos! Hercule é incrível e a Agatha mais incrível e mais inteligente ainda por criar uma pessoa tão atenta a cada detalhe de cada situação.
Laubrary 03/01/2022minha estante
Quero lerrrr

Meu querido eu sou leitorað 03/01/2022minha estante
olha a resenhaaa delaaaaaaa, vai fundo amg com a agatha não tem errooo

laritronconi 03/01/2022minha estante
Leiaa, é muito bomm

laritronconi 03/01/2022minha estante
Olha elaaa, amei Didi, pode indicar maiss

Hanna 23/12/2021

Fui feita de burra, de novo
Eu NUNCA imaginaria esse final, acho que tinha tanta informação que não liguei uma coisa na outra, e no fim realmente estava tudo ali, tudo. Sensacional

Alexia 11/12/2021

Plot twist maravilhoso ??
Nesse primeiro livro que eu li dessa autora eu me admirei muito na questão da escrita dela. Achei muito intrigante e bem desenvolvido.
E meu Deus que plot twists foram esses??
Não desconfiei de nada desse crime, nunca pensaria em como essa história se desenvolveu! Livro muito bom, com certeza eu lerei mais livros da Agatha.