Olhos de Lobo

Olhos de Lobo Rosana Rios

Resenhas - Olhos de Lobo

Nimue 10/08/2016

Mantendo o clima e criando novas tramas
Quando você gosta da autora fica difícil falar mal, mas não tem como falar mal quando a autora, o livro e tudo o mais é bom!
Olhos de lobo é uma brilhante continuação de Sangue de Lobo. Novos personagens, boas tramas, elementos reais se misturando a ficção de forma a perdermos a certeza do que é real e do que é fantasia!
Recomendo, como recomendei o primeiro.
Leitura devorada em 3 dias, mal conseguia largar.
Texto bem escrito, trama bem amarrada e muita vontade de decifrar enigmas que, mesmo pra viciados em livros, se mostraram com algumas surpresas.
Venha se perder no mundo dos Lobos...

EsterCristina 17/05/2021

Uma sequência de anos depois quase perfeita, a única coisa que eu não gostei foram os vários cortes e idas e vindas de outros personagens, como por exemplo, um capítulo de 1 página, pulava pra outro capítulo com outro personagem, mais um capítulo com 3 páginas, isso me incomodou demais pq eram informações pequenas que passavam despercebidas de tão breves; fora isso é perfeito, até pra quem não leu o livro anterior eu recomendo!

Debyh 31/01/2017

Quando eu li Sangue de Lobo, eu pensei, tipo com quase 100% de certeza que ele era um livro único, e bem ele podia ter sido porque sozinho ele se bastava. Mas como nem tudo é rosas preciso começar essa resenha sendo honesta, que é o que vocês esperam de nós, então eu não gostei deste livro e talvez isso aconteça por eu ter gostado do final do primeiro. Porque além de tomar rumos completamente diferentes, não diferente “bom” mas diferente “esquisito”. Ele não precisava ter existido. Sério. Você pode ler os dois independentemente, um não precisa do outro. De verdade eu queria ter gostado desse livro, mas os personagens não sustentaram a história, e a história era um grande picadinho misturado. Mas o primeiro foi muito bom.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/olhos-de-lobo-rosana-rios/

Camila 07/05/2022

Não esperava muito, cumpriu o que eu esperava.
O primeiro foi tão bom mas tão bom que eu realmente não esperava muita coisa desse sofro daquela "síndrome" se a primeira coisa de algo for muito bom não espere muito da segunda. O primeiro superou todas as expectativas. Esse é bom, a história tem um desenrolar bom, tem uma reviravolta assim como no primeiro que você fica: what ???? mas senti falta de mais informações como no primeiro livro, mais histórias.

Saleitura 27/09/2016

Olhos de Lobo, livro brasileiro escrito por Rosana Rios e publicado pela Farol Literário, é uma sequencia para o já resenhado aqui no Saleta por mim "Sangue de Lobo".

Por ser uma sequência, esta presente resenha obviamente terá spoilers, portanto, se se interessar por esta história, trate de ler o livro 1 primeiro.

Este livro tem início alguns anos depois do final do primeiro. Agora, Ana Cristina e Hector, já casados, vivem juntos em uma relação em constante crise, em especial devido à decisão da mulher de engravidar, contra a vontade do marido.

Hector teme que o fator L - ainda presente em seu sangue, mesmo depois da cura das transformações anos antes - possa ser passado para a criança. E isso causou certo conflito entre os dois.

Se nos afastarmos um pouco deste drama familiar, a história em si envolve mais uma misteriosa sequência de assassinatos, como no primeiro livro. E assim como na primeira obra, esta revesa entre relatar o presente (Onde acompanhamos o drama do casal, e as investigações dos assassinatos em série), e alguns momentos do passado (Onde acompanhamos diversas histórias envolvendo lobisomens, que se interligarão no futuro). Eu senti, no entanto, que o foco, em muitos momentos, voltou-se apenas para as histórias que se passavam no passado, o que, neste livro, foi um considerável ponto positivo.

Ao falar sobre este livro, sinto que estou praticamente repetindo o que disse na primeira resenha: Uma premissa ótima, com uma narrativa envolvente e detalhada, e uma notável pesquisa por parte da autora, o que adiciona grandemente à credibilidade do que está sendo dito no decorrer da trama. Tudo isso junto, teoricamente deveria criar o livro perfeito, no entanto, não foi isso o que aconteceu com Olhos de Lobo.

A história, mesmo bem narrada, não foi bem desenvolvida, e os "grandes mistérios" não foram assim tão difíceis de serem solucionados. A narrativa, repleta de clichês e com personagens mal desenvolvidos e que simplesmente não atraíram minha simpatia.

Resumidamente: Rosana Rios tem uma ótima história em mãos, e uma habilidade de escrita e de pesquisa muito grande, e no entanto não sabe aplicá-las em um livro de forma correta.

A utilização do elemento do conhecido conto da menina da capa vermelha, sua vó, e o Lobo Mal, foi extremamente inteligente, e aplicado no livro de maneira obscura e criativa. O conto dos irmãos Grimm, e os próprios irmãos, foram envolvidos na história de maneira habilidosa, e que adicionou algo a mais na já interessante premissa.

A falta de personagens femininas fortes, porém, foi novamente um ponto que me fez me sentir incomodada durante a leitura. Mesmo que um foco um pouco maior tenha sido dado às mulheres da história, elas continuam recebendo um posto inferior ao dos personagens masculinos, que possuem as personalidades mais fortes, as falas mais importantes, e - na maior parte do tempo - um ponto privilegiado sob os holofotes.

Foi visível na história o esforço da autora em criar personagens femininas com certa voz, e no entanto falhando. Mesmo que pudéssemos contar com Natália, a investigadora dos casos no presente, para ter uma certa voz e uma real importância na história; a personagem, que teoricamente seria a "mulher independente" do livro, quando colocada ao lado de personagens masculinos importantes na obra, momentaneamente adquiria uma personalidade apagada e sem sal. E aí vemos, além de um exemplo da falta de representatividade, um grande exemplo do mal desenvolvimento dos personagens, que mudam de personalidade repentinamente, de acordo com as necessidades daquela cena que estão vivendo no momento.

E, no entanto, mesmo com todas essas críticas que tenho a fazer quanto ao livro, eu não consigo me sentir mal sobre tê-lo lido. Sinto-me, na verdade, triste que uma criatividade tão grande, e uma narrativa tão habilidosa, tenham sido tão prejudicadas por uma simples fraqueza na hora de desenvolver personagens envolventes. Por isso, não consigo reduzir demais a minha classificação, que fica entre 3,5 e 4 estrelas.

A edição, feita pela Farol Literário, foi algo digno de ser comentado aqui. A identidade da edição do primeiro livro foi mantida, e no entanto, a capa de Olhos de Lobo, parece ter sido mais bem pensada. Com sua simplicidade, ela consegue passar o mistério e a identidade obscura da história com maestria.

Resenhado por Ana Carolina

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/09/resenha-olhos-de-lobo-sangue-de-lobo2.html

Lina DC 28/09/2016

"Olhos de Lobo" é o segundo livro da série Sangue de Lobo da autora Rosana Rios. A trama gira em torno de três núcleos que inicialmente aparentam ser distintos, mas que no decorrer da obra convergem em uma única história.
O prólogo, se passa em Bokendorf, no Reino da Westphalia, no verão de 1810. Erich é um jovem que ficou órfão cedo e foi morar com seus tios e primos, os Grimm. É em um jantar oferecido pela família Von Haxthousen que Erich e seus primos são apresentados à Bertha Hundmann, uma senhora considerada por muitos como senil, mas que afirma conhecer uma história arrepiante que vale a pena colocar no livro dos Grimm. É a história de uma jovem que usava seu capuz vermelho para visitar a avó que morava na floresta e que um dia, foi atacada por um lobo. Alguém reconhece a história? Acontece que Bertha afirma ser a menina da floresta e o final da sua versão.... é assustador.
A segunda história é a de Hector Wolfstein, agora conhecido como o autor Daniel. Ele é um dos protagonistas do primeiro livro, que aconteceu sete anos antes dessa continuação. Agora, Hector é casado com Ana Cristina há dois anos e os dois vivem uma grande crise conjugal. Porém, o principal problema de Hector é que o ritual que ele realizou anos atrás para conter o Fator L e a licantropia não está funcionando direito. Então, ele decide ir atrás de um velho conhecido, Lazlo Mólnar, um oftalmologista que sabe tudo sobre o Fator L e tem estudado os efeitos da doença. Porém, enquanto busca uma explicação para os sintomas que está tendo, ele se depara com a chance de perseguir William, o lobisomem que matou a sua mãe. Cegado pela vingança que perdura várias décadas, pela primeira vez Hector tem a possibilidade de conhecer toda a história do lobo branco e entender o que realmente aconteceu.
E a terceira história se passa em Porto Alegre e tem como protagonista a agente especial Natália Sorrent, personagem que também estava presente no primeiro livro. Ela foi convocada por Damasceno, seu chefe, para investigar o homicídio de um vereador encontrado morto há um mês. O que a princípio aparenta ser um um crime motivado por política, torna-se um crime cometido por um assassino serial que pode estar envolvido com o sobrenatural.
A trama é dividida em três partes e faz alusão ao conto da chapeuzinho vermelho: Parte I - O caçador; Parte II - A menina e Parte III - O Lobo. Em cada parte do livro as três tramas vão se intercalando, mesclando o passado com o presente e apresentando como o caminho desses personagens se cruzam.
A história em si foi muito bem desenvolvida e a Rosana Rios teve criatividade ao envolver Os Grimms, figuras tão reconhecidas em seu universo sobrenatural.
O único detalhe que deixou a desejar foi o aproveitamento e o desenvolvimento de alguns personagens. O Monteiro e a Ana Cristina, por exemplo, foram dois personagens já conhecidos do s leitores que apareceram praticamente para que seus pares descontassem suas frustrações.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Farol Editorial realizou um excelente trabalho. A capa se destaca e complementa a capa do primeiro livro.

Amanda 15/11/2016

Olhos de Lobo
Resenha no blog As Meninas Que Leem Livros

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/search?q=olhos+de+lobo

@APassional 18/02/2017

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Confesso que no começo fiquei um pouco confusa na história, por causa de todos os detalhes e a riqueza da trama, mas assim que peguei o fio da meada não consegui me desgrudar do livro até terminar de lê-lo. Fiquei verdadeiramente impressionada com a narrativa instigante e elementos que podiam parecer pequenos, mas no fim, tiveram um papel fundamental na formação da história, amo quando isso acontece. (...) O que não faltou nesse livro foram reviravoltas e desafios para os personagens enfrentarem e mistérios para desvendarem. Eu adorei as narrativas de acontecimentos do passado, como se misturaram com os irmãos Grimm e a Segunda Guerra, até chegar aos dias de hoje. Recomendo muito!

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/12/resenha-olhos-de-lobo.html

Vanessa Vieira 12/09/2017

Olhos de Lobo - Rosana Rios
Em Olhos de Lobo, sequência de Sangue de Lobo, da autora Rosana Rios, conhecemos um pouco mais da cultura lupina, passando até mesmo pelo conto da Chapeuzinho Vermelho e outros mais de autoria dos Irmãos Grimm. A história iniciada da parceria entre Helena Gomes e Rosana Rios e que desta vez foi escrita apenas pela segunda autora, nos traz novo fôlego para a trama e ainda mais adrenalina, suspense e ação. Os personagens - que sempre foram bem delineados e centrados no enredo - se tornaram ainda mais maduros e passam por situações que provam suas crenças e conceitos com intensidade.

A história se inicia em 1810, na cidade alemã de Kassel, onde um pesquisador de folclore fica estarrecido após seu primo e seu irmão voltarem de um passeio no bosque perturbados após visitarem uma família muito antiga da região, da qual a matriarca relata um estranho e exótico fato de seu passado. O que parecia ser apenas uma lenda do vilarejo local conhecida como Rotkäppchen, intriga Erich, o primo do pesquisador e ele não consegue esquecer os olhos brilhantes e profundos da mulher que ao visitar a sua avó há muitos anos atrás, se deparou com uma fera e sobreviveu miraculosamente ilesa.

Enquanto isso, no sul do Brasil, uma onda de crimes brutais e inexplicáveis levam a agente da Polícia Federal Natália a uma investigação macabra envolvendo imigrantes alemães, fotos soturnas em cemitérios e a caça por um serial killer. Ela precisa de ajuda para unir esse quebra-cabeças sangrento, mas seu amigo Hector partiu em uma viagem misteriosa e, conforme as fases da lua vão se alternando, mais mortes acontecem que a acabam levando a fatos ocorridos antes e após a Segunda Guerra Mundial, bem como à pesquisas na Hungria envolvendo sangue humano e a criaturas com um estranho e intenso brilho nos olhos com a aparência de um animal...Animal lupino...Olhos de lobo...

Olhos de Lobo segue a mesma fórmula da história que se iniciou em Sangue de Lobo, trazendo uma mescla de fantasia, sobrenatural, suspense e thriller policial. Entretanto, Hector agora convive com seus próprios problemas pessoais e se vê diante de algo que outrora jurou pertencer unicamente ao seu passado. Enquanto ele viaja para o exterior buscando respostas para aquilo que o assola, uma série de crimes macabros acontece no sul do Brasil, com requintes de crueldade e certa semelhança aos ocorridos no interior de Minas Gerais há alguns anos atrás. A agente especial Natália é encarregada de investigar a onda de assassinatos e logo percebe que tem algo de sobrenatural entre as atrocidades e sabe que apenas Hector pode ajudá-la a descobrir quem está por trás da matança desenfreada. Narrado em terceira pessoa de forma detalhada, convidativa e extremamente rica, o livro de Rosana Rios conseguiu me surpreender mais uma vez e aguçar a minha atenção com uma história eletrizante e repleta de simbolismo, lendas e mistérios.

Enquanto luta para impedir o desencadeamento de sua maldição lupina, Hector se confronta com o seu passado e é colocado à prova mais uma vez. Ele recebe do destino a oportunidade que sempre desejou, entretanto acaba tendo um segundo ponto de vista sobre os fatos que culminaram com a morte de sua mãe e a sua posterior transformação, o que lhe desperta sentimentos bastante contraditórios. O surgimento de um novo personagem na trama, Erich, traz ainda mais sabor e acidez ao enredo e nos mostra um lado completamente obscuro e interessante da história.

Natália amadureceu bastante e adquiriu uma linha de raciocínio perspicaz e intrinsecamente inteligente. Ela mergulha a fundo para descobrir quem está por trás dos crimes seriais e se mostra incansável e destemida em sua busca. Senti o surgimento de um certo triângulo amoroso envolvendo a personagem e mesmo sem saber se realmente estou pressentindo algo ou simplesmente me equivocando, ficaria extremamente feliz com o engate deste romance.

Em síntese, Olhos de Lobo é um verdadeiro presente para os fãs do livro anterior de Helena Gomes e Rosana Rios e se mostrou um trabalho primoroso, repleto de pesquisa e com um desenvolvimento impecável. Como dito anteriormente, Rosana Rios desta vez escreveu o livro sozinha e conseguiu dar prosseguimento na história com maestria e uma gama de detalhes históricos rica e extremamente envolvente. A capa segue o mesmo padrão da anterior e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/09/resenha-olhos-de-lobo-rosana-rios.html

Rosana 04/04/2019

Amei
Ótimo livro trama bem elaborada com desfecho bem legal nada de surpresas.

Oljo 08/08/2022

Olhos de tédio
Comprei o livro pq n achei em nenhum lugar da internet pra ler e que arrependimento viu, nunca achei seria tão ruim.

A autora desceu uma ladeira tão grande q eu nem consigo entender como ela conseguiu escrever um negócio desse (pra isso imagino que ela tenha tido q ler e reler várias vezes, uma nota: dó)

Primeiro: Não funciona como continuação (tem mil personagens novos e os únicos do livro passado que restaram é Natália e Hector e seu núcleo, nem a Ana Cristina aparece muito)

Segundo: Também n funciona como uma história nova (esse negócio de chapeuzinho vermelho com fator L, eu ficava com vergonha alheia lendo as passagens q eram pra ser "chocantes"

Terceiro: É um repicado sem fim (a história não flui, é um conjunto de pequenas narrativas, de um parágrafo só algumas, que são completamente desnecessárias, pode fazer o teste e tirar pra vê se muda alguma coisa, não muda)

Quarto: É um fetiche estranho por nacionalidades de fora do Brasil com citações como: "O húngaro" (sendo que o personagem tem nome), "Ele se preparou para falar em inglês" ah plmd né (sim, tô com raiva de ter gastado dinheiro nisso)

Resumindo: o nome do livro devia ser a saga da perda de seu tempo: Olhos de tédio