A Situação Humana

A Situação Humana Aldous Huxley

Resenhas - A Situação Humana

Robertaaaa 06/03/2014

Impressões gerais.
A Situação Humana - que é um apunhalado de conferências que esse escritor fez nas universidades dos Estados Unidos e devo agradecer a Huxley profundamente, apesar de ser contrária a algumas coisas ditas na obra, mas não é nada que interfira na maestria de suas palavras e na pessoa que ele demonstrou ser. O livro guiou-me perfeitamente, e ainda guia, as mais diversas situações pois é comum esquecer de determinadas ideias coerentes com tanta informação ignorante que nos é empurrada. Os capítulos são ricos e recheados dos mais diversos assuntos que vão desde o destino da humanidade como a origem da mesma. Ele era um homem sábio e convicto de suas ideias, ou seja, convicto de que não poderia estreitar-se em um conhecimento apenas, afinal, isso é um suicídio para uma existência, viver focado em apenas uma coisa e reter somente aquele conhecimento.
No dia-a-dia somos levados a nos aprimorar cada vez mais e deteriorar outras habilidades agradáveis que poderíamos ter e usufruir fazendo com que nos tornemos extremamente limitados. Eu sou contrária a essa experiência que fazem conosco. Podemos aprender o que quisermos em qualquer área, é somente ter força de vontade. Quem disser que não consegue ou não pode,desculpe, mas para mim não passa de um covarde ou um fraco, pois a dimensão humana para realizar as coisas é imensa e aprender é questão de atitude. Se sabemos mais sobre determinado feito é pelo simples e mero detalhe de que fomos guiados a aprender aquilo desde nossa infância, mas podemos começar qualquer outra coisa a partir do agora.

A obra foi escrita no clima tenso de Guerra Fria e, por todo o seu teor e alusão a prioridade ao real conhecimento, não podemos negar que nossas vidas ainda se encontram entrelaçadas e sempre estarão entrelaçadas ao passado. Há inúmeras coisas que o homem vive, mas não aprende e, pior ainda, persiste no erro de forma autoritária possuindo brilho nos olhos como se fosse mister em algo. Certas coisas não passam de bizarrices.

7 de dezembro de 2011