O país das quimeras

O país das quimeras Machado de Assis

Resenhas - O país das quimeras

Edson Camara 20/12/2022

Sonho ou realidade?
Muito interessante este conto, bem diferente de tudo que já li de Machado, trata-se de devaneio lúcido? Ou sonho? O personagem Tito, pessoa com problemas terrenos, viaja ao país das Quimeras e volta diferente, mais sábio e discernido da realidade da vida, mas até agora, não sei se Tito sonhou ou viveu suas aventuras. Muito bom conto.

Miqui 14/11/2023

Li por obrigação e até que é bacana.
Nunca pensei que o meu primeiro contato com Machado de Assis seria dessa forma, através de um curso de espanhol da faculdade.

Eu tinha que escolher um conto fantástico para apresentar e peguei esse aqui no escuro e até achei legal. Demorei um pouco pra entender s escrita do Machado de Assis, mas acabei usando o chat GPT para reescrever alguns techos pra ficar mais fácil de entender. Estava fazendo o trabalho em cima da hora, então resolvi otimizar tempo.

Quando terminei, fiquei sem entender o propósito da história, mas acho que entendi no final. A viagem toda de Tiro para o mundo das Quimeras serviu como algo para aumentar sua auto confiança a partir do seu talento nato. Todo o País que ele visitou em seu sonho representaria seu inconsciente e a massa quimerica seria a sua criatividade, que é própria e não depende de uma muss inspiradora, como ele imaginava.

Isso lhe deu propósito e ele conseguiu encontrar forças para continuar a viver mesmo depois da dura rejeição que sofreu da mulher que amava, mesmo depois de vender o seu reconhecimento por anos a um falso poeta, mesmo que sua vida seja de dificuldades por conta da pobreza.

Achei interessante o conceito!

Anderson 24/06/2023

Um conto fantástico? Uma fábula? Este conto machadiano que precede a sua fase realista já traz os elementos que o destacam como o mestre da ironia.

Caderno de botas 10/09/2018

O conto O país das quimeras
Tito é um poeta falido, dotado fisicamente de uma simbiose estranha em que, do colo para cima, temos um Brad Pitt grego; do resto para baixo, uma seriema de pés tortos.
Sua situação financeira ruim, somada ao fato de ter sido desprezado...

Continua no blog

site: http://cadernodebotas.blogspot.com/2018/09/o-pais-das-quimeras-machado-de-assis.html
Caderno de botas 11/09/2018minha estante
De Machado de Assis, apesar de algumas pessoas fingirem que não é. rss

Lu Tibiriçá 16/10/2022

Quimeras e utopias machadianas
Machado de Assis "viajando" em utopias é um tanto inusitado. Mais ainda é ler esse texto no século XXI, nos anos 2020...
Impossível não relacionar com o momento utópico (ou seria distópico?) em que vive o mundo atual.

lubzwp 24/03/2024

?? Em que pensas, poeta? Pranteias algum amor mal parado? Sofres com a injustiça dos homens? Dói-te a desgraça alheia, ou é a própria que te assombra a fronte??