O Espinafre de Yukiko

O Espinafre de Yukiko Frédéric Boilet

Resenhas - O Espinafre de Yukiko

Fabricio.Santana 30/08/2023

Espinafre de Yukiko
O Espinafre de Yokiko é uma história que se passa em Yakohama, o mangaka da obra é o narrador personagem, Frédéric Boilet. Yokiko Horiguchi entregou seu número a ele e seu amigo Horiguchi.
A história narra os momentos de encontros dele, ela cita seu interesse principal e Horiguchi, então o Frédéric tem 10 dias para se aventurar e conquistar Yukiko. Os desenhos alternam entre os rascunhos que foram feitos em uma agenda na época que aconteceu esses encontros e a história em si. Entretanto gera uma semântica entre as narrativas e repetição de algumas cenas que reafirmam o título e os seus sentimentos pela Yukiko
O termo espinafre surgi pela semelhante fonética entre espinafre e umbigo em japonês, por ele ser francês, ainda tem dificuldade em pronunciar algumas sílabas. Uma história apaixonante, vemos um sentimento recíproco crescendo, mas ao final não consigo afirmar se ficaram juntos ou não, sendo mais importante a trajetória que o objetivo.

Well 23/09/2022

Uma obra de arte, narrativa surreal.
A história em quadrinhos conta de forma delicada o romance entre o autor e uma jovem japonesa chamada Yukiko.
Yukiko Hashimoto, Frédéric Boilet e Horiguchi, um jovem que só aparece em dois quadros onde vemos seu rosto através do espelho, vivem uma espécie de triângulo amoroso. Boilet gosta de Yukiko, que gosta de Horiguchi, que tem uma namorada no Brasil, mas que está visitando no Japão. Ciente da situação, Boilet faz uma proposta um tanto indecente a Yukiko, curtir a vida até a namorada de Horiguchi ir embora.
Entretanto, se trata de um romance bonito, com uma trama bem amarrada, poucos diálogos, embora bem construídos. Além nos trazer um traço realista, quase sempre em primeira pessoa, nos arrastando para dentro da história, que acaba sendo rápida demais, deixando a vontade de saber o que acontece depois daquela porta ser fechada.
Quanto a história em si, impossível para quem já viveu, consciente ou inconscientemente, uma história de amor a três.
Yukiko, a original, some após a primeira relação sexual entre ela e Boilet. Para não assustar o leitor, e deixar no ar a dúvida se seriam a mesma pessoa ou não, na cena seguinte, Boilet comenta sobre o novo corte de cabelo de Yukiko. E é nas páginas a seguir, já com a substituta, que passamos a ter ideia do que pode ter acontecido.
Mudanças de personagens/atores para o mesmo papel em obras são mais comuns do que se imagina. O cinema e as séries de TV nos dão mostras claras de que isso ocorre.
Entretanto, não tenho o costume de ver isso nas histórias em quadrinhos, confesso que é o primeiro que eu li. Óbvio que não deve ser o único. Mas o bom é que funciona. Boilet mantém o ritmo da história acelerado e uso do diálogo inteligentes.
Ele soube trabalhar o uso da fala em função da história. Mesclar elementos diferentes e semelhantes entre as duas jovens, cabelo e camiseta listrada, respectivamente. O resultado final beneficia a história, dando-lhe complemento, mesmo o romance de Boilet e Yukiko em si já tendo seu charme.

-Lá- 16/02/2021

Uma HQ sobre amor e inspiração. Achei a história fofa e os desenhos lindos! E adorei as mesclas culturais (japonesa x francesa).

Dose Literária 13/11/2013

O leve erotismo de Frederic Boilét
E então eu resolvi ler o Espinafre de Yukiko. E posso dizer que é uma quase-história-de-amor. Aqui o autor conta sobre um affair que teve com Yukiko, uma asiática muito fofa, com um bom humor incrível e linda de-mais. Yukiko na verdade é apaixonada por outro cara...mas se envolve com Boilét até que o cara que está interessada resolva lhe ligar. Os dois sabem que tem pouco tempo, mas aproveitam cada instante. Eles se deixam envolver num caso romântico e sensual muito gostoso de se observar.
Leia mais em http://www.doseliteraria.com.br/2013/11/o-leve-erotismo-de-frederic-boilet.html

Tito 18/05/2013

Algo entre parênteses (talvez uma história de amor).

Willians 09/09/2012

Mistura de fotografia com lápis e nanquim
A história é baseada em uma aventura que Boilet teve no Japão, quando conheceu uma jovem chamada Yukiko Hashimoto, na qual tiveram um romance e acabou topando a idéia de fazer uma HQ, contando alguns momentos da paixão entre Yukiko e Boilet, o ponto peculiar e mais interessante encontrado nessa obra, é o modo em que ela foi construída, com este estilo novo dos quadrinhos contemporâneos, mesclando fotos com desenhos à lápis e nanquim.
orphan-comics.blogspot.com

Léo 06/07/2012

O termo Nouvelle Manga é associado ao artista francês radicado no Japão Frederic Boilet. O autor parte da premissa que os quadrinhos europeus estão há muito tempo presos em determinados estilos, como a ficção científica, as histórias de época e o western, enquanto que os japoneses são mais versáteis, habitualmente utilizando o cotidiano como tema.

Boilet utiliza o movimento em uma tentativa de aproximar os quadrinhos de todas as nacionalidades. Para isso, mescla características da nouvelle vague do cinema francês com a linguagem dos quadrinhos franco-belgas e dos mangás, principalmente os seinen, os mangás adultos mais alternativos ou semi-alternativos.

O autor acredita que a força dos mangás está na narrativa, enquanto que os quadrinhos franco-belgas possuem maior experimentação estilística. Essas virtudes misturadas a histórias que sejam capazes de capturar a essência da vida humana, resultariam em quadrinhos mais universais, capazes de atrair qualquer tipo de leitor, independentemente de sua nacionalidade, sexo ou faixa etária.

A graphic novel O Espinafre de Yukiko é uma síntese de tudo isso. Trata-se de uma história de amor autobiográfica, onde Boilet nos conta como conheceu Yukiko, por quem se apaixonou e teve uma breve relação de amor, singela e despretensiosa. Tudo recheado com diversas cenas de sexo que em nenhum momento se tornam vulgares. Pelo contrário, só aumentam o romantismo da trama de uma maneira incrivelmente natural e bela, onde a ternura fala mais alto que o erotismo.

Até mesmo o estranho título, que na verdade é um jogo de palavras, remete ao romantismo quase ingênuo da obra.

A narrativa é semelhante a dos filmes de Jean-Luc Godard, com bastante movimentação. O ritmo é lento, muitas vezes narrado quadro a quadro, mas sem tornar-se entediante, o que acaba conferindo uma maior proximidade com o leitor, devido aos pormenores de cada situação, que são descritos detalhadamente.

O roteiro é sensível, com ótimos diálogos, e a ampla utilização da narrativa em primeira pessoa só aumenta a intimidade entre os personagens e o leitor. Boilet quer que os espectadores se sintam em seu papel, que sintam sua paixão, sua empolgação e suas frustrações.

A metalinguagem é constantemente utilizada para inserir ainda mais o leitor dentro da obra, ampliando o tom confessional e intimista do relato.

Uma criativa mistura de técnicas é utilizada, com uso de grafite, nanquim, aquarela e até mesmo fotografia. O autor arrisca até uma ligeira mistura de realismo com cartoon, alternando brilhantemente entre ficção e realidade.

A facilidade com que Boilet conduz sua história é magnífica, sensibilizando o leitor de maneira muito sutil para os habituais entraves de um relacionamento, como as pequenas rotinas do cotidiano, a falta de reciprocidade de sentimentos, a traição, o término do relacionamento e o início de uma nova paixão.

Uma excelente obra em todos os aspectos e uma grata surpresa para aqueles que desejam expandir seus horizontes nos quadrinhos. La Nouvelle Manga de Boilet surpreende e é capaz de agradar a gregos e troianos. Basta se desprender dos arquétipos dos quadrinhos comerciais para adentrar em um mundo de criatividade e sensibilidade ímpares.

(Publicado em: http://www.fanboy.com.br/modules.php?name=Reviews&rop=showcontent&id=1111)

Kátia 25/06/2011

Livro nº 358 da minha estante!

Uma história simples, mas diferente. Uma leitura rápida, com ilustrações suaves e bem detalhistas. Se me contassem que a história é verídica, com certeza acreditaria...

Muito sensível e bonita o modo como descreve as situações e as cenas de erotismo.

Gostei como parece que estava lendo a agenda dele, e todos os momentos que teve com Yukiko e o espinafre dela... (rs)!

liilo 13/03/2011

Ilustração em fotografia
Pra começar: Graças a Deus que não é uma estória pornográfica, porque fiquei muito curiosa com o estilo de ilustração da HQ, que é baseada em fotografia.

O espinafre é o umbigo da Yukiko, que o protagonista acha bonito/elegante e nem ele sabe explicar direito porque espinafre.

O interessante é que o protagonista é ilustrador e no metrô ou em restaurante ele desenha Yukiko numa agenda e mostra as imperfeições dela. Ele desenha muito bem.

Parece um pouco repetitivo porque ele desenha o que aconteceu, mas não incomoda isso. Até faz passar muito mais rápido
Obviamente.

Está aí, li uma HQ erótica. Ó que absurdo! rs