O Tempo

Resenhas - O Tempo

Morgana Brunner 09/03/2017

O Tempo - Fabio Diaz Mendes
Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha de um livro lindo que recebi em parceria com a Editora 4Letras, para quem acompanha o blog desde a criação sabe que tenho parceria com o Fabio e tenho uma grande admiração, diante de seus textos incríveis.

Fiquei bastante contente por ter parceria com essa editora, até hoje estão me surpreendendo bastante!

O tempo é um livro lindo e realista, traz assuntos que remetem a realidade que está a nos perseguir todos os dias, traz a verdade escancarada que muitas pessoas tentam evitar não encarar, evitam até de ouvir do assunto, com o fato de que “a verdade dói”, tudo os emociona e fugir seria a melhor solução.

"Muitos acham que serão poupados pelo tempo, ou seja, que nunca envelhecerão. E, se pensam, talvez tenham uma pseudo - certeza de que terão a mesma independência de agora, a mesma autossuficiência da juventude." Pág. 17

Com isso a maioria dos contos são direcionados a esse tipo de caso, o que está a nossa volta e o que preferimos fugir e nos esconder, com medo que tudo possa se tornar obscuro, pois ao perceber o jeito que a sociedade se encontra, irá corromper o indivíduo que está ali a prestar atenção nas coisas que estão a ocorrer.

Fabio com seu jeito criativo de escrever, nos mostra em um conto com o nome do título do livro, a importância do tempo que carregamos em nossa vida, que nem sempre tudo dá certo, mas que nunca podemos desistir pois algo melhor está para acontecer, não devemos deixar para fazer amanhã o que pode ser feito hoje, pois quem sabe não teremos tempo de encontrar a pessoa amanhã ou não ter tempo suficiente novamente, o tempo é valioso, é o bem que mais temos de ter cuidado, sem ele nada seríamos.

"Não adianta termos ansiedade, pressa em resolver algo, pois existe muita coisa na vida que tem seu próprio tempo para se resolver." Pág. 112

Diante da escrita maravilhosa do Fabio, podemos perceber e sentir a falta de consideração que deixam de lado com outras pessoas por causa de bens materiais, são evitados e até esculachados, utilizam sempre, quem tem poder tem tudo, mas não é assim que as coisas funcionam, a alma que deve falar mais alto, o sentimento e a verdade no olhar.

A edição do livro está incrível, pude ficar apaixonada em todos os detalhes e me surpreender novamente com os textos que Fabio trouxe, senti-o mais maduro e direto, mas realista e um desenvolvimento lindo de ser acompanhado no qual tive essa hora. A cada capítulo diz tudo, o tempo fala, o tempo manda e ninguém pode mudar nada.
As folhas são amareladas e as letras pretas, são capítulos curtíssimos que pode ser realizada a leitura com uma maneira diferente, os contos não se ligam, mas de certa forma completa o leitor, atinge o auge incrível de saber conhecer e se interessar.

Recomendo para todos esse livrinho, impossível não se apaixonar!

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/02/o-tempo-nosso-inimigo-ou-aliado-fabio.html

Fernando Nery 09/09/2017

Pensando sobre o tempo
Olá, Amigos!
Quando recebi a obra O Tempo. Nosso inimigo ou aliado?, de Fabio Diaz Mendes, publicação da Editora 4Letras, imaginei que iria adquirir dicas para otimizar o meu tempo. Entretanto, o livro não aborda tal preocupação.
Diante da correria do mundo, desejamos fazer tudo muito rápido. Não conseguimos saborear nossas ações lentamente. No lugar de mastigar, engolimos tudo o que vem pela frente. A pressa nos gera uma indigestão emocional. O homem perdeu a capacidade de contemplar o mundo a sua volta. Eu faço parte dessa realidade que deseja tudo de forma instantânea. Por isso, ao ler um título com a palavra tempo, já penso em algo que me forneça ferramentas para acelerar minhas ações.
O livro de Fabio Diaz Mendes foge desse padrão, porém ele nos ensina a aproveitar o tempo de outra maneira. Aqui, não se divulga velocidade na ação, mas se procura qualidade em tudo o que fazemos.
A obra é composta de crônicas. Na maioria dos textos, a palavra tempo com seu significado não é abordada diretamente. As crônicas falam de ações humanas, trazendo reflexões sobre elas. A ligação com o tempo se dá, porque o ser humano tem uma dimensão histórica. A vida se desenvolve dentro de um intervalo de tempo. Pessoas devem refletir suas atitudes num espaço histórico. A historicidade humana foi feita para obter qualidade de vida.
O autor fala de diversos temas: violência, escolhas, sentimentos, preconceitos, etc. Ele nos demonstra o quanto fazemos péssimo uso de muitas coisas. Na procura de algo instantâneo, deixamos de lado os bens duradouros para ficarmos com o efêmero. O bem coletivo é substituído pelo prazer individual.
As narrativas me fizeram ter contato com as falhas humanas. O livro não me trouxe alegria. Entristeci-me com tudo o que li. Esse fato parece depor contra a obra, todavia as tristeza e as angústias geradas são os pontos positivos do livro.
A leitura desse livro não foi feita para anestesiar o ser humano, mas para cutucar as feridas. O Tempo. Nosso inimigo ou aliado? veio para incomodar e acarretar mudanças num mundo de injustiças. O livro não traz fórmulas prontas, mas nos leva a pensar naquilo que devemos fazer. Não importa se iremos levar muito ou pouco tempo. Cabe a nós a procura do correto.
Descobrir o certo e o errado na atualidade não é tarefa fácil, e pode levar tempo. Porém, investir muito tempo não se torna prejuízo, mas garante qualidade para o mundo.
Com o término da leitura, não encontrei respostas. Entretanto, levantei sérias questões sobre o meu agir. Com o passar do tempo, vou amadurecendo minhas reflexões para ver o que devo fazer com minha vida. Tal exercício de reflexão não é um processo egoísta, visto que ao refletir sobre como devo agir, minhas ações se transformam em algo favorável para o bem coletivo.
Sobre o livro, posso garantir que se trata de uma leitura altamente recomendável. Infelizmente, muitas pessoas podem acabar temendo a leitura. Nem todos gostam de sentir tristeza, mesmo que ela acarrete em bens futuros. Muitos preferem o efeito anestésico das falsas ilusões, e entregam seu destino para alegrias passageiras. Não se dão conta de que tais alegrias se convertem em dores individuais e coletivas.
No Skoob, classifiquei a obra com CINCO ESTRELAS.
Gostaria muito de conhecer a opinião de outras pessoas a respeito desse livro. Será que elas sentiram a mesma tristeza que eu? Será que enxergaram esse sentimento como algo positivo? Se você leu a obra, deixe sua opinião nos comentários.

site: https://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2017/09/o-tempo-nosso-inimigo-ou-aliado-de.html