Star Wars - A Ascensão e A Queda de Darth Vader

Editora Universo Geek
Ano - 2016 / 208 pág.
?????
Bora falar de livro!!
O livro de Ashoka foi show... esse conseguiu ser ainda melhor, e me fez olhar p/toda "mitologia" de Star Wars de uma forma que ainda não tinha percebido?, pois, passei a ler com o olhar da psicologia?+psicanálise?, meu DEUS...estava alí na cara!!
TODO o universo de Star Wars gira em torno do trauma de Darth Vader.
??É Freud no espaço??!!
O livro é incrível porque me deixou explícito o tamanho da dor "formadora" de Vader. Claro, não justificando o [*****] que ele escolheu ser?.
Shmi Skywalker engravidou SOZINHA, NÃO houve a participação de um homem... Anakin foi gerado pela Força, fazendo uma analogia com MARIA mãe de JESUS.
Anakin nunca teve uma figura de pai durante sua infância (mais próximo disso, chegou tarde demais).
Anakin teve uma Infância ferrada, sendo um escravo ao lado da mãe, em Tatooine, um planeta árido sem regras.
P/o estudo da personalidade perversa (psicopatia), a psicologia olha a relação entre mãe e filho, e a ausência da autoridade paterna (vai sacando por aí).
Contudo, Anakin é uma criança bondosa que pensa no outro, tanto que ele cria C3PO p/ajudar em casa (não vou trazer comparações com a Bíblia), ele tinha um sonho de acabar com a escravidão em todo universo... até que um dia um Jedi (vindo do céu) consegue a liberdade dele, mas não da mãe... pela 1a vez ele é separado Shmi, a 1a grande marca nele, o medo de perdê-la... e só adulto, namorando Padmé, como um aprendiz de Jedi, é que Anakin volta p/encontrar a mãe (um furo aí)... que morre em seus braços...é quando o trauma se instaura. É nesse momento em que Darth Vader se confirma na personalidade de Anakin, o medo de perder a mãe se concretizou.
 ?O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento."
Nesse momento ele para de aceitar a lei que lhe sempre foi imposta começa a criar a dele mesmo... o treinamento Jedai de Anakin é o Complexo de Édipo ? (powrraaaah!)
O neurótico (nós), nos estabelecemos pela lei.
O psicótico não reconhece a lei.
O perverso não aceita a lei. Ele cria a dele, através do seu próprio gozo (onde mora o perigo).
É então que Anakin perde a única pessoa (Padmé) nesse universo que proporcionava o que sua mãe um dia já deu... afeto, carinho, acolhimento!! Momento de ruptura total, ele deixa de ser Anakin p/aceitar o lado perverso da sua personalidade... Darth Vader.
Tudo vai ser vivido pela lei dele, assim como o poder que ele tem sobre os outros, e o gozo de moldar o universo como achar melhor!
QUE LIVRO!!
Sempre esteve à mostra, mas só com essa leitura pude perceber o que já acompanhava esses anos todos!!?
Tive que abordar por alto, pelo espaço e por quem não é da área!!
SIM, MELHOR livro de Star Wars!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??

SohGabi 03/06/2022

Sou suspeitar por gostar de qualquer obra que trate de star wars. Porém preciso confessar que esperava um pouco mais, acho incrível poder saber o que Vader (um dos meus personagens favoritos) pensou em muitos momentos, porém as partes mais detalhadas, pra mim, no livro são partes que se encontram nos filmes e que alguns dos pensamentos da pra gente perceber sozinho, pra mim, ainda tem buraco na história dele, mas isso sou eu. Amei os detalhes finais dele, essa parte pra mim compensa muito todo o resto (não darei spoiler), de resto, recomendo muito que leiam.

stutz 20/09/2021

Ler sobre Darth Vader nunca é demais
Lorde Darth Vader é, sem dúvida, um dos personagens mais icônicos e queridos de Star Wars, então óbvio que quando vi a sinopse desse livro, eu fiquei com vontade de ler.
Ele é um resumão de toda a vida desse personagem, e conseguimos ver desde a criança nas areias de Tatooine até a redenção do Lorde Sith na Estrela da Morte. Num aspecto geral, esse livro é muito bom e a leitura é bem fluida.
Algo que que me incomodou foi que eu esperava um pouquinho mais do desenvolvimento do >Anakin< nesse livro, queria MUITO ver ele com a Ahsoka e ela nem ao menos foi mencionada aqui, fiquei bem decepcionada com isso.
Até 50% do livro, os acontecimentos iam se desenrolando muito rapidamente, e queria que a icônica batalha de Mustafar fosse mais detalhada.
Acho que se o autor tivesse aumentado o número de páginas desse livro e assim desenvolvesse um pouco mais, a leitura teria sido perfeita. Mesmo com esses defeitos, é um livro que eu recomendo.

Sra Spider Girl 19/06/2022

Releitura perfeita.
Fiz a releitura desse livro em uma pequena viagem ao interior de SP e simplesmente perfeito companheiro para viagem. Vader sempre será meu predileto da saga Star Wars! ??

Nando.Costa 05/07/2022

Star wars
Um livro muito bom, assim como um de obi wan, um grande resumo de seus feitos, gostei bastante, da pra matar a saudade do personagem ( passo o pano mesmo ), uma história bem incrível.

Gian 08/02/2023

PODEROSO E TEMIDO. AMADO E SOMBRIO. A ASCENÇÃO E A QUEDA.
"Essa é a história de Darth Vader como nunca foi contada: sob seu próprio ponto de vista. Conhecemos sua trajetória desde a infância como escravo em Tatooine junto à mãe, o treinamento como Padawan para se transformar no Jedi escolhido para trazer equilíbrio a força e, por fim, como se deu a transição para o Lado Sombrio a fim de salvar seus entes queridos."

Um vida cheia de sofrimentos, perdas e amargura, por um lado, é compreensível Anakin Skywalker ter se voltado ao lado sombrio!

gabs 29/09/2021

incrível
é maravilhoso poder ler o ponto de vista do anakin/ darth vader, ver o conflito dentro dele, a dor. Fez eu me apaixonar mais ainda pelo personagem, chorei lendo algumas partes, simplesmente perfeito.
gabs 29/09/2021minha estante
embora não seja canon com os filmes

Juliana 20/03/2017

Havia um grande potencial, mas...
Não há como negar que Darth Vader é um dos personagens mais icônicos (ou talvez o mais) da Saga Star Wars, e para um livro que se propõe a contar a trajetória deste ícone com o ambicioso titulo de "A Ascensão e Queda de Darth Vader" esta não é uma obra que faz jus a este grande personagem. O livro reproduz apenas os fatos já conhecidos por quem viu os filmes, o que na minha opinião foi a maior falha do autor. Ele não tentou ir mais a fundo em tudo que se passou com o lord Sith, por exemplo quando Padmé morre por consequência direta de seus atos o que se passou em sua cabeça? Ou quando descobre que Luke é seu filho?
A leitura do livro não traz nada de novo pra quem é fã e não que o livro seja ruim, mas acredito que existia muito potencial para ser explorado e que foi desperdiçado.

Geórgea 28/12/2017

A Ascensão e a Queda de Darth Vader
Anakin Skywalker era apenas uma criança quando foi parar com sua mãe Shmi no planeta Tatooine. Ambos eram escravos da Hutt chamada Gardulla. Ani é conhecido por ser muito bondoso e curioso. Sua inteligência e habilidade em consertar equipamentos quebrados chama a atenção de novos donos. Não tarda para que a sua atual dona perca a sua guarda para Watto, dono de um ferro-velho e que passa a ser o novo senhor dos dois. Em meio a uma infância sofrida e passando por diversas dificuldades, o pequeno nunca deixa morrer o desejo de ganhar a sua liberdade e a da mãe.

“Anakin sentiu a garganta ficar dolorosamente seca. Não importava quantas vezes sua mãe o lembrasse de que havia seres menos afortunados na galáxia, era impossível negar o fato de que ambos era escravos, a propriedade de Gardulla, a Hutt.”

Mesmo sendo apenas uma criança, ele demonstra grande facilidade para aprender rapidamente apenas observando os outros, além de revelar-se um grande piloto. Logo o seu dono percebe que pode lucrar com os dons do garoto e ele passa a disputar corridas de pods, para desespero da mãe. Conforme os anos passam, o jovem toma conhecimento dos Jedi e sonha tornar-se um. O dia que sua vida muda completamente, é quando Qui-Gon Jinn e a jovem Padmé chegam ao seu planeta. É nesse momento que sua jornada tem início.

Aqui relembramos diversas histórias que aconteceram nos filmes, desde o começo, quando ele ainda era um Jedi apaixonado por Padmé, até se transformar gradativamente em um Sith. Observamos todas as tentativas do seu tutor Obi-Wan Kenobi em manter o seu aprendiz padawan no caminho da Força. E entendemos o quanto essa transformação acabou sendo inevitável. De maneira clara e objetiva, temos diante de nós várias histórias que giram ao redor dessa figura que representa tão bem o lado sombrio da força.

Minha Opinião

“Os Jedi não tem pesadelos”. Seria essa uma verdade? Ficamos nos questionando sobre essa frase conforme avançamos essa narrativa que trata de um dos vilões mais icônicos que conhecemos. Quem não reconhece esse capacete preto, com um sabre de luz vermelho e aquela respiração pesada? Vader é, na minha humilde opinião, um dos vilões mais queridinhos que existe no universo. Mesmo com toda a maldade emanando de sua armadura, eu ainda tento buscar um pouco de doçura e bondade que existiam no pequeno Ani.

É extremamente rica essa narrativa que apresenta um Anakin jovem, puro e bom com aqueles que vivem a sua volta, até ser tomado pelo lado sombrio e transformado em Darth Vader. Devo confessar que sempre entendi os motivos que levaram esse vilão a ser como ele era, nunca consegui culpá-lo totalmente por suas atitudes, em virtude de tudo que ele passou até chegar ao final de sua existência. Ler e entender como ele chegou a esse lugar, tudo que ele passou como escravo, as dificuldades enfrentadas a cada dia, são motivos para fazer com que pensemos em tudo que ele enfrentou e o que o motivou.

“Deitado na escuridão de e quarto pequeno cheio de seus muitos dispositivos caseiros e projetos científicos, ele jurou: Não vou ser um escravo para sempre.”

Anakin aprende sobre a Força, a história dos Jedi e toma conhecimento dos Sith. Aprende mais sobre o lado luminoso e o sombrio. Depositamos, durante a narrativa, todas as nossas esperanças nele, mesmo sabendo como essa história termina. Sofremos com suas perdas, ficamos angustiados com suas incertezas e totalmente divididos quando ele não sabe em quem acreditar. Se no Conselho Jedi ou em Palpatine. Ele trava diversas lutas internas, tentando entender qual o caminho que ele deve percorrer. Por diversas vezes, observei, que ele apenas precisava ser compreendido.

Ele mostra-se um garoto muito diferente do que a maioria esperava. É muito estranho pensar na figura de Vader como uma criança. Mas é na fase adulta, quando ele está com o seu grande amor, que a sua verdadeira faceta é revelada. Uma pessoa que tem grande amor por aqueles que estão a sua volta e que realmente se preocupa com os outros, mas que também entra em conflito com um ódio e uma agressividade arrebatadora. Digo e repito: ele só se tornou o que é por amar demais e querer proteger os seus entes queridos.

“Como ansiedade, orgulho e arrogância não eram características aceitas em um Jedi, mesmo se ele realmente viesse a ser o Escolhido, muitos tinham cautela com relação a Anakin.”

Sua relação com o filho Luke também é cheia de marcas importantes. Um filho que ele não tinha conhecimento e que, em um primeiro momento, nega o seu pai. Mas, que após diversos eventos, passa a ter outra visão sobre o mesmo. Encontrar esse filho e não ter coragem de levar as ordens de Palpatine adiante, é o primeiro passo para deixar Vader com diversas dúvidas. Tudo isso acaba gerando uma grande incerteza nele e faz com que o Sith esteja sempre em constante questionamento sobre as atitudes tomadas durante sua vida.

A amizade entre Anakin e Obi-Wan também é marcante. Eles são muito conectados e fortes juntos. A parceria que eles formam, desde quando Ani é apenas um aprendiz é perpetuada pelos anos e ele vê, na figura do seu mestre, um pai que nunca teve. Vemos a construção dessa amizade, que termina de maneira trágica. E que acredito ser uma das cenas mais tristes e impactantes.

Relembrar todos esses momentos, na forma de livro, é ainda melhor. Parece que tudo torna-se mais verídico ao estar no papel. Esse é um livro rápido que apresentará tanto histórias conhecidas, quanto algumas que são novas e trazidas pelo autor. Mas, todas serão importantes, até desenrolar ao final, que mesmo sendo conhecido, é sempre emocionante.

Conheceremos os pensamentos mais secretos de Darth Vader. Descobriremos que ele só tomou determinadas atitudes tentando acertar. De começo, ele não queria ir para o lado sombrio. As consequências que fizeram ele se transformar em um monstro. Nos questionaremos se os Sith e os Jedi são similares na busca por um poder maior. Acompanharemos sua dolorosa transformação e como a sua reputação foi criada no começo até os desdobramentos finais da sua jornada. E você? Também acha que ainda existia bondade nele?

site: http://resenhandosonhos.com/ascensao-e-queda-de-darth-vader-ryder-windham/

Taci.Souza 13/05/2020

Ainda que curto e um tanto apressado, o livro revela detalhes interessantes da vida de um dos vilões mais icônicos da história do cinema. Temos oportunidade de observar os dois lados desse personagem tão complexo, acompanhando a trajetória do jovem Anakin Skywalker até se abandonar ao lado negro da força e se transformar no terrível lorde sombrio, Darth Vader.

Uma ótima opção de leitura tanto para os fãs da saga cinematográfica como para aqueles que não acompanham os filmes, mas almejam uma boa história.

Vincent 07/02/2021

Compilado
É basicamente um resumão de toda a vida do Vader. Parte de sua infância e termina com sua redenção após matar o Imperador. Pra quem assistiu os filmes não trás muita novidade exceto ver tudo sob a ótica do Vader.