Terezinha

Terezinha Josué Souza

Resenhas - Terezinha

Desireé (@UpLiterario) 30/08/2016

Intenso, honesto e verdadeiro; com um toque especial de poesia. (@upliterario)
Esse é o primeiro livro que leio da Hoo Editora e já me encantei, nas primeiras páginas, com a proposta da editora. Incentivar e produzir obras que tratam de um tema tão importante, delicado e em voga na atualidade quanto à homosexualidade é, ao mesmo tempo, uma missão e uma honra. E eles estão de parabéns! A edição é muito bem feita, não encontrei erros de diagramação e revisão, a capa é linda e define bem o propósito da obra. Tudo perfeito! E que histórias são contadas nesse livro!
Terezinha é um livro de contos que embalam o leitor no retrato do mundo cruel, delicado, sem pudores e até ingênuo da descoberta de si mesmo, dos prazeres e da natureza de quem somos.
Repleto de lirismo e metáforas belíssimas, as histórias são muito bem desenhadas e trazem à tona a verdade nua e crua, inclusive das bondades e dos malefícios do Amor não correspondido ou incompreendido. "Amor é quando é concedido participar um pouco mais, leu. Poucos querem o amor, reteve. Amor é a desilusão de tudo mais, vivido."
Desde Franklin e Alex que precisam esconder seu amor no ambiente de trabalho machista, homofóbico e autoritário da firma, passando pela descoberta de sua Terezinha por Luís, parte incontestável e mais expressiva de sua alma, até o sentimento de pertencer a um time e de ser parte de um grupo que lhe aceita como você é, pois aceitação e respeito não podem ser comprados de crianças com meros chocolates; cada pequeno fragmento de vida é um relato da verdadeira face desses personagens e de como a verdade daquilo que são pode mudar a forma como eles são vistos pelo mundo.
É um ode ao amor e a aceitação próprios.
"Pega tudo o que foi dito até aqui artificialmente e apaga! Mas não joga fora. Escreve de novo. A verdade é um pouco como anti-inflamatório, uma hora pode irritar o estômago.".
Amei todos os contos, em especial Terezinha, O que não se pode comprar com chocolates (fantástico! Leitura obrigatória já!) e Braguilha.
Escrita sensacional do Josué Souza que sabe brincar com as palavras, rima-las, distorce-las, sofre-las e amá-las como poucos conseguem.
Recomendo!

site: instagram.com/upliterario

Julyanna | @becodasleitoras 15/09/2016

[ RESENHA ] - TEREZINHA
Bom, amores, essa foi uma leitura bem rápida mesmo, comecei a lê-lo na terça-feira (13/09) e acabei hoje (15/09). O livro é composto por apenas 140 páginas, uma leitura super rápidinha.

Literatura Queer, já conhecem? O Queer vem de estranho, logo esse gênero aborda histórias de pessoas que fogem do padrão da sexualidade imposto pela sociedade.

O livro é composto por 17 contos, que tem como foco a Literatura Queer, cada conto é uma forma diferente de Josué expressar isso, de expressar as todas as formas de amor, de fugir de todos os padrões impostos pela sociedade e em algumas páginas, até nos dá alguns tapas na cara (hahahaha).

Josué tem uma escrita bastante voltada para a poesia, uma escrita bem poética; confesso que em alguns contos eu fiquei bem perdida, pois não estou acostumada com esse tipo de escrita. Entretanto, não influência no entendimento do que o livro quer passar para nós leitores, é uma leitura bastante descontraída, porém, uma leitura que precisa de bastante atenção, pois alguns contos particularmente eu achei meio confuso.

A cada conto, Josué nos mostra a verdade nua e crua de pessoas que sofrem por serem elas mesmas, por serem quem realmente são, e que, hoje em dia, está ligada ao que vivemos atualmente, uma sociedade machista e homofóbica.

Como eu disse, é uma leitura bastante tranquila e rápida, adorei a capa do livro (amo azul rsrsrs), gostei bastante de conhecer essa escrita de Josué, que eu ainda não conhecia, e que não estou muito acostumada, mas adorei!!!

Nota: 3/5

Kamila 28/08/2017

SKOOB - Terezinha e outros contos da literatura queer é uma coletânea de 17 contos em que se exalta o amor e a vida, mas saindo da binaridade e da heterossexualidade. Não por isso ele não deve ser lido pelos héteros, pelo contrário, é uma obra em que qualquer pessoa, em algum momento, se identificará com algum dos textos.

E para quem gosta de métrica, tem para todos os gostos. São todos escritos em prosa, mas alguns mais parecem poesia, de tão delicados que são. Tem também quem escreve como o Saramago, que fugia das convenções tradicionais de escrita (Encabulada, pg. 105) inclusive, pra mim, é, disparado, o melhor conto do livro. E tem, claro, a boa e velha prosa, para os mais certinhos de plantão.

O livro também nos mostra como o preconceito permeia, mesmo que nas entrelinhas, nossas opiniões sobre o diferente. Numa sociedade que ainda não aceita o diferente, o novo, Terezinha é uma espécie de refúgio para aqueles que tentam entender as novas convenções, em textos de escrita simples, porém concisa, mostrando que todos merecem amar e ser amados, independentemente de sua opção/orientação sexual.

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2017/08/resenha-terezinha-e-outros-contos-da.html