Garra

Garra Angela Duckworth

Resenhas - Garra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nath @biscoito.esperto 30/08/2017

Li Garra por recomendação de um professor da faculdade. Estudo Letras e meu professor de Prática sempre nos trás textos interessantes para analisarmos, sendo estes sempre sobre docência, didática e filosofia da educação. Quando nos trouxe os primeiros capítulos de Garra para discutirmos em sala, percebi que a obra era bem diferente do que ele costumava trazer. Primeiro por que Garra não é estritamente ligado à educação, segundo por que o texto tem um caráter quase de auto-ajuda em alguns aspectos.

Garra é um termo que a autora deste livro usa para denominar a paixão e a perseverança necessários para se atingir objetivos de longuíssimo prazo. Ou seja, se você é capaz de se doar para uma atividade ou grupo de atividades e se esforçar muito para não só manter-se realizando-a, mas melhorando-a gradativamente ao longo do tempo, é por que você possui garra.

O termo em si é simples, as formas de atingir altos níveis de garra, nem tanto. Em seus 12 capítulos a autora apresenta a pesquisa que tem realizado há anos sobre como e por que as pessoas que obtiveram sucesso em suas carreiras e empreitadas chegaram onde estão e conta anedotas pessoais de dezenas de profissionais de diversas áreas (esporte, culinária, empreendedorismo, arte, docência, ciência, etc.). Os exemplos pessoais que ela dá em seu livro variam muito, com pessoas realizando toda uma sorte de atividades com motivações diferentes, de formas diferentes e para obter resultados diferentes. O que estas pessoas tem em comum é a garra que as leva a seguir adiante sempre buscando excelência em seus campos. Além de contar estas histórias, a autora divide conosco suas próprias ideias sobre como cultivar o espírito, a educação e a cultura para se atingir altos níveis de garra.

Após nos apresentar este texto o meu professor dividiu nossa sala em cinco grupos e deu um capítulo para cada grupo ler e apresentar na próxima aula, para debatermos juntos. Meu grupo ficou responsável pelo capítulo 2, mas achei sem noção ler um capítulo sem ler o anterior e acabei lendo os cinco capítulos. Confesso que, apesar de ter gostado da ideia inicial da autora, achei que seu ponto de vista tinha falhas e não hesitei em pontuar todas elas para meu professor quando chegou o momento do debate.

Antes de contar o que aconteceu, devo mencionar que esse professor é um professor com quem eu costumo discordar veementemente, mas talvez ele não saiba disso. Temos visões políticas quase opostas, às vezes ele expressa opiniões com as quais não concordo, mas isso não me impede de admirá-lo e estimá-lo como uma pessoa que sabe muito mais do que eu e tem muito mais experiência de mundo e de sala de aula em comparação a mim.

Acontece que meu professor ouviu o meu ponto de vista, analisou meus argumentos e... os aceitou. Simples assim. Foi capaz de deixar as diferenças de lado e se colocar no meu lugar. Sei que meu professor acredita na meritocracia, sei que ele é exigente com os filhos (como muita vezes divide histórias sobre como decidiu criá-los) e sei que é rigoroso em sala de aula com provas e trabalhos. A autora do livro louva tudo isso tanto como boa conduta para profissionais que queiram instigar garra nos seus pupilos tanto quanto "efeitos colaterais" de se ter garra. Eu critiquei o ponto de vista e disse por que ele não daria certo da mesma forma como ela explica no livro: dando um exemplo de uma pessoa real.

O que me surpreendeu na reação do meu professor foi que ele não tentou demonstrar que eu estava errada ou me corrigir em frente à turma. Pelo contrário: ele disse ter achado minha colocação muito pertinente, disse que a autora não abordava o meu ponto de vista em nenhum momento durante todo o livro (que na época eu ainda não o havia lido na íntegra) e que iríamos conversar mais sobre esse assunto posteriormente em aula. Depois disso, em outra ocasião, chegou e me dizer: "gosto de ouvir suas opiniões pois você sempre é crítica".

Naquele momento eu não sabia, mas agora que eu li o livro eu sei: meu professor estava instigando em mim a vontade de aprender mais sobre o assunto. Estava cultivando garra em mim. Inclusive usou um método e até vocabulário propostos pela autora no livro. Garra é o primeiro livro de não-ficção que leio em algum tempo, e confesso que achei a leitura revigorante. Não por que assino embaixo de tudo o que a autora propôs, mas por que o livro me desafiou intelectualmente. Meu professor sabia que estava nos instigando - a mim e a meus colegas de classe - quando nos apresentou o livro Garra. Quando me elogiou pelo meu espírito crítico e me encorajou a pensar ainda mais sobre o assunto, aplicou garra não só na vida dele, mas na minha. Por isso, obrigada, professor, por ter me apresentado esta obra.

Para mim, o primeiro passo para atingir o sucesso não é aprender tudo, mas questionar todas as coisas.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Nara 14/01/2020minha estante
Eu comprei esse livro há algum tempo e estava me perguntando porque tinha me interessado tanto por ele. Obrigada por me lembrar e parabéns pelo texto

André Goeldner 16/03/2021

PARA PENSAR
O ponto mais interessante do livro, na minha opinião, é comprovar como muitas vezes as pessoas mais talentosas são as que chegam menos longe. Isso porque se confiam tanto no talento que se esquecem do mais importante: o esforço. E ao não desenvolverem este talento são ultrapassadas por pessoas menos talentosas, porém muito mais dedicadas.

Kauane Parra 01/06/2023

Sempre acreditei que o esforço pode vencer o talento. Na própria Bíblia o Senhor nos ensina que um talento e terrado não tem valor. Precisamos ter uma mentalidade abundante para multiplicar os nosso talentos, mesmo diante das adversidades? aqui a garra é fundamental.

Thayssa Emily 23/10/2021

O que falar deste livro? Ele é bom, tem uma escrita de fácil compreensão para o público leigo. Este livro mostra até através de estudos científicos que a garra e constância valem muito mais que o talento.

À medida que lia ficava empolgadíssima com a possibilidade que posso ser tão boa em algo se tiver perseverança e continuar no processo.

?As pessoas de mais sucesso eram modelos de perseverança. Quantos de nós começamos alguma coisa, cheios de entusiasmo e boas intenções, para depois parar de vez assim que encontramos o primeiro real, o primeiro grande empecilho no progresso??

Jam 31/10/2020

Quero sempre por perto
Deixarei na cabeceira por um bom tempo até internalizar todos os ensinamentos. Linguagem simples, envolvente, muito bem escrito. Para quem está se sentindo perdido, confuso, diante de um desafio pessoal/profissional e quer acertar o passo e a mente na direção certa, encontrará neste livro uma orientação segura sobre como desenvolver garra não só de dentro para fora, mas também de fora para dentro. Um divisor de águas nesse quesito.

EveraldoFilho 12/12/2022

É como correr uma maratona
Pra ler esse livro, você realmente vai precisar de garra kkkk digo isso, porque há momentos que são lentos e com exemplos desinteressantes, mas que cumprem seu propósito, e essas situações vão se repetindo ao longo do livro. Porém, a outras parte da obra é realmente transformadora, a autora sabe muito bem provocar emoções no leitor de forma intensa, seja pra motivar ou pra te destruir, e o final é digno do final de uma maratona, já que faz valer a pena toda a experiência.

Super recomendo se vc estiver disposto a terminá-lo :)

Vitoria 20/12/2022

Finalmente acabei esse livro. Comecei a ler pois uma professora da graduação citou ele em uma das aulas. Um livro de leitura cansativa, repetitivo, porém que causa muitas reflexões.

Steyllon 09/09/2020

Lute com Garra
O que dizer de Garra? Para mim, essa é uma das mais belas estrelas no céu do desenvolvimento pessoal. De início, Garra apresenta como centralização teórica a psicologia do sucesso, a qual é utilizada para comprovar e refutar mitos e verdades com relação ao esforço e ao talento, desmascarando de maneira concisa inúmeros mitos sobre o sucesso e o caminho para chegar até esse.
Sua leitura é suave e simples, com inúmeras exemplificações relacionadas ao cotidiano da autora ou dos muitos intrevistados por essa. A organização do texto é simples e extremamente compreensível para qualquer um.
Além disso, é inegável a universalidade etária apresentada por essas páginas, havendo subníveis e detalhamentos para tornarem a busca do sucesso acessível para qualquer fase da vida que você esteja.
Por fim, creio que essa seja uma ótima indicação para todos aqueles que desejam uma mudança na forma como enchergam o caminho para o sucesso e para aqueles que querem aprender a lutar essa luta com GARRA.

Boa Leitura!!!!

Rafael F F 25/03/2022

Livro que encoraja
Livro de fácil leitura, rico de exemplos de pessoas determinadas, que alcançaram o sucesso por possuem garra, nas mais diversas áreas e em diferentes lugaresdo planeta.
No final após tantos exemplos o livro fica um pouco monótono, pois as principais lições são passadas até o meio do livro.

Vitor.Xavier 24/08/2020

Livro muito bom com leitura fácil que te instiga a pensar sobre o quanto de dedicação nós colocamos nas nossas atividades diárias. No entanto, fiquei com uma ressalva: achei um pouco clichê em certos momentos (tiveram muitas informações novas que eu adquiri, mas senti que muitas vezes a autora repetia os mesmos assuntos de uma forma diferente apenas). Recomendo a leitura, mas saiba que não é nada que vá mudar a sua vida (na minha opinião, existem livros melhores para isso rs).

Luma.Amaral 15/09/2021

Garra
O livro fala do poder da garra. O que pode te ajudar a concretizar seu potencial.
Porque temos tanta motivação para umas coisas e para outras não. Porque tantas pessoas tem tanta vontade de vencer (garra) e outras não.
Uma leitura interessante.

Isabela.Lopes 14/03/2020

Havia muito tempo que um livro de não ficção não me prendia tanto!
Acredito que seja para ser lido aos poucos para que se consiga absorver tudo o que tem para oferecer. Todas as hipóteses levantadas pela autora são baseadas e comprovadas por vários experimentos, e também por histórias. Refleti muito enquanto estava lendo e também absorvi várias coisas. Leitura muito interessante e recomendadíssima.

Sergio 29/03/2020

Gostei bastante do livro. Ensina bastante sobre garra e determinação por meio de pesquisas científicas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5