O Que Os Mortos Sabem

O Que Os Mortos Sabem Laura Lippman

Resenhas - O Que Os Mortos Sabem

22/06/2010

Entediante!
Comprei este livro por três motivos:
1 - Pela sinópse;
2 - Por ser da Coleção Negra;
3 - Por ter na capa um comentário da Tess Gerritsen (uma das minhas autoras preferidas) dizendo "Uma das melhores autoras de ficção policial da atualidade."

Também o odiei por três motivos:
1- Das 480 páginas, apenas 5% se trata do que diz na sinópse;
2 - Não sei pq está na Coleção Negra, é 95% drama.
3 - Gostaria de saber o que a Tess Gerritsen anda lendo para chegar naquele comentário, a narrativa da Laura Lippman é péssima, parece que jogou os capítulos pro alto e os juntou do jeito que cairam.
Simone de Cássia 01/03/2012minha estante
Adorei seu comentário... rs rs
Muito autêntico e parece retratar exatamente a frustração que vc estava sentindo.
Já passei por isso e quase morri de raiva... rs rs

Mônica R. 12/08/2023

O que os mortos sabem
Eu gostei muito do livro, achei muito envolvente e você fica o tempo todo tentando entender se a personagem principal está mentindo ou não pra você. Recomendo demais!

Claudia Cordeiro 21/07/2012

Detalhes demais, mas bom final
A história é longa e com detalhes demais, o livro poderia ter 1/3 a menos que ia ficar bem melhor. Ia ganhar 3 estrelas por conta dos detalhes desnecessários, mas vou dar 4 estrelas por causa do final que foi inesperado.

Adolfo 26/12/2012

O que os mortos sabem
Este foi o primeiro romance que li da Lippman, e confesso que esperava mais. Principalmente lendo a declaração da Tess Gerritsen na capa, autora que sou um fã declarado. Enfim, vamos à obra.
Duas adolescentes que desaparecem sem deixar qualquer vestígio, uma delas reaparecendo trinta anos depois. É um belo tema para um romance policial, mas tem que ser bem desenvolvido e amarrado, senão fica enfadonho. É o que acontece com frequência no livro.
A autora alterna os "blocos" do livro entre o presente e o passado. No passado, contando a vida das garotas que viriam a desaparecer e a vida dos pais delas pós desaparecimento, vez por outra intercalando uma possível narração do que estava acontecendo com as desaparecidas. E foi esta "volta ao passado" que maculou o romance, por que foi feita em exagero. Certas passagens são absolutamente desnecessárias, como por exemplo, as narrações da vida do pai das garotas, os detalhes sobre o emprego atual da mão, etc. Coisas que poderiam ser resumidas em um, dois capítulos no máximo pra cada um (pai e mãe) e deixado espaço para o desenrolar dos fatos policiais, que é o que se espera de um romance policial. O livro não se encaixa bem em um gênero específico. Para ser um romance policial, falta investigação, mais ação mesmo. Não chega a ser um suspense. Não é um relato de fatos reais. Enfim, o que leva o leitor até o final do livro é a curiosidade de saber quem realmente é a personagem principal e qual o destino das meninas. Descoberto isso, as últimas páginas do livro (cerca de uns dois mini-capítulos) perdem o encanto.
No geral o livro é bom, mas não mais que isso. Apenas bom. na falta do que ler, é uma boa distração.

minefreitas 02/12/2014

Muito bom, porém cansativo.
Achei o livro verdadeiramente bom, me prendeu bastante, mas como várias pessoas já falaram, é um livro com muita informação inútil, um verdadeiro encher linguiça, talvez pra te fazer ver os personagens como reais, então ela descreve detalhadamente fatos que não influenciam em nada a história. Vi comentários sobre ela parecer que jogou os parágrafos pro alto, e realmente senti isso algumas horas, me perdia em três frases sobre quem ela estava falando, mas logo depois já me achava, então não achei tão prejudicial assim. Bem surpreendente, cativante, você fica com o sentimento de que conhece os personagens, eu adorei!

Kaah || @kareenresende 02/02/2017

Um bom livro, mas a leitura é um pouco cansativa.
Gostei muito do livro, mas ele é cansativo, pelo simples fato de que existem momentos na história que não servem para nada, momentos inúteis. Mas a história em si, é bem interessante, envolvente e tem um final surpreendente. Gostei e indico!

Dominique 17/10/2020

Tem lá seus pontos negativos, mas no geral gostei bastante.
Apenas meu gênero preferido de livro. Duas irmãs foram sequestradas e, anos depois, uma mulher que se envolve em um acidente de carro se identifica como uma das irmãs desaparecidas. O suspense está presente, assim como detalhes (por vezes minuciosos demais, chegando a ser desnecessário algumas vezes) sobre todos os personagens. No geral gostei bastante do rumo dos acontecimentos do livro. O fator negativo é realmente a encheção de linguiça.

Lendocomfernanda 16/11/2023

Podia ser reduzido em um terço...
Comprei o livro pela sinopse, mas 80% do livro não aborda sobre a sinopse, enrola muito pra chegar a uma conclusão. Achei muito enrolado, poderia ter ido direto ao ponto.