Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote de La Mancha

Dani 09/07/2020

Superou expectativas
Como já tinha visto muitas referências ao livro em outras obras já tinha uma visão preconcebida e a história superou e muito as minhas expectativas e achei a linguagem do livro mais fácil de entender do que esperava. E as notas e introdução dessa edição ajudam a compreender a ligação entre a livro e a vida do autor que é tão interessante quanto á sua obra.

Mateus.Silva 09/06/2022

Atemporal
Antes de começar a ler Dom Quixote, eu não sabia que iria me divertir e rir tanto com esse texto q foi escrito a mais de 400 anos atrás. Claro que a tradução e notas da edição que li ajudou bastante, mas ainda sim. Achei incrível como essa obra ainda parece atual.

O relacionamento do Sancho com seu amo é sem duvidas a melhor coisa do livro, os excessos de raiva de Dom Quixote não ficam pra trás.

Os errinhos de continuidade e afins que Cervantes voltimeia comete (sempre explicados e esclarecidos nas notas) não me aborreceram nem um pouco.

Esse livro junto com o Vol. 1 entrou pra minha lista de favoritos. É uma leitura que recomendo facilmente.

Italo 25/10/2023

Mt pica???
Bom, depois de encarar a bíblia cinco vezes (tendo sido, numa das vezes, a católica, com 6 livros a mais), eu achei outra obra grande o suficiente: Dom Quixote. Todavia, é aquele tipo de livro que tem um ?nome? por algum motivo: pq é fantástico. É aquele tipo de livro que entra na galeria de livros que ?você tem que ter lido pra poder falar que gosta de ler? - não é atoa que é, inegavelmente, uma das mais importantes obras literárias da humanidade, entrando junto com obras como a de Shakespeare ou sei la, Dante Alighieri.

O jeito como o Dom Quixote é construído, desde seu enlouquecimento, até mesmo a forma de sua morte, é uma parada fantástica. Não somente, vale lembrar de Sancho Pança que era tão maluco e tão protagonista quanto o Fidalgo. Alem do mais, a sátira presente é muito interessante, tendo Miguel de Cervantes aproveitado essa obra para zoar todo mundo: os romances de cavalaria, arabes que nao falavam espanhol, os críticos do primeiro tomo da obra, seus rivais pessoais (vide Lope de Vega, coitado), possiveis criticos da segunda obra e até ele mesmo.

Não obstante, é sim uma obra cansativa. É sim grande e é somente para quem gosta de ler. Não é uma parada para se ler com prazo ou por obrigação: é uma obra GIGANTE. É uma obra tao grande que o primeiro tomo ja tinha sido taxado como grande pelos criticos da epoca, além de ter sido escrito num periodo de aproximadamente 25 anos (isso somente o PRIMEIRO TOMO). Sendo assim, não leiam nunca essa obra sem realmente querer ler, somente leiam se estiverem querendo ler. Todo mundo que lê Dom Quixote obrigado passa a odiar o livro - sim, isso é uma critica a escolas que colocam isso como leitura obrigatória. Não faz nem sentido colocar um livro de 1500, com mais de 1500 paginas, como uma leitura basal pra um aluno de ensino fundamental ou medio.

Em suma, é um livro que faz jus ao nome que carrega.

Junior4242 29/09/2020

Grandioso
Esta segunda parte de Dom Quixote de la mancha mostra sua última saída e prende do começo ao fim com seus grandes disparates e aventuras acompanhado de seu escudeiro Sancho Pança. Este livro é tão grandioso quanto o primeiro, diria quem sabe melhor e mais fluído, não respirei enquanto não cheguei no final. O autor traz muita comicidade em um livro cheio de referências e críticas e depois de lido o final , o leitor com certeza entenderá como essa obra atravessou séculos e gerações se fazendo sempre atual. Vale muito a pena, e o Adeus de Cervantes me deixou muitíssimo arrepiado. Espero que cada vez mais pessoas leiam.