Alguém para amar

Alguém para amar Alice McDermott

Resenhas - Alguém para Amar

Karin 28/09/2016

Alguém!
Sabe aquele livro, sem muitas pretensões e gostoso de ler? Alguém para amar, de Alice McDermott, é assim. Eu ainda estou encantada pela leitura e pela escrita de McDermott. O livro é simples e não sei ainda explicar como foi que ele me prendeu.

Alguém para amar chegou via parceria com a Globo Livros. Escolhi pela sinopse que já me interessou de cara. Comecei a ler no dia seguinte a chegada dele aqui em casa e já fui sendo envolvida pela escrita da autora.

McDermott tem um jeito envolvente de escrever. É poético, lírico, simples e delicado. Conforme ia lendo sentia uma certa tristeza em suas palavras. Havia um ar de pesar nos acontecimentos daquela história. Não era um sentimento de tristeza. Eu acho que era mais de compaixão, de saber que ela não era única a passar por aquilo.

A narrativa não possui pretensões. Não tem uma trama que te prenda e que te faça “comer” as páginas vorazmente atrás de uma tensão. Você ler porque quer saber o que irá acontecer, como vai acabar esse livro, que fim se dará para esses personagens.

A sensação era de alguém contando pequenas histórias sobre sua vida. Relatos de uma pessoa comum que poderia ser um amigo, um conhecido ou até mesmo a história de um parente. É tipo uma biografia de uma pessoa qualquer. Aquela pessoa que a gente esbarra pela rua. Sempre penso nos títulos originais dos livros estrangeiros que leio. ele nos diz muito sobre a obra e, talvez, as intenções do autor. No caso, o livro se chama “Someone”, que significa “alguém”. McDermott falou sobre a vida de Marie Commeford, mas poderia ser a vida da Joana, da Isabel, da minha, da sua. De alguém. E acho que esse é o grande barato desse livro. Poder se ver nas histórias ali contadas

O livro possui uma diagramação simples e bem característica da Globo Livros: simples e direta. Principalmente se tratando de um livro com uma temática mais adulta.

Sempre falo (e defendo!) que livros são para qualquer pessoa. Não acredito nessa coisa de livro para público X, Y ou Z. Gostou da sinopse, da capa ou do autor? Rolou uma “química”? Vá, leia e seja feliz.

Acredito que Alguém para amar esteja voltado para um público mais adulto e leitores mais experientes, mas nada impede de você ler e se encantar com o livro.

site: http://www.karinparedes.com/alguem-para-amar/

Alyne 21/02/2022

Em Alguém para amar, nós acompanhamos a vida de Marie desde sua infância, passando por sua adolescência, juventude, maternidade e velhice. O livro aborda as várias fases pelas quais Marie passa, suas descobertas, frustrações, suas experiências.
Talvez esse livro não te agrade caso você esteja procurando por um enredo que te prenda com vários acontecimentos e reviravoltas. É uma leitura mais tranquila, devagar, mas que para mim, particularmente, pode prender a atenção pois a medida que vamos conhecendo mais da Marie e de outros personagens, ficamos ávidos para saber seu desfecho.

Fernanda 16/09/2016

Alguém para amar
Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/09/resenha-alguem-para-amar-alice.html