Garotas normais

Garotas normais Georgia Clark

Resenhas - Garotas normais

vannybs 17/01/2021

Padrões
Faz você refletir sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade. A história não me prendeu muito mas foi interessante.

Emy 13/04/2020

Eu realmente demorei MUITO pra ler esse livro, ele não me prendeu de início, não estava acostumada com o tipo de leitura que ele apresentava, mas meu Deus, não decepciona ninguém! É um xodó pra vida e te faz pensar de uma forma totalmente diferente da que você pensava antes de ler.

A tal da cria bookstan 12/12/2022

Mensagem linda × Personagens ruins
O livro busca passar mensagens sobre aceitação e autoestima. A escritora optou por personagens "mais humanos" que cometem mt erros. Porém não me cativou...

Iana Rany 08/06/2020minha estante
É tão ruim assim? Eu tenho ele, mas ainda não li

Letícia 09/06/2020minha estante
Olha, eu achei péssimo. Tanto a história quanto a escrita

Mas pode ser que eu esteja velha pra esse tipo de história. Pode ser uma uma adolescente se identifique com algo e goste ?

Cicin 02/11/2021

Jesus, demorei quase 9 meses para acabar isso, assim o livro é bom, gostei das lições passadas e tudo, mas a história não me prendeu muito, até gostei das personagens, mas não consegui me conectar muito com a história...

Queria Estar Lendo 06/09/2018

Resenha: Garotas normais
Garotas normais é o primeiro romance adulto da australiana Georgia Clark, publicado no Brasil pela editora HarperCollins - que nos cedeu um exemplar para resenha -, o livro é o que a autora gosta de definir como "um conto de fadas feminista".

Neste romance com pegada chick-lit somos apresentadas a três garotas que estão com seus vinte e poucos anos, moram em New York e formam um grupo de amigas diversificado e irreverente que tem suas vidas modificadas ao ingerirem o Bonita. O produto, que é apenas identificado desta forma e jamais descobrimos além disso, faz com que as garotas até então "normais" passem a ser mais do que apenas lindas, elas são Bonitas. E a beleza, como é de se esperar, acaba abrindo portas.

Evie era apenas uma garota feminista e engraçada lutando para encontrar um lugar melhor na empresa onde trabalha, uma revista feminina bem ao estilo "10 maneiras de deixar ele caidinho por você", enquanto se diverte com as amigas e sai em encontros ocasionais com garotas que conheceu online. Willow é a pobre menina rica, filha de um cineasta muito famoso, que se divide entre lidar com o fracasso de sua exposição e o que isso significa para ela como artista, e com a forma como se sente sobre si mesma e o relacionamento com seu namorado. E, por fim, temos Krista: a filha de indianos que largou a faculdade de direito para tentar ser atriz, que é totalmente irresponsável e está se afundando cada vez mais em dívidas.

"A coisa toda estava se transformando em um filme de Sofia Coppola: bonita de se ver, mas o que significava? Tudo? Ou nada?"

Mas ao entrarem em contato com o Bonita essas garotas ditas normais passam por uma transformação, não apenas fisicamente. É como se ao se tornarem Bonitas e criarem essas novas personas elas, de alguma forma, adquirissem uma segunda personalidade. Em alguns aspectos a ideia é de que ao usarem esses corpos elas estariam, talvez, finalmente se libertando para serem elas mesmas. Porque, de alguma forma, garotas Bonitas não tem medo de nada. Garotas Bonitas sempre conseguem, sempre chegam lá.

Por isso que Evie cria Chloe, a apresentadora/jornalista que pode conseguir finalmente apresentar um conteúdo interessante e relevante para as mulheres, que faça diferença no mundo, e não fique apenas vendendo sexo ou maquiagem. É Chloe, também, que dá a Evie sua grande chance de viver um romance com Velma Wolff, a autora favorita de Evie e por quem ela tem uma crush enorme.

"Este corpo é um mapa. Para onde ele vai me levar?"

Se Evie/Chloe está se dando bem na área do romance, Willow vai de mal a pior. Transformar-se em Caroline afeta cada vez mais o seu namoro com Mark, de uma maneira que todas as suas ações resultam em dor. Caroline está machucando todo mundo que Willow ama, principalmente a própria Willow.

Enquanto isso, Krista vive o auge da sua carreira. Agora como Lenka, ela finalmente tem a grande chance de estrear em um filme e talvez começar a firmar sua vida como atriz, sem falar em finalmente conseguir atenuar um pouco suas dívidas. Mas Krista sempre foi enérgica e um tanto descontrolada, e Lenka parece acentuar esse seu lado irracional, fazendo com que ela esteja sempre metida em alguma confusão e sua curta carreira vire uma montanha russa cheia de altos e baixos.

Eu poderia terminar essa resenha aqui e teria coberto o que tem para se falar do básico sobre esse livro, mas não existe nada de básico sobre ele. Um dos pontos mais interessante do livro é como ele se vende de uma forma, como se fosse só mais essa história sobre garotas fúteis e com problemas pequenos que acabam se descobrindo bonitas e encontrando a felicidade, mas na verdade é muito mais do que isso. Garotas Normais não tem nada de apenas "garotas normais", porque cada uma delas é diferente, tem suas excentricidades e sua parcela de representatividade.

Para começar Evie é uma personagem autodenominada bissexual, o que fica explícito logo nas primeiras páginas quando o seu encontro acaba por ser outra mulher. COMO eu não sabia disso? Foi um choque e um prazer tão grande pra mim, também bissexual, poder finalmente encontrar uma protagonista com quem eu possa me identificar, que eu mal tinha começado a leitura e já estava em êxtase. Vocês tem noção de quantas vezes eu já joguei no google "livros com personagens bissexuais" porque eu precisava ler sobre alguém como eu, porque eu estava cansada de casais heterossexuais e cota para personagens LGBTQ+?

"- Não sei quem sou, - diz Evie, com a voz rouca. - Não sei mais quem as pessoas são."

Ter a sexualidade da Evie jogada de forma tão simples e natural no livro, nunca sendo um problema ou um ponto central, mas sim mais uma característica da personagem como qualquer outra, me fez borbulhar de alegria. Sim, eu posso ter tido um problema ou outro com a definição de "ser lésbica" por estar em um relacionamento com outra mulher - porque ninguém deixa de ser bi de acordo com quem tu te relaciona, se tu é bi tu é bi e pronto -, mas eu entendo que possa ter sido um recurso de linguagem e um erro comumente cometido. Mais incrível do que isso? Evie é bissexual, mas não é a única. Porque garotas normais podem ser bi, lésbicas e até mesmo hétero, quem diria.

Willow, possivelmente a personagem mais problemática do grupo, é tida pelas amigas como dona de uma beleza quase que etérea, mas tem problemas em aceitar seu próprio corpo, e também na forma como se relaciona. As transformações sofridas por ela ao longo do livro são as mais pesadas, mexendo de certa forma com a psiquê da personagem e daqueles ao seu redor. Willow está quebrada, esteve assim por muito tempo, e Caroline surge apenas para estilhaçar ainda mais esses pedaços. Inicialmente foi a personagem que, pós transformação, mais demorei a me conectar e de fato entender suas atitudes. Até que eu entendi que Willow/Caroline não está ali para ser compreendida, e sim sentida, e nossa, como é forte.

"Mas minhas fotografias serão diferentes, pensou Willow, virando a cabeça, querendo "desver" tudo. Porque já me foderam."

Ainda falando sobre diversidade, Krista estabelece seu papel como a personagem de cor e multicultural. O que eu amei sobre isso é como ela se apega a alguns clichês, a filha rebelde que luta contra a vontade dos pais controladores, mas sem nunca deixar de assumir seu papel como clichê. É como a própria personagem diz, sobre ser sempre escalada para os papéis da "exótica", sobre ser alguém em um nicho. Ao mesmo tempo, os problemas profissionais e românticos vividos por ela em nada tem relação com sua cor ou etnia, ela é apenas mais uma garota normal.

"Conscientemente, ela sabia que uma sociedade que transformava a beleza em poder para as mulheres era muito errada."

O que nos faz voltar ao título do livro e toda essa distinção entre as "garotas normais" e as "garotas Bonitas". Foi muito perspicaz da autora ela não fazer com que as meninas fossem "aperfeiçoadas" em seus traços, mas sim tomassem posse de um corpo totalmente diferente do seu, aumentando ainda mais a ideia de "uma nova persona". Desta maneira ela realça a ideia de que o Bonita trás, na verdade, não a "beleza" - algo que é tão subjetivo -, mas o padrão estético tido como bonito. Uma das críticas trazidas por Evie, por exemplo, é a mudança de cor de Krista, que deixa de ter um tom de pele chocolate e passa a ser mais como café/capuccino. Evie briga, indignada, por este ser apenas mais um esteriótipo estético mercadológico; o de que a pele branca é mais bonita, apenas para ser reforçada pela própria Krista, que conclui que agora sim ela está exótica na medida certa para ser aprovada nos testes (já que antes, com seu tom de pele mais escuro, ela era exótica demais).

Reflexões e abordagens como essa estão espalhadas por todas as páginas do livro, disfarçadas em meio a conversas e descrições que podem ser tidas como fúteis, mas que servem para corroborar com a ideia principal da história de que a beleza é apenas uma parte de quem somos. Ser Bonita pode sim facilitar caminhos e abrir portas, mas é preciso mais do que isso para continuar lá. Todo facilitador tem suas próprias complicações e, principalmente, nem tudo que é Bonito é belo. E quanto as meninas, as tais "garotas normais", o que existe de mais normal nelas é o quão especial, diferente e representativa cada uma delas é. Exatamente como cada uma de nós.

"O filme tinha terminado, as luzes foram acesas de novo, e ela estava se levantando, pronta para sair do cinema e voltar para a vida real: imperfeita, estranha, maravilhosa e real."

Fiquei o tempo todo esperando pelo momento em que este livro me desapontaria. E isso nunca aconteceu. Porque Garotas Normais são o melhor tipo de garotas.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-garotas-normais.html
LuizaCands 07/09/2018minha estante
Amo suas resenhas! Me dão uma vontade irresistível e incontrolável de ler o que quer que você esteja resenhando. E essa não foi diferente. Adorei! Quero ler o mais rápido possível ;)

Giovana Varotti 04/09/2023

3 protagonistas e as 3 conseguem ser péssimas
Eu amo histórias divertidas mas com uma pitada de crítica esse estilo me lembra um pouco filmes da sessão da tarde. Quando eu li a sinopse desse livro fiquei tão interessada e animada, mas ele se tornou uma enrolação sem fim.
As personagens são chatas em um nível absurdo e a crítica aos padrões que a gente espera que aconteça é tão superficial que é como se nunca acontecesse.
Demorei 5 meses para ler essas 400 páginas porque se tornou o que eu chamo de "leitura do banheiro", eu só lia quando ia no banheiro porque não tinha mais nada para fazer...

Sabrina758 11/10/2023

3 amigas, 3 problemas, 3 sistemas
Esse é um livro de leitura de cabeceira. Ele faz críticas em relação ao padrão de beleza e o quanto vc é mais aceita quando é mais bonita.

Mas não achei ele profundo, acho que as personalidades poderiam ser mais trabalhadas.

A lição é ser vc mesma apesar do padrão e dos rótulos que te colocam.

Mrs. Brócolis 20/02/2020

Sinopse.
Evie, Krista e Willow são três melhores amigas de vinte e poucos anos, tentando construir uma vida em Nova York. São mulheres normais, de aparência comum e crises típicas da idade, tais como dificuldades em subir na carreira, arranjar um namorado e pagar aluguel. Até que uma delas encontra uma poção mágica chamada Pretty que faz com que você se torne mais bonita! Com uma gota, elas ficam tão bonitas quanto uma top model ? cabeças giram, portas abrem, autoestima estoura. Mas à medida que a empolgação se dissipa, elas começam a se perguntar: será que é só sua aparência que está sendo transformada?
Soybean 07/03/2020minha estante
Eu não curti muito,achei a história meio fraquinha :p

Mrs. Brócolis 26/03/2020minha estante
Quando você pensa que vai começar a ficar interessante a história fica meio sem pé nem cabeça... rsrs.

David Alves 11/06/2020

Padrões de beleza
Que livro incrível e autêntico. Apesar de conter um item fantasioso, o líquido roxo chamado Bonita, a história das três heroínas é bem realista. O livro é divertido, contemporâneo, autêntico, trata de um assunto bastante polêmico e necessário, que é o verdadeiro padrão da beleza. Até que ponto você iria para ser bonita e ser bem vista pela sociedade? A protagonistas têm a chance de se tornarem as mulheres que elas queriam ser. Mas, nem tudo é um mar de rosas...

Georgia também aborda temas importantes como o feminismo, o sexo e o poder que cada mulher tem ao seu jeito.

Um livro impecável. Você devora como se estivesse assistindo um filme.

Linny 06/01/2022

Caixinhas sendo quebradas
Uma história com uma lição bem forte sobre os padrões impostos pela sociedade, além de um pouco de drama e romance misturados (coisas que eu amo). É uma leitura bem tranquila e o livro tem alguns desfechos surpreendentes que prendem mais ainda o leitor.

Letí­cia 28/03/2020

Esse livro me surpreendeu muito! Comecei lendo achando que seria uma leitura ?boba?, bem probleminha fútil de adolescente, mas pelo contrário! A mensagem extraída tem muito a ver com pautas super relevantes, como feminismo, padrões de beleza, autoaceitação, relacionamentos conturbados...
Através de uma história interessante com 3 meninas (que facilmente poderiam ser eu), uma mensagem bem confrontadora foi passada. Amei!

nana 19/01/2022

Vale MUITO a pena!
Achei esse livro por acaso e nunca mais superei. As personagens ao meu ver ganham sim um desenvolvimento incrível sobre tudo aquilo que se fala o livro. Eu ri bastante e continuo rindo quando vou reler, com certeza foi o primeiro livro que me fez chorar, rir, sentir raiva em alguns capítulos e tudo mais. É uma sensação incrivelmente boa de paz e sossego quando cheguei ao fim do livro, vendo que tudo estava no lugar e tudo estava bem. Precisa de MUITO MAIS reconhecimento porque eu imagino que muitas pessoas por aí se identificaram com uma das três meninas em alguns espectos.

Docinho Morningstar 01/02/2023

Amei o livro, é uma história muito criativa e souberam usar perfeitamente ela. Personagens e reviravoltas muito criativas, parabéns à Georgia Clark. A leitura foi muito simples, li em poucos dias. A leitura não é confusa, muito moderna, na verdade, apesar de ter notado alguns erros de português na tradução. Recomendo.

ella 31/03/2022

nhe
pontos negativos: achei a escrita falha em algumas partes
os conflitos entre as três são mt do nada
a krista deveria ter sido mais explorada
me incomoda que ficou partes do livro sem explicação e mal exploradas

pontos positivos: o conceito todo do frasco é legal
algumas partes do livro são legais, me prenderam e me deixaram curiosa