Clube da Luta 2 (HQ)

Resenhas - Clube da Luta 2

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

yvnvitx 02/03/2022

Clube da Luta 2
Achei meia-boca, pra mim o autor quis dar uma continuação desnecessária a história e acabou saindo do tom, transformou uma história de ficção com crítica social num quadrinho do Deadpool, destoa muito.

Ele até que desenvolveu razoavelmente bem o núcleo do Tyler/Sebastian, mas os coadjuvantes todos foram reciclado de uma forma meio fodase, por exemplo a Chloe e o Bob.

Além disso, a história é bem confusa, Chuck Palahniuk tenta dar uma de Grant Morrison e se inserir na história quebrando a quarta parede mas não fica legal, na minha opinião acabou inventando muito.

Não curti, apesar das artes serem bem bonitas e de ser legal revisitar o universo de Clube da Luta, acho que a primeira obra já se bastava, ainda mais se for pra continuar de forma tão nonsense

Nina 05/02/2022

Tyler Durden vive!
E cá para nós, não teria graça um segundo livro se fosse diferente. Dito isso, já vou explicar que diferente do que costumo fazer, essa resenha terá apenas minhas impressões sobre o livro, sem o resumo da historia. Isso porque em questão de trama, a historia é bem curta e seria difícil fazer um resumo sem dar spoiler.

Antes de iniciar realmente, preciso voltar até o momento em que li Cube da Luta. Amei o livro! Achei a escrita de Chuck incrível e o universo criado me ganhou completamente, no ponto que quando soube da existência do filme eu corri para assistir e já nem lembro mais quantas vezes assisti até hoje. Cube da Luta é daqueles livros que recomendo para todos (e continua sendo assim, mesmo depois de ler o 2) e foi ao indicar ele para uma amiga que soube que o 2 já havia sido lançado. Óbvio que corri para comprar, porém somente agora consegui parar para ler.
Como citado antes, a historia é curta e não levei nem 1 hora para ler o livro que possui 278 páginas. Os desenhos são ótimos e ajudam bastante a compreensão de todo o caos e tensão que permeiam as cenas.

Clube da Luta 2 se passa 9 anos depois da historia do primeiro livro, Marla e Sebastian se casaram e tiveram um filho. O relacionamento é uma droga e Sebastian se tornou o pai ausente que nunca quis ser e é no auge de todo esse desespero emocional que Tyler surge novamente e vira a vida de Sebastian de cabeça para baixo.

Ao contrário do primeiro livro, o segundo é no formato de quadrinho e se isso foi ótimo para a visualização das cenas, foi ruim para o desenvolvimento da historia. Antes de me atirarem pedra entendam que eu gosto de quadrinhos e fiquei feliz quando soube que seria nesse formato, só que não funcionou. No primeiro livro Chuck nos presenteia com uma escrita fantástica, acelerada e conturbada, porém de modo que conseguimos entender o que está acontecendo, conseguimos sentir a tensão de cada momento, a revolta.. Já no segundo volume não há isso.
Entendo que o autor quis nos mostrar o quão grande eram os planos de Tyler e o quão megalomaníaco ele realmente era, contudo achei alguns acontecimentos forçados demais e sinceramente, fiquei muito decepcionada com a mudança de Tyler. Que o Senhor Durden era louco nós já sabíamos, mas havia um propósito, havia uma revolta compreensível por como a sociedade e suas exigências podem nos sufocar, sufocar nossos sonhos e nos tornar consumidores compulsivos... Era contagiante! No livro dois Tyler Durden é apenas um lunático querendo ser o Rei do Mundo.
Chuck em alguns pontos ainda usou da quebra da quarta barreira, quando autor e personagem conversam ( como acorre em alguns filmes em que o personagem discorda, conversa e etc com o narrador. Ex: George o Rei da Floresta), o que pode ser muito divertido, mas que em Clube da Luta 2 ficou confuso em diversos momentos.
Não diria que não gostei do livro, mas preciso pontuar que o primeiro é muito melhor.

site: https://lafleurliz.blogspot.com/2019/01/clube-da-luta-2-chuck-palahniuk.html

P. H. de Aragão 12/10/2021

O nome dele era Chuck Palahniuk
É praticamente unanimidade que Clube da Luta 1 é um trabalho muuuito louco - muito louco no bom sentido. E podemos dizer o mesmo do Clube 2 - só que num mau sentido.

A simplicidade de ourobouros que o livro original possui é subvertida nesta sequência em quadrinhos, como uma obra cheia de pontas soltas e um terceiro ato tão aberto que nem parece que existe.

Ainda assim, não se pode dizer que Chuck Palahniuk perdeu a mão. Ele sabia o que estava fazendo aqui, criando caos e destruição onde antes havia ordem. Se Clube 1 tivesse uma face, seria a do belo Cara de Anjo antes da primeira surra. E depois de dez anos de pancada, a cara dele vira o feio e disforme Clube 2 - embora impecavelmente ilustrado por Cameron Stewart.
Como mostrado na própria obra, em sua parte metalinguística, o escritor teve coragem de ir muito além do que se esperava de uma continuação de um livro/filme estupendo, entregando algo longe do que o consagrou. Mas como em uma luta suja num porão escuro, apenas coragem não garante vitória.

Em Clube da Luta 2, Palahniuk perde a briga dentro da sua própria mente, entregando um trabalho irregular e confuso. Nós perdemos o apego ao autor e às concepções que temos dos personagens e da história original. Mas, sem dúvida, ganhamos uma experiência de leitura disruptiva.

No fim das contas, o Clube da Luta tem o sentido que cada um queira lhe dar.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Werner 18/06/2021

A mente do Chuck Pahlaniuk foi longe demais
Para quem é fã de Clube da Luta tem um misto de emoções de ler essa continuação. Primeira a surpresa de se deparar com uma Graphic Novel, o que pra mim é o ponto alto, todas as ilustrações são perfeitas e acredito que consegue tirar com maestria as ideias do autor. Por outro lado, o roteiro vai longe demais, sai totalmente da trama pé no chão que foi o primeiro livro e deixa a desejar.

Tathy Melander 22/02/2021

Achei muito sem pé nem cabeça essa história. Talvez eu só não tenha entendido muito bem pra quê reviver a história e vários personagens.
A ideia até que foi legal, mas a execução não me convenceu. Perdi até um pouco da vontwde de ler mais obras do autor.

Cat 31/12/2020

Não rolou
Embora tenha gostado muito do primeiro livro, a sequência não me conquistou. Provavelmente isso se deve ao formato em HQ que não estou habituada a ler, mas principalmente ao enredo escolhido.

Larissa | @paragrafocult 21/12/2020

Tyler Durden está de volta
Estava eu certo dia, bem antes de toda essa quarentenização, andando pelo shopping quando vejo uma daquelas famosas lojinhas onde várias obras estão à venda por apenas dez reais. Entrei para dar uma olhada e encontrei esse daqui (assim como vários outros livros do Chuck que vivo achando nessas lojinhas. Foi nelas que consegui do autor, livros como Condenada, Maldita, Clímax, Clube da Luta 1 e 2). Eu nem ao menos sabia que Clube da Luta possuía uma sequência. Também não sabia que a sequência viria como uma HQ.

A história se passa em torno de 10 anos dos acontecimentos do primeiro livro. Aqui, logo no começo ficamos finalmente sabendo do nome do Narrador que não nos é revelado no primeiro livro. Ele se chama Sebastian, está casado com Marla e tem um filho de nove anos chamado Junior. Não só isso como também está viciado em remédios e depressivo. Vivendo um dia após o outro de forma automática e lenta. Marla continua a ir aos grupos de apoio e também anseia por algo emocionante em seu casamento morto com Sebastian, já que sua vida está bem diferente da maluquice que um dia foi.

Por conta dessa necessidade de emoção e excitação, Marla então começa a sabotar os remédios do marido que suprimiam a personalidade de Tyler. Ela quer a versão antiga de Sebastian de volta e por isso acaba não pensando nas consequências perigosas de seus atos.

Tyler, consequentemente acaba reaparecendo e percebemos que seus seguidores ainda continuam ali, esperando ávidamente por suas ordens e frases insanas. Ficamos sabendo mais para a frente que Tyler não é apenas criação da mente privada de sono de Sebastian e sim algo genético que vai passando através de gerações com as mesmas ideias doentias. Ele não está apenas em Sebastian mas passou por seu pai, seu avô e estará também em seu filho, Junior.

Um "acidente" faz com que Junior desapareça e para recuperar o filho de volta, Sebastian precisa entrar novamente para o Projeto Mayhem (ou Projeto Desordem e Destruição), aquele grupo criado por Tyler no primeiro livro. Tenho que dizer que de primeira a história não me agradou tanto. Achei tudo muito maluco e com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, principalmente os momentos onde Marla se junta a uma amiga do grupo de um grupo de apoio para ir atrás do filho. Um exército de crianças, quebra da quarta-parede por parte do autor que se colocou como um personagem que chega até a interagir com Marla, entre outras coisas mas depois percebi que é apenas Chuck Palahniuk sendo ele mesmo. E sim, em um determinado momento da história ele se coloca como personagem para criticar a si mesmo, o primeiro livro e as pessoas que colocam Tyler em um pedestal, tatuando suas frases sem perceber que o personagem não deveria ser endeusado.

Enfim, Clube da Luta 2 é uma boa pedida mas é preciso entender a ideia do autor aqui, ao trazer um Tyler mais louco do que antes porém que ao mesmo tempo, continua o mesmo: puro caos, junto do Projeto Mayhem e seus seguidores malucos, alguns deles bem conhecidos dos fãs do primeiro livro e do filme.

site: https://www.instagram.com/paragrafocult/

Vinícius.Dennys 27/11/2020

Uma loucura digna de chuck palahniuk, apesar deste não ter feito parte desta construção.

Gres 24/11/2020

Altos e baixos
Uma HQ riquíssima, Ilustrações impecáveis e não deixa de lado o texto ácido do Palahniuk, mas apesar de ter um início super interessante, senti que esse foco se perdeu, não consegui me conectar com a história como um todo, mas gostei de vários capítulos.

O momento "quebra da 4° parede" do autor ficou interessante, mas essa pretensão de supor como o leitor reagiria ao final talvez acabou influenciando a negativa...

Ainda assim, é um material sensacional pra quem gostou do livro e/ou filme.

Pricila.lima 12/10/2020

Comemorando vinte anos da publicação do Clube da Luta, Chuck Palahniuk e Cameron Stewart trazem de volta Tyler Durden no Clube da Luta 2 em HQ. "Alguns amigos imaginários nunca vão embora..." Vamos juntos quebrar a regra número um do Clube da Luta... Não falar sobre o próprio Clube? Tyler Durden está de volta. E dessa vez em quadrinhos. Clube da Luta 2 é uma continuação da história original em HQ, que resgata todo o cinismo, a violência e a anarquia que transformaram o livro e o filme em ícones da cultura pop mundial. Com desenhos de Cameron Stewart, a história se passa nove anos depois do final do primeiro livro. O casal de protagonistas, que leva uma existência aparentemente normal, mais uma vez terá de rever alguns amigos imaginários que nunca foram embora. Só que agora as consequências podem fugir ainda mais do controle. "Palahniuk chegou a uma continuação digna de sua história mais amada" – Nerdist "Esperto e lindo" – Comic Book Resources

Lucas 26/09/2020

O que eu acabei de ler?
Os desenhos são lindos e a premissa da história é interessante, mas desde e o início até o fim é uma viagem total. Eu não gostei muito de como a história foi andando, o primeiro livro também tinha seus momentos bizarros, todavia eles tinham um propósito, não eram simplesmente jogados... eu senti falta da coesão, acho que o autor usou muito do formato de quadrinhos pra justificar algumas coisas que não funcionariam como um livro ou filme, por exemplo.

favalkyrie 15/09/2020

Clube da Luta 2, escrito por Chuck Palahniuck
Resenha: Primeiramente, à quem eu devo agradecer por ter transformado a sequência de Clube da Luta em quadrinhos, muito obrigada. Sério, se fosse como romance de novo eu não teria lido. Em quadrinhos a história fluiu MUITO melhor! Mas ainda assim a escrita do autor continua rápida e precisa, é o que está ali e pronto; não precisa de mais informações. O que antes era uma dificuldade, agora com as artes estampadas ficou bem mais fácil. E que artes em, elas são perfeitas (sério, são muito bem feitas mesmo).

Agora vindo para a história, ela se passa 9 anos depois do romance e traz elementos totalmente novos: o narrador agora tem nome (Sebastian) e ele e Marla se casaram e tem um filho. Assumo que de início foi bem estranho vê-los assim, mas logo eles voltam às origens e desencadeiam uma série de merdas a nível global.

O autor é louco? Provavelmente. A HQ parece uma viagem do uso de drogas? Parece. Mas isso é proposital. Com zumbi, crianças doentes armadas até os dentes, Adão e Eva, e muito tiro, porrada e bomba, o Chuck Palahniuck brinca com a ideia da expectativa que tinham pra continuação e faz uma piada foda sobre isso. O tempo inteiro ele meio que tira sarro da sua cara sem você perceber. Inclusive, ele também aproveita algumas páginas pra ironizar também a galera que só viu o filme e não vai entender essa hq, que vai reclamar, falar que é uma merda e que não faz sentido. Mas adivinha... Você não é dono do seu personagem preferido. Nesse caso, Chuck é o dono e ele faz a porra que quiser com o seu personagem.

Ah mas você falou tão bem e deu nota 3,5 de 5... Então, eu não gosto de ser feita otária e não gosto desse tipo de leitura com coisas aleatórias e loucas. Eu cai exatamente da forma que ele queria, tive a quebra de expectativa e esperava algo mais sério. Apesar de ter entendido o plot e sim realmente ter adorado a ideia, não curti muito as bases no sense que ele usou pra isso e tá tudo bem.

Leiam essa hq e não quebrem a primeira regra do clube da luta!

? Nota: (3,5/5)

carolofir 13/09/2020

Clube da luta 2
Essa leitura é uma viagem bem grande em algumas partes, mas vou tentar colocar aqui a minha opinião.
Achei realmente interessante e viável a ideia inicial; a forma como o autor fez Tyler retornar e a sua primeira ação já dentro da história, muito boa mesmo.
Como eu nem tinha expectativas com essa leitura, me surpreendi positivamente no início.
No entanto, a história, que tinha tudo, pra ser muito boa, deixa muito a desejar no seu desenrolar e no final também, mesmo levando em conta as sátiras do autor. Mas é ok, gostei de ter lido, principalmente, por estar no formato de HQ.

Mari 13/09/2020

A primeira regra é Ninguém fala do Clube da Luta
O filme o Clube da Luta com Edward Norton e Brad Pitt ganhou ares de Cult nãos último anos, um marco para um geração.
Agora o que teria ocorrido depois de 10 anos como o personagem principal e Marla estariam, eles seriam capazes de uma vida estável e normal? Essa é a história de O Clube da Luta, escrita na forma de HQ, o livro possui um estilo parecido com Deadpool, temos o autor como personagem e menções ao filme. Porém, na minha opinião não tem o mesmo impacto do primeiro livro

Maiara Cristina 09/09/2020

Decepcionante
Esperava muito mais dessa continuação, extremamente decepcionante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6