Clube da Luta 2 (HQ)

Clube da Luta 2 (HQ) Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta 2

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Danilo 16/03/2019

Prepotência egocêntrica elevada à máxima potência.
Nem vou chamar isso de crítica ou resenha, é só um desabafo.

"Patético" é o adjetivo que melhor define essa "obra" na minha opinião. Os erros e problemas são tantos que é difícil saber por onde começar a listá-los.

A primeira torcida de nariz veio logo que abri a HQ.. Sebastian. Sério mesmo Chuck?! Um dos maiores charmes do livro/filme era o narrador não ter um nome.

Mas o pior é o pedantismo e a prepotência do Chuck nessa HQ, é patético, nem tanto pela ousadia de alguns elementos de roteiro, mas pela execução pífia mesmo, a metalinguagem tenta se mostrar altamente intrincada e inteligente, quando na verdade é amadora e desinteressante.

Sério, e aqueles elementos avulsos na página TODA HORA tampando parte do texto?! Esse é um recurso das HQs que eu gosto, mas quando usado com algum propósito e sem exageros. Esse recurso só se mostre interessante em dois ou três momentos (um deles é quando o diamante reflete a palavra ocultada).

Enfim, é uma obra altamente prepotente, desinteressante, auto-cultuada, que usa clichés a exaustão (retratar Brasil com imagem do Cristo e Pão de Açúcar, hipnose com relógio de bolso, plot twists telegrafados, referências pseudo-cultas com analogia à mitoligia nórdica (ragnarok), cristianismo, tenta ser uma obra intelectualizadas para poucos entenderem, mas é autoexplicativa ao extremo (um exemplo é quando mostra a tatuagem dos números de uma passagem bíblica no pescoço de um personagem, na hora pesquisei a passagem, achei interessante e a sacada boa, mas umas páginas depois ele mesmo escreve toda a passagem, ou seja, os preguiçosos que não se engajam de verdade numa leitura conseguem captar as mesmas coisas dos que se dispõem a ir além).

Sinceramente, perdi completamente o tesão de ler qualquer outra coisa do Chuck depois de ler essa HQ caça-níquel barata que parece ter sido escrita em 10 minutos.
Minha avaliação de 2 estrelas é só pela arte do desenhista, essa sim é excelente e muito atraente, por que se dependesse só da história, eu teria largado nas primeiras páginas.
Thu 27/03/2019minha estante
Salvo engano ele morre no primeiro livro, não?

Filipe 25/04/2019minha estante
Melhor desabafo, concordo 100%. Na verdade Chuck tem poucos trabalhos bons de verdade, a maioria é simplesmente enfadonho e presunçoso ao extremo.

laiscunhaf 11/04/2023

Não temos controle sobre nossos personagens
Foi difícil acompanhar, mas essa HQ é bem boa.

É uma continuação completamente maluca! E eu gostei, embolou a minha mente, causou estranheza e, além disso, pude reviver o universo sujo do meu filme favorito.

[2023]

cmvies 03/06/2023

Não entendi
Infelizmente não poderei fazer uma resenha visto que não entendi absolutamente nada que aconteceu. Sério.. o início e o meio até ok mas o final ???

Rafaelleitao 18/11/2023

Esse livro é... um dos livros já feitos com certeza
Amados por muitos e odiado completamente por mim, eu esperava uma continuação com a mesma qualidade do primeiro e eu simplesmente me decepcionei.

Gres 24/11/2020

Altos e baixos
Uma HQ riquíssima, Ilustrações impecáveis e não deixa de lado o texto ácido do Palahniuk, mas apesar de ter um início super interessante, senti que esse foco se perdeu, não consegui me conectar com a história como um todo, mas gostei de vários capítulos.

O momento "quebra da 4° parede" do autor ficou interessante, mas essa pretensão de supor como o leitor reagiria ao final talvez acabou influenciando a negativa...

Ainda assim, é um material sensacional pra quem gostou do livro e/ou filme.

Nina 05/02/2022

Tyler Durden vive!
E cá para nós, não teria graça um segundo livro se fosse diferente. Dito isso, já vou explicar que diferente do que costumo fazer, essa resenha terá apenas minhas impressões sobre o livro, sem o resumo da historia. Isso porque em questão de trama, a historia é bem curta e seria difícil fazer um resumo sem dar spoiler.

Antes de iniciar realmente, preciso voltar até o momento em que li Cube da Luta. Amei o livro! Achei a escrita de Chuck incrível e o universo criado me ganhou completamente, no ponto que quando soube da existência do filme eu corri para assistir e já nem lembro mais quantas vezes assisti até hoje. Cube da Luta é daqueles livros que recomendo para todos (e continua sendo assim, mesmo depois de ler o 2) e foi ao indicar ele para uma amiga que soube que o 2 já havia sido lançado. Óbvio que corri para comprar, porém somente agora consegui parar para ler.
Como citado antes, a historia é curta e não levei nem 1 hora para ler o livro que possui 278 páginas. Os desenhos são ótimos e ajudam bastante a compreensão de todo o caos e tensão que permeiam as cenas.

Clube da Luta 2 se passa 9 anos depois da historia do primeiro livro, Marla e Sebastian se casaram e tiveram um filho. O relacionamento é uma droga e Sebastian se tornou o pai ausente que nunca quis ser e é no auge de todo esse desespero emocional que Tyler surge novamente e vira a vida de Sebastian de cabeça para baixo.

Ao contrário do primeiro livro, o segundo é no formato de quadrinho e se isso foi ótimo para a visualização das cenas, foi ruim para o desenvolvimento da historia. Antes de me atirarem pedra entendam que eu gosto de quadrinhos e fiquei feliz quando soube que seria nesse formato, só que não funcionou. No primeiro livro Chuck nos presenteia com uma escrita fantástica, acelerada e conturbada, porém de modo que conseguimos entender o que está acontecendo, conseguimos sentir a tensão de cada momento, a revolta.. Já no segundo volume não há isso.
Entendo que o autor quis nos mostrar o quão grande eram os planos de Tyler e o quão megalomaníaco ele realmente era, contudo achei alguns acontecimentos forçados demais e sinceramente, fiquei muito decepcionada com a mudança de Tyler. Que o Senhor Durden era louco nós já sabíamos, mas havia um propósito, havia uma revolta compreensível por como a sociedade e suas exigências podem nos sufocar, sufocar nossos sonhos e nos tornar consumidores compulsivos... Era contagiante! No livro dois Tyler Durden é apenas um lunático querendo ser o Rei do Mundo.
Chuck em alguns pontos ainda usou da quebra da quarta barreira, quando autor e personagem conversam ( como acorre em alguns filmes em que o personagem discorda, conversa e etc com o narrador. Ex: George o Rei da Floresta), o que pode ser muito divertido, mas que em Clube da Luta 2 ficou confuso em diversos momentos.
Não diria que não gostei do livro, mas preciso pontuar que o primeiro é muito melhor.

site: https://lafleurliz.blogspot.com/2019/01/clube-da-luta-2-chuck-palahniuk.html

Cleo60 01/02/2024

Decaiu um pouco do primeiro.
Mas a explicitação do tyler como um ideal ou uma espécie de "vírus mental" complementou a ideia do primeiro.
Uma continuação desnecessária,porém bem concluída.

Werner 18/06/2021

A mente do Chuck Pahlaniuk foi longe demais
Para quem é fã de Clube da Luta tem um misto de emoções de ler essa continuação. Primeira a surpresa de se deparar com uma Graphic Novel, o que pra mim é o ponto alto, todas as ilustrações são perfeitas e acredito que consegue tirar com maestria as ideias do autor. Por outro lado, o roteiro vai longe demais, sai totalmente da trama pé no chão que foi o primeiro livro e deixa a desejar.

carolofir 13/09/2020

Clube da luta 2
Essa leitura é uma viagem bem grande em algumas partes, mas vou tentar colocar aqui a minha opinião.
Achei realmente interessante e viável a ideia inicial; a forma como o autor fez Tyler retornar e a sua primeira ação já dentro da história, muito boa mesmo.
Como eu nem tinha expectativas com essa leitura, me surpreendi positivamente no início.
No entanto, a história, que tinha tudo, pra ser muito boa, deixa muito a desejar no seu desenrolar e no final também, mesmo levando em conta as sátiras do autor. Mas é ok, gostei de ter lido, principalmente, por estar no formato de HQ.

Pricila.lima 12/10/2020

Comemorando vinte anos da publicação do Clube da Luta, Chuck Palahniuk e Cameron Stewart trazem de volta Tyler Durden no Clube da Luta 2 em HQ. "Alguns amigos imaginários nunca vão embora..." Vamos juntos quebrar a regra número um do Clube da Luta... Não falar sobre o próprio Clube? Tyler Durden está de volta. E dessa vez em quadrinhos. Clube da Luta 2 é uma continuação da história original em HQ, que resgata todo o cinismo, a violência e a anarquia que transformaram o livro e o filme em ícones da cultura pop mundial. Com desenhos de Cameron Stewart, a história se passa nove anos depois do final do primeiro livro. O casal de protagonistas, que leva uma existência aparentemente normal, mais uma vez terá de rever alguns amigos imaginários que nunca foram embora. Só que agora as consequências podem fugir ainda mais do controle. "Palahniuk chegou a uma continuação digna de sua história mais amada" – Nerdist "Esperto e lindo" – Comic Book Resources

Hiago 26/02/2019

Clube da Luta 2 - out/2018
Simplesmente uma obra sem a menor necessidade de ter sido produzida.

Orquídea 25/08/2020

que
eu nao entendi nada

Marcia.Eduarda 27/08/2020

err...
entendi a brincadeira que o autor quis retratar e o desfecho, todos os pontos de reflexão mas era melhor ter parado em clube de luta 1... maior parte da hq é confusa, salvo que os desenhos são muito bem feitos, leitura rápida mas não curti, não é atoa a sátira que ele faz pro massacre dos fãs que ele poderia receber, não por serem obcecados e sim pq a hq não é boa mesmo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6