Na Sala de Roteiristas

Na Sala de Roteiristas Christina Kallas

Resenhas - Na sala de roteiristas

sofi 31/12/2023

A sala de roteiristas
Aprendi diversas coisas com esse livro, apesar de ser um pouco difícil de entender quando não se tem muito conhecimento

Ricardo de Andrade 22/03/2023

O roteirista na visão dos roteiristas
Foi uma leitura bem importante pra mim. Por mais que pelo viés norte-americano, o livro traz entrevistas com vários roteiristas de televisão, cada qual com suas visões específicas sobre a função de roteirista, mercado de trabalho, salas de roteiro e outros temas mais.

Esperava uma coisa mais teórica, porém isso não foi ruim, dado que o formato de entrevista costuma deixar o conteúdo bastante lúdico e descolado.

Recomendo para quem curte roteiro e tem vontade de conhecer mais sobre esse mundo.

jonatas 19/02/2023

O livro tem uma ótima premissa, mas a execução é um pouco ruim. Acredito que adotar um tom mais documental e encaixar as entrevistas no meio do trabalho, ampliando o que foi feito na última parte do livro (Reflexões), traria um resultado mais interessante.

Yanca 03/02/2022

Pra quem gosta da área é um livro muito interessante, principalmente no que diz respeito ao processo criativo das séries, porém algumas entrevistas são um pouco maçantes de ler

Anderson.Coelho 28/04/2021

Na sala de roteiristas
Livro bom!
Cheio de dicas e mostrando um pouco do que se passa nos bastidores dos roteiristas de tv americana. Mostra um pouco e superficialmente que roteiristas de TV são bem diferentes dos roteiristas de cinema etc.
Bacana !

gust@vo 10/10/2020

O Livro é toxico!!!
O Livro é toxico!!!

Em si o que realmente vale apena aqui são as entrevistas onde os roteiristas descrevem os bastidores das produções.
Porém o livro começa a soar de forma tóxica apartir do momento em que se percebe o veneno na boca da autora.

Com perguntas tendenciosas, é evidente uma exaustiva intenção de fomentar divisão.

Acontece que em momentos repetidos do livro, é afirmado que as mulheres deveriam ser Showrunners e não homens, já que mulheres são mais capazes, mais incríveis...
O que é um absurdo, já que tanto homens quanto as mulheres podem exercer esse papel e isso não tem nada a ver com sexo, mas com talento individual de cada pessoa.

Outro ponto, é que a autora parece sentir culpa de ter nascido branca.
Pois "Homens brancos" são mencionados o tempo todo...(de forma negativa, lógico).

A HBO é idolatrada nesse livro, a impressão que se tem é que são todos adeptos de uma seita! Você só ouve "HBO pra cá ", "HBO pra lá", "HBO é perfeita".

A emissora em questão é venerada por diversos motivos... Já os canais abertos são criticados como se fossem protetores da família. (O que sabemos que não é verdade..) e mesmo se fosse qual é o problema nisso?

Se você está chocado, então se prepare, ainda tem mais!!!

A autora em todo momento precisa declamar que a TV é um hiper sucesso e que (pasmem) tem muito mais qualidade que o CINEMA! (Sim, eu pensei estar alucinando também...)

Não, mas ainda não acabou!
Os diretores cinematográficos são DETONADOS durante as entrevistas... Você termina o livro com a impressão que os diretores são verdadeiros monstros (tipo Adolf Hitler) e mega bandidos roubadores de roteiros da indústria cinematográfica.

Embora na capa estejam menções de séries famosas... Se prepare pro golpe, pois nenhum Showrunner de alguma dessas produções aparece no livro. Os roteiristas entrevistados, são pessoas que em algum momento se envolveram com qualquer coisa em uma dessas séries...

Uma coisa que se percebe é que todos os (desconhecidos e sem prestígio) roteiristas que cederam tempo a autora é que eles estão em Nova York e ainda criticam o fato dos outros autores estarem em Los Angeles... (Declarações sem sentido, já que TODOS os estúdios são em Hollywood)

Quando as perguntas capciosas da autora são deixadas de lado, informações interessantes são dadas...

Em geral na metade da leitura você percebe que tem alguma coisa errada, pois é nítido que a escritora está querendo atacar alguém... principalmente a indústria voltada para o cinema.

Eu decidi pesquisar um pouco mais sobre a escritora e descobri que todos os seus filmes produzidos nos EUA foram um fracasso. E pasmem ela nem é americana!!!

No fim se entende que a autora quer excluir, mas quer ser incluída(num país que nem e dela), ela quer criticar, mas deseja ser premiada...

Depois que as entrevistas encerram. Ela replica comentários das entrevistas... inclusive a parte em que Mulheres são melhores... em tudo!

Fiquei muito decepcionado pois não esperava uma coisa dessa!!! A mulher é tão baixa que ela tenta arrancar declarações que alfinetam produtores renomados como por exemplo o criador de The West Wing entre outros.
O livro esbanja inveja e desperdício de material.

jovi 06/09/2020

Uma ótima análise sobre o mundo dos roteiristas e das séries de TV, entrevistas inspiradoras e entrevistados tão inspiradores tanto. Apesar da parte final ter me parecido um pouco redundante, o livro é um ótimo material de estudo e incentivo para aqueles que como eu, querem engressar no mundo dos roteiristas (ou pra ser mais específico, na sala! hehehe)

Larissa 04/08/2020

Repetitivo e com resumo no final
É um bom livro para quem deseja saber como funciona parte da criação de uma série do ponto de vista de roteiristas e showruners. No começo o conteúdo das entrevistas é muito interessante e esclarecedor, mas conforme a leitura avança as perguntas começam a ficar extremamente parecidas com respostas igualmente semelhantes, tornando a experiência de leitura monótona. Não bastasse isso, no final a autora decide fazer uma espécie de resumo sintetizando e citando as falas mais importantes de cada entrevista.

Vic 24/01/2019

Ótimo pra se ter uma ideia como as coisas funcionam "por trás das câmeras"
Esse é um ótimo livro principalmente pra aqueles aspirantes a roteiristas. O livro apresenta entrevistas com vários showrunners que estiveram presentes em séries de sucesso dos Estados Unidos e mostra a visão deles de como funciona (ou não) uma sala de roteiristas. É interessante ver como cada um tem uma opinião diferente em determinados assuntos. O livro te faz ter uma ideia como é o trabalho de um roteirista, fala da diferença de escrever pra um seriado e um filme, e diversos outros assuntos interessantes como mulheres no campo de trabalho e salário. A leitura é agradável e a forma de falar de cada um nos faz perceber suas personalidades. Como muitos falaram no livro, esse é um campo que está em constante mudança e transformação, ou seja, muita coisa que era comum no passado já não é comum hoje e vice-versa. Então, algumas coisas que foram ditas por eles nesse livro pode ser que não se apliquem mais hoje ou daqui a um tempo, mas não deixa de ser uma boa leitura pra quem deseja saber como é o trabalho da equipe de escritores das séries.

Samara Diniz 24/07/2016

Para quem almeja escrever ou quem é fã de séries de TV
Leitura agradável sobre os bastidores das principais séries televisivas da atualidade. Através de entrevistas com roteiristas renomados, a autora descreve o dia a dia da produção de uma série, e instiga os entrevistados à reflexão sobre o ramo. Questões como o crédito dos textos e as salas dominadas por "homens brancos" são amplamente discutidas.