As mil noites

As mil noites E.K. Johnston

Resenhas - As mil noites

Vitória Oliveira 12/01/2024

O livro é muito interessante e nos faz conhecer uma cultura diferente, gosto de como a autora detalhou bem essa parte. No entanto, fiquei um pouco intrigada com o fato de somente o rei e o cético terem nomes, pelo menos a personagem principal deveria ser nomeada, pelo fato de ser a principal!! O bom é que, apesar de não terem nomes, não fica confusa a compreensão, mas achei um pouco cansativo ficar lendo coisas como "o pai do pai do meu pai" rsrs
Enfim, gostei da leitura e recomendo bastante para quem quer sair da ressaca literária

Mariana 20/12/2023

Quack
A premissa é interessante, a execução nem tanto. Narrativa fraca, não tem um bom desenvolvimento. Esperava mais.

Lara 11/12/2023

Histórias
Um livro que traz a importância do conhecimento sobre a história e cultura da nossa raiz, onde o estudo e a imaginação pode ser usada como arma de sobrevivência.

laura201 24/09/2023

Eu ganhei esse livro de aniversário uns anos atrás, enrolei para ler e quando finalmente li não me arrependi. É um livro sobre amor mas não um amor romântico, um amor entre duas irmãs, sobre a força da família e da fé (mas não a fé cristã).
Alguns podem ter dito que acharam a escrita arrastada mas eu particulamente não achei, acho que combina com o jeito que a personagem principal pensa, de um jeito místico e até meio bíblico. Gosto do carinho e afeto que a personagem principal usa para falar da famíilia e como foi justamente o amor que ela sente por eles que fez não só com que ela sobrevivesse ao passar das noites mas salvasse todo um reinado da tirania e salvasse principalmente sua irmã.
Também me cativou muito como ele mostra que tarefas consideradas "de mulher" também são essenciais para o funcionamento de tudo a ponto do próprio vilão perceber o quanto as habilidades e a fé das mulheres são tão fortes - ou até mesmo mais - quanto as dos homens.
Com certeza não deve chegar perto do clássico As mil e uma noites (nunca o li), mas como um livro individual não chega a ser ruim.

SassA 11/08/2023

A garota que sobreviveu criando histórias
Eu gostei muito desse livro, mas porque eu li com o intuito certo, sem esperar nada de mais. Ele é um livro leve, sem besteiras nem exageros. Uma pitada de fantasia, sem foco no romance, mais voltado para construção de mitos e culturas. A protagonista teve uma jornada de provas e coragem,o rei dominado por um demônio, foi salvo por uma moça criada na força do deserto. Pra quem ama cultura árabe e histórias narradas vai amar a leitura!

Nika 08/07/2023

Bom e interessante
Essa historia me superou minhas expectativas, espera uma coisa, mas esse livro, foi diferente do que eu havia imaginado, gostei bastante, apresentou um olhar diferente, da tão famosa historia, que existe a tanto tempo, que nem se pode dizer quem seria o autor ou autora dela.

Larissa 24/02/2023

Tem bastante narrativa mas em nenhum momento me cansou, é o tipo de livro que eu leria de novo só para passar o tempo

Selkie 22/02/2023

A história presente no livro é bem diferente da que eu esperava ler mas nem por isso foi ruim, muito pelo contrário.

As Mil Noites é uma releitura do conto original, a autora usou o conto como base e ambientação para seu livro. Por isso, não leia achando que irá encontrar os contos da estória original ou romance entre os personagens.
A escrita é boa, direta e fluída tornando o livro fácil de ler.

Eu não me apeguei muito aos personagens mas gostei da fantasia e magia presentes no livro.

Luiza 19/02/2023

?There is life and there is living?

O livro tinha muito potencial, a história é bem simples, mas demorei para me adaptar ao
formato, pois os personagens não têm nomes,
são referidos a "minha mãe e mãe de minha
irmã" "minha irmà, meu pai e meus irmãos". Senti que faltou explicar melhor muita coisa, principalmente relacionadas à fantasia da história.

Chegou em um ponto do livro que eu fiquei em
dúvida se estava gostando ou não. O que fez eu abandonar a leitura por quase um ano. Mas posso dizer que no final eu gostei. Não é uma leitura que você engole porque te prende, mas é uma leitura mais leve, que dá pra levar aos poucos.

Maria5182 14/02/2023

História linda
Quando comprei o livro eu não tinha muita expectativa, mas me surpreendi com a história.

Conta sobre um rei que foi dominado por um demônio e que busca moças para casar e mata-las como uma forma de ganhar poder com suas vidas. Quando ele está em busca da próxima esposa, a protagonista tem certeza que sua irmã será a escolhida, então ela decide ir no lugar dela para salvar sua vida. E como uma surpresa para todos e dela mesma, ela sobrevive noite após noite. O rei se afeiçoa por ela, mas não pelos motivos que esperamos.

Os personagens não tem nome e isso não atrapalha em nada a história. Na verdade é extremamente interessante porque mesmo sem essa informação, você se sente próximo aos personagens como se conhecesse eles muito bem, pois a narrativa é muito bem feita.

O livro pode ser meio arrastado em alguns momentos, mas insistindo na leitura você terá surpresas a cada página.

A autora foi tão delicada ao narrar a história que você consegue imaginar e visualizar cada detalhe, cena e as descrições do deserto, do qasr e etc foram muito perfeitas. Parece que você está dentro do livro.

Esse me deu aquela sensação boa de quando você para de ler, você quer voltar logo porque fica curioso e ansioso.

Muito bom!

-natalia 20/01/2023

Poderia ser melhor
O livro tinha muito potencial, mas, em grande parte, foi confuso demais. Senti que faltou explicar melhor muita coisa, principalmente relacionadas à fantasia da história, que eu até agora não sei se entendi muito bem. A personagem agia como se fossem coisas normais acontecendo. Também faltou descrever acontecimentos que depois eram citados como se tivessem acontecido, e que são importantes para a história.
O fato de a maior parte dos personagens não terem nomes foi outro ponto que tornou a leitura dificil, principalmente quando a personagem falava "mãe da mãe de minha mãe" e outros do gênero...

Nathalia.Canalli 31/12/2022

A história é bem simples, mas é gostosinha de ler. Demorei um pouco para me adaptar ao formato, pois os personagens não têm nomes, são referidos a "minha mãe e mãe de minha irmã", "minha irmã, meu pai e meus irmãos". Em toda a história, só dois personagens recebem nomes, mas a protagonista não.
Chegou em um ponto do livro que eu fiquei em dúvida se estava gostando ou não. O que fez eu demorar uns dias a mais para ler.
Mas posso dizer que gostei. Não é uma leitura que você engole porque te prende, mas é uma leitura mais leve, que dá pra ler aos poucos.
Acho que é um livro bom para quem está de ressaca literária.

Alessa 10/12/2022

Admito que no começo comprei o livro pela capa, já que me chamou bastante a atenção.
Mil e uma noites é uma relíquia pra mim no sentido emocional, e as adaptações são bem gostosas de ler. Esse em si, vai além! A relação das irmãs é mostrada de uma forma tão agradável, e o fim não tinha como ser melhor.

Gleici 27/11/2022

Ressaca curada com sucesso!
Comecei a leitura aos trancos e barrancos, mas quando percebi já não queria mais parar de ler, amo quando isso acontece e esse livro faz isso sem nem perceber.