Bukowski

Robert Crumb

Resenhas - BUKOWSKI

André L. Pavesi 20/03/2021

Velho Buk
Sem dúvida alguma, um livro doloroso, que mergulha fundo na história de um grande escritor. Conseguirmos entender um pouco melhor do sujeito sensível demais para essa vida, dos demônios internos que afloravam com o mesmo álcool que deveria cala-los.

Erick Simões 07/03/2023

A triste vida de Bukowski
Sinto muito pela vida que ele teve, considerando a maior parte do tempo, mas fico muito feliz que ele tenha pegado toda merda que aconteceu com ele e a transformou em prosa e poesia, sendo por fim reconhecido e tendo um final de vida confortável, com amor, carinho e loucura. Bukowski é super importante para mim, ler sobre ele é sempre um exercício de reconhecimento e aprendizado.

Júlia Cavagnolli 08/10/2018

Captando a essência tanto do escritor quanto do homem
"Bukowski afirmava que a maior parte do que escrevia era literalmente o que acontecera em sua vida. É essencialmente sobre isso que tratam seus livros - um retrato fiel de si mesmo e de suas experiências junto à plebe da sociedade americana. Chegou ao ponto de fazer um cálculo: noventa e três por cento de sua obra eram autobiográficos, e os sete por cento restantes também eram sobre sua vida, só que melhorada.”

Isso é fato: quem leu a maioria dos romances do Bukowski já conhece muito da vida dele. A infância turbulenta em "Ham on Rye", seus tempos frustrantes como carteiro em “Post Office”, seus relacionamentos conturbados em “Women”, o extenso período em que passou desempregado e sem qualquer perspectiva em “Factotum”, até a época em que escreveu o roteiro e acompanhou as gravações de Barfly em “Hollywood”. Está tudo lá. Até Nick Belane, personagem de seu último romance “Pulp”, tem muito dele, tem muito de Chinaski.

Não há dúvida de que, apesar de ter sido uma figura extremamente polêmica, Bukowski foi um gênio copiado e nunca igualado. A biografia, honesta e direta, cheia de fotos e poemas, realmente honrou sua memória e captou a essência tanto do escritor quanto do homem.

if you see me grinning from
my blue Volks
running a yellow light
driving straight into the sun
I will be locked in the
arms of a
crazy life

- One For The Shoeshine Man

David 18/06/2021

Um velho safado e fascinante
Apesar de ser asqueroso, é inegável o quanto Bukowski influencia todas as mídias até hoje. Foi ele quem escancarou a popularidade de histórias sexuais e pornográficas; foi um precursor com a sua literatura que desafia a hipocrisia da sociedade conservadora que clama clama por consumir sexo cada vez mais, embora até hoje esse assunto ainda seja considerado tabu.
Você pode não gostar de Bukowski, assim como eu, mas é um erro dizer que ele foi irrelevante. Sua obra ainda vai ecoar por muito tempo.

Rick Muniz 15/02/2023

A literatura é a Vida Melhorada
A vida de Charles Bukowski é uma daquelas tão incríveis que parecem inverossímeis, o garoto feio e desajeitado que apanhava do pai se tornar um alcoólatra ainda na juventude e se transformar em objeto de interesse de Hollywood e de astros famosos e ricos.
Bukowski viveu uma vida intensa, cheia de altos e baixos e contradições. Sofreu durante a infância e juventude com várias privações financeiras e afetivas, perambulou durante boa parte de sua vida em empregos mal remunerados e exaustivos. Mas viveu o bastante, para na idade adulta encontrar o dinheiro, mulheres e fama.
Mas o escritor nunca deixou o sucesso transformá-lo num objeto, ao contrário, soube criar em torno de si uma lenda: um artista sério, que nunca se vendeu à Hollywood e soube retratar com maestria a vida de gente comum...
Uma coisa que salta aos olhos em relação à obra Bukowskiana é sua prolixidade, pois em vida publicou vários livros de gêneros variados: poesia, romance, ensaio, roteiros para filmes...enfim, as palavras brotavam de sua máquina de escrever como uma forma de lidar com a dureza da vida, uma autoterapia que se materializava em forma de livros.
Nesse sentido a biografia de Bukowski realizada por Howard Sounes é um convite para conhecer a vida de um homem forte, que foge dos clichês e da imaginação negativa do senso comum. Prepare-se para altas risadas e uma pitada de melancolia...

Fernando Teixeira 06/01/2023

Tem muita barriga
Poderia ter menos páginas. Senti que muitas vezes o autor entra em pormenores pouco interessantes, deixando bem claro que o melhor do livro está contido nas primeiras páginas, tratando do relacionamento conturbado de Bukowski com seus familiares da infância até a vida adulta.