Próxima Parada

Próxima Parada Bruna Fontes...

Resenhas - Próxima Parada

livia 31/07/2021

Gostei
Adorei a ideia dos contos se passarem em um ônibus, mostrando que cada pessoa está passando por algo diferente que a gente nem imagina.

Lannah 27/04/2020

Um livro incrível que te prende do início ao fim! Não tem como não encontrar uma frase, um personagem ou até uma situação em cada um dos contos que faz com que você se identifique com cada pedacinho desse livro!

Lauraa Machado 15/02/2021

Não me cativou
Depois de alguns anos morando em São Paulo, uma das minhas coisas favoritas da cidade era que eu sempre encontrava crushes no ônibus e no metrô, e era por isso mesmo que eu estava animada para esse livro de contos!

Mas isso foi o que eu menos encontrei. Em quase todos os contos, os romances começavam fora e o ônibus era só o cenário para mais uma parte da história. Acho que essa foi a coisa que mais me decepcionou. Também não consegui achar nenhum conto muito instigante, fofo e apaixonante, nenhum que me desse vontade de descobrir o que ia acontecer ou que me ligasse aos personagens. Não cheguei nem a torcer por romance nenhum, porque os personagens não tinham muita química.

Não que tenha algo de muito errado com os contos, porque não tem. Quer dizer, acho que o último precisava ter passado por uma leitura sensível bem pesada e precisava, principalmente, corrigir os pronomes (que estavam uma bagunça) em relação ao protagonista, mas a ideia ainda era boa. Só não consegui me conectar com nenhum mesmo.

A não ser com o conto Sete Minutos, da Julia Braga. Esse sim, eu achei fofo e é por ele a nota! Acho que o propósito dele não era ter um romance mesmo, mas eu gostei dos personagens, gostei do dilema deles e de como a interação deles funcionou. Foi o único que me marcou.

Ainda recomendo a leitura, porque é algo muito subjetivo, sabe, toda essa questão de química e carisma. Além disso, o livro físico é lindo, as edições dessa editora são maravilhosas e as autoras também!
Marcele 28/02/2021minha estante
Oi, Laura, tudo bem? Mais uma vez, agradeço sua leitura e, como autora, acho que sua resenha pede por um posicionamento meu: você está certa. Infelizmente, eu deveria sim ter tido uma leitura sensível pesada pelo meu conto, o que ainda não era tão difundido na época em que ele foi feito. Por isso mesmo, como o contrato da antologia valia até este ano, ele já estava sendo revisitado nesse sentido, e a decisão foi por tirar do ar. Como escritores, nós sempre corremos o risco de errar, de não nos prepararmos o suficiente e até de as coisas envelhecerem muito mal, considerando que, a cada ano, mais fontes de estudo, vivências nós temos e, felizmente, também novas vozes ganham espaço e nos lembram do quanto ainda precisamos ouvir e aprender sobre o outro. Eu assumi o risco com o entendimento que tinha na época e realmente eu errei e falhei como autora. Você tem razão.

Thati 25/07/2016

INCRÍVEL!!!
OLÁÁÁÁÁ! Não sei para vocês, mas para mim, essa segunda-feira começa especialmente animada. O motivo? O lançamento da antologia "Próxima Parada", da qual faço parte. O livro foi idealizado e organizado por duas amigas queridas: Juliana S. Catalão e Marcele Cambeses. Ao lado de outras amigas igualmente queridas, elas deram início ao Duplo Sentido Editorial. Uma editora moderna voltada para o público jovem-adulto e a literatura nacional.

"Próxima Parada" é o primeiro livro da editora, que será lançado ainda hoje apenas em formato digital. A melhor parte? Os leitores poderão conferir o lançamento INTEIRAMENTE GRÁTIS!!! Que tal conhecer um pouquinho mais do projeto?! Está na hora de passar a catraca e embarcar nessa aventura com a gente.

O livro é composto por sete contos e todos eles acontecem no mesmo ônibus. No primeiro, "Idas e vindas", presenciamos uma vergonhosa declaração de amor em público que... Bem, como eu disse, é vergonhosa. Principalmente porque o pobre coitado do rapaz não recebe a resposta pela qual ansiava. Ainda assim, ele e sua melhor amiga conversam e começam a entender o que é preciso para percorrerem juntos o caminho e chegarem ao ponto final.

"― Queria saber quando é que nós dois vamos finalmente nos encontrar na mesma sintonia ― ele disse um pouco pesaroso."

Bruna Fontes criou ótimos personagens e uma história muito fofa que milhares de adolescentes provavelmente já viveram (vivem ou ainda vão viver). Além das várias referências usadas, a autora também conseguiu reproduzir o clima que encontramos na maioria dos transportes públicos. Como todo bom conto, ao final dele há um gostinho de quero mais.

O segundo, intitulado "Sete Minutos", é de autoria da Júlia Braga e vai contar a história da Vanessa e do Dudu, dois jovens que sempre foram amigos. Os dois, que nunca haviam beijado na vida, estavam jogando "Sete minutos no paraíso" quando foram designados um para o outro. A falta de experiência (e o fato de manterem segredo a respeito) lhes rendeu uma experiência não tão agradável e um posterior constrangimento. Os dois começam a se evitar até que pegam o mesmo ônibus e... Decidem esclarecer tudo de uma vez!

"Em um momento raro de clareza em meio ao caos, Vanessa havia percebido que seu primeiro beijo precisava ser assim. Precisava ser daquele jeito, naquele lugar, com aquela pessoa. Com Dudu."

O terceiro conta se chama "Transbordante" e foi escrito... Bem, foi escrito por mim! Essa experiência de resenhar meu próprio conto é bem complicada, mas não custa tentar. Nessa história vocês conhecerão Marcos e Ronaldo, dois amigos de infância que acabaram se distanciando quando um deles se declarou para o outro. Anos depois, Marcos resolve dar início a um código secreto de comunicação entre os dois: dentro do ônibus e em total silêncio, eles trocam suas HQ's preferidas. Apesar da mágoa, Ronaldo sente que aquele breve momento é a melhor parte de todo o seu dia. Acontece que Marcos, tardiamente, percebe que não é o suficiente...

"Diante da crueldade daqueles garotos na biblioteca e dos horrores que vi você passar durante todos esses anos na escola, precisei sufocar tudo que eu era e mais amava. Precisei ignorar todos os meus sentimentos e angústias para me encaixar no que todos esperavam de mim. Então vesti uma máscara e criei um personagem convincente para suportar essa droga de ensino médio."

Foi incrível escrever essa história e poder compartilhá-la com vocês é um prazer danado. Quando recebi o convite para fazer parte do projeto não hesitei nem por um segundo. Espero que muitos leitores possam transbordar com Marcos e Ronaldo nessa pequena, porém infinita, viagem.

"Querer é poder" é o quarto conto da antologia e foi escrito pela Vanessa Marine. Hugo e Maristela fazem cursinho no mesmo lugar e apesar do nosso protagonista não ser exatamente tímido, é exatamente assim que ele se sente quando o assunto é Maristela. Ela o deixa inseguro e levemente apavorado. Eles não trocam muitas palavras, mas essa situação está prestes a mudar quando os dois fazem, juntos, o trajeto de volta para casa.

"Se no início das aulas eu me sentava na primeira fileira só para poder prestar mais atenção no professor, depois passei a ocupar aquele lugar só na esperança de que essa garota me notasse."

Posso estar enganada, mas me arrisco a dizer que todo jovem já teve sua própria Maristela. Os dois descobrem que possuem assuntos em comum e entram em sintonia, deixando-nos um final repleto de possibilidades. A história é leve e flui de maneira muito agradável.

Em seguida é a vez da Mel Geve nos encantar com "Espelho". Nessa história, nos deparamos com um protagonista que vive um dilema que muitos de nós já vivemos: ceder ou não o lugar para alguém que. aparentemente, precisa muito mais dele. Augusto resolve ceder, mas o lugar é injustamente ocupado por uma jovem alegre, descansada e que, obviamente, não merece aquele lugar mais que ele. Toda essa implicância diminui quando ele se dá conta de que a jovem, assim como ele, é fã de Harry Potter. E pronto, isso é o suficiente para que os dois comecem a conversar.

"― Eu tenho uma teoria, sabia? ― Augusto começou ― Acho que o Sirius não morre de verdade, ele só muda de plano."

O conto é leve, divertido e muito atual. Sem contar que é um prato cheio para os fãs do bruxo (e do Sirius!!!). Eu adorei os personagens, a forma como eles começam um diálogo, a implicância inicial do Augusto... Basicamente, adorei tudo!

O sexto e penúltimo conto, "Juntos", da Tamara Soares, nos apresenta a uma protagonista bastante real (e talvez até um pouquinho assustadora, rs).

"Eu sou aquele tipo de pessoa estranha que gosta de pegar ônibus no ponto final, porque então posso sentar e curtir a longa e cansativa viagem. E também finjo que durmo quando aparecem idosos. É bom estabelecer desde o começo que não sou uma boa pessoa. Isso não quer dizer, entretanto, que eu sou o tipo de pessoa que atrai o ex-namorado para um lugar deserto e o mata."

A jovem passou por diversos traumas recentes, como a perda de sua mãe e o término pouco amigável de seu relacionamento. Durante aquela viagem de ônibus, ela observa seu ex-namorado fazer com outra garota, tudo o que costumava fazer com ela. Eles não se falam até que nova namorada salta do ônibus, exaltada, exatamente como ela meses antes. Acontece que, talvez, essa não seja bem a real história. Talvez ela esteja tirando conclusões precipitadas. Só lendo para saber! A leitura do conto é deliciosa e flui de maneira muito agradável. Apesar das situações tristes que a protagonista viveu, ela é divertida e tem muito a aprender.

O último conto, mas não menos importante, se chama "Os cinco estágios" e foi escrito pela Marcele Cambeses, uma das organizadoras do projeto. Nessa nova história conhecemos a Manu através da Dani, uma jovem que, obviamente, não se sente confortável em seu próprio corpo. Apesar da certeza desse desconforto consigo própria, Dani vai levando a vida como pode, tentando corresponder às expectativas da família, do mercado de trabalho, da sociedade em geral. Quando ela finalmente toma coragem e se aproxima da Manu, parece não perceber o quão transparente é.

"Eu me senti tão vulnerável… Ao mesmo tempo protegida do mundo, mas indefesa de você. Segurei a sua palma com os temores da minha, e o calorzinho reconfortante que ela emitia me pareceu estranhamente familiar."

Manu se dá conta de quem Dani é muito antes dele próprio. E eu adorei a forma como as coisas, apesar de levarem tempo, acontecem entre uma e outra viagem de ônibus. Adorei como as mudanças foram lentas, mas significativas e pontuais. E adoro a leveza do amor dos protagonistas. Outro ponto muito positivo da trama, é a forma como a Marcele consegue interligar todas as histórias e finalizar a antologia de modo todo especial.

~*~

A antologia, como um todo, ficou absolutamente incrível e todo leitor de YA vai adorar! Além da pluralidade, há também um clima jovial que é contagiante. As histórias acontecem todas num mesmo lugar, provando que o cenário cotidiano tem coisas incríveis para nos proporcionar. E aí, vai embarcar nesse ônibus ou vai deixar passar?!

site: http://www.nemteconto.org/#!LANÇAMENTO-RESENHA-PRÓXIMA-PARADA/cmbz/57962ed00cf2879d00ba7f16

hagabrielah 13/12/2021

Esperava mais
Eu esperava um pouco mais desses contos. Achei a maioria deles muito chata e pedante. Poderia ter sido melhor.

Marcele 02/01/2017minha estante
Respondi na época por outra rede social, mas essa resenha ainda está tão guardadinha no meu coração que tive que vir extravasar o amor de novo haha muitooooo obrigada s2s2s2

@leiturasdemari 27/08/2016

Surpreendeu
Não sei bem qual a minha expectativa ao iniciar o livro mas foi totalmente diferente, e isso é mais que bom! É MARAVILHOSO! Obrigada as meninas por isso, por essa leitura, é inspirador e cativante. Obrigada mesmo??
Marcele 02/01/2017minha estante
Acho que falo em nome de todas quando digo que nós é que agradecemos por você ter dado uma chance ao nosso trabalho e ainda tenha vindo aqui com tanto carinho nos incentivar. Muito obrigada s2

Iris Figueiredo 18/10/2016

O amor está na próxima parada
Crush de ônibus: quem nunca? Neste e-book disponibilizado gratuitamente pela Duplo Sentido Editorial, temos vários romances que acontecem dentro de um ônibus, todos no mesmo dia. Organizada por Juliana S. Catalão e Marcele Cambeses, a antologia reúne contos de Bruna Fontes, Júlia Braga, Thati Machado, Vanessa Marine, Mel Geve, Tamara Soares e Marcele Cambeses.

Das escritoras participantes, só tive contato prévio com a escrita da Bruna, da Thati e da Vanessa. As outras histórias foram uma excelente forma de conhecer a escrita das outras autoras.

Cada conto tem seu mérito especial. Como todos os contos são bem curtinhos, não vou me alongar falando sobre cada um deles, pois posso acabar revelando um pouco mais do que gostaria sobre as histórias. Há romance para todo tipo de pessoa: amores platônicos, dor de cotovelo, amores entre casal do mesmo sexo, entre pessoas que parecem viver em universos opostos… na linha dirigida pelo motorista bigodudo, todo mundo pode viver a história de amor que bem entender.

Gostei muito de todos os contos, mas gostaria de destacar, em especial, o da Marcele Cambeses. Ela conseguiu contar uma história complexa em poucas páginas, com um toque lírico e muito bem amarrada. É o conto dela que arremata todos os outros em um mesmo universo, mostrando a ligação entre eles.

Para rir, chorar um pouquinho, se emocionar e se identificar. “Próxima parada” brinca com nosso cotidiano através de histórias ambientadas em um cenário que faz parte do dia a dia de todo mundo. Afinal de contas, quem nunca teve seu amor platônico expresso, que floresceu entre uma parada de ônibus e outra?

site: http://irisfigueiredo.com.br
ainda morro de amores por essa resenha. Vale imprimir e colar na testa? s2s2

mouemily 13/12/2016

Próxima Parada é uma coletânea fofíssima com contos que retratam diversos tipos de relacionamentos. Os meus favoritos foram os dois primeiros, Idas e vindas e Sete minutos, sobre os adolescentes amigos de longa data que finalmente se beijam e não sabem o que fazer depois disso, o Espelho, sobre os dois desconhecidos conversando sobre Harry Potter no meio do ônibus cheio e, claro, Os Cinco Estágios, a história sobre Benjamin - todos muito bem escritos e trazendo um calorzinho gostoso no peito. Os outros também tem potencial, mas ainda tem um tanto a melhorar quesito escrita. De qualquer forma, é impossível não torcer por todos os personagens e ficar com vontade de quero mais :')
Marcele 02/01/2017minha estante
calorzinho no peito é a gente que sente ao receber uma opinião super amorzinha como essa s2 Muito obrigada, de coração, por ter topado embarcar na viagem do Benji e conhecer a história dele.

Marcele 02/01/2017minha estante
Oii, flor. Muito obrigada mesmo pela sua resenha. Os Cinco Estágios é uma história pela qual nutro muito carinho, pois me deu a oportunidade de me sentir na pele de alguém muito diferente de mim que raramente tem voz na vida ou na literatura. Fico realizada quando esse conto consegue cativar alguém da maneira como aconteceu contigo; faz tudo valer a pena e me dá muita esperança de que cada vez mais pessoas entendam e sintam empatia pelas outras. Obrigada mesmo por tirar um minutinho do seu tempo e escrever esse feedback que fez meu dia s2s2s2s2s2s2

Lorrane Fortunato 12/02/2017

Não Resenha: Próxima Parada / Dreams & Books
Foi com muita gratidão que baixei o livro disponibilizado gratuitamente pela Duplo Sentido Editorial!

O livro de contos de autoras nacionais é encantador, apenas. Com contos pra todos os gostos e um melhor do que o outro esse livro é ótimo pra passar o tempo ou curar uma ressaca literária!

Para saber mais sobre como adquirir o livro gratuitamente, acesse a página da editora.

site: www.dreamsandbooks.com

Ana 27/07/2017

Pare e leia!
São poucos os livros de contos na minha lista de lidos. Acho que sempre tive a impressão de que obras escritas por mais de um autor oscilava muito em questões de ritmo, o que dificulta a leitura. Mas, Próxima parada foi uma grande surpresa. Com sete contos surpreendentes, é uma leitura rápida, divertida, poética e que faz pensar.

Vivi anos na rotina do transporte público e os contos me lembraram aquela sensação meio paradoxal de "fico triste por demorar tanto tempo indo a algum lugar, mas estou feliz porque posso usar este tempo para por a leitura em dia". E quantas pessoas conheci nessa rotina! Amizades feitas e desfeitas (acho que uma parte de mim sente falta de morar longe do trabalho...).

Mas o maior louvor desta coletânea é a diversidade. De temáticas a estilos de escrita. É um livro que transita com suavidade pelo mais cômico ao mais lírico. Sem dúvidas o wattpad foi uma excelente escola formadora para estas escritoras que sabem conversar com o público, criando estórias fáceis de se identificar.

Recomendo a leitura e agora quero mais livros assim.

site: https://www.duplosentidoeditorial.com/proxima-parada

Carol.Czizek 24/08/2017

São contos, que acontecem dentro do mesmo ônibus, e todos personagens são adolescentes ou "recém adultos", e que por conta disso o livro é bem juvenil, mas eu com quase 30 amo livros assim, pq sempre acaba sendo uma leitura leve, fácil e gostosa.
Cada conto é escrito por uma autora, e todos são muito fofo, mas o último é amor.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 24/06/2019

Um livro de contos maravilhoso (em todos os sentidos possíveis)
Próxima Parada é um livro de contos incrível e só por alguns fatores externos isso já fica claro: é um livro totalmente escrito e organizado por mulheres, é nacional e tem uma capa mega fofa! E mais: os contos se passam dentro de um ônibus e trazem muito do cotidiano daqueles acostumados à usar um meio de transporte público. É um daqueles livros que qualquer pessoa com uma boa imaginação tem vontade de escrever, mas acabou nunca fazendo… Bem, ao menos não até que essas garotas se reunissem e dessem vida a personagens tão reais!

Neste livro temos 7 contos, unidos, como já mencionado, pela temática do ônibus. Além disso, outra semelhança entre eles, como veremos, é que contam com dois personagens centrais, geralmente um casal. Vamos entender melhor sobre cada um desses contos?

Primeira parada — Idas e vindas (Bruna Fontes)
Esse conto retrata uma paixão cheia de vai e volta, não vai e nem volta entre Marina e Henrique, dois jovens que se conhecem desde pequenos.
Uma das coisas que mais gostei nesse conto foi o panorama sobre o ônibus que a Marina, narradora da história, faz logo no início, nos apresentando os tipos que se encontram no mesmo meio de trasporte que ela quase todos os dias. Mas também não posso deixar de mencionar que adorei a forma como nossos sentimentos e ações são comparadas ao movimento do ônibus ou qualquer outro meio de transporte.

Próxima parada — sete minutos (Júlia Braga)
Já nesse segundo conto temos uma história um pouco diferente: Vanessa e Eduardo são dois amigos que, em meio a uma brincadeira, acabam tendo de se beijar e isso certamente afeta a relação deles.
O maior problema deles, no entanto, não foi simplesmente o beijo, mas o fato de ter sido o primeiro beijo de cada um deles. E mais: eles achavam (cada um consigo mesmo) que eram os únicos a nunca ter beijado. Sério, dá vontade de bater nesses dois, porque eles quase perdem uma amizade por causa de uma mera falta de comunicação!

Próxima parada — Transbordante (Thati Machado)
A história de Marcos e Naldo (Ronaldo) não é simples, pois eles são amigos de infância que acabam se afastando quando Naldo se descobre apaixonado por Marcos. Esse conto também é um belo retrato das dificuldade que um garoto (ou uma garota) passam ao se assumir LGBT.
É um conto extremamente bonito e que nos traz uma bela lição.

Próxima parada — Querer é poder (Vanessa S. Marine)
Neste quarto conto, narrado por Hugo, temos a história de um garoto super tímido e apaixonado por Maristela.
Mas, muito mais que se ser uma simples história de amor, temos aqui um texto sobre as escolhas que fazemos na vida, e eu adoro quando encontro algo com essa temática, pois nunca é fácil ter de decidir o caminho que queremos seguir.

Próxima parada — Espelho (Mel Geve)
Esse conto arrancou boas risadas de mim, simplesmente porque começa nos apresentando Augusto, um ser que fica julgando as pessoas à sua volta no ônibus como muitas vezes, querendo ou não, acabamos fazendo, principalmente quando estamos esgotados como ele.
A pessoa com quem Augusto “encrenca” em seus julgamentos é Giuliana. Mas quando eles começam a conversar, tudo muda…

Próxima parada — Juntos (Tamara Soares)
Essa é uma daquelas histórias que você lê correndo porque tem certeza que vai ter confusão e fica curioso para chegar logo nessa parte. Isso porque, logo de início, a narradora começa a contar que pegou o ônibus com o ex… Vocês já imaginam, né! E pior, ele está acompanhado de outra menina!
O conto também nos conta sobre o relacionamento deles e, caramba, que conto! Tem um ótimo plot e um final muito bonito.

Próxima parada — os cinco estágios (Marcele Cambeses)
O último conto do livro é o que considero o mais poético de todos e é um conto que também traz um casal LGBT, mas agora formado por Daniele e Manuela. E é um conto que, além de tudo, serve para, uma vez mais, amarrar as histórias anteriores.

Eu realmente gostei bastante desse livro (acho que deu para perceber…) e recomendo para todos aqueles que querem ler algo bem escrito, com leituras rápidas mas que, ao mesmo tempo, se unem e se completam.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/06/24/proxima-parada/