Meu nome é Amanda

Meu nome é Amanda Mandy Candy

Resenhas - Meu nome é Amanda

milena 16/08/2023

Acompanhado o canal da Mandy e muitos anos e sempre quis ter a oportunidade de ter o livro e ler esse e felizmente consegui realizar esse desejo agora. Muitas coisas do livro eu já sabia por acompanhar o canal, mas foi tão bom e importante ver essas história em forma de livro do jeitinho que a Mandy fala

Legos 07/05/2023

Perfeito pra introduzir o assunto da transexualidade
Acompanho a Amanda a um bom tempo. Mas só tive oportunidade de ler sobre a transição de gênero dela agora. Achei maravilhoso a abordagem sensível e muito didática sobre.

Diego980 02/04/2023

Com mais de 245 mil inscritos em seu canal no Youtube e vídeos que alcançam mais de um milhão de visualizações, a youtuber Mandy Candy conta sua história em livro. Nascida em Gravataí, no Rio Grande do Sul, Amanda nasceu num corpo do qual sempre se sentiu desconectada. Nesse livro ela conta sobre o longo período que passou entre saber quem era e ser quem ela é!

Tatiane.Moscardi 16/03/2023

O livro não me surpreendeu muito, pois eu acompanho a Mandy a muitos anos na internet, para quem não a conhece é uma boa para passar a conhecer. Mas gostei de ler.

Ana Lyra 12/10/2021

Metamorfose ambulante
Conheci Amanda ( Mandy Candy) no YouTube, não lembro o ano, mas ou menos na fase do lançamento deste livro (2016?). Achei tão carismática e leve o jeito com que fala sobre si, sobre ser mulher trans, morar na Coreia ( acho que foi por isso que a encontrei na época). Acabei ficando no canal por descobrir o quanto ela é uma pessoa diversa e interessante, tem muito pra ensinar mesmo sendo tão jovem.
Impressiona ser tão forte, ter passado por tanta coisa e ter esse brilho nos olhos e um belo sorriso no rosto pra contar sua história.
Aposto que a sua conquista deve inspirar muitas pessoas lgbtqia+ a se sentirem mais inclusas e representadas. Admiro sua pessoa. Gostei de ler seu livro, acompanho sua vida até hoje no YouTube, sempre se descobrindo e se reinventando.

bibliotecadajordana 30/04/2021

[RESENHA: Meu nome é Amanda]
“Mesmo com as dificuldades, nos dávamos muito bem. Todo mundo se amava! A falta de dinheiro nunca foi, nem pode ser, desculpa para falta de amor e união, porque para mim isso é família: pessoas que se amam, independente de ser homem, mulher e filhos.”

Autoria: Amanda Guimarães
Editora: Fábrica231
Páginas: 136p
Ano: 2016
Assunto: Biografia; Autobiografia; Memórias.

Ao ler o livro da Mandy eu senti como se tivesse vendo e ouvindo um vídeo dela do Youtube, por ter a mesma linguagem de como ela fala nos vídeos, eu me senti próxima como se estivesse em uma conversa em que ela ia contando suas histórias e memórias de vida.

Se eu já admirava essa mulher, agora nem consigo explicar, para mim a Mandy sempre foi uma fonte de inspiração gigante desde quando eu comecei a acompanhar o canal dela há anos atrás. No livro conhecemos um pouco mais sobre sua vida, desde a infância, adolescência e as diversas situações de transfobia que passou seja em ambiente de trabalho, na rua e em outros locais.

Foi dolorido ler o que ela passou, ler toda a luta interna que ela teve consigo mesma para se aceitar como uma mulher trans por não existir tanta informação como tem hoje em dia sobre o assunto. A leitura é leve, embora o tema seja profundo, é uma oportunidade de conhecer mais sobre como foi o seu processo de aceitação, foi minha primeira experiência lendo uma biografia e achei bem interessante.

Eu acompanho a Mandy há alguns anos, e eu li o livro bem rápido, eu gostei de como ela conseguiu trazer a sua experiência de vida, é intenso, emocionante mas também cheio de amor e esperança, super recomendo para todos que desejam conhecer mais sobre essa mulher maravilhosa.

Carol 13/04/2021

Ótimo para "abrir a sua mente".
Comecei a ler esse livro, com a intenção de entender um pouco mais sobre o que é "ser uma pessoa trans", já que eu sou uma mulher cis. E é exatamente isso que o livro passa! O livro não é tão grosso, você pode acabar de ler ele bem rápido. A escrita dele é bem leve e descontraída, você fica com a sensação de que está conversando mesmo com a Amanda, cara a cara.
Algumas partes são engraçadas, mas também são contadas situações bem tristes e desconfortáveis que ela passou. Se você é uma pessoa que sente muita empatia, se prepare para ficar triste ou estressada enquanto lê algumas páginas. Esse é um livro que me fez refletir muito sobre a vida e sobre como as pessoas se comportam.
Adorei ler esse livro, eu recomendo.

lleitoraescritora 22/12/2020

Ótimo para ler em uma tarde
Eu conheci a Mandy através de um vídeo no youtube e fiquei super curiosa sobre sua história e determinação que comecei a vê alguns outros vídeos então quando soube que tinha um livro dela sabia que precisava ler. O livro é bem curto,mas traz questionamentos que a Mandy teve ao longo da vida que nos faz perceber o quão difícil é para alguém trans se entender e depois viver ao longo da vida.A Mandy traz no livro a mesma forma de falar que ela traz nos vídeos e isso é algo que eu amei na história porque parece que eu tou sentada no sofá conversando com ela. Então, já viram que eu curti demais esse livro né?! Ele é curto e super rápido de ler e para mim seria bom que todas as pessoas do mundo lessem para que parassem de julgar os outros e entendessem o que o outro sofreu e sofre na vida.

Brina 12/11/2020

Primeiro livro de um Youtuber
A impressão que fica é que em seus vídeos ela consegue se expressar bem melhor do que na escrita. Todo hora tem uma referência de algum vídeo que ela ja fez sobre aquele assunto. Mas é bastante emocionante de uma linguagem simples que passa para o leitor com facilidade de entendimento as dificuldades que ela enfrentou. Primeiro livro de youtuber que li na vida e parece que vai ser o último.
Tokyo 12/11/2020minha estante
Tô rachando com a última frase kakakka

Andrea 12/11/2020minha estante
A constatação da última frase definitivamente foi o melhor. XD

Brina 12/11/2020minha estante
não desmerecendo a Amanda e suas conquistas pessoal e profissional. não é um nicho que me interesso. li o livro pq queria saber mais sobre o assunto de transexualidade, na visão de uma pessoa que passou por essa experiencia. mas os videos dela e o livro falam praticamente a mesma coisa.

Andrea 12/11/2020minha estante
Aaah é a Mandy Candy!! Não reconheci pela foto da capa. (E não liguei ao nome também. ?) Já vi uns vídeos dela (inclusive foi por um deles que assisti o filme A Pele Que Habito), mas não acompanho.
O problema de livros do estilo é a falta de profundidade. Na verdade, estou dando pitaco aleatório porque acho que nunca li livro de youtuber, mas sempre vejo críticas do tipo.

Juponesa 24/10/2020

O problema desse livro, pra mim, foi ter criado expectativas. Gosto da Amanda youtuber pela história dela e pela mensagem que ela passa, a visão de mundo que ela tem e o quanto ela abriu minha mente pra algumas coisas que nunca nem havia pensado a respeito. Já a Amanda escritora não acrescenta nada pra quem já a conhece, se aprofunda menos no livro do que em seus vídeos mas escreve de uma forma bastante simples e mastigada, basta engolir.
Mas, pra quem quer algo fácil, curto e fluido de ler talvez valha a pena.

Gui 15/09/2020

Narrativa atraente
Muito boa a narrativa da autora sobre sua trajetória ao longo da transição. Livro muito bom para entender o que pessoas trans vivem ao longo de suas vidas.

Kássio 12/05/2020

Representatividade T no Youtube e nos livros <3
Um livro curtinho, com escrita bem informal e direta. É bem gostoso de ler, parece que a gente tá assistindo a um vídeo dela mesmo hahaha Ela contando de sua vida com seu jeitinho e bom humor

Uma coisa que acho massa é ela falar e reconhecer seu privilégio por ser uma pessoa trans que teve apoio da família, conseguiu trabalho, etc, lembrando que infelizmente a maioria das pessoas trans não têm isso.

A linguagem do livro é toda adequada pra faixa etária do público majoritário dela, o que achei ótimo porque ela aborta questões super complexas e pesadas como a disforia, a dificuldade de entendimento e aceitação de si mesma e outras questões em relação a seu corpo e sua sexualidade, além de diversas opressões que as pessoas trans sofrem, sempre falando de um jeito muito claro e acessível pra qualquer idade.

No fim, acho que a principal mensagem e o que tem de mais emocionante no livro é a importância do amor e do apoio da família, e como isso pode fazer uma diferença crucial na vida de qualquer pessoa LGBT+, principalmente das pessoas T. É muito lindo ver a relação dela com a mãe e os irmãos

Lu 09/07/2019

"Meu nome é Amanda" nos conta a história de Amanda Guimarães, uma mulher transexual que foi para a Tailândia fazer sua cirurgia de redesignação sexual aos 19 anos. Amanda também tem um canal do Youtube que trata de assuntos como maquiagem, feminismo e aceitação.

Acompanho o canal da Mandy Candy há alguns anos e queria muito ler seu livro. O que deixa essa resenha complicada é o fato de que eu deveria dar minha opinião sobre a história, mas como eu poderia opinar a vida de alguém? Como é possível que eu fique dando pitacos sobre as escolhas da vida de uma pessoa que eu nem conheço pessoalmente ou mesmo se conhecesse?

Só posso falar que escrita é tão pessoal e simples que parece que estamos sentados com a Mandy tomando um soju e jogando conversa fora. Não é uma leitura cansativa ou cheia de momentos desnecessários, na verdade, é bem gostoso acompanhar Mandy quebrando nossos preconceitos e falando de sua vida e transexualidade.

Infelizmente, hoje, Amanda já não publica um conteúdo que me atraia tanto em seu canal do Youtube, mas já tem mais de um milhão de inscritos e leva a sua voz, sua luta e sua garra para muitas pessoas. Confesso que gostava muito de ouvi-la e adoro os vídeos descontraídos que ela cria.

Mesmo que o conteúdo do canal dela não me atraia tanto como antes, é incrível ver como a Amanda tem representatividade no Youtube e consegue levar o assunto transexualidade a diversos públicos. Para quem não acompanha o canal da Mandy desde o começo, o livro traz muita informação sobre a vida dessa youtuber carismática e forte. É um livro curtinho que pode ser lido em apenas algumas horas.

site: https://www.lumartinho.com.br/2018/08/meu-nome-e-amanda-mandy-candy.html