A radiografia do golpe

A radiografia do golpe Jessé Souza

Resenhas - A radiografia do golpe

Almir 04/10/2016

Um verdadeiro mapa da mina
Tudo o que precisamos entender, não só na conjuntura mas na longa duração dos problemas que nos trazem a crises como a atual, Jessé Souza nos apresenta com seu brilhantismo e sua verve já conhecidos.
Não há muito o que comentar, os fatos são recentes, todos vivemos, é preciso ler para conhecer as interpretações do autor, as quais eu corroboro firmemente.

Aline 15/09/2016

Livro importante, mas escrito às pressas
É com certeza inquestionável a importância do levantamento e organização de informações e dados, realizados por Jessé Souza neste livro, acerca dos movimentos que tomaram o Brasil em 2013, ganharam força em 2016 e culminaram no golpe que tirou do poder a presidenta Dilma Rousseff. No entanto, o livro peca na qualidade de escrita. Há vários problemas de sintaxe e coesão, que atrapalham a leitura em diversos momentos, além de muitos trechos repetidos que cansam o leitor. Para um leitor mais exigente, fica claro que o livro foi escrito às pressas.
Entretanto, apesar dos problemas, vale a pena ser lido. Jessé Souza conseguiu montar o quebra-cabeça do golpe, unindo as peças que qualquer brasileiro mais crítico já conhecia, mas não tinha conseguido juntar. Ele explica de maneira didática o papel da elite, da mídia e do poder judiciário na criação da narrativa que manipulou boa parte da população e causou um dos episódios mais vergonhosos da história política do país.
karinna adad 18/09/2016minha estante
Oi, Aline, não sei se escrito às pressas ou se característica dele. Li o último livro dele antes desse, A tolice da inteligência brasileira e por vezes era bem repetitivo. Mas independente diz o, um livro primoroso!

Rigamont 29/08/2017

Um livro de esquerda
Tenho um posicionamento político centro-direita mas sou aberto a conhecer mais dos fatos para ter, ou melhorar, ou ainda mudar minha opinião, contudo, este livro posiciona-se claramente na esquerda e distorce os fatos, ou a sua interpretação para colocar-se como correto. Não digo que não foi golpe, pois creio que foi, mas o autor usa de argumentos para posicionar-se como se tudo o que levou ao golpe no cenário político (crimes, pedaladas, corrupção) fosse correto (não é porque todos fazem que é correto). Mas fica a importante reflexão de que não podemos parar para que o "golpe" continue até que todos os corruptos caiam.

Dayse Lima 29/04/2017

O golpe passado a limpo
Muito interessante a conexão de fatos políticos recentes com as questões profundas que atravessam a história do país: estratégia que permite a defesa de uma tese, segundo a qual estaríamos fadados a mais esse golpe contra a classe trabalhadora e desfavorecida do país, articulado pelas elites financeiras e promovido com o auxílio luxuoso da classe média endinheirada.

O livro alinha com eficácia as motivações e a sequência de fatos que explicam o golpe e sua reverberação pela mídia golpista, mas peca pela redundância da linha argumentativa, que acaba por se tornar repetitiva e enfadonha. Certamente a pressa em "não perder o momento" das questões suscitadas pelo impeachment foi a causa desse e de outros problemas (menores) no texto, o que, entretanto, não desmerece a obra.

David 14/09/2018

Eu não fui nas manifestações e por isso me sinto mais feliz.
Concordo plenamente com as palavras expostas por Jesse, ou seja, por interesses do mercado, como sempre, é que são guiadas as manobras em nosso país.
A História está ai para quem duvida, o mercado internacional (principalmente estadunidense) participou no golpe de 64.
Quando estava lendo o livro, dava risada sozinho em lembrar que alertava os colegas sobre os fatos e ouvia de muitos que estavam indo nas manifestações para fazer história, quanto inocência.
Ainda bem que não fui e posso contar para os meus netos (se um dia tiver) que não fiz parte desse engodo.

Matheus 07/02/2020

Falha na objetividade
Minhas expectativas em relação a este livro eram altas. Esperava que a radiografia contemplasse mais informações sobre os bastidores da queda de Dilma, que o processo tivesse mais espaço, assim como a sustentação da defesa e os malabarismos da acusação. 80% do livro trata dos aspectos históricos e sociológicos que moldaram as diversas elites brasileiras. É temerário que o autor isente o Partido dos Trabalhadores de todos os erros cometidos no âmbito moral e de estratégia contra as figuras execráveis que construíram o golpe. Não há menção sobre o declínio dos valores das nossas commodities e das altas taxas de juros praticadas por um governo que se declara no campo da esquerda. Falta embasamento jurídico acerca do não cometimento de crime de responsabilidade pela presidenta que, em termos legais, deve ser o eixo de sustentação da defesa anti impeachment. Mais um incômodo na leitura foi o texto repetitivo em certos momentos, a ideia de transferência do dinheiro de quem trabalha e produz para meia dúzia de barões é recorrente e desnecessária - todos nós já entendemos.

Gustavo Mahler 09/12/2020

Um guia de bolso sobre o golpe.
Se em seus outros livros o Jessé tenha explorado mais as origens da estratificação social do país aqui ele opta pelo uso direto e simples, daquilo que sempre esteve por trás não só dos caóticos acontecimentos de 2016, mas também das manobras que perpetraram um hábito golpista e anti democrático no país ? que já se estabeleceu desde a era Vargas.

É fácil observar que o Jessé tenta ser o mais simples possível, sem jargões e politiquês e tb sem muito termos técnicos. A ideia é que se tenha aqui um manual traduzido do que aconteceu em 2016 é que não poderá se repetir, ou estaremos fadados ao fracasso como instituição democrática.

Lukita 19/06/2021

O livro é de 2017 e foi uma das primeiras leituras do contexto político brasileiro que foram publicadas. Embora em muitos pontos a obra esteja desatualizada é uma excelente leitura pra entender o golpe de 2016 e a conjuntura política no Brasil desde as jornadas de junho.

Edilmar 05/07/2019

Um livro necessário
Jessé Souza, de maneira simples e direta, e longe do academicismo sistêmicos facilmente encontrado em textos com uma carga sociológica latente, explica o passo a passo do golpe jurídico-político-midiático que ocorreu no Brasil em 2016. O autor não faz uma defesa da então presidente Dilma (para deixar claro que o livro não é partidário, e nem comunga com a estérica dicotomia eles x nós), mas mostra por A mais B que a deposição da presidente foi fruto de uma articulação entre as forças que comandam a sociedade, a começar pela elite do dinheiro, que é quem controla todas as outras (ao fim e ao cabo). É um livro necessário para entender, por exemplo, que não é a situação econômica favorável que faz uma pessoa (ou um conjunto delas) migrar de classe. Jessé utiliza uma das mais famosas teses de Bourdieu, e explica que para ser classe dominante não basta apenas ter dinheiro, mas é preciso ter outros capitais, como cultural e social. Em suma, o livro mostra-se deveras necessário, e eu recomento a leitura na íntegra.

_chol 06/03/2021

Onde existe o perigo, nasce também a salvação
"Não se aprende esquecendo, mas sim lembrando": diria que está foi a mensagem mais marcante deixada pelo autor ao longo deste exame crítico realizada por Jessé Souza. Recomendo a leitura a todos que buscam uma análise assertiva a cerca do passado sociopolítico de nosso país e da influência desse sobre como o poder político e econômico se perpetuam atualmente no Brasil.

Wander.Bebiano 05/01/2022

Leitura de fundamental importância aos brasileiros, sob pena de se perpetuar a imbecilização a que fomos submetidos em passado recente. Contudo, o texto deixa uma lacuna que esperava ter sido preenchida: a peça jurídica forjada para justificar o impedimento.

Israel181 14/01/2024

Jessé Souza sempre demonstrando coragem e criatividade. Além de nada o encomodar, ele não foge do debate. O livro a Radiografia do Golpe é uma fotografia de um momento muito importante do nosso país. Sua leitura é como se estivesse em uma roda de conversa.