Alien

Resenhas - Alien

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Johnnie 08/08/2020

Uma delícia de livro
A historia se desenrola no mesmo clima dos filmes, tem horas que dá pra sentir a tensão, será que o bicho vai aparecer, foi uma leitura divertida, e muito prazerosa.

leituradaca 30/04/2024minha estante
O sentimento é recíproco.

Rafael.Araujo 18/03/2022

Alien em repetição
Opta por trazer Ripley de volta como ponto de chamariz ao espectador, porém não demonstra evoluir a personagem e vive de repetir cacoetes conhecidos dos filmes. Mas maneja bem a ação e desenvolve alguns personagens, acertando também nas descrições dos morticínios mais brutais.

Isa 16/11/2021

Alien
Primeiro livro da trilogia. Leitura muito fluida, intensa e dinâmica. Conta sobre a tripulação da nave Marion que descobre um ser "Alien" em um planeta em outro sistema solar. Para de desenvolver, o hospedeiro entra no corpo humano e o consome de dentro pra fora até nascer explodindo pelo tórax. É uma batalha eletrizante, não dá nem tempo de se apegar aos personagens, mas é uma boa história de ficção científica.

Nathan Oliveira 06/02/2020

"Quando era criança, eu sonhava com monstros. Não preciso mais sonhar."
Recentemente eu descobri que a Editora Leya havia publicado uma nova trilogia do universo Alien e que seria meio que uma expansão da estória já apresentada em O Oitavo Passageiro. E assim que eu vi as diversas críticas positivas a respeito desse primeiro volume, Surgido das Sombras, eu pensei ''nossa, tomara que tenha a mesma pegada de O Oitavo Passageiro''. Mas acontece que não é bem assim. Alien: Surgido das Sombras conta a estória da tripulação da Marion, uma nave de mineração que está em uma missão no planeta LV178, em busca de um metal raro. Mas então, após um acidente e a descoberta de Xenomorfos em uma nave que atracou na Marion, a tripulação precisa arranjar uma forma de reparar os danos enquanto tentam sobreviver á ameaça dos alienígenas.

''Nenhuma experiência, confiança, dureza ou teimosia podia evitar o destino."

Eu sinceramente acho que esse livro tinha tudo para ser incrível como O Oitavo Passageiro, mas acontece que Surgido das Sombras tem vários problemas. Primeiro, a narrativa é em certos momentos bem arrastada, tem muita descrição de cena, descrição de procedimentos da nave e etc e etc....resumindo, chato pra caramba. E sem falar que cenas em que ''uma certa personagem'' está sonhando que para mim acabou ficando uma coisa totalmente aleatória e sem importância nenhuma. Eu não senti que a narrativa fluiu bem para mim (tirando as cenas em que há confronto entre a tripulação e os Xenomorfos (que convenhamos que não chegam nem perto das de O Oitavo Passageiro). E não é culpa da escrita de Tim Lebbon em si, mas sim a decisão dele em focar em coisas desnecessárias ao meu ver, ao invés de manter o holofote na tripulação e sua batalha pela sobrevivência em meio aos Xenomorfos.

"Talvez as coisas malditas nunca morram."

Agora quanto as personagens, acho que nem preciso me aprofundar no assunto, já que obviamente, se tratando do universo Alien, é de lei que nenhum dos personagens secundários sobrevive no final (nossa..jura ?). Os únicos que tem certa importância no livro são o Chris Hooper (eu nem lembro o cargo dele na Marion) e a querida Ripley (É...mais ou menos) Mas colocando de lado o restante da tripulação, que só serviu pra morrer e mais nada, o Hooper e a Ripley são os dois personagens cujas perspectivas nós acompanhamos ao longo de toda a estória. E eu não consigo falar desses personagens a não ser para esculhambar então lá vai. O que primeiramente me incomodou foi o fato de o autor colocar a Ripley no meio da estória, a bichinha já não sofreu demais em O Oitavo Passageiro, qual a necessidade de enfiar ela nesse livro, sem mais nem menos. (Para atrair *cof *cof mais *cof *cof leitores) Outra coisa bem chata foi o que eu mencionei anteriormente a respeito dos pesadelos que a Ripley tem durante o livro todo, nossa que bagulho chato hein ?
O Hooper também não salva muito, é o típico cara com um ''passado que o assombra'' que na realidade é só o fato de ele ser um otário que largou a mulher e os filhos para focar só no trabalho no espaço. Outro ponto negativo foi esse romance meio insinuado entre o Hooper e a Ripley (e que na verdade não é nada por que é só idealizado na cabeça do Hooper, que se vê atraído pela força e determinação da Ripley e aquela lenga lenga toda.) Me pareceu que o autor não sabia o que fazer com os personagens e inventou essa paquera entre os dois que no final não teve relevância alguma. Acho que surpreendentemente, se eu tivesse que tirar leite de pedra e escolher um personagem que ao meu ver foi bem satisfatório, é o Ash (que na real não é um personagem em si, mas uma inteligência artificial). Mas eu achei até que interessante a forma como ele - sendo uma máquina e consequentemente sem sentimentos, dúvidas e quaisquer outros fatores que o identificaria como humano - em alguns momentos chega a se auto-questionar sobre várias coisas e essa ideia de que talvez o Ash não fosse inteiramente uma inteligência artificial ou talvez uma inteligência artificial com traços de humanidade em sua programação.

''A esperança diante do desespero era o que fazia com que todos seguissem em frente.''

Eu fui absolutamente decepcionado com Alien: Surgido das Sombras, acho que o que mais pecou nesse livro foi a intenção do autor de querer resgatar a mesma vibe de O Oitavo Passageiro, ao invés de tentar criar uma estória que caminhasse com os próprios pés. E sem mencionar também que muita coisa aqui poderia ter sido filtrada, deixando uma estória mais focada digamos assim nos elementos de terror e suspense. Uma pena, pois eu realmente queria ter gostado ao ponto de ler os outros dois, mas infelizmente não vai rolar. E acho que para mim, já deu de naves espacias e Xenomorfos.
Pam 27/09/2020minha estante
Concordo com cada palavra dessa resenha

Paceli 31/12/2022

Quando pequeno, sonhava com monstros
O título desta resenha deriva das palavras iniciais do engenheiro-chefe Chris Hooper da nave mineradora do espaço profundo Marion.

Ele realmente se depara com monstros nesta expansão do universo Alien, mas obtém uma ajuda extraordinária para o combate: a subtenente Ellen Ripley que acaba de acordar do sono de uma viagem após trinta e sete anos dos acontecimentos do Oitavo Passageiro.

A história parece clichê, mas isso se deve porque já existe muita informação disponível em nosso cotidiano referente ao universo Alien deste o lançamento do cultuado Oitavo Passageiro.

As batalhas travadas entre Ripley versus os alienígenas com carapaça negra tem um novo contorno quando sua nave atraca na nave de mineração e ela desperta de seu sono de estase, daí o enredo acaba se repetindo como vários outros, mas com novos personagens, com destaque para Hoop, o engenheiro sonhador de monstros que por forças maiores se eleva ao posto de "capitão" nesta aventura.

Recomendo a leitura, é bem fluida e dinâmica, o que trará momentos de diversão para os amantes do tema e da nossa ícone Ellen Ripley, que mais uma vez deve tentar nos livrar dos monstros com sangue ácido.

Natália 30/04/2021

Simplesmente fantástico!!!
Confesso que eu não esperava tanto desse livro, mas me surpreendi bastante. Pra quem é fã de alien, essa leitura é indispensável. Ação do começo ao fim. Leitura super fluída e de tirar o fôlego.

Rodrigo 30/04/2021

Leitura obrigatória
Veja bem, considero leitura obrigatória para quem, como eu se apaixonou pela franquia Alien. Na minha opinião Alien, o oitavo passageiro é um dos melhores filmes de ficção científica de suspense já feito. Para aqueles que concordam esta trilogia (só resenharei este...) formada por Surgido nas Sombras, Mar de Angústia e Rio de Sofrimento é a oportunidade de imersão neste universo de novo. E vale a pena. Todo o suspense, angústia e sofrimento estão ali. Recomendo.

Sathy 26/03/2022

Bom desenvolvimento
O final foi muito angustiante, fiquei até 3h30 da madrugada lendo aflita os últimos capítulos!

Chris Hooper é meu personagem favorito nesse livro, realmente é cativante. Sua interação com Ripley é muito satisfatória, ele age muito bem, sua inteligência, sua sagacidade e empatia conquistam o leitor. Ripley e ele tem tanto em comum...

Leiam:
O Oitavo Passageiro > depois Surgido das Sombras > Rio de Sofrimento e por último > Mar de Angústia (sequência cronológica no Universo Alien).

Ariel130 23/08/2023

Alien: Surgido das Sombras me surpreendeu
O livro, pra quem já conhece o universo e estética de Alien, se torna bastante imersivo pois descreve muito bem a ambientação. Os eventos narrados são continuação do primeiro filme e é bem conectado à trama, fazendo bastante referências aos eventos do filme, o que é ótimo. É aquela clássica aventura de sobrevivência no espaço com um inimigo que você nunca sabe onde está e quando vai aparecer, que eu particularmente adoro.

Fabricio268 06/08/2020

Mais do mesmo.
Dias atrás assisti "Aliens, o resgate". Excelente filme da franquia lançado em 1986. Procurando algo para ler, deparei-me com esse ebook. E Movido ainda pela terror claustrofóbico do filme, resolvi lê-lo. O autor transporta perfeitamente para o papel toda aquela ambientação tensa e aterrorizante do filme. Boa leitura para complementar o universo Alien.

garrido79 06/09/2020

O espaço não é para qualquer um...
Para quem gosta de terror e/ou da franquia Alien o livro "Alien: Surgido das Sombras" é ótimo!
Para quem está com saudade de ver a ação assassina desses Aliens e de como a tenente Ripley se dá com eles, é uma ótima oportunidade!
Tim Lebbon segue a mesma pegada dos primeiros filmes e faz uma ótima narrativa com uma equipe de mineradores no planeta LV178, e trás também algumas novidades sobre esses bichos intergalácticos...
Adorei este livro e o recomendo! Quero ler o próximo (mesmo a história desse primeiro volume não necessitando de continuação).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6