A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

@livrosdalita 17/04/2024

Estrela é dócil e muito desconfiada.
A coragem que ela teve de enfrentar o passado e se afastar da irmã para realmente encontrar sua própria voz foi lindo de ler.
Lucinda é uma autora que cura qualquer ressaca literária.

16/04/2024

Porém, antes de conhecermos a história de Estrela, vamos nos ambientar sobre do que se trata a série de As Sete Irmãs.
Pa Salt é o pai misterioso e bilionário das seis irmãs que protagonizam a série. De tempos em tempos, em suas viagens pelo mundo, o velho trazia uma nova irmã e as batizava com o nome de uma das estrelas da constelação de Plêiades. Sua morte foi repentina, porém antes de morrer, Pa deixou a cada uma de suas filhas adotivas pistas sobre suas adoções, se assim fosse o desejo delas de conhecer suas origens.
Estrela é a irmã silenciosa, que pouco fala e pouco se posiciona, ela vive na sombra da irmã mais nova Ceci, daí o nome do seu livro que se revela com um maior significado ao final do livro. A Irmã da Sombra inicia com Estrela e Ceci se adaptando a uma nova vida. Estrela não quer deixar de lado a vida tranquila que conhece para ir atrás do mistério que envolve seu nascimento, ir atrás disso a tiraria de vez da sua zona de conforto. Porém, a rotina em Londres a deixa inquieta e enfim ela dá lugar a curiosidade. Em sua busca ela acaba no lugar que se tornaria a porta de entrada para uma série de descobertas, este lugar é a livraria de raridades de Orlando, um jovem de família excêntrica e apaixonado por literatura.
Eu me demorei ali fora, pois sabia que entrar me faria embarcar em uma jornada que eu não sabia se queria fazer.

Entre as pistas que Pa Salt deixou para Estrela se encontra o nome de Flora MacNichol, uma jovem que viveu 100 anos antes e que Mouse, irmão de Orlando, conhece tão bem. É através dos diários de Flora que Estrela se conecta com esta personagem do passado e percebe o quanto ela mesma tem tanto de Flora, duas jovens separadas pelo tempo, mas conectadas e libertas por uma história de superação e amor.

Nesta narrativa descobriremos fragmentos da vida de Estrela e eu preciso confessar que meu primeiro contato com a série foi surpreendente, foi algo totalmente inesperado adentrar neste mundo criado pela autora. Algo que percebi no livro da Lucinda é a construção dos personagens. Sem grandes dramas apenas levando uma vida singela e sem grandes emoções, personagens totalmente reais e palpáveis aos meus olhos. Mesmo assim, é impossível não terminar a leitura e não querer saber mais sobre os outros personagens, as outras irmãs que acabam aparecendo por alguma eventualidade neste livro e é por isso que pretendo dar continuidade a série.

Lucinda amplia seu universo com a inserção de elementos reais em sua história, o que torna tudo mais mágico e encantador, prende o leitor do início ao fim. Na história de Estrela conheceremos parte da história da Inglaterra, sobre o reinado de Jorge VI, pai da rainha da Inglaterra e também tomaremos conhecimento sobre o posicionamento de mulheres icônicas e o comportamento da sociedade do século XIX. Todas estas referências podem ser encontradas no final do livro onde a autora lista a biografia que constrói o fundo histórico da sua obra. Para quem gosta de um bom romance com bastante contexto histórico, esta é a história indicada.

Como mensagem final do livro, A Irmã da Sombra mostra que para encontrar a si mesmo, basta apenas existir, tocar e mudar a vida das pessoas em nossa volta com gentileza, força e até com uma pitada de uma coragem disfarçada. Pequenos detalhes capazes de grandes mudanças.

Mila.Aranha 03/04/2024

Delicado!
Com uma pitada de Bridgerton, a história de Estrela nos leva até a realeza Britânica e depois nos traz de volta aos meros mortais. Delicado e singelo como a personagem principal.

Helen.Manieski 08/03/2024

Um dos meus favoritos!
De início achei que não iria gostar da história, mas acabei me apaixonando! li loucamente!
amo historias sobre mulheres fortes e principalmente quando envolve a natureza...
recomendo demais ;)

Isabela 05/03/2024

Irmã que repreende seus sentimentos, vive atrás da sua irmã predileta. Decidi tentar se reencontrar e crescer na sua própria decisão e caminho. Talvez uma das que mais me identifiquei até agora

bernadete.dalla 02/03/2024

Após a morte de Pa Salt, Estrela, a terceira filha, vai em busca de suas raizes, mas também tem que lidar com o afastamento que isso acarretará na sua irmã Ceci.

Nathy.Braganca 22/01/2024

Estrela
Achei que por ser uma irmã grudada na outra, a história seria mais parada, mas não. Foi maravilhosa

Tivemos a oportunidade de passar pela história da Inglaterra, com diversos personagens reais

Fiquei encantada pelo Rory. E até pelos irmãos Mouse e Orlando

Cynthia Coutinho 21/01/2024

Muito bom!
Sinopse: ?Estrela D'Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.?

Maria13268 07/01/2024

Comecei a ler a série As sete irmãs e confesso que não consigo parar!Este foi sem dúvida o meu preferido ??Já sofrendo por antecipação,quando ler o último!

esmp 31/12/2023

Não consegui largar...
Achei a história fantástica, não consegui desgrudar do livro por querer saber mais e mais sobre o desenrolar de cada detalhe, embora alguma coisas tenham sido fáceis de deduzir.

A irmã mais enigmática surpreende e ainda deixa com mais perguntas ao final. Gostaria que tivesse mais páginas para contar todos os detalhes dessa história que só Pa Salt (e a escritora) vão saber.

Foi o melhor livro que li em 2023, bem no último dia do ano!!!

Feliz Ano Novo!!!

Diovana 30/12/2023

Livros!
Nada como uma história que se passa, ao menos em parte, em uma livraria. Confesso que shipei Orlando e Estrela e não fui muito com a cara do Mouse no início. A história da origem de Estrela é beeem enrolada, assim como as outras da série, cheio de detalhes, personagens, etc, mas é inegável que Lucinda é uma autora incrível e consegue nos levar para dentro do livro.

27/12/2023

Delicadamente forte
Nossa Estrela traz assim como ela uma história fortemente delicada, cheia de riqueza, marcante de forma linda.

DELIA 19/12/2023

Sombra
Essa é a história de quem vive à sombra e luta para se libertar de tal condição. Na verdade, que nem quer lutar, mas, quando o destino muda a direção, essa luta torna-se inevitável. Muito bom livro!

Maria6043 14/12/2023

Brilho interior ?
Vamos lá, Lucinda Riley para mim é uma inspiração, a forma como ela mistura fatos históricos reais com suas ideias criativas sempre me surpreende, ela é capaz de criar personagens que nos encantam e nos faz pensar se realmente existem. A jornada com a Flora e a Estrela me tocou a alma porque me vi muito nas duas e me encantei com seus pensamentos e suas escolhas, que nem sempre eram certas mas eram de boas intenções. Não é meu livro favorito, o segundo da saga ainda tem meu coração, mas esse tem meu carinho especial! Me encantei com os irmãos e com o pequeno Rory, todos os detalhes e ambientes me levaram a viajar, e é isso que a literatura faz! Indico a saga das Sete irmãs para quem, assim como eu, gosta de história com pitadas de mitologia e romance. Essa é a terceira irmã, em breve vejo você Ceci, e quero entender seu lado.
Até mais.????