E Se eu Fosse Puta

Resenhas - E Se Eu Fosse Puta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bárbara Paradiso 24/03/2021

Polêmico, interessante, necessário.
???Gosto desses livros que mexem com padrões, que tem como missão desconstruir. Porém, além disso, esse livro é cru e claro, a vida de uma travesti, na lata, linguajar próprio.

???Um relato em forma de diário, dos dias na rua, os clientes, as questões sociais, as questões pessoais.

???O quão plural é o ser humano, e o que mais me prendeu é como o preconceito aparece na forma de projeção aqui...aquilo que muitos homens padrão jamais admitiriam na luz do dia, entre os familiares. Ah! As travestis sabem bem todos esses seus segredos...

???Um livro que tira o pano que está sobre os padrões socias dominantes. O que é e o que não é?! Amara Moira te dará um exemplo!.

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 27/01/2022

E a literatura encurtando caminhos e permitindo nos aproximar do outro, entrar na vida do outro,  sentir as dores e alegrias do outro. Este livro é NECESSÁRIO,  impactante e desafiador.

Amara, travesti no início da transição, constrói diálogos precisos, relatando sua vivência nas ruas como prostituta, são relatos fortes e ricos em detalhes, alguns incomodam, outros nos fazem rolar de rir, outros dão vontade de chorar....

"Cansei de ter medo dos caminhos que ninguém escolhe. Fiz faculdade pra poder fazer sexo só de graça. Travesti puta escritora, doutoranda em teoria Literária. Puta, e se eu fosse, e se fosse eu, a puta, a travesti, a escritora. E com diploma de doutorado.  Lidem com mais essa."

Se puder, leia.

Luciano 28/02/2021

O livro aborda, entre outras coisas, transfobia, questões de gênero e o estigma da prostituição. Tudo isso do ponto de vista de uma mulher trans doutora em Literatura pela Unicamp que se torna uma profissional do sexo.

BooksBi 11/04/2020

E se eu fosse puta
A autora brasileira Amara Moura, conta seus relatos de quando se tornou Trans e Garota de Programa, mesmo tendo um doutorado em Literatura!
Nandhy - @minhavidanapagina 11/04/2020minha estante
Nossa! O que achou do livro?

BooksBi 11/04/2020minha estante
Gostei muito, não tem pudor nenhum na escrita. O que torna a leitura bem ligada a uma realidade que não estamos acostumados de um modo geral...

Juliana Gouveia 28/01/2022

Tem coragem?
Textos extraídos do blog da Amara Moira criado assim que começou a fazer programas. São descrições de casos com detalhes vividos na carne; quase cheira a suor e sexo. Despudorada, mas quem é que busca pudor ao buscar uma prostituta? E uma puta travesti?
Amara conta sobre todas as angústias, dores, medos, preconceitos, violências e também prazeres que a profissão traz.

João Gabriel 15/03/2022

E se eu fosse pura?
E se eu fosse puta é um livro pra contar as histórias de sobrevivência [*****] nas ruas, eu acho bastante interessante como a autora consegue unir duas faces tão diferentes para a nossa sociedade: profissional do sexo e doutora.

Eu gosto da forma com que a mudança da narrativa dela da carência do início para a percepção de violências ao final.

É um livro bastante interessante pra você conhecer uma realidade diferente

Vitória Marcone 06/04/2021

Leitura do desafio leia mulheres de março: livro com temática LGBTQI+

Uma leitura que me fez refletir muito sobre diversos preconceitos que tenho e isso já valeu muito a leitura! A gente acha que é livre do preconceito, mas sempre temos muito o que repensar e melhorar. É um exercício diário e precisamos estar sempre atentos.
A leitura me fez pensar muito também no poder da literatura e como o conhecimento pode ser transformador.
Amara Moira traz, em seu livro, um relato autobiográfico que trata de sua experiência como puta e escritora e de seu processo de transição. Em seu relato, traz um retrato de como trans, travestis, putas, são tratadas pela sociedade e tudo que precisam enfrentar, suportar e lutar em seus cotidianos.
Seus relatos, por vezes engraçados, por vezes dolorosos, da visibilidade a temáticas tão pouco debatidas. Amara faz críticas sociais muito importantes e nos faz enxergar e refletir sobre nossos próprios preconceitos.

@entre.as.paginas 09/07/2021

Foi uma honra ler sobre a vida de Amara que conheci como professora de literatura do meu curso de pré vestibular. Realmente nunca sabemos tudo o que uma pessoal viveu. Foi surpreendente.

kunstkato 06/09/2020

Não é fácil viver na rua
No primeiro momento você imagina a vida de uma pessoa na prostituição, e seus causos. Mas depois você tem que começar a ver as camadas que existe dentro deste livro. Você consegue ver a perspectiva de uma pessoa trans, e não necessariamente você precisa entender o porquê ela está lá.
Amara disponibiliza a sua visão de qual sujo é o homem, não o ser humano, mas o homem hétero que trai suas esposas, que humilha a travesti, que se impõe como um macho alfa, que promete carícias, carinhos, amor, casamento, entre outras coisas, mas que no fim da g***** ele simplesmente coloca sua roupa, para de amar e paga o que me deve.
Não é fácil viver na rua.

Rodrigo 25/04/2022

E Se Eu Fosse Pu(t)ra
Excelente texto narrativo, contando de forma direta e num vocábulo específico a realidade das travestis de classe pobre. Explicitando a transfobia e as dificuldades diárias vividas, através dos mais diversos casos com sua clientela. É muito interessante e triste, pois não podemos conceber tamanha exposição por miséria.

Wilderlane Oliveira 15/07/2021

Um excelente toque de realidade sobre as circunstâncias em que os travestis brasileiros passam em nossa sociedade. Os relatos demonstram como a hipocrisia e o machismo operam. A linguagem é bem peculiar e nos levam a um mundo paralelo de luta, resistência e sobrevivência.

Joshua Amaral 16/06/2023

Repetitivo
Relato real de uma travesti que, para sobreviver, cai no mundão para sobreviver. É triste ler alguns episódios e ver como a sociedade é hipócrita até os ossos. Mas são relatos repetitivos e cansativos.

Drighi 06/08/2021

Um olhar desconstruído
Enxergo essa livro como uma possibilidade de enxergar o outro, papel fundamental da Literatura. Uma temática carregada de humor, contos picantes, que desmitificam a prostituição, o ambiente do machismo, da putaria e afins. Moira reflete sobre os sentidos da prostituição.

euanasilvestre 22/07/2020

Um tapa na cara NECESSÁRIO!
? Para mais resenhas e outras dicas, siga meu instagram literário @feeddoslivros

? ?E se eu fosse puta?? é uma excelente porta de entrada para abrirmos nossos olhos com relação aos preconceitos que existem com relação a travestis e prostituição. Passamos a enxergar ainda mais a hipocrisia que permeia a sociedade. Um exemplo é quando um homem casado procura Amara mas não quer ser exposto, este homem é reflexo de uma sociedade preconceituosa, que não inclui pessoas LGBTQ+ ativamente na vida pública.

? A história é múltipla: possui drama, descobertas, crises, medos, preconceitos, muita vulnerabilidade humana, diferentes visões sobre relacionamentos e é uma ponte para suscitar pensamentos acerca da vida. É um livro que eu li há uns dois anos e ainda sim lembro dele sempre por conta das lições que tirei, é uma história que marca.

? A autora escreve de maneira muito acessível e com vocabulário próprio da cultura LGBTQ+, o que torna a experiência da leitura rápida e interessante. o livro é baseado em textos que estavam em diários de amara e no seu blog, trazendo diversos assuntos que nos levam a debater pontos sérios e de muita relevância, mas ainda assim de uma forma divertida.
Já conhecia esse livro? Se ainda não leu, é uma história que te prende do começo ao fim e, por isso, indico a leitura.

oarthurgomes_ 13/07/2020

Pesado e verdadeiro
Conta a história do dia a dia de uma travesti prostituta, além de ser doutora formada. Um livro que chama muita atenção para essa realidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5