A Saga de Orum

A Saga de Orum Lara Orlow

Resenhas - A Saga de Orum

Conchego das Letras 03/08/2016

Resenha Completa
Os guerreiros sagrados é o primeiro livro da Saga de Orum, um livro escrito pela autora Nacional Lara Oslow e que procura apresentar ao leitor um pouco mais da cultura africana, que tanta influência tem no Brasil através de uma fantasia para lá de bem escrita.

Tudo começa com uma profecia, feita em forma de rima e relativamente difícil de desvendar, pois pode ter múltiplos significados. Quando Olorum (Deus) descoberto que o otá, a pedra sagrada particular de cada orixá, do príncipe Oxaguiã, seu filho, desapareceu, acredita ser a primeira parte da tal profecia se cumprindo. Isso é muito ruim, pois a falta do otá está interferindo nos pilares de sustentação do universo e pode causar uma catástrofe de proporções inimagináveis (algo tipo o fim do mundo) caso não seja recuperado logo.

Segundo o oráculo, apenas os guerreiros sagrados são capazes de resolver a situação. O problema é que não há guerreiros sagrados treinados há séculos. Claro que isso não é problema do Oráculo, que escolhe os três que considera adequados para a missão; transporta-os sem aviso prévio, explicação ou pedido de colaboração e "seja o que tiver que ser". Os três humanos são:

Rick - o mentiroso e preguiçoso mor.
Verônica - uma garota convencida, faladeira e cética.
Duda - a garota simples do campo que parece ter dislexia e sobre bullying na escola.

De alguma forma, essas três peças raríssimas precisam aprender a conviver e confiar uns nos outros para salvar tanto a Terra quanto Orum da destruição total. Nesse processo eles contarão com a ajuda de amigos inusitados e enfrentarão situações ainda mais imprevistas. Segredos serão revelados, lições serão aprendidas e mais mistérios surgirão.

O livro tem um vocabulário simples, a pesquisa foi feita de forma rica e precisa. Os personagens são bem estruturados e convincentes, inclusive os coadjuvantes. Para quem acredita nos Orixás, será uma leitura que não os desmerecerá em nada; para quem não acredita, como eu, é uma ficção deliciosa de ler. Estou me roendo para saber mais sobre a Dália Negra - realmente espero mais informações sobre essa personagem para o livro 02.

É isso, pessoal... Essa é a minha dica de hoje.

site: https://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/08/resenha-saga-de-orum-os-guerreiros.html