A teia de Charlotte

A teia de Charlotte E. B. White

Resenhas -

fabio.orlandini 30/10/2021

Inocência
Num mundo tão confuso e ansioso como o que vivemos, ler livros como esse nos faz pensar no que vale a pena. Delicado, bonito, só traz bons sentimentos ao nosso coração.

Vitória 17/09/2021

Esse livro é bem interessante e o local escolhido para o desenvolvimento da história é chamativo e traz uma visão incrível dos acontecimentos. Eu gostei bastante e recomendo muito.

Aysla.Lourrana 03/05/2021

É uma história muito, muito doce.

Conta a vida de uma menininha, um porquinho e uma aranha.

Como essa mistura pode dar certo? A Teia de Charlotte nos mostra que é possível!

Um aprendizado sobre a verdadeira amizade, sem esperar ser agradecida, sem esperar reconhecimento, pelo simples fato do amor existir.

Simplesmente incrível.

Tuyl 09/04/2021

Um belo livro para a infância! Foi o primeiro livro deste porte que lemos para nosso filho e o resultado foi ótimo! Indico fortemente!!!

Nanda 18/01/2021

Quanta doçura e delicadeza
Eu sempre fui fã da menina e o porquinho e ter a oportunidade de fazer a leitura do livro que inspirou o filme foi reviver a minha infância e voltar a me encantar com a história de amizade entre um porquinho e uma aranha. Impossível não se emocionar.

Lara 08/01/2021

Me surpreendi
No início notei que este livro era bem infantil, ótimo para a idade de 6 a 8 anos, acredito. No meio dele, estava achando bem fofinho e engraçadinho. E quando chegou no final, fiquei muito surpresa pelos temas que são abordados, como morte, amadurecimento, ciclo da vida e passagem do tempo. Apesar dos temas sérios, eles são tratados com delicadeza e uma maestria genial. Fiquei até com vontade de conhecer Stuart Little, do mesmo autor.

Um outro ponto que gostaria de comentar é sobre a menina, Fern. Estava crente de que ela teria um papel maior na história, mas na verdade ela se torna quase irrelevante depois de salvar e cuidar de Wilbur nos seus primeiros dias de vida. A tradução brasileira ?A Menina e o Porquinho? seria mais adequada se substituída por ?O Porquinho e a Aranha?. Ademais, achei extremamente estranho o fato de que ela passa tanto tempo no celeiro, escuta e entende tudo que os animais falam (ficamos sabendo disso quando ela conta para a mãe), mas nunca participa das conversas, ela é uma espectadora quase tão passiva quanto o próprio leitor. Se alguém souber a explicação para isso, eu gostaria muito de saber.

Micaella 03/12/2020

Emocionante
Uma história sobre amor, amizade e lealdade.
Eu amei e me senti tão absorta ao ler que quando me dei conta já tinha chegado ao fim.

deh 28/11/2020

Amizade verdadeira
Uma linda história de amizade entre uma aranha e um porquinho... Apesar de ser um clássico da literatura infanto-juvenil , esta história me trouxe muitas reflexões, especialmente sobre o poder da amizade, amor verdadeiro, tempo, ações, etc... Recomendo muitíssimo!

Daniel 11/07/2020

"A Menina e o Porquinho", para quem ainda não associou rs
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/07/a-teia-de-charlotte-charlottes-web-de-e.html
Jorge 11/07/2020minha estante
Apaixonante!

Daniel 11/07/2020minha estante
Concordo plenamente :)

Goimar 29/05/2020

A potência da palavra em um clássico de leitura deliciosa
Quanta delicadeza em falar sobre amor e amizade; vida e morte; crueldade e violência nas relações de interesse entre humanos e animais;
o tempo, a natureza e seus ciclos. E, claro, a transformação possibilitada por meio da força da escrita, da potência da palavra que, como deixa claro a história, pode salvar vidas. Uma escrita apaixonada, fluida, repleta da força arrebatadora da vida no campo, maravilhosamente descrita por E. B White. Foi inesquecível ser conduzida pelas mãos de personagens encantadores como Wilbur e Charlotte, determinados e observadores como a menina Fern, e até do complexo rato Templeton, que, a despeito de seu temperamento egoísta, contribuiu sempre, e positivamente, para o desenvolvimento da história. Um clássico de leitura deliciosa.
Banner 29/05/2020minha estante
Como faz a leitura não tô conaeguindo

Goimar 29/05/2020minha estante
Oi! Não entendi. Você se refere ao texto do livro? Aqui só tem a resenha mesmo.

Banner 29/05/2020minha estante
Isso como faz pra ler o livro não tô conseguindo

Goimar 29/05/2020minha estante
Você pode pegar emprestado numa biblbioteca ou comprar numa livraria (mas só quando a pandemia terminar, ok?).

Ricardo 07/11/2018

Lembra do desenho A menina e o porquinho que passava na sessão da tarde há alguns anos?
Pois então, A teia de Charlotte de E B White foi a história que deu origem tanto a esse desenho quanto ao filme. O desenho é de longe muito melhor que o filme. O livro...passados alguns anos continua emocionando com sua história de amizade entre uma aranha e um porquinho. Templeton, o rato é o coadjuvante mais destacado com seu jeito debochado, mas sempre ajudando a dupla. Avery, o irmão da menina é muito engraçado, chato, esperto, está sempre em cena perturbando ou enriquecendo a história com sua graça espontânea. Fern, a menina, tem a importância narrativa de ser a observadora de tudo o que se sucede no estábulo. A mãe dela acha que a filha enlouqueceu por escutar conversas de animais. Tanto que procura conselho de um médico. A cena não consta nem no desenho nem no filme mas é sem dúvida uma das melhores deste livro. Pensei na hora no Robin Williams num filme improvável. Wilbur, o porquinho e Charlotte, a aranha formam um caso a parte. Deixo para quem lê a história ver a real razão do livro ter sido escrito. O que destoa um pouco a beleza do livro é a capa com a ilustração de outro porco, o Tio que participa da competição na feira com Wilbur. Mas Charlotte está presente também e é o que importa.

Rosana - @tudoquemotiva 12/05/2018

Fofura em forma de livro
Pode ser que você já conheça a história da resenha de hoje, o livro foi adaptadao para os cinemas em 1973 como uma animação e em 2017 apresentando a Dakota Fanning como melhor amiga de um porquinho. SIM, o filme é "A menina e o porquinho" e foi inspirado nesse livro aqui.

A família de Fern mora em uma fazenda e lá eles criam vários animais, é numa dessas que uma porca dá cria e nascem vários porquinhos, porém nem todos nascem perfeitos. Um deles é meio magrinho, raquítico e parece que não vai sobreviver ao inverno. Ao saber disso, o pai de Fern pega seu machadinho para sacrificá-lo. Fern fica horrorrisada com a situação e convece o pai a não sacrificar o bichinho, que ela cuidaria do porquinho e faria o que fosse possível para o porco ficar forte. No entanto, o porquinho não poderá ficar na fazenda de Fern e em comum acordo, ele é vendido para o tio, na fazenda vizinha.

É então que Fern passa a visitar Wilbur, seu porquinho, todos os dias e começa a descobrir vários segredos da fazenda e do cotidiano dos animais. Porém, quando chega a época que todos menos esperavam, o Wilbur será morto e é aí que a Charlotte entra em cena. Sabendo da morte iminente de seu amigo ela começa a escrever elogios sobre o seu amigo. A ideia é que usando a sua teia e escrevendo coisas boas pelo Wilbur, ela conseguiria salvar o amigo e impedir que ele fosse morto. É a partir daí que a vida da Charlotte, de Wilbur, de todos os animais e humanos da fazenda vai mudar.

Com diálogos e situações simples o autor consegue entreter o leitor e mostrar como as amizades são importantes. Para mim, a grande estrela de tudo isso é a aranha, apesar de todo acharem que é o porco é realmente incrível. É meio que uma crítica no sentido de "você só enxerga o que quer e não o que está por trás".

O livro consegue ser alegre e triste ao mesmo tempo. Conforme a leitura avança é possível ver que Charlotte não é mais a mesma aranha do estábulo e que Wilbur também não é mais o mesmo. Que os personagens que esperávamos que mudasse de comportamento, acabando por não mudar nunca, podemos comparar facilmente com algumas humanos, não?!

"A teia de Charlotte" é um livro sobre amizade e lealdade, tantos entre animais quanto entre os humanos. A narração entrega uma história cheia de emoção, sentimentos e até algumas reviravoltas. Com um final até que triste, o livro passa a ser muito mais do que um livro para crianças. É um livro para ser lido por qualquer idade.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/05/livro-teia-de-charlotte-e-b-white.html

Ambrs 30/12/2017

Amar é se doar!
Ameeei! Acabei de terminar de ler. A escrita do E.B White é muito agradável de se ler. As ilustrações do Gart Williams são de encher os olhos. Essa edição da Martins Fontes tambem é muito confortável. E a trama em si é carismática. Como não amar o porquinho Wilder? Sem falar da reafirmação de que amar é se doar. Um excelente livro que fala sobre amizade e doação.
Ambrs 30/12/2017minha estante
Porquinho Wilbur*

Jorge 08/11/2017

Magnum opus
Muito me encantou a escrita de E.B.White. É de uma simplicidade, e, ao mesmo tempo, de uma riqueza tão grande que só os grandes gênios são capazes de nos proporcionar. Os diálogos entre o porquinho Wilbur e a sábia aranha Charlotte são tão reais, tão bem construídos. Sem dúvidas, uma fábula para ler e reler sempre.