Pensei que Fosse Verdade

Resenhas - Pensei que Fosse Verdade

1 | 2 | 3 | 4

Queria Estar Lendo 28/08/2016

Resenha: Pensei Que Fosse Verdade
A resenha de Pensei que Fosse Verdade, o novo lançamento da editora Valentina chegou! O segundo livro de Huntley Fitzpatrick, de Minha Vida Mora ao Lado, traz com uma história tocante sobre percepções, expectativas, insegurança e tudo aquilo que você uma vez acreditou ser verdade.

Gwen Castle tem 17 anos e precisa lidar com uma certa reputação na escola, o que faz com que, nos últimos meses, ela se encolha um pouco dentro de si. Gwen é a terceira geração de imigrantes portugueses na pequena Seashell, uma ilha de veraneio, e é a filha mais velha de Lucia, uma faxineira local, e Mike, o dono de uma lanchonete da ilha.

Dividindo uma pequena casa com a mãe, o avô materno, o irmão com necessidades especiais e o primo, Gwen luta diariamente para ter um futuro melhor. Ela sabe que as pessoas esperam que ela acabe como sua mãe e a perspectiva de atender a essas expectativas fazem com que ela se importe cada vez mais em seguir um caminho longe dali.

"(...) e pela primeira vez me dou conta de que nenhum de nós está vendo a mesma coisa. Que todos os nossos horizontes terminam em lugares diferentes."

Enquanto enxerga a universidade como rota de fuga, cuida do irmão mais novo e trabalha pelo verão na ilha para ajudar nas contas de casa, Gwen também precisa lidar com a constante presença de Cass.

Cassidy Sommers é um garoto rico que, quando expulso da escola preparatória que frequentava, foi parar na SBH, a mesma escola de Gwen. Ele costumava passar os verões na ilha e ela se lembra do garoto loiro com quem brincava na praia. Mas meses atrás, Cass partiu o coração de Gwen e as consequências foram dolorosas e irreversíveis para ambos.

Agora ele está na equipe de manutenção da ilha durante o verão -- uma tentativa do pai de faze-lo valorizar a vida que tem -- e Gwen precisa se manter forte na sua decisão de ignorar Cassidy e não remoer velhos sentimentos.

A história dos dois é divertida e confusa, por vezes insegura e tão jovem. Gwen e Cass são adolescentes e isso fica muito visível na forma como a Huntley trabalha eles. Horas cheios de si, para depois serem derrubados por suas inseguranças e por meias verdades. Um relacionamento conturbado pelas ações do passado e complicado porque ainda não encontraram uma forma de perdoar um ao outro.

Estou simplesmente apaixonada pela história e pelos personagens. Às vezes me pergunto como a Huntley consegue entrar tanto na mente dos adolescentes e reviver sentimentos comuns de formas tão vivas. É muito real.

A Gwen é uma garota que ama a família e faz tudo que pode por eles, ao mesmo tempo está começando a se descobrir como pessoa e como ser quem ela é sem deixar que o que as outras pessoas pensam dela interferir nesse auto-descobrimento. Ela tem medo de descobrir, no fim, que o que sempre falaram dela é verdade. E ela não quer ser essa pessoa.

"Deixe que as histórias dos outros sejam contadas por eles mesmos."

Ela é boa, honesta e está magoada e apaixonada. Como nos outros romances de Fitzpatrick, além de enfrentar seus autos e baixos com Cass e aprender a confiar nele, ela também precisa lidar com a situação em casa, o namoro do primo e da melhor amiga e o segredo do filho da senhora para a qual está trabalhando nesse verão.

Todos os pequenos detalhes da vida dela se juntam para formar a história completa que é, de verdade, como uma janela para o mundo da personagem. Não é sobre onde os personagens vão parar, mas como vão chegar até lá.

A história é em primeira pessoa e por isso acompanhamos tudo pelos olhos da Gwen, o que faz com que conheçamos Cass apenas através de seus olhos. O menino gentil que correu por toda Sandclaws com ela e o primo. O garoto que deu uma festa só para que pudesse vê-la. O garoto popular que partiu seu coração. O garoto perdido que está correndo para consertar seus erros.

Ele é uma personagem querida, que teria se poupado muita frustração se conseguisse se abrir com mais facilidade. Mas ao lado de Gwen ele floresce.

Pensei que Fosse Verdade é verdadeiramente uma história sobre como você não pode ser ninguém mais além de quem é, sobre como você tem o poder para decidir quem é. Ela é jovem e engraçada, adulta e séria ao mesmo tempo, exatamente como todo adolescente sente que sua vida é.

"Uma senhora de idade que não se esqueceu de como é ser jovem, recostada no seu balanço, impulsionando-o com os pés nas tábuas corridas, olha para além da água, para além do oceano que muda e nunca muda. Horizontes que parecem fins, mas que apenas se dobram para dentro do céu, curvando-se em algo novo, começando tudo outra vez."

E por se tratar de Huntley Fitzpatrick, a gente não deixa de recomendar, não é mesmo?

A edição que recebemos foi uma cortesia da Editora Valentina e casou perfeito com o nosso amor incondicional pela Huntley. A capa nacional está incrível e seguiu a mesma linha de Minha Vida Mora ao Lado, publicado no ano passado. A diagramação é linda, e demonstra um cuidado todo especial da editora para com o livro. E será que a gente pode ficar na expectativa por The Boy Most Likely To? Eu espero que sim!

Não deixem de ler e me contar como morreram de amores por essa história!

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2016/08/resenha-pensei-que-fosse-verdade.html
Luíza 30/08/2016minha estante
Meu Deus, estou louca por esse livro!!! (e, gente, que lombada LINDA)

Queria Estar Lendo 31/08/2016minha estante
A lombada, a diagramação, tudo é lindo nesse livro!

Alessandra.Adams 14/11/2022

Um livro bem fácil, leve e rápido. Mas, a temática é basicamente bem adolescente. Se você não estiver a procura de um livro que apresenta problemas adolescentes, você não vai curtir.

Bruna.Bookstagram 04/11/2023

Gwen mora ?em uma pequena Ilha e é como morar em uma cidade pequena, onde todos se conhecem, sabem da vida do outro e supõem coisas todo o tempo.

Aqui acompanhamos a trajetória de Gwen começando um trabalho com a Senhora E., uma idosa de 90 anos que precisa de cuidados após uma queda. Tédio? Jamais. A senhorinha tem mais energia do que Gwen.

Um romance entre Gwen e Cass que aos poucos vai mostrando ao leitor o motivo de algo entre eles ter dado errado no passado mas que ainda mexe com ela.

Boatos de Gwen ser a mascote do time de natação. Isso não foi legal.

O romance pegajoso de Nic e Vi.

Os problemas de saúde do irmãozinho de Gwen.

As leituras de histórias picantes da mãe de Gwen.

São muitas histórias para acompanhar, você só precisa escolher a sua preferida.

Particularmente eu achei a história muito parada e repetitiva, não via a hora do livro acabar.

Bibi 30/08/2020

Um clichê adolescente da sessão da tarde.
Nunca fiquei tão aliviada de terminar um livro, talvez seja porque não estava no clima de romances adolescente, porém terei que dizer que clichê é o que não falta, tanto na história quanto na própria personagem. Gwen se mostra, em meu ver, muito dramática em situações, que mais tarde, se resolvem numa simples e explicativa conversa como sua relação com Cass. Além de se prender em mágoas passadas, gosta de deixar claro que ela não é nenhum "sabonete", sendo que, foi totalmente explicado que ela havia pego quase todos os caras da natação. Gostei muito mais de alguns personagens secundários do que os principais; sendo sincera eu estava ansiosa para terminá-lo, pois assim poderia descarregar minha decepcão, porém como eu disse antes, talvez eu não estivesse no clima de um clichê adolscente, mas posso dizer que o que acabou comigo foi desmanchar o único casal fiel que me dava esperança no enredo. Não sei se revelei muitos spoiler, mas de qualquer jeito tudo será explicado de um jeito meio embaralhado tudo que aconteceu no passado (poucos meses atrás) na vida dela. Status: Irritada porém aliviada.

Pâm 18/11/2020

Gostei mais ou menos
A leitura te prende isso é um ponto positivo, porém achei que tinha mais drama do que romance( o que já não me animou muito) a família da mocinha era um pouco chata. E no início do livro a história demora a engrenar, pq a autora escreve do meio pro fim, não te conta o que aconteceu com os personagens, fica aquele suspense, de o que aconteceu que eles não se gostam? E depois faz um casal ser tão grudado e fofos e que fiquei com a pulga atrás da orelha, mas nem de longe imaginei o final que teve, me surpreendeu com o final.
Gostei da história. Mas não achei um máximo faltou algo. Aquele ahhhh. De suspiros e tal. É um romance, começa meio às avessas com os mocinhos brigados, e aí vai partindo disso, porém tem muito mais conteúdo da família da mocinha e dos seus problemas e conflitos do que do casal principal( ao meu ver isso prejudicou o livro) não é um livro ruim, mas tb não é bom, uma boa leitura pra passar o tempo e só.

Rachel Lucena 27/03/2021

Demorei a me prender na história, já tinha chegado na metade do livro quando passei a me interessar de verdade pelos personagens e o que estava acontecendo. É uma leitura leve, despretensiosa, sem grandes emoções.

LT 30/10/2020

Gwen é a típica adolescente normal, que é filha de pais separados, mora com a mãe, seu irmão mais novo (que parece ser autista), seu avô que é português e seu primo, Nic, o qual namora desde sempre sua melhor amiga, Vivien.

[Quote] “Meu primo e minha melhor amiga estão juntos desde que nós três tínhamos cinco anos, e eu realizei a cerimônia de casamento na praia de Sandy Claw.” [...]

Quando Cassady Sommers volta no verão para trabalhar na ilha é que a vida de Gwen bagunça de vez. Ela já teve um passado com ele e além de ter que lidar com esse passado, também tem que lidar com sua reputação na ilha.

No entanto, tudo muda quando o técnico da equipe de natação pede para Gwen ajudar Cass com aulas particulares de literatura. Agora os dois precisam se encontrar semanalmente, além dos dias em que ela o vê quando trabalha de dama de companhia para Sra. Ellington.

Gwen tentou de todos os jeitos evitar Cass, mas parece que para onde vá, algo puxava-a de volta para ele. Como se ela tivesse que resolver algo para deixar o passado no passado e poder seguir adiante.

[Quote] “Sabe aquele seu plano de evitar o Cass custe o que custar? Não sei se ele concordou.” Vivien inclina a cabeça, olhando para o estacionamento, enquanto o carro dá a marcha ré e avança, rápido demais, naturalmente, porque é Spence, e as regras não se aplicam a ele. ‘Quem sabe você não deveria dar outra chance ao cara?” [...] “Foi você quem me disse para tomar cuidado!” [...] “Eu sei.” Ela encolhe os ombros, tremendo um pouco, quando outra brisa fria volta a soprar do oceano. “É que talvez você esteja tomando cuidado com as coisas erradas.” [...]

Quando nossa menina acredita que tudo está se ajeitando, é que as coisas realmente viram de cabeça para baixo. Cass decide dar aulas de natação para Em, o irmão de Gwen, e ela sente algo diferente por Cass. Ele parece que nunca deixou de sentir o que sentia no passado.

Mas por que é tão difícil de decidir o que querer para o futuro? Gwen quer sair da ilha e ter algo no futuro, só que é muito difícil decidir o que realmente deseja na adolescência.

[Quote] “Gwen. Eu não minto. Não sou um mentiroso. Não sou um… manipulador, ou seja lá o que você pensa de mim. Sou eu mesmo. E achei que você estivesse finalmente gostando de quem eu sou. Achei que era isso que estava começando a acontecer nesse verão.” Ele levanta a cabeça. [...] “Não sei o que está começando a acontecer neste verão.” confesso.” [...]

O amor deles é complicado, a vida deles é complicada. Ele é o menino rico cheio de oportunidades e ela a menina de uma geração de famílias criadas na ilha que sonha em sair dela. Tudo é totalmente diferente dos outros clichês adolescentes, Gwen não é aquela menina que não gosta de si ou que se põe para baixo, ela apenas tem que lidar com um “erro” do passado. Cass não é um menino nojento que é rico, ele corre atrás do que quer, não ganha tudo de mão beijada.

[Quote] “Será que todas as garotas da ilha são doidas assim, ou fui eu que dei sorte?” [...]

Confesso que sofri para escrever essa resenha, pois o livro não me cativou tanto quanto esperei que o fizesse quando li a sinopse e o escolhi. Para minha pessoa, a leitura foi um pouco confusa, a história ficou um tanto atordoada. Acredito que a autora poderia ter deixado as coisas mais simplificadas no passado dos dois, só que isso não aconteceu e a forma com que as coisas foram apresentadas me chamaram a atenção, pois queria saber o que os fez se distanciarem e a gente fica querendo, sabe?

Senti que os personagens podiam ter sido mais explorados e pode ser que seja isso que deixou a leitura não tão cativante pra mim. Como Nic e Vivien, dois personagens que também tem problemas e mereciam mais atenção ao decorrer da trama e o mesmo vale para o irmão de Gwen que também podia e a história pedia que fosse melhor explorado, por ele ser um personagem extremamente cativante.

Como um todo, apesar de confuso em várias partes, o livro nos trás uma boa distração. A escrita da autora é simples e apesar das falhas que mencionei, o leitor consegue aproveitar um pouco a história como um todo. Vale ressaltar também que, a experiência de leitura é diferente para cada um e que o que pode ter me incomodado pode não incomodar você ou até mesmo lhe conquistar e é por isso que sempre recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.

Quanto a edição, simples, delicada e feita com cuidado. A edição conta com boa brochura e revisão, a capa é singela e bonita, como são os trabalhos da Editora Valentina, sempre charmosos.

É isso! Boas leituras, se cuidem e até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: https://livrosetalgroup.blogspot.com/

Scott 23/11/2020

Hum
Li esse livro por causa do primeiro livro publicado da Huntley, que foi excelente, mas esse 2° foi muito cansativo de ler, like ele cheio de expectativa e fiquei decepcionada, só chegando perto do final que a história conseguiu prender minha atenção.
Mas se alguém ler ele sem tanta expectativa, talvez hosted dele.

biah 22/06/2021

Resenha "Pensei que fosse verdade"
Confesso que não coloquei muitas expectativas nesse livro e acabei me surpreendendo.
É uma história super gostosa de acompanhar e se passa em um cenário bem legal.

"Deixem que as histórias dos outros sejam contadas por eles mesmos"

Priscílla 06/11/2020

Bom, mas poderia ser melhor
Pelo menos para mim a historia demorou para focar envolvente, demorou tambem para eu entender os personagens.

Nicole 21/05/2023

Livro com uma escrita bem gostosa de ler, a leitura flui fácil, com uma história leve, divertida e apaixonada

Lae | @vivoliteral 28/02/2021

Faziam meses que eu não lia um romance adolescente tão bom assim. Os problemas são reais, a forma que os personagens se envolvem são reais, o cenário da cultura é muito real e tudo isso fez eu amar esse livro!

Carla 07/12/2016

"Os primeiros mapas feitos foram do céu."

A história demorou séculos para me prender na leitura, para ser mais
exata, depois da página 200 por aí. Acredito que fui procurando uma coisa e encontrei
outra, talvez por isso demorei tanto para me apegar a história.

Então vamos lá, até a página 200 estava achando bem lento e até um pouco
chato os dilemas de Gwen e seus amigos. Vi uns adolescentes de quase 18 anos
fazendo escolhas bem imaturas e impensadas. Sendo muitas vezes machistas e preconceituosos.

"Será que todo mundo guarda segredos e mente o tempo todo?"

Mas sendo bem reflexiva a história fala exatamente sobre isso, sobre as
consequências de nossas escolhas enquanto somos jovens e o quanto elas afetam
nossa vida num geral, tanto imediato como a longo prazo. Como na juventude as vezes temos que tomar decisões que serão para a vida toda, que é o caso dos
personagens dessa história, não apenas da Gwen e do Cass, mas todo o elenco da
trama, inclusive dos mais velhos da ilha.

A história ensina sobre amadurecimento, perdão (ao próximo e a si
mesmo), escolhas, consequências das nossas escolhas.

Ainda assim, por demorar muito para acontecer para mim, achei a história
razoável.

1 | 2 | 3 | 4