Casais e dinheiro

Casais e dinheiro Victoria Felton-Collins...

Resenhas - Casais e dinheiro

Haralan 06/03/2021

Não se divorcie por causa de dinheiro
A mensagem central deste livro é: suas finanças não precisam ser um empecilho ao seu relacionamento.

A autora (Psicóloga e Planejadora Financeira especialista em casais) defende a necessidade de que construir uma estrutura para que o casal lide com suas finanças de forma saudável.

Os pilares dessa estrutura são:

1. Conhecimento do "dossiê psicológico" de cada membro da relação
2. Conhecimento do "dossiê financeiro" de cada membro da relação
3. Rotinas básicas para que a gestão das finanças funcione entre o casal
4. Princípios básicos para que o casal saiba fazer melhores escolhas financeiras em consenso
5. Princípios básicos para que questões financeiras sejam melhor comunicadas entre o casal

O livro também apresenta muitos insights interessantes que ajudam a explicar as motivações por trás dos comportamentos financeiros dos cônjuges, oferece testes de perfis a fim de identificar como cada um lida com aspectos eminentemente financeiros como: tolerância ao risco, necessidade de organização, hábitos de consumo e etc.

A autora também lida com temas que, normalmente, são tabus em muitos casais, como: "o que fazer quando ELA ganha mais que ELE" ou "o que fazer quando um dos cônjuges tem filhos de outro relacionamento".

O livro é curto, objetivo e a linguagem é fácil de assimilar. O livro termina com uma "declaração de direitos amor/dinheiro" cujo último item da lista é:

"defenderemos nosso amor, não importa o que aconteça com nosso dinheiro".