A Guardiã de Muiraquitãs

A Guardiã de Muiraquitãs Gustavo Rosseb

Resenhas - A Guardiã de Muiraquitãs

Srta.rta 18/12/2023

Continuação do 1 livro que se encaixa perfeitamente. Essa conexão foi tão bem feita e pensada que parece que é o mesmo livro. Muito bom para o conhecimento da cultura

Marina516 07/12/2023

Tanto quanto o primeiro ele é mto bom e da pra ver a evolução da escrita do autor maravilhoso Gustavo

Natália 14/10/2023

Nessa sequência de "O Oitavo Vilarejo", Tibor, Sátir e Rurique enfrentam muito mais aventuras em mais uma quaresma cheia de perigos, e perigos ainda maiores do que na última.

Vemos o grupo de amigos mais maduro, mas também um pouco mais afastado. Eles cresceram, e a introdução de alguns novos personagens abala relação entre eles, principalmente entre os irmãos Lobato. Mas é nesse pé de guerra que acabamos vendo até onde Tibor é capaz de ir por sua família. Suas provações são muitas e sua amizade com Rurique é posta a prova diversas vezes. No caminho encontram aliados para enfrentar o maior mal até agora. Vemos Tibor crescer e amadurecer ainda mais bem em frente aos nossos olhos, deixando para trás sua infância com cada perigo que enfrenta. Ele descobre muito sobre si mesmo, seu passado, sua família e descendência.

Bom, não podemos chegar até aqui sem falar de toda a base folclórica dessa serie toda! A cada livro somos surpreendidos com mais histórias e lendas, personagens folclóricos das lendas mais famosas e até aquelas que pouco se conhecem. Gustavo nos dá de presente um resgate da nossa cultura que está ficando cada vez mais esquecida, numa história que também aborda temas bem atuais como família e amizade e perfeita para um público mais jovem, passando adiante o legado de nosso folclore!

Com uma história bem fluida e rápida, a gente mal percebe as páginas passarem! Mal posso esperar para ver o que me espera nos próximos, pois com cada livro a história fica melhor, expandindo seu universo e nos (re)apresentado histórias maravilhosas do nosso folclore! Uma ótima pedida para quem é fã de Percy Jackson e Harry Potter!

S@h 02/10/2023

Esse segundo volume da série de Tibor Lobato é um prato cheio pra quem se encantou com o primeiro livro da série. O autor introduz novos personagens que fazem todo o sentido de existirem ali na sequencia. O livro tem uma pegada mais sombria que o anterior e um final realmente emocionante.
Super indico?

Taline.Bonazzi 19/09/2023

Eu acho incrível como existem partes das lendas (ou lendas inteiras) que ainda não conhecia.
Eu vi bastante gente comentando como é "irrealista" as crianças terem demorado e não saberem quem é o boto ou mesmo partes das lendas de lobisomen, mas eu acho que é justamente essa crítica que o Gustavo quer fazer, sobre como a contagem dessas lendas tem ficado pra trás e como boa parte das novas gerações não ouvem falar delas.
Quanto a Rurique eu imagino que por todo o estresse das situações e o próprio medo dele fazem com que na hora ele demore um tempo pra lembrar das lendas com detalhes.

De resto eu fiquei bem entretida, apesar de achar que é uma leitura bem focada para crianças/adolescentes (o que não é uma coisa ruim, mas algumas repetições de detalhes me dão essa impressão).

Quero muito ver o que vai se desenrolar da amizade dos três principais agora e tô curiosa pro próximo livro.

babii9 22/07/2023

A Guardiã de Muiraquitãs. ?
Gostei desse também! Uma vibe mais mistério com seres folclóricos! Amei muito esse livro e o oitavo vilarejo, esses livros merecem mais reconhecimento

LorenzoRLima 04/02/2023

UMA MONTANHA RUSSA FOLCLORESCA
Eu tenho para mim que segundos livros de série não são sempre os melhores. Sempre falta alguma coisa. Com esse não é diferente.

Esse livro começa muito bem, mas muito bem, mesmo. Era exatamente isso que eu estava procurando. O problema é que dura somente a metade do livro chegar.

O meio desse livro é tão arrastado, tão decepcionante, que chega a dar dó. As decisões que o autor toma são muito questionáveis.

O Final desse livro é um dos pontos positivos, chgagando a me emocionar, e olha que eu não me emociono muito com livros.

Outro ponto negativo é a escrita do autor. Ele toma umas atitudes que são muito estranhas e chegam a ser amadoras, por mais que o livro seja bastante fluido.

Esse livro também tem seu benefício de ser muito mais maduro e complexo. Os personagens estão mais humanos, e não aquela caricatura de personagens do gênero.

Outro ponto que eu queria comentar desde o primeiro livro é a ignorância deles. Pelo amor de Deus, parece que eles não conhecem as lendas mais famosas, e se relevamos isso, eles não conhecem lendas que até já enfrentaram, e pasmem, FALARAM DELA nos capítulos anteriores. Isso me irritou profundamente.

Outra coisa que eu não gostei foi os cenários. Até o meio do livro, eles são exatamente iguais ao do primeiro, e isso da uma cansada bem grande.

Esse livro é melhor que o primeiro, mesmo eu tendo dado uma nota menor. Ele é uma evolução clara do livro anterior. Pena que me incomodou em alguns pontos.

Enfim, gostei do livro, mas não tanto quanto eu imaginava. Recomendo a leitura da série.

Vamos torcer para o terceiro livro dar bom.

Diego 20/11/2022

Segundo volume de As Aventuras de Tibor Lobato concluído.
No geral, ele é muito superior ao primeiro. Existe uma evolução evidente do autor na descrição e construção desse universo.
A história flui demais nas 300 páginas. Leitura leve feita para divertir. É só disso que precisamos as vezes.
Meu único ponto negativo é que as surpresas do final livro acabam sendo reveladas logo no começo para um bom observador (ou não). Isso meio que estraga a experiência da leitura.
Apesar dos pesares, é um livro que facilmente indicaria para amigos e filhos de amigos.Todas as idades mesmo.
Fica a dica pra vocês então! ?
E vamos iniciar então o terceiro e último livro da saga: A Carruagem da Morte.

Maria 16/07/2022

O que dizer desta obra perfeita , que amarra tantas lendas importantíssimas para a história do Brasil, cheio de reviravoltas. Estou tendo tanto surtos com essa coleção, que já estou correndo ler o terceiro livro .??

Adele 06/11/2021

Continuação legal mas meio fraquinha.
Não achei ruim nem maravilhoso mas até que é legal, gostei do começo e do final, só o meio que foi meio fraquinho mas o contexto é bom e retrata o flocore brasileiro então recomendo.

antiquariel 15/07/2021

Foi uma leitura boa, mas com ressalvas
Depois de ler o primeiro volume, que me decepcionou amargamente, eu não esperava muito deste. No entanto, posso dizer que fui felizmente surpreendida, porque este livro é bem melhor! Achei-o mais maduro, mais sério e mais encorpado ? enquanto o primeiro foi muito sem graça e rápido. Neste aconteceram sim coisas rápidas, mas nem tanto, o que me agradou.

Eu só não dou 5 estrelas porque apesar dos pesares, houveram coisas que me incomodaram profundamente. Primeiro é que os problemas pareciam se resolver muito rápidos e sem muita complicação. Os personagens não precisavam pensar muito pra achar uma solução para algo em determinados momentos e isso me incomodou um pouco, nem tanto.

Mas o que realmente me chateou foi a ignorância dos três personagens principais, Tibor, Sátir e Rurique. Eles são crianças, brasileiras ? Rurique, então, que sempre viveu naquele vilarejo que sempre acreditou em criaturas folclóricas ? e, caramba, eles não conhecerem a história do boto? Não conhecerem a história do lobisomem? Qual é! Não é preciso conhecer todas as criaturas ? até porque eu mesma não conhecia a Pisadeira ? mas gente, achei forçado demais eles não conhecerem o boto e ficarem literalmente abestando sem entender que a criaturinha rosada no rio que os atacava era um boto, e quando lhe disseram o que era, eles simplesmente ficaram "Tá, o que é isso?" Me poupe????!!!!! Isso me irritou profundamente pois quem não conhece o boto? Quem não conhece o lobisomem? Qualquer criança brasileira conhece essas criaturas e suas histórias, no mínimo, junto com a Iara, o Boitatá, Saci, Mula Sem Cabeça, Vitória Regia, a Caipora e o Curupira. (Gente, sério, não é possível que só eu conhecia esses personagens desde pitiquinha) O fato dos personagens não conhecerem eles foi pesado demais, forçado demais na minha opinião.

É imperdoável. Rurique sempre viveu lá e com certeza todo mundo no vilarejo conhece as histórias, como ele nunca ouviu falar? Tibor e Sátir podem ser absorvidos porque viviam como ciganos, mas gente?, neste livro já tinha se passado um ano desde o ocorrido do primeiro, e eles sequer se interessaram em saber mais? Conhecer mais? A vó deles que é tão cuidadosa não se preocupou em lhes ensinar um pouco mais sobre a cultura e a vida de criaturas folclóricas que eles são DESCENTES???? Foi mal, Curupira, mas seus descentendes estão em decadência total.

Isso me irritou bastante. Mancada do Gustavo. Mas mesmo assim a história foi proveitosa e por isso as 4 estrelas.

Vou ler o terceiro, mas não agora, pelo Rurique.

VicBanger 19/05/2021

Melhor que o primeiro!
Muito melhor que o anterior!

A parte final de A Guardiã de Muiraquitãs é bem trágica. Sinceramente, não imaginei que um livro com uma premissa tão inocente terminaria com um tom tão obscuro. O amadurecimento do universo folclórico narrado pelo Gustavo Rosseb é uma coisa que chama a atenção. Um misto de sentimentos tomou conta de meu coração ao longo da leitura; senti carinho, tensão, tristeza, raiva. Enfim, podemos notar que o trabalho do Gustavo foi feito com muito cuidado.

A obra está repleta de passagens lindas, como esta:

"- Pensei em te dar um presente para que se lembre sempre de mim - disse ela ao se despedir. - Mas, com essa loucura toda, não tive tempo de pensar em algo legal. De certa forma, isso é bom. Quando alguém dá algo assim, é sinal de que não volta mais. E eu vou - finalizou ela, dando o abraço e o beijo. [...]" (p.311)

E esta:

"O sol já tinha se posto há algumas horas, dando lugar a uma pintura estrelada no céu. A lua crescente iluminava o caminho com um leve tom azulado. Mesmo assim, a estrada era escura, ladeada pela muralha quase intransponível de árvores e pelo mato alto que se debruçava sobre a estrada, ameaçando cobri-la com um abraço." (p.44)

O livro não faz uma recapitulação imediata de O Oitavo Vilarejo, algo que pode ser um problema para as pessoas que encaram continuações somente depois de um bom tempo. O leitor mais jovem certamente precisará fazer um notável esforço para que alguns dos personagens e eventos mencionados em A Guardiã de Muiraquitãs voltem a fazer sentido, visto que tudo isso vai sendo retomado de modo gradual ao longo da narrativa. De qualquer modo, o Gustavo Rosseb sabe narrar muito bem e seguiu exalando carinho pelo folclore brasileiro.

Reforço: os fãs de Percy Jackson e Harry Potter devem conhecer a trilogia do Tibor Lobado.

P.S.: Ah, para registrar também: a palavra "xale" (uma manta comumente usada por mulheres) foi escrita corretamente no início do livro, mas ali por volta da página 80 a revisão escorregou, e a palavra foi escrita "chale" umas duas ou três vezes.

Stefany.Balbino 13/05/2021

Amei!
Este com certeza é um livro mais maduro que o primeiro, e isso foi muito positivo para a história. Me encantei pelas novas aventuras do Tibor, é muito legal ter esse contato com o folclore brasileiro de uma maneira tão dinâmica e divertida ? Fiquei super afim de entrar mais nesse universo.
Já estou animada para o próximo livro! ??

-Recomendo muito.Principalmente para jovens leitores ??

Amanda.Bartholomeu 06/04/2021

História envolvente
A Guardiã de Muiraquitãs é o 2o livro da trilogia de As aventuras de Tibor Lobato.
Neste livro podemos perceber o amadurecimento dos personagens e da escrita de Gustavo.
Novamente, o trio Tibor, Sártir e Rurique enfrentarão novas aventuras durante a Quaresma. E que aventuras. Mais perigosas e que nos envolve de uma maneira que queremos entrar no livro e ajudá-los.
Dona Gailde faz um acordo com Sacineiro, que deixa seus netos e Rurique bem incomodados.
Uma nova amiga surge, Rosa dos Bronzes. No decorrer da história, Sártir desaparece. Mas ela foge ou é raptada pelos seres do folclore? Novos personagens aparecem nesse livro para enriquecer ainda mais as aventuras.
Tibor tem sua primeira paixão.
Entre tantas aventuras, notamos que a amizade entre os personagens fica cada vez mais forte. A parceria, amizade, amor entre irmãos e amigos crescem cada vez mais.
Novos aliados, novos desafios, novos inimigos. Tibor estava entediado, queria que a quaresma a chegasse logo. Porém não imaginava o que estava por vir. Será que ele se arrependeu de desejar tanto assim esse período?! O que será esse mundo aquático que aparece na história?!
E preparem o coração e lenço. Pois os capítulos finais, além de surpreendente, são emocionantes.
Parabéns Gustavo por esse livro. Ansiosa para ler o próximo e saber o que acontece com o.... Ops, com cada personagem (rsrs achou que daria spoiler né rsrs nããão)

"Tibor sentia como se lhe faltasse um pedaço. Estava mesmo sentido falta da irmã. Rurique o chamara para uma lutinha de espadas de madeira, mas o menino recusou e subiu as escadas, decidido a fazer a irmã sair daquele quarto."

"A avó puxou-o para o colo e começou a fazer cafuné nos cabelos do menino, que não rejeitou as carícias. Avó e neto eram cúmplices naquele momento, cúmplices de um amor eterno e de família"

"Tibor constatou que era estranho ver Sacineiro fazendo seu papel de protetor."

site: Instagram @blogtemdetd

Swann 06/04/2021

Achei o primeiro melhor
Embora o livro tenha aventuras na mesma medida que no primeiro, de alguma forma ele não me prendeu igual. Não que seja ruim, o livro é ótimo, adoro os personagens e a pegada do folclore brasileiro na história. Você querer saber quem é quem e/ou se aventurar em meio a tantas coisas novas. Eu recomendo, ainda mais por ter tanto da nossa cultura. Adorei os contos do final também, muito bons!