O Signo dos Quatro

O Signo dos Quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Signo Dos Quatro

Fer . 25/02/2009

Mr. Poirot dá de dez a zero em Sherlock Homes. E o mesmo vale pra Agatha Cristie e Conan Doyle.
Tonný 11/01/2012minha estante
Verdade! Os casos de Poirot não são tão complexos mas são bem resolvidos e insigantes, o prefiro tb !

Eric 27/03/2013minha estante
Qual o melhor livro Mr. Poirot na sua opinião? Eu nunca tive a oportunidade de ler alguma obra do autor.

Naldinh o/ 22/02/2014minha estante
Discordo totalmente, mas gosto é gosto.

Davi 25/09/2014minha estante
Avaliação tendenciosíssima e comentário forçadíssimo. Conan Doyle veio antes e foi quem praticamente, após o pioneirismo de Allan Poe, consagrou o romance policial, influenciando Agatha, que desenvolveu muito bem a receita. É até perfeitamente compreensível que tanto o gênero quanto seus personagens tenham se aperfeiçoado e se tornado mais complexos por meio de autores pós-Doyle. Nada mais natural que uma geração supere a outra em termos de desenvolvimento e complexidade, mas não tem nada a ver fazer esse tipo de comparação BESTA.

Juan.Spinosa 08/02/2017minha estante
Comparação sem fundamento. Sherlock Holmes é muito melhor preparado que M. Poirot. Sherlock além de um grande detetive, também é um conselheiro para os outros detetives.

medicinamafe 04/04/2018minha estante
Os livros da Agatha conseguem incluir o leitor no pensamento, a gente fica pensando "quem matou?" "hmmm, acho que foi esse". Enquanto os livros do Doyle focam mais no brilhantismo do Sherlock e me sinto meio excluída das conclusões do caso, como leitora. Acredito que como personagem, o Sherlock é melhor construído, mas para leitura... 1 milhão de vezes Poirot!

Flavia584 06/07/2020minha estante
Não é a toa que Agatha Christie é considerada a Rainha do Crime, as obras dela estão entre as 10 mais vendidas, no mundo todo, mesmo depois da morte dela. Ela só perde para Bíblia e Shakespeare.

Belle 17/10/2020

como sempre, o incrível Sherlock Holmes. Só fiquei triste porque ele tem que tomar doses de cocaína para se manter ativo enquanto não está resolvendo casos complicados (o que pode fazer mal à saúde dele) e porque ele disse que nunca vai poder se casar, porque o amor é o completo oposto da frieza com que ele tem que lidar com os casos (#coraçãopartido?) .
Mas ai eu lembro que ele é só um personagem que nunca existiu e ai eu me acalmo (ou será que não?)...
Lohan 17/10/2020minha estante
O Holmes tem uns hábitos bem autodestrutivos, mas a loucura dele é tão contagiante.

Belle 17/10/2020minha estante
verdade! por isso eu amo ele!

Beatriz 29/10/2020minha estante
Hahaahha bem isso! Assiste a série Sherlock, é muito boa e mostra essa personalidade louca dele

Belle 31/10/2020minha estante
Será que eu iria gostar?

Beatriz 03/11/2020minha estante
Creio que sim! A série é muito boa! Tem na netflix

caroline 25/01/2021

O zé droguinha inglês mais amado
Primeira página com o Zé Droguinha Culto Holmes em toda a sua glória de viciado...

Mas, falando sério, o cara é lutador de boxe, ator, músico, cientista, investigador, escritor... Existe algo que ele não faça?

Se dissessem por aí que a cocaína faz você ter 50% da capacidade que Holmes tinha de raciocínio rápido e eficaz, não ía ter um sóbrio no mundo!

Comentários avulsos com referências para quem já leu:

Ficar mais feliz com um boy pobry do quê pela ideia de ser riquíssima... Mary não me representa.
Gostaria de uma foto do doguinho rastreador e gostaria de vê-lo em ação! Procurar gente que não me procura...
Fale em perna de pau e eu já espero um gancho no lugar da mão. Não é um combo?

(Dica de amiga: romances policiais são excelentes para tirar alguém da ressaca literária! Sempre funciona comigo!)
Alê | @alexandrejjr 28/01/2021minha estante
Que texto maravilhoso, Caroline!

caroline 28/01/2021minha estante
kkkkkkk comassim, migs?! foi 0 esforço. nem pode ser chamado de resenha pra não ofender... kkk

Alê | @alexandrejjr 28/01/2021minha estante
Pra mim, a partir de hoje, o Sherlock é brasileiro e o nome dele é exatamente esse: Zé Droguinha Culto Holmes. E quem falar o contrário tá errado!

caroline 28/01/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK MORTAH

Mari David 29/06/2021minha estante
amei sskskksk

Daniela 09/03/2017

Brilhante!
Acho que esse é melhor ainda do que a primeira história do Sherlock Holmes, "um estudo em vermelho". É certamente onde os personagens do detetive e seu amigo melhor se apresentam. E o caso é contado sem enrolação. Adorei!
Marcos Zog 15/03/2017minha estante
Verdade! A 1a parte do Estudo em Vermelho é bem chata. Tem que ter paciência...

Daniela 18/03/2017minha estante
Sério? Bah eu amei Um estudo em vermelho! :)

Marcos Zog 18/03/2017minha estante
Gostei também!

Marcos Zog 18/03/2017minha estante
kkk comentei errado! O Estudo em Vermelho que eu achei a primeira parte entediante. O signo dos 4 é excelente! Terminei de ler ontem!

AnnaClaraHardt 30/11/2022

O signo dos quatro
Dando continuidade as aventuras do nosso querido detetive Holmes, foi uma leitura agradável, bem curta, a história não é tão empolgante quanto a primeira, mas foi divertido e em determinada parte, suspeito que o Sr. Holmes cheira umas coisas diferenciadas, tem um diálogo com o Watson que deu a entender que ele ficou animadaço, mas pós isso ele ficou meio deprê, como se o que ele usou cobrasse o preço, enfim, não sei se eu viajei nesse diálogo, me digam se ele usa algo ilícito ou não.
KelvinBasilio 30/11/2022minha estante
"Cheira umas coisas diferenciadas" kkkk

AnnaClaraHardt 01/12/2022minha estante
Eu fiquei chocada kkkkk

KelvinBasilio 01/12/2022minha estante
Achei foi engraçado kkkkkk. Você fala dos meus livros, mas os seus são bem específicos também kkk

Você gosta muito de estórias, não?

AnnaClaraHardt 02/12/2022minha estante
Sim, gosto de coisas bem doidas com muitas reviravoltas, pra dar uma emoção skskksks

Fernanda 27/06/2020

O livro é bem divertido de ler, prende bastante a atenção do leitor e é uma linguagem fácil.
Ayrton.Silva 27/06/2020minha estante
Ótima resenha te amo

Fernanda 27/06/2020minha estante
Te amo mais

Ayrton.Silva 27/06/2020minha estante
Impossível

Fernanda 27/06/2020minha estante
É possível sim, você me odeia

Anca 05/01/2023

Não funcionou para mim!
Me obriguei a terminar. A escrita detalhada demais e os parágrafos enormes me fizeram odiar o livro! pulei muitas páginas por não conseguir ler tanto detalhe e parágrafos desnecessários. Por meio desse livro, eu vi que Sherlock Holmes não funciona para mim... não pretendo tentar ler mais livros dele.
maria 10/01/2023minha estante
tente ?Um estudo em vermelho?

Anca 11/01/2023minha estante
Já li este, é o meu favorito dele!

maria 11/01/2023minha estante
ah sim! O meu também, comecei este, mas achei meio confuso.

Anca 11/01/2023minha estante
SIM

hyorie33 04/01/2023

achei bem legal mas nao é um tipo de escrita q me prenda. nao que seja ruim, mas nao foi do meu agrado. bom o livro mas nao leria dnv ou compraria outro??
sOliveira 05/01/2023minha estante
e tu leu tudo foi?

hyorie33 05/01/2023minha estante
foi?

Anca 05/01/2023minha estante
ruim demais, cara

hyorie33 05/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKeu tava tentando falar isso sem ser julgada

C Henrique 17/08/2016

Depois de ler esse segundo romance do Sherlock Holmes pude perceber algumas características em comum com o primeiro "Um Estudo em Vermelho", que ainda não posso dizer se é algo recorrente e encontrado também nas demais obras. Mas percebemos que diferentemente de muitos thrillers e livros policiais que vão construindo uma tensão para desvendá-la somente no final com um clímax, Conan Doyle parece usar uma fórmula própria e um tanto antiquada (talvez "clássica" fosse um termo melhor), que pode não agradar tanto aos leitores atuais do gênero, em que não se preocupa muito em jogar com o leitor, mas contar a história de forma quase imparcial como um relato jornalístico ou policial. Chega até a causar uma certa estranheza, porque os crimes são desvendados rapidamente (tão rápido quanto a sagacidade e agilidade do detetive em ligar os pontos e unir os elos do enigma em sua mente), a ponto de ficarmos pensando que haverá alguma reviravolta, por sabermos que ainda faltam muitas páginas para terminar. Mas não há e boa parte do livro e das páginas são dedicadas a narrar desde o começo os antecedentes da história, sendo quase uma narrativa à parte dentro do enredo, quando outros autores preferem dar apenas uma explicação rápida junto com o desfecho. Se por um lado isso pode ser menos empolgante pra quem busca grandes descargas de adrenalina, confere ao texto uma qualidade literária e um estilo narrativo únicos.

Uma outra característica que podemos perceber, pelo menos nesses dois primeiros romances, é como o autor gosta de introduzir nas histórias, além dos aspectos cientificistas e pitadas de intertextualidade com citações de pensadores e escritores (o que achei um pouco estranho, pois no primeiro livro somos informados por Watson que Sherlock possui zero conhecimento de literatura, mas aqui alude a Goethe por duas vezes), algum componente geográfico normalmente relacionado a alguma cultura ou país diferente. Talvez na época, quando não havia internet nem sequer televisão - ou avião -, isso funcionasse bem para compor o ar de mistério da trama, visto que pouca gente tinha acesso a informações desse tipo e a conhecer tais lugares que deviam soar como exóticos e cheios de mistério no imaginário popular, mas que por outro lado pode tornar o autor, se lido nos dias de hoje com anacronismo e sem as devidas ressalvas, quase politicamente incorreto, revelando o ponto de vista imperialista britânico sobre outros lugares, quase sempre os mostrando como menos civilizados e com outras características de um olhar "estrangeiro", que pode não corresponder à realidade. Vemos isso no primeiro livro "Um Estudo em Vermelho" com relação aos Estados Unidos e aos mórmons, e nesse segundo com relação à Índia, relatada como um lugar cheio de "negros" e onde se encontra uma raça de pessoas deformadas que praticam o canibalismo.

Afora isso tudo, um ponto interessante desse segundo livro foi uma rápida tentativa de humanizar o Sherlock (assim como o Dr. Watson, que toma parte numa trama romântica pouco convincente, diga-se de passagem), ou de dar uma maior profundidade e dimensão ao personagem, mostrando certas características psicológicas e comportamentais que me impressionaram por corresponder hoje a certas condições que não eram reconhecidas na época (embora certamente já houvesse quem as sofresse sem contudo ter um diagnóstico). Em alguns momentos parece que o detetive tem síndrome de Asperger, uma condição hoje considerada parte do espectro autista, em que o portador tem dificuldade de interação social, certos comportamentos repetitivos e interesses bastante restritos, mas sem o comprometimento da linguagem e cognição. Em outros momentos fica claro que ele possuía algum grau de transtorno maníaco-depressivo (hoje considerado "bipolar"), com fases de intensa agitação e euforia (mania) alternando com períodos de depressão. Uma das coisas mais "chocantes" foi descobrir que durante as fases depressivas, Sherlock faz uso de cocaína injetável. Mas vale dizer que o "choque" se deve sobretudo ao descuido inicial e inconsciente de fazer, como já havia dito, uma leitura anacrônica. Antigamente muitas das drogas consideradas hoje como ilegais e carregadas de estigmas e tabus, eram usadas de forma livre e até mesmo medicinal.
Anna Lua Costa 18/08/2016minha estante
Faz muito tempo que li Um estudo em vermelho e sua análise me fez ter curiosidade em reler as obras do autor. ?

Anna Lua Costa 18/08/2016minha estante
Faz muito tempo que li Um estudo em vermelho e sua análise me fez ter curiosidade para reler as obras do autor. ?

C Henrique 18/08/2016minha estante
Obrigado, Anna. Foram apenas umas impressões que tive e quis registrar porque minha memória é fraca, não tenho muita experiência nesse tipo de gênero pra fazer uma "análise". Só conhecia Sherlock através das adaptações e, aos poucos, entre uma leitura e outra tou tentando ler os livros, que estão disponíveis "de graça" pelo kindle unlimited.

Damaris.Gris 29/03/2020

Um bom Livro, mas não ganhou meu coração.
Giane 29/03/2020minha estante
Li alguns dessa série, mas me decepcionei. Achei que os livros eram bem mais, que mostravam mais do pensamento analítico do personagem, mas não... infelizmente fui com muita sede ao pote!

Damaris.Gris 29/03/2020minha estante
Pois é menina acho que o mesmo aconteceu comigo

Luan 20/07/2021

O jeito Conan de ser
? Apesar de ser, na minha opinião, inferior ao 'Estudo em vermelho', vale a pena desfrutar da investigação com o maior detetive do mundo.
Bigu 21/07/2021minha estante
Um estudo em vermelho maior e melhor

Luan 21/07/2021minha estante
Um estudo em vermelho fenomenal e fantástico

Kath 25/10/2018

O livro narra as aventuras de Holmes tentando desvendar o quebra-cabeças de um crime muito meticuloso envolvendo um tesouro. Quando certo dia uma jovem dama o procura para relatar o desaparecimento do seu pai, o detetive e seu fiel amigo Watson se vêem imersos em uma trama de vingança intricada e escorregadia. Seguindo as pistas da moça, os dois são levados a conhecer Thaddeus Sholto, o herdeiro de um oficial morto que está em desavença com seu irmão gêmeo, Bartholomew, por causa de parte de uma fortuna que, aparentemente, pertence por direito à senhorita Morstan. Quando vão à procura deste último encontram-no morto pelo que Holmes descobre ser veneno.

A cena do crime, apesar de aparentemente impossível, não escapa da minunciosa inspeção e detalhamento do detetive que descreve com perfeição cada passo dos envolvidos e como a arca com o tesouro havia sido roubada. O encarregado do caso é o inspetor Atherly Jones, um sujeito com ares de sabichão que pensa ter descoberto toda a trama ao enquadrar Taddeus como o assassino do irmão. Apesar de estar ciente de todos os passos dos assassinos, Holmes sabe que não será fácil capturá-los, por isso precisa ser cauteloso, ele conta com a ajuda de Tobby, um cão farejador, para buscar o rastro dos criminosos, mas acaba não os encontrando.

O mais interessante desse livro é ver Holmes seriamente frustrado, coisa que não vi nos livros dele que havia lido até então. Outra coisa bacana nas histórias de Doyle é que nós temos um background do criminoso, não como uma forma de absolver seu delito, mas de entendê-lo e acho isso muito interessante. A trama é bem fluida e tem alguma ação a mais se comparada aos dois anteriores, gostei muito.
Bianca.Trelha 09/04/2019minha estante
oi tudo bem?
voce pode me ajudar

Bianca.Trelha 09/04/2019minha estante
preciso de um fato gerador de conflito do livro o signo de quatro, nao sei oq colocar e se vc puder me ajudar ficarei muito feliz obrigado

beatriz2061 24/08/2021minha estante
LJSKSLSKALKDKALLAKA Eu abandonei

Marcelinho :) 25/08/2021minha estante
De boa, acontece mesmo KAKAKAKAKA

Giu 20/03/2020

Mistérios
O livro consegue misturar mistério, amor e ação de uma forma muito natural, nos causando sentimentos conflitantes. Holmes desvenda tudo com muita facilidade com seu fascinante raciocinio lógico. Porém o livro ainda me decepcionou um pouco no quesito mistério. Uma leitura rápida e muito interessante.
Pri 20/03/2020minha estante
mas a senhora é muito exigente mesmo em

Giu 20/03/2020minha estante
Kkkkkkk com mistério eu sou em

Senhorita_morland 26/08/2021

Bonzinho
Nunca pensei que perdi Sherlock Holmes, não é uma leitura que me atraia, contudo gostei bastante , uma leitura leve e bem desenvolvida. Fiquei chocada como o Sherlock cheira cocaína com oi se fosse beber água, não esperava por isso.
O livro apresenta muitas falas racistas e machistas que acho importante nos ater.
dani 26/08/2021minha estante
Ainda não li esse, mas os outros livros dele que li até agora também têm falas preconceituosas ?

Senhorita_morland 29/08/2021minha estante
Triste