Cruéis

Resenhas - Cruéis

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas L. 25/04/2024

Emocionante?
Esse livro foi um dos que mais me irritou. Pra mim, desse último arco, Letais foi o melhor. Já esse: não achei emocionante, achei muito mal trabalhado o final (de uma maneira que nem a autora aguentava mais escrever mais do mesmo) e como se não bastasse ela desvia toda a atencao de algo que poderia ter sido INCRÍVEL pra falar de casamento. JURO?. QUEM QUER SABER DE CASAMENTO SE TRATANDO DE UM ÚLTIMO LIVRO? Ainda mais de uma série de 16 livros? Mas ok. É isso.

deathxsouls 15/04/2024

Nossa eu sou apaixonada por Pretty Little Liars e admito que enrolei pra terminar é uma série muito gostosinha de ler. Senti que terminou bem, as meninas finalmente tendo um final feliz foi a melhor coisa, recomendo muito a leitura.

lehpjk 27/03/2024

Aliviada estou
Depois de 16 livros, esse com certeza merece uma resenha.
Fiquei receosa de no final ter um "Ainda estou aqui, V4dias -A", mesmo sabendo que esse seria o último livro.
Acredito que todo fã da serie Pretty Little Liars deveria dar uma chance aos livros, porque mesmo sendo muitos, todos eles prendem você na história e você sequer nota quando chega no final.
Foi maravilhoso acompanhar todo o drama das meninas com aS AliS e os "As". Saber como tudo terminou pra elas deixou meu coração quentinho (menos como tudo terminou pra aquela mocreia da Alison, credo).
Eu amei cada plot de cada livro. Eu amei os casais que ficaram juntos no final, principalmente Aria e Noel. E eu amei a evolução de cada personagem.
Agora só me resta ler os extras também pq tô doida pra saber maaais segredos de cada uma, pra poder enfim me despedir das meninas de vez.
E Sara Shepard, você nunca decepciona.
Luis1029 27/03/2024minha estante
Os livros são igual a série?

lehpjk 27/03/2024minha estante
Não, amg! E acho que foi por isso que eu amei, sabe? É totalmente diferente da série, com mais sentido e com plots mais surpreendentes. ?

Luis1029 27/03/2024minha estante
Ah sim, que dividido. Eu quero muito ler essa saga. Eu assisti a série, mais eu acabei abandonado na 4 temporada, tenho que continuar a ver

Divertido*

lehpjk 27/03/2024minha estante
Ah então vale muito a pena você ler os livros, não vai se arrepender ?

C. Aguiar 22/02/2024

Finalmente cheguei ao volume final de PLL, foram alguns anos lendo a série e foi muito difícil reunir todos os livros em versão física (alguns estão até esgotados), e apesar de amar muito a série tenho que ser sincera: não termina bem e talvez fosse melhor ter finalizado no volume 14, ou quem sabe no volume 8 e deixado algumas coisinhas em aberto!

Nesse último volume as amigas irão enfrentar um julgamento pelo que aconteceu com Ali, a garota deu um jeito de culpá-las por sua morte e a polícia como sempre segue sendo incompetente em descobrir as coisas nessa série.

Aria acaba encontrando Noel fora do país após fugir, mas ele fica com raiva de Aria, pois ele quer curtir a cidade enquanto ela está paranoica, afinal está sendo procurada pela Interpol.
Hannah organiza seu casamento, isso mesmo seu casamento com seu namorado mais novo e nenhum dos pais vê problema nisso, afinal é muito provável que ela irá ser presa e passará muitos anos trancafiada. Enquanto isso, Spencer pesquisa uma forma de fugir e arrumar uma nova identidade, mas um ex namorado de sua irmã que teve um envolvimento com Spencer no passado surge do nada no último livro, e as coisas ficam mais difíceis para ela, pois Spencer quer viver esse romance.

Já Emily, desapareceu no meio de uma tempestade, após as garotas investigarem sua última pista para descobrir finalmente o paradeiro de Alison. A pista não dá em nada, mas talvez Emily não esteja desaparecida e tenha descoberto algo que as amigas não conseguiram ver.

O livro é simplesmente uma bagunça, a história não é tão corrida como alguns exemplares que se passam em uma semana, mas ainda assim é ruim! As personagens não desenvolvem corretamente no final e parece que todo amadurecimento delas ao longo dos livros é jogado no ralo!

Muitos acontecimentos na série não são críveis, eu entendo que é ficção, mas fica tão irreal que chega em um ponto que você não está aguentando mais tanta baboseira!
Recomendo a série? Sim, mas não é uma das melhores que já li, talvez se você ler sem muita expectativa e zero filtro, acabe gostando muito da leitura!

ViCaramalack 19/08/2023

TOO MUCH
Finalmente o último livro dos arcos principais.
Das minhas impressões positivas, ainda defendo que a série é gostosinha de ler, é rápida. A autora tem uma capacidade muito interessante de diferenciar muito bem cada uma das personagens. Elas possuem personalidades bem distintas entre si. Ao menos eu conseguia diferenciar cada um, mas se bem que, se em 16 livros isso não acontecesse, algum problemão existiria aí. Em minha defesa, essa diferenciação pra mim foi clara já no primeiro arco. Eu falo isso como um ponto positivo porque são várias personagens femininas. É fácil fazer personagens diferentes quando são de gêneros diferentes entre si. E como em qualquer livro, você acaba se afeiçoando mais a um personagem do que outro.
E falando em personagens, vamos às minhas opiniões. Já de cara eu digo que a personagem da Emily consegue ser insuportável. Os primeiros livros onde ela é obcecada por defender a Alisson (que não era a própria e mesmo assim não foi lá aquelas amigas) é insuportável. Estragou a personagem para mim, além de ter aparentemente desenvolvido superpoderes nesse livro. Não dou a mínima se ela era apaixonada por ela. E falando da Alisson, detestável e completamente irreal, acho que nunca vi um personagem tão impalpável. A Aria, muito hipócrita, com um ar de superioridade que não me desce, e Spencer parece nunca conseguir amadurecer ao longo da história. Para mim, Hanna é uma personagem que tem um arco melhorzinho, inclusive toda a personalidade dela orna melhor com o ambiente descrito da cidade, e muito de sua "melhora" se dá porque ela, lá no final do primeiro arco, acaba tendo que lidar com um luto, precisa lidar com a desconfiança e uma traição muito forte, e a relação dela com os pais, principalmente com o pai, que é um escroto, e a nova família dele, faz ela amadurecer bastante. Ela acaba lidando verdadeiramente com a solidão porque o contrário não é uma opção. Fora todas as futilidades (que todas, sem exceção, apresentam), ela lida com problemas mais reais. Tem a Courtney também que é outra fodida, coitada, apareceu só para ser assassinada. Nem vamos entrar no mérito de todas as famílias serem absurdamente omissas (e vamos fazer uma menção especial a família DiLaurentis!), mas o núcleo principal, no geral, são meninas que não sabem lidar com as consequências de seus próprios atos, levam outras pessoas para o buraco porque são egoístas o suficiente para isso, são imaturas e várias vezes criminosas. O que me leva a um outro ponto.
O principal problema com a série é que muitos acontecimentos não são críveis. Cara, é tão exagerado. Não dá para mim. É demais para eu digerir. Depois de todos esses livros, eu já estava de saco cheio delas fazerem merda e não aprenderem nada. Nada mesmo. É crime atrás de crime e não acontece p00rr,4 nenhuma. Sem contar que os três últimos arcos possuem uma estrutura narrativa que funciona assim: o começo do arco apresenta um b.o, os próximos dois livros são desdobramentos geralmente entediantes depois de um tempo, e o final é sempre algo too much. Esse final, por exemplo, de uma determinada personagem que acha algo que o PAÍS inteiro estava cuidando e procurando e ninguém achava. Sinceramente, isso me quebra. Pra mim é tão improvável. Tão exagerado. Intangível. É exatamente sobre ser mais e maior. E no final, eu não dava mais a mínima para nenhuma personagem.
Tem assuntos relevantes que podemos debater e discutir? Tem. Fala sobre sexualidade, relação de pais e filhos (como exemplo a relação da Hanna com o pai, que é uma das coisas que eu mais gosto no livro), fala de adoção, violências diversas, muitos assuntos mesmo. Só que assim, pano de fundo. E tem suas problemáticas a torto e a direito. Recentemente eu tentei ler de novo e acho que parei no sétimo livro porque tem muita coisa que você pensa "pra que?", não precisava.
No final, toda a saga acabou se resumindo em acontecimentos muito desnecessários, exagerados, e dramas e relacionamentos que não funcionam mais pra mim. E nem sei se deveria funcionar para alguém kkkk.

Isa :) 26/07/2023

Fim de uma era
Apesar de tudo eu amo essa saga, eu amo muito, elas me prederam absurdamente por anos, eu sou extremamente grata a tudo que eu senti lendo, é sem dúvidas um fechamento de ciclo terminar esse último livro.

Ainda que o livro em questão tenha uns pontos convenientes eu simplesmente não ligo pq só queria que elas tivessem um final feliz, independente de tudo, ELAS MERECEM!!!

Eu senti que a Emily estava bem desde o início, eu sabia que ela ia fazer algo pra ajudar, ela é tudo pra mim nessa saga, tem lugar especial d+. Agora oq eu não entendi foi esse final da spencer mas estarei fechando os olhos e aplaudindo todos, obrigada por tudo pll, vc sabe que fez história.

Mª Júlia 06/06/2023

Não acredito que chegou ao fim, me apeguei aos personagens e a trama mas finalmente vi o final de Ali tão esperado. Amei acompanhar toda a saga e espero achar livros que me deixem tão vidradas como PLL.

Julia.Maieto 15/05/2023

Cruéis
Nem acredito que eu li 18 de uma mesma saga, mas cá estou estou, achei que para uma série tão exageradamente grande foi um final muitooo fraco, na verdade a saga já tinha perdido toda a graça das revelações faz tempo, e poderia ter acabado a serie em qualquer outro que daria na mesma. O único motivo de ter dado 3 estrelas foi o final para cada Liar, eu tenho muito apego e carinho por elas então achei que finalmente elas tiveram seu "final feliz ". Mas resumindo a série de livro é boa até o livro 8, depois disso é só enrolação, prefiro bem mais a série de Tv.

Manu 09/05/2023

O final dramático, não tão dramático
A qualidade da serie decaiu em função da quantidade de livros. Esse ultimo livro tem alguns momentos interessantes, mas foi um pouco enfadonho. Ainda acho que deveria ter acabado após o 8ª livro. A autora inventou tanta coisa pra dar continuidade que quando finalmente a Alisson é pega ficou muito sem graça.
Sthefany126 14/06/2023minha estante
Exatamente !!!!!

Dani 04/05/2023minha estante
Você está de parabéns kkkkk ??

AtAlio.Martins 18/04/2023

Podrer
Puts kkkkk pra um final de elo/serie foi meio bosta hein, a cena de açao do final... que isso? e se perde ainda mais no meio com as mortes mt nada com nada

Marianna 22/02/2023

Simplesmente amo Pll, li um livro por dia, me surpreendi por ser beem diferente da série, muitas coisas não tem na série, muitas coisas diferentes, muitas coisas tem na série e não nos livros, gosto dos dois, mas uma coisa que eu queria tanto no livro quanto na série era o Toby, e o coitado morre nos livros no instante, e eu queria Spencer e Toby, mas não deu. Achei as personagens do livro um pouco mais chatas do que na série, algumas delas fizeram muitas coisas idiotas, eu me irritava o tanto que elas faziam besteiras, mas uma coisa que eu aprendi lendo esses livros foi: NÃO MINTA! A VERDADE É SEMPRE MELHOR! E A VERDADE SEMPRE VAI APARECER, A MENTIRA NÃO DURA, A NÃO SER QUE VOCÊ MORRA!

Luc 02/02/2023

Liars to the end.
Enfim o desfecho desta grande história. Apesar de gostar muito da adaptação, não passava pela minha cabeça ler os livros de Pretty Little Liars, até que em julho de 2021 eu li o primeiro arco, nas férias posteriores li os demais, e assim segui até agora.
É inegável que há muitos pontos negativos que se repetem no decorrer das obras, a ponto de se tornarem extremamente cansativos e previsíveis (como a constante sensação de vigilância que ronda as protagonistas quase que em cada capítulo e os mesmos problemas pessoais de sempre). Se por um lado é muito difícil acreditar realmente na verossimilidade de vários acontecimentos, por outro é válido lembrar que os livros em questão são de caráter fictício; com ambientação e características bastante semelhantes ao mundo real, mas ainda são ficção. Então, eu entendo os porquês de muitos dos fatos trabalhados parecerem, ao meu ver, absurdos. No entanto, isso não justifica a falta de aprofundamento e de amadurecimento que permeia várias partes da trama em geral. Além disso, concordo com o comentário de outra resenha, segundo o qual os dois primeiros livros deste último arco são melhores que os volumes 15 e 16. Arrisco afirmar que o terceiro arco é o meu favorito.
Em termos positivos, é importante perceber que Sara Shepard conseguiu criar 16 livros que constituem uma história e, ainda assim, manter o suspense bem amarrado por meio de uma escrita simples. Outro ponto legal é notar que as epígrafes selecionadas combinam bem com as histórias de cada livro. No mais, a memória afetiva e o lugarzinho de conforto que o suspense teen proporciona também influenciaram na minha experiência.
Posso dizer que valeu a pena acompanhar as desventuras de Spencer, Hanna, Aria e Emily. "Cruéis" apresenta um ritmo de desenrolar que, certamente, está entre os mais frenéticos da série, e me causou déjà vu dos episódios mais ousados da adaptação. Mal consigo acreditar que acabou (mas QUE BOM que acabou, tudo demais é veneno).

Mayla 24/01/2023

Chegou no último
O livro surpreende do início ao fim, mesmo já imaginando o que aconteceria, mas não esperava como ocorreria tudo que aconteceu. Mesmo tendo lido tantos livros, sinto que poderiam ter tido mais. Por outro lado, acabou a série de livros na hora certa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5