Segunda Guerra Mundial

Resenhas - Segunda Guerra Mundial

El Tiburón 24/07/2016

Uma Segunda Guerra
Apresentação do conto de Pedroom Lanne

Indetectáveis a mero mortais, dois alienígenas provenientes de um futuro muito distante se materializam na calada da noite em meio a um quartel general no deserto do Novo México. O que descobrem sorrateiramente lendo mentes de soldados adormecidos, revela um surpreendente bastidor da Segunda Guerra Mundial que nem uma sumo inteligência superior poderia predizer, revela uma segunda guerra que nunca antes se coube imaginar...

in MIERLING, Rô (org). Segunda Guerra Mundial: Memórias e Fragmentos. Rio de Janeiro: Ed. Illuminare, 2016 (pp. 50).

Pedroom Lanne 24/07/2016

A Matemática, o Amor e a Guerra
Como conciliar ou equacionar três elementos em uma só crônica? Pode a matemática solucionar um problema envolvendo fatores tão antagônicos como o amor e a guerra? Ainda mais quando a guerra não é qualquer, e sim aquela que molda a sociedade e as nossas vidas até os dias atuais?

É este problema, não tão matemático, mas sim literário, que o autor, historiador, dramaturgo e poeta carioca Brunno Vianna tenta resolver - e consegue com muito louvor - em seu conto publicado na antologia Segunda Guerra Mundial - Memórias e Fragmentos da editora Illuminare.

Basta ler, dispensa calculadora para se obter o resultado dessa incógnita equação.

Nelmaliana 20/09/2016

"Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repetí-los"
George Santayana

Eu sou uma apaixonada por História, sim com H maiúsculo. Desde sempre fui muito curiosa com fatos e acontecimentos históricos, e como eles moldam toda uma sociedade.

E talvez um dos momentos que mais me cause interesse seja a Segunda Guerra Mundial. O porquê disso, eu não sei explicar. Mas sempre que posso leio algo a respeito ou assisto a algum documentário. Porém, não consigo fazer em qualquer momento isso. Toda essa história, por algum motivo, mexe demais comigo. Então, sempre que possível escolho um momento onde eu esteja bem pra fazê-l, isso minimiza o sentimento de tristeza ou qualquer outro que venha a ter.

Aí, sou surpreendida com a chegada do livro citado. E não posso escolher o melhor momento, eu tenho que lê-lo.

Respiro fundo e me entrego à leitura.

A obra é composta por 15 contos, onde o autor poderia desenvolver uma história em qualquer gênero literário, dentro do tema Segunda Guerra Mundial.

Eu não conhecia nenhum dos escritores selecionados, então não tinha ideia do que esperar ao iniciar a leitura. Mas, fui surpreendida positivamente a cada página lida.

Os contos são realmente bem variados no quesito gênero, mas uma coisa todos tem em comum: são de ótima qualidade. É difícil escolher um preferido, acho que nem tenho. Mas alguns chamaram mais minha atenção. Então, vamos a eles.

Trincheira - é o conto que abre a antologia. Nele temos um senhor, que durante um cochilo volta a viver os momentos angustiantes de um dos ataques durante a guerra. Quando acorda, percebe que a guerra nunca acabou, só mudou o molde.

Para Voar e Ser Invisível por Clarisse Souza - conta o momento em que um fantasma se vê refletido nos olhos de Noah, um garoto judeu que tem "O corpo errado". Esse fantasma acompanha o garoto até o momento onde deixa o vento levá-lo.

Um Assombro para o Führer por José Martins Filho - como todo bom trabalhador, o Führer também precisa de um descanso. E em um desses momentos de relaxamento, eis que começam a surgir sons estranhos, e só podem ser fantasmas. Mas, qual não é a surpresa ao descobrir qual o real motivo desses sons.

Isso é só uma mostra do que esse livro trás. Eu recomendo pra todos os públicos, independente do gênero literário que goste.

A edição do livro é de excelente qualidade, e no final da obra temos uma pequena biografia dos autores e da organizadora, Rô Mierling.

Post origianal em:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2016/09/segunda-guerra-mundial-memorias-e.html

Arca Literária 17/05/2017

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/segunda-guerra-mundial-memorias-e-fragmentos-ro-mierling-org/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/segunda-guerra-mundial-memorias-e-fragmentos-ro-mierling-org/

Renato420 21/08/2017

Sob a coordenação de Rô Mierling, “Segunda Guerra Mundial – Memórias e Fragmentos” é a reunião de contos num livro de 112 páginas publicado pela Editora Illuminare em 2016. Compõe a coleção Antologias Brasileiras.
Eu sou apaixonado por Historia. Pensei inclusive cursar na Universidade. Os relatos de fatos que marcaram a humanidade e que hoje refletem na nossa atualidade sempre me despertaram interesse. Já vi alguns documentários que abordam memórias de sobreviventes de inúmeros conflitos, e não poucas vezes fui tomado pelas emoções.
Os 15 contos que compõem esta obra me fizeram viajar a lugares que nunca estive fisicamente, visualizando situações que na prática nunca experimentei. Ainda que cada autor também não tenha vivenciado isso, acredito que ao escrever, cada um deles também fez essa viagem.
Os contos variam. Cada escritor seguiu uma linha. O leitor certamente se sentirá contemplado pelos diferentes aspectos que as memórias aqui retratadas em forma de ficção abrangem.
Um homem que durante uma soneca volta a vivenciar os horrores do campo de batalha e quando acorda se dá conta que nada acabou; apenas ganhou novas formas. Um fantasma que se vê no corpo de um garoto judeu. O líder alemão que em seu momento de descanso tem alucinações.
Pessoas que deixaram seus países para fugir das perseguições e conflitos, e que hoje, vivendo em terras brasileiras, relembram de tudo com saudades de suas pátrias. Um médico que trabalhou na resistência quando da ocupação da França pela Alemanha. As memórias de um desertor.
São fatos que marcaram milhões de vidas. Vidas espalhadas pelos quatro cantos do planeta. Vidas que em campo de batalha ou fora dele compõem a barbárie que foi esse conflito.

Viviana Mendonça 25/12/2017

O que dizer desse livro, são histórias contadas por cerca de 16 autores, incluindo Rô Mierling, onde o tema é nada mais, nada menos que a Segunda Guerra Mundial e tem como subtitulo Memorias e Fragmentos, que nos remetem a histórias com romance, drama, terror e até suspense.
Para quem gosta do tema Segunda Guerra Mundial, assim como eu, com certeza irá gostar de cada fragmento, cada história contada ou narrada, muitas delas retratam o dia a dia durante a guerra, conta as sequelas dessa grande tragédia, conta a vida dos que foram para guerra, daqueles que se exilaram, daqueles que ficaram e até mesmo da culpa que sente daqueles que sobreviveram.
Interessante ver vidas os quais, mesmo as vezes terem sobrevivido, não sente alegria, não se sentem dignos de viver, ou simplesmente enraizaram o sofrimento dentro de si, porém a aqueles que sobreviveram de ambas formas, tanto na guerra quanto na superação.
Os contos nos traz também fantasmas da guerra, fantasmas que os perseguiam, fantasmas que os direcionavam ou atormentavam-os, histórias de gente comum que estiveram em meio a guerra, pessoas que esperaram ou estavam lá.
Trincheira é o primeiro conto do livro e particularmente foi o que abriu com chave de ouro, seu enredo nos leva a lembrança de um senhor e nos mostra o quanto ser "héroi de guerra" hoje em dia está ficando vago.
Para voar e ser invisível conta a história do Noah, um garoto com deficiência em meio a guerra, que mesmo que você fique com raiva de sua família, você acaba se compadecendo dele, pois seu sonho é poder se tornar invisível, assim como sua amiga.
Blitz e o Sobrevivente são outros dois contos os quais gostei muito da leitura, pois um trata-se de decepção, pelo menos pelo meu entendimento e o outro nos conta sobre a trajetória de um medico e os fantasmas da guerra, como já citei.

Já parou para analisar que até Hitler tinha seus fantasmas, pois é, pois acredito muito nisso, um homem com ele, só poderia ter medo da própria sombra depois de tudo que causou, pois neste livro encontramos mais alguns detalhes.

Pois é isso meu amigos, como havia citado, é uma ótima indicação para quem gosta do tema, a Editora Illuminare separou ótimos contos para nos proporcionar um ótima leitura.

site: http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/search?q=segunda+guerra+mundial