O amor dos homens avulsos

O amor dos homens avulsos Victor Heringer

Resenhas - O Amor dos Homens Avulsos

Dani 23/04/2024

O ódio nunca começa quando pode
Entre altos e baixos, foi um livro lido em 10 dias (pra mim, um espanto). ainda chocada com a escrita do victor (poeta escreve romance dum jeito diferente), com as descrições do rio de janeiro, com as muitas ironias, com os risos que me arrancou em tantos momentos. quero relê-lo num momento mais feliz, com mais calma e atenção. por ora, o que me incomodou foi uma certa inconstância - há momentos MUITO bons e outros nem tanto, quase arrastados demais. ainda não sei se o final me comove ou me entristece. o que sei é: nunca li nada igual, e foi triste saber que perdemos essa voz.

Soda Káustica 10/04/2024

Esse livro foi MUITO louco, maravilhoso. Gostei muito do fato que o personagem principal é mais velho do que a maioria dos protagonistas que vemos por aí (ainda que ao mesmo tempo, pode ser muito jovem) e toda essa loucura fez as 160 páginas desse livro se extenderem muito mais, em um bom sentido.

Eric 22/03/2024

Se pudéssemos extrair sentimentos de um livro, certamente de "O Amor dos Homens Avulsos" seria uma enxurrada de dor e solidão. O texto de Heringer é permeado por uma melancolia profunda e opaca, que tenta encontrar sua luz em um caminho que, ao meu ver, não leva a lugar algum.

A partir de um enredo simples, por vezes até banal, somos apresentados a Camilo, um senhor deficiente que vive sozinho em um apartamento no subúrbio. Atormentado pelas dores e injustiças do passado, ele revisita em sua memória a infância, adolescência e sua paixão por Cosmim, um menino apadrinhado pelo pai que é levado a morar em sua casa. Inicialmente, o ciúme alimenta a relação entre os dois, posteriormente transformando-se em uma paixão interrompida por uma violenta agressão.

Desenvolvido em fluxo de consciência, que me lembrou até o capítulo de Quentin em "O Som e a Fúria", o texto se propõe a uma visceralidade de memórias que compromete a imersão devido à adoção de uma aleatoriedade de acontecimentos que pouco contribuem para o resultado final apresentado.

Por outro lado, o enredo chama a atenção e envolve pela curiosidade sobre como se deu o relacionamento entre Camilo e Cosmim e os reflexos em um tempo presente bastante nebuloso e melancólico, parte do romance construída com uma sensibilidade singular.

Em síntese, "O Amor dos Homens Avulsos" é um romance de altos e baixos. Gostei de sua proposta, mas não me agradou sua execução. Penso que, neste caso, uma prosa mais tradicional funcionaria melhor.

Max 18/03/2024minha estante
Putz!

Maria 13/03/2024

Hã?
Acho que não entendi o conceito. O começo foi estranho, o meio foi bom e o final foi uma bosta. Disse que ia mudar pra melhor. Já tava bom. Diz que ia mudar ainda pra melhor. Já não tava muito bom. Tava meio ruim também. Tava ruim. Agora parece que piorou.

vick 10/03/2024

Um mergulho na história de um primeiro amor que acabou tragicamente, um narrador marcado por isso que tenta reconstruir a vida depois.

Krol.Veras 02/03/2024

Desolador
O livro começa lento, eu não estava me sentindo conectada com a história no início, mas após o ápice, que é assim como o vejo, a dinâmica muda, há fluidez, há uma onde forte de empatia pelo personagem que se encontra sozinho, sem respostas, sem vingança, sem consolo, triste e sem amor. É possível sentir a estranheza dessa vida sobrevivida apesar de tudo, de todos, do que foi perdido. Recomendo.

Gabriel841 29/02/2024

Putaquepariucaralhomerdavaidefuder
Eu tenho uma certeza bem forte de que esse livro vai ficar na minha memória por um período muito longo de tempo, com altas possibilidades de se tornar meu livro favorito, mas pra evitar fazer algo que eu não gosto muito, que é jogar as expectativas muito no impossível de se alcançar, vou tentar manter breve.

Este livro, além de muito brasileiro em toda a história, é do tipo que se encaixa perfeitamente dentro de todas as possibilidades da vida. Uma ficção que passa longe do fictício, faz parte da vida que é possível.

Pesquisando sobre a obra e o autor, eu soube da morte do Victor Heringer em 2018, 29 anos. Extremamente triste.

Sinceramente? Aqui ele foi um monstro da escrita. Nunca li nada com tanta tristeza, violência e amor, escrito de maneira tão livre, frágil, amável quanto isso aqui. Ele brinca com a melancolia num jogo de palavras que eu sinceramente não sei descrever.

Fica aqui minha extrema recomendação junto de uma das minhas partes favoritas, que talvez consiga exemplificar a melancolia com que o Victor descreve não só os lugares e as pessoas como a própria vida de maneira geral.

"Sempre achei que tinha vindo ao mundo não para estar nele, mas para ter estado, ter sito, ter feito. Nasci póstumo. Fui um natimorto nos braços de mamãe, enforcado pelo cordão umbilical, roxo, roxinho; o médico me reviveu com um sopro na boca. Meu primeiro beijo. Por pouco não me livrei do incômodo de ter nascido. Daí em diante, foi a teimosia do sangue o que me manteve vivo"

Milydelrey 01/02/2024

Incrível.
Escrita envolvente, história bonita e interessante, bons detalhes, dramas realistas? facil de se identificar, de se compadecer? queria que o autor estivesse vivo para eu dizer o quão gostoso foi ler!

Arthur 01/02/2024

Tudo aqui mastiga e cospe a gente múltiplas vezes. a cada parágrafo, quase; daqueles textos que te engolem e é tudo meio indigesto — mas que cê sabe que isso aqui vai voltar várias vezes à superfície da mente num ponto de ônibus. na fila da padaria. esperando pro teu amor virar a esquina. rezando pra que ele permaneça, de muitas formas. livro perfeito não é, mas as cinco estrelas eu reservo sempre pra tudo aquilo que me assombra e persegue. camilo e cosme não saem da minha cabeça. que aqui fiquem, protegidos. cuidados.

victor se foi cedo demais, DEMAIS.

Dja 01/02/2024

O livro é bem triste e cativante, só uma detalhes no meio do livro que deixam a história meio arrastada, mas não o suficiente para deixar de ter interesse na história.

oliveiralauras 13/12/2023

Que loucura foi essa???????? tô até agora sem entender, realmente tô ficando mais burra com o tempo, mas o livro é ótimo

liviaslivros 03/12/2023

Como pode um livro falar de amor permeado com tanta dor? eita como eu sofri aqui viu queridos? obrigada victor

Fê Aljarilla 30/09/2023

Achei que seria favorito, não foi
Mas foi quase.
Até a cena imaginada (que jurei que seria real) eu estava já favoritando o livro. Porém depois dessa parte a história parece que virou outra, não a escrita (que é ótima), apenas o caminho que a história tomou. Tirou aquela sensação que os 70% do livro trouxe.
A história é bem tocante, triste e deixa um sentimento de querer pertencer à história, de querer entrar e fazer algo pra obter resposta, obter justiça. Infelizmente não podemos.
Eu adorei, mas o final me desanimou um pouquinho.