A Catedral do Mar

Resenhas - A catedral do mar

1 | 2 | 3 | 4

Luca47 28/01/2024

Obra-prima.
O que dizer sobre esse livro? Bom vamos lá.

Extremamente detalhista, não é a toa que possui mais de 700 páginas.

O início é um pouco cansativo, mas passado 1/4 da leitura, vc termina em pouquíssimo tempo, pois a história é sensacional.

Sobre a história? Nunca vi um personagem se ferrar tanto ?. Começa com tragédia, continua com tragédia, melhora um pouco e depois mais tragédias!

Mas a evolução do caráter e dos ideais do personagem principal são incríveis. É realmente uma história de superação, de como as adversidades e injustiças, por maiores que sejam, não impedem que a bondade prevaleça em uma pessoa.

Recomendo a leitura!

Ju Ragni 15/01/2024

Romance histórico excelente
É a primeira obra que leio desse autor, e achei sua literatura ótima. É o Bernard Cornwell da Espanha. Nesse livro ele fez uma recriação histórica da idade média muito bem fundamentada, pesquisa histórica impecável e personagens carismáticos e envolventes. É bom desde o começo, tem ritmo de ação e o final é impactante, fiquei ansiosa enquanto estava lendo. A catedral de Santa Maria do Mar fica em Barcelona, nas Ramblas, as ruas históricas medievais entre a orla e a catedral de Barcelona. É um lugar que já estava na minha lista de viagem, mas depois de ler esse livro, ficou marcado como imperdível. Essa obra foi lançada em 1958, mas eu só soube de sua existência quando a Intrínseca publicou uma edição em 2018. Que bom que li, achei ótima!!!

Salim 01/12/2023

Romance de formação
A obra é um romance de formação, que se passa na idade média, à qual bebe nas fontes de Os Miseráveis e também O Conde de Monte Cristo.

Com exceção das batalhas, que não me apetecem muito, o restante foi bastante envolvente, com muitos personagens interessantes, não só o protagonista.

Recomendo aos amantes do gênero.

Andre.S 13/10/2023

Longo em excesso, arrastado é chatíssimo. Um novelão espanhol com cunho histórico, recheado de personagens pouco atrativas numa colcha de retalhos de acontecimentos que não atraem.

DêlaMartins 30/07/2023

Idade Média, catedral
Sempre gostei de ficção com fundo histórico e fazia tempo que não lia um livro com esse enfoque. Estava com saudades e "A catedral do mar" me chamou atenção porque, como "Pilares da terra" (Ken Follett, um dos meus livros favoritos!), tem como pano de fundo a construção de uma igreja. Ildefonso Falcones, autor catalão, escreve sobre Barcelona no século XII e a construção da igreja Santa Maria do mar. A história é longa, cheia de reviravoltas e focada na vida de Arnau Estanyol que, de filho de um servo passa a um bem sucedido comerciante com muita luta durante a idade média. Fé, igreja, inquisição, injustiças, nobreza, peste fazem parte da narrativa - aprendi um pouco mais sobre esse tempo tão longínquo.

O livro me prendeu bastante, principalmente porque se trata somente de uma história, sem vieses psicológicos, como eu queria. Às vezes, o excesso de detalhes me cansou um pouco, mas não me fez perder o interesse.

Recomendo para aqueles que curtem essa abordagem.
Cripta Da Leitura 24/09/2023minha estante
Pilares da Terra é um dos meus livros favoritos também! Esse é tão bom, ou quase tão bom como aquele?

DêlaMartins 25/09/2023minha estante
Tai, é quase tão bom, mas Pilares da terra merece 5*, enquanto esse ficou com 4*. Mesmo assim, tem seus méritos e gostei.

Cripta Da Leitura 25/09/2023minha estante
Ah, mas se já é quase tão bom, tá valendo! rs... Quero ler!

DêlaMartins 25/09/2023minha estante
Tai, depois me conta o que vc achou.

Patricia.Granado 04/06/2023

Maravilhoso
Adoro quando o livro te dá vontade de pegar um avião e ir direto para o local onde se passa a história. Fiquei morrendo de vontade de ir até Barcelona e ver a Catedral do Mar. Que história fantástica! Amei, recomendo, recomendo e recomendo!

Luiz Pereira Júnior 13/01/2023

Passado presente
Mais um dos livros que estavam na lista de espera e que tiveram a leitura antecipada para que eu pudesse depois assistir ao filme (no caso, a série). Bem, alguns acham que é melhor ver o filme e depois compará-lo ao livro; outros preferem o contrário - e eu me incluo entre estes. Simples questão de preferência e nada mais.

Primeiro é preciso dizer que, frequentemente, toda leitura parece sempre remeter a algo que já lemos ou que já vimos. Umberto Eco foi um dos mestres ao escrever sobre isso em “A angústia da influência”. E isso é o que acontece em “A Catedral do Mar”, de Ildefonso Falcones.

Ao narrar as a longa trajetória que leva da extrema pobreza e dos enormes sofrimentos à nobreza e aos ricos palácios, mesclado a uma ampla crítica social e às descrições (nem sempre pormenorizadas) dos costumes de uma determinada época, o livro de Falcones nos remete a grandes obras (“O Conde de Monte Cristo” e “Os miseráveis” foram as que me vieram à mente em vários trechos da leitura).

E isso não desmerece o romance. Ao contar a história (desde a origem miserável, no sentido real da palavra) de um jovem carregador de pedras para a construção de uma catedral em honra à Virgem Maria até a sua ascensão como um dos mais importantes e ricos nobres de sua região (e posterior queda e posterior ascensão), o autor consegue nos fazer viajar no tempo e no espaço, e também conhecer mais sobre o horror que o ser humano é capaz de causar a seus semelhantes.

Em que pese o maniqueísmo (exemplificando: um das amadas do protagonista é tão idealizada que por vezes parece que é personagem de outra obra; a outra parece ser o arquétipo da morena sensual, que é capaz de enlouquecer os homens com um simples olhar oblíquo, mas sem a inteligência de Capitu e a esposa do protagonista parece seguir as convenções da nobre vilã cruel) e o acúmulo de nomes e títulos que pouco acrescentam à narrativa (mas necessários para aqueles que querem compreender melhor o contexto social e histórico da época), “A Catedral do Mar” é um romance histórico que nada deixa a dever para os seus congêneres, enfim.

Vale a pena? Com certeza (mas a preço comum, e não o valor de obra rara que estão cobrando em certos sites). Se você gosta de história, tramas, peripécias, medievalismo, costumes religiosos, busca do poder, conflitos humanos, esse é um livro para você. Não vi a série ainda, mas posso dizer “A Catedral do Mar” é daqueles livros que parecem já vir prontos para a tela (e, é claro, facilmente visualizados em nossa mente durante as horas que passarmos esquecidos do mundo ao nosso redor durante sua leitura).

Marquim 31/12/2022

A catedral do mar
Livro espetacular! Me prendeu do início ao fim. O Ildefonso Falcones tem uma escrita muito agradável. O livro vale muito a pena.

Vamos ler, galera!

Márcio 30/12/2022

Gostei do livro, não é excelente, mas é bom, dá um panorama da idade média na Espanha, mais especificamente em Barcelona e a relação entre nobres e plebeus, entre igreja e cambistas.

Rodolfo 24/11/2022

A Barcelona do século XIV torna-se cenário desta grande obra, principalmente quando Bernat decide fugir com seu filho Arnau para começar uma nova vida.
Arnau, ainda jovem e sentindo a ausência de sua mãe, se vê fascinado pela imagem da Virgem do Mar e decide integrar a equipe de homens que estão construindo uma nova catedral em homenagem à Virgem do Mar.
Durante todo o livro vamos acompanhando o crescimento e desenvolvimento de Arnau, bem como os acontecimentos pelos quais Barcelona passou, como as grandes guerras, a peste que assolou a Europa, a perseguição pela qual os judeus passaram.
As intrigas e brigas por poder também ajudam a compor a história, sendo gratificante acompanhar a transformação pela quando a vida de Arnau vai passado.
Vale destaque o julgamento pelo qual Arnau passa, quase no final do livro, em que o autor soube manter a tensão e instigar a curiosidade do leitor para saber qual seria o desfecho.
Repleto de acontecimentos históricos e rico em detalhes, sem dúvida esse livro é praticamente uma obra-prima que retrata uma época da história da humanidade.

Heley 22/11/2022

Uma história com várias reviravoltas
Segunda leitura longa do ano ?
Logo de início o leitor vê a vida de Bernat virar de cabeça para baixo, obrigando-o a fugir com seu filho (Arnau Estanyol) para Barcelona. Crescendo sem a mãe, Arnau encontra na Virgem Maria da Catedral do Mar a imagem da mãe que ele nunca teve. Ao longo das mais de 600 páginas, o autor conta a vida, cheia de desafios, de Bernat e Arnau, sempre atrelado a construção da catedral. Um livro maravilhoso, cheio de fatos históricos, crenças e muitos personagens. Uma excelente leitura!

Jenner Azevedo 15/10/2022

O livro é cheio de reviravoltas na vida do jovem e depois não tão jovem Arnau Estanyol, amolasse que vai contando a história da construção da catedral de Santa Maria De Lá Mar em Barcelona. Um livro muito bem escrito e combina história bastante envolvente e emocionante. Tem uma série na Netflix a qual comecei a assitir antes do livro mas achei muito lenta, mas vou retomar agora que terminei o livro. Mas consegui ler o livro mais rápido do que o tempo que duraria para ver a série kkk. Pode ser lido em 12horas

Diego Vertu @outro_livro_lido 22/07/2022

Viagem à idade média
Na Catalunha do Século XIV, acompanhamos a história de Arnau Estayol, desde a sua concepção até a ao redor de seus 60 anos. Filho de Bernat Estayol e Francesca, Arnau cresce em Barcelona com vários perrengues na vida principalmente com a nobreza da família Puig. Mas a frente Arnau se torna um Bastaix, um construtor da Catedral do Mar, Arnau agora decide-se não se curvar mais à nobreza e jura vingança contra aqueles que o tiraram tudo, sempre com fé na Virgem do Mar e ainda terá que lidar com a Inquisição.
Leitura pesada em certos pontos e agradável em outros a obra de Ildefonso Falcones é cheia de tramas e reviravoltas ligados a Arnau Estayol. A narrativa é fluida os anos passam rápido. A ambientação histórica é muito bem feita, cheia de feudalismo, vassalagem, pestes, cavalos e a influência da igreja ditando hábitos e costumes. O livro também dialoga bem com um atualidade já que há passagens reflexivas sobre religião e classes sociais. Creio que por ter uma narrativa hábil meu ponto negativo é que talvez faltou alguns pequenos ganchos entre um capítulo e outro mas não deixa de ser um livro primoroso.

Francisco 29/12/2021

Li este livro porque achei parecido com Os Pilares da Terra, de Ken Follett.
Embora, naturalmente, Ildefonso Falcones possua estilo diferente de Follett, o livro é agradável e quem gosta de romance histórico penso que gostará.

A Catedral do Mar conta a história de Arnau Estanyol e tem como contexto histórico a construção da igreja dedicada a Virgem Maria na Barcelona da Idade Média.

Rico em detalhes da época, dos costumes, das leis, da inquisição, a narrativa tem algumas reviravoltas surpreendentes.

huntero 30/11/2021

Ótima leitura
Romance de época, com dramas familiares, se tornou uma série exclusiva no Netflix, para recontar uma estória cheia de reviravoltas.

1 | 2 | 3 | 4