Os Parceiros Invisíveis

Os Parceiros Invisíveis John A. Sanford

Resenhas - Parceiros Invisíveis

Diana Helena 08/03/2020

Objetividade para entender os conceitos de Jung
A forma que o autor apresenta os conceitos de anima e animus é leve e fácil de se compreender.
A partir desses conceitos, ele desenvolve o papel deles (anima e animus) dentro das relações (afetivas, familiares e outras).
O melhor é que não é um livro teórico e sim, prático, já que o autor sugere formas de lidar com determinadas situações e de lidar com o(a) próprio(a) animus/anima.
Adorei! Um livro que valerá a pena reler.

Livianmassafera 26/02/2023

Um ótimo aprofundamento
A terapia pela linha Junguiana é a minha favorita, sempre fui muito curiosa e concordante no assunto. Esse livro me permitiu aprofundar de uma maneira que não imaginei quando iniciei a leitura, e conduziu pra um processo de autoconhecimento sensacional. Recomendo demais a leitura, entretanto, apenas para quem já tem um conhecimento prévio sobre os assuntos.

Cair de paraquedas em uma leitura como essa, pode não permitir o total aproveito da mesma.

Tiago936 07/01/2021

Ótimo livro de psicologia para todos os públicos
Livro de fácil leitura e claras explicações, o assunto é o amor e suas diversas faces. Sanford nos apresenta as concepções jungianas de anima e animus (o lado feminino no homem, e o lado masculino na mulher, respectivamente). Também esclarece as formas que nossos relacionamentos amorosos são influenciados por anima e animus.
O livro é dividido em quatro capítulos, assertivos e muito bem escritos. O primeiro nos dá a explicação dos termos; o segundo, o lado negativo de anima e animus; o terceiro, o lado positivo; e o quarto, uma conclusão e como devemos lidar com anima e animus.
Recomendado para leigos em psicologia, estudantes e analistas já formados. É uma linda obra, escrita por uma mente brilhante, sobre uma mente brilhante.

Ariana Andrade 03/01/2018

Conceito de animus e anima, tratando-se de conteúdos inconscientes, é sem dúvida um tema complexo. Jonh A. Sanford consegue se fazer entender. Aqui encontramos casos clínicos, a expressão negativa e positiva de animus e anima e como se manifestam no âmbito psíquico. No final tem um apêndice sobre Imaginação Ativa. Livro maravilhoso, para ler e reler :)

Adriana Mantana 20/05/2021

Novas percepções e aprofundamento sobre o animus e a anima
Um livro com abordagem da psicologia profunda em que o o autor de forma magistral, conduz o leitor ao universo do animus e da anima. Que são arquétipos que estão presentes tanto em homens, quanto em mulheres.

Ao ler notamos no que não somos de forma alguma uma coisa só, mais sim multifacetados e que a unilateralidade que gera o sintoma. Transtornos nas relações afetivas e na vida como um todo.

Acrescentou muito em meus estudos na área. Vale a pena ser lido e relido.
No final ... somos mulheres e homens em um corpo só.

Ana 20/07/2021

Conceitos claros de Animus e Anima
A primeira vez que entrei em contato com o conceito de Animus e Anima, foi como se um portal novo de compreensão tivesse se aberto. Estudei por fora os conceitos (como leiga, não sou da área da psicologia!) e esse livro chegou quando já tinha uma noção básica de arquétipos, mitos, projeção, sombra, Self e outros termos muito utilizados por Jung. Por isso, esse livro foi enriquecedor para compreensão do assunto! A leitura é tranquila e a forma de explicação bem clara. Não dá pra ler com sono, é preciso estar um pouco concentrado para absorver os conceitos, mas é um ótimo livro sobre o tema.

Alice 30/05/2023

Numa escrita objetiva e clara aborda a psicologia analítica no que toca a melhor maneira de nos reconhecermos como pessoas e termos um melhor relacionamento com o outro.

Bela 21/05/2022

Animus e anima
Excelente leitura. Perfeito para compreender a relação consciente -inconsciente, animus-anima... Autoconhecimento... E ainda tem um apêndice sobre imaginação ativa. Adorei

Dea 01/03/2023

Livro que toda pessoa deveria ler antes de ter um relacionamento
Excelente! Conheça a dinamica das polaridades energéticas yin(anima) e yang(animus) que existem dentro da sua psique e como essas polaridades determinam os seus relacionamentos de cunho afetivo-sexual. Entenda porque a paixão nao dura para sempre e qual a função nobre que ela exerce na psique. Leitura fácil e fluída. Apenas recomendo que antes de ler este livro, leia primeiro "O Mapa da Alma" de Murray Stein. Lá vc encontrará a base para entender com mais profundidade o que é tratado aqui.