Os Segredos dos Casais Inteligentes. Como Construir Riqueza a Dois e Garantir Um Futuro Próspero sem Abrir Mão do Bem-Estar no Presente Gustavo Cerbasi

Resenhas -

Gui 12/05/2021

Um livro curto e com boas dicas sobre harmonia financeira em uma vida a dois
Eu diria que ele é uma continuação do Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

Gostei bastante da abordagem sobre a união de contas de casal. Ele mostra as vantagens e desvantagens dessa abordagem, o que me esclareceu e me fez pensar bastante.

Ele bate muito na tecla do uso equilibrado do dinheiro e me fez perceber que dívida não é de todo o mal. Se a dívida for com o propósito de te deixar mais rico no futuro, então ela pode ser muito boa agora.

Ainda sobre equilíbrio, ele reforça que é preciso saber poupar como também é preciso saber gastar. E, geralmente o que vemos são pessoas que: ou gastam demais e não poupam; ou poupam demais e não gastam. E achar esse equilíbrio é um exercício difícil.

Gostei bastante sobre o encorajamento que ele dá para conversas desconfortáveis porém muito importantes, como o casal pensar e organização de documentos e burocracias caso um dos dois venha a sofrer algum acidente grave ou até mesmo a falecer. Por mais que seja um caso de exceção, o ponto dele é que, quando isso acontece, além de a pessoa estar super fragilizada pela perda do companheiro(a), ainda precisará enfrentar diversas burocracias e talvez até problemas caso isso não tenha sido pensado antes.

Muitos dos conceitos que ele sugere eu já aplico por ter aprendido errando. Quisera eu ter lido ele a mais tempo para não ter precisado errar tanto.

nataliardasilva 06/02/2021

Leitura fluída
Gustavo Cerbasi escreve muito bem e de forma clara. Ele é um dos autores que mais gostei ao iniciar meus estudos em finanças. Ele é prático e objetivo, sempre unindo investir e viver bem, com qualidade de vida.

Elida.Micheloni 01/07/2021

Importante para casais que estão em busca da liberdade financeira, bem didático e de qualidade na escrita.