Sonata em punk rock

Sonata em punk rock Babi Dewet

Resenhas - Sonata em Punk Rock

Manu!! 13/07/2022

Muita música e emoções!!
Meu Deus, eu não acredito que já acabei esse livro, passou tão rápido! Que saudades que vou sentir dos personagens aaahh :((

E, bom, primeiramente, preciso falar da música! A energia e os sentimentos que a música clássica passam foram muito bem apresentados, e eu me emocionei em vários desses momentos. E eu realmente não esperava que teria No More Dream do BTS em um dos capítulos e nem Nillili Mambo do Block B em outro, fora as referências às doramas e o mundinho da cultura asiática. Eu realmente fiquei muito empolgada com isso KKKKKKKK entre outras referências, como Stars Wars e até Chaves. Eu ria todas as vezes. E era sempre com os amigos da Valentina, eu AMO eles!

E por falar na Valentina, ou Tim, preciso acentuar o desenvolvimento e amadurecimento notáveis que ela teve ao longo do livro. Eu amei vendo ela se tornando cada vez alguém melhor e criando sonhos e perspectivas diferentes em sua vida. Ela é um amor e eu amo ela ??

E sobre o Kim, digo o mesmo! Ele mudou muito, naturalmente, enquanto aos poucos se apaixonava pela Valentina. Um amorzinho os dois, têm muita química.

Enfim, é um livro muito bom e foi uma ótima leitura! Eu recomendo demais

maria 25/06/2022

Punk, rock e muita fanfic
Tenho opiniões divididas sobre o livro. A escrita é ok mas ao mesmo tempo algumas partes parecem escritas por uma adolescente de 15 anos que acabou de descobrir o Wattpad. A proposta é muito interessante, talvez o que mais interessou no livro mas o enredo não é tão bem desenvolvido como poderia ser. Em meio de muito rock e bordões feministas aqui e ali, algumas coisas no livro não são muito exploradas como deveriam e te faz pensar do por que a autora ainda assim decidiu manter e insistir em plots que não foram desenvolvidos, como a personagem Bianca, a ?menina má? de clichê que aparece no livro de passagem e não acrescenta em muito para um plot como normalmente faria ou a amiga virtual de Tim, Erica, que também foi inserida sem muito contexto e aparece só para nos lembrar de que a protagonista tem um telefone capaz de mandar mensagens.

Sisi 31/05/2022

Mais ou menos
O livro acompanha Valentina, com talento pra música e filha de um dos maiores violinistas do Brasil, porém um lixo como pai. Ela acaba, graças a ele, entrando na maior escola de música do país e conhecendo Kim, prodígio do piano e filho perfeito da diretora da escola. Sinceramente me decepcionei um pouco, a história demora pra engrenar e quando acontece logo termina. O Kim é bem chato e não explicou nada dos comportamentos dele, e o final ficou em aberto. Esperava mais, o começo passa uma vibe filme dos anos 90 mas parece que faltou desenvolvimento.

Kakau 16/05/2022

🌐 Idioma: Português Brasil
🏆 Ranking: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
👩: Valentina Gontcharov 👨: Kim Vilela
📝 Anotações:
👍 Leitura maravilhosas e cheia de amorzinho e música, a leitura é fácil e gostosa.
😀 Conflitos internos.
✔️ Recomendo. Sem dúvidas um romance suave, porem, profundo.

site: https://www.storytel.com/br/pt/books/sonata-em-punk-rock-478449

Coisas de Mineira 26/04/2022

SONATA EM PUNK ROCK É UMA LEITURA QUE ME SALVOU DE UMA RESSACA LITERÁRIA – BABI DEWET (#1 CIDADE DA MÚSICA)
Vamos falar de “Sonata em punk rock”? Sabe quando você está em uma ressaca literária e pega aquele livrinho fofo, que em poucas páginas te tira dela? Então, “Sonata em punk rock” foi esse livro para mim! Então vamos à sinopse.

Valentina Gontcharov (Tim) não sabe porque alguém iria preferir uma orquestra ao invés de ter uma banda de rock. Com o sonho de viver de música e com um ouvido absoluto, ela acaba sendo aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país. O que ela não sabia é que na Academia ela teria que ouvir tanta música clássica. Quando ela se vê tendo que aprender piano, vai atrás de Kim, o melhor pianista da academia, para dar aulas a ela.

Um pouquinho clichê, não é mesmo? Mas é a coisa mais fofa e que salvou minha semana agitada. Vocês já devem ter notado que sou bem fã de um romance fofinho, por isso não podia dar menos do que 5 estrelas para essa história nacional!

“Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock?”

A amizade e outras temáticas em “Sonata em punk rock”

A história fala muito sobre amizade, tanto amizade de longa data, quanto novas amizades. Valentina vai para a Academia Margareth Vilela e lá ela encontra mais três alunos bem bacanas e que apoiam a garota nessa nova fase. Fora uma amizade mais antiga, que mesmo sem se conhecerem pessoalmente sentem um carinho gigantesco uma com a outra. Achei bonito como a autora aborda sobre a amizade nessa história.

Outra coisa que é destaque desde a sinopse é o fato de que compartilhar DNA não transforma ninguém em família. É o amor, o estar junto e presente é que mostra quem é família. O pai de Tim nunca esteve por perto e reaparece no momento em que vê que a filha, tem algo que seus outros filhos não têm, o dom da música.

E por último, e não menos importante, é a sororidade! Em várias partes do livro, podemos ver como a autora traz que não pode existir competição feminina. Precisamos falar mais sobre isso, sempre!

“Schumann tinha criado uma peça para viver para sempre. Ali, saindo da ponta dos dedos de uma garota esquisita e rebelde, a música parecia ter sido feita para ela. E Kim não poderia estar mais apaixonado.”

E o romance clichê?

Ah gente, quem não gosta de uma boa dose de romance clichê na sua vida? Ah gente, o romance de Valentina acontece de forma bem avassaladora, em uma intensidade bem grande e de forma bem bonita. De um lado temos a menina rebelde, que só quer saber do seu bom e velho rock’n’roll. Do outro, o menino certinho, modelo da academia, amante de música clássica e que todo mundo pensa que tem um coração de gelo!

E a forma que eles se relacionam é lindo. Acho que o mais bonito, é a forma como Kim percebe que gosta da menina. Como o relacionamento dos dois é cheio de música e tem uma trilha sonora tão bonita.

Falando em Kim, ele é um personagem muito interessante. Vamos aprendendo que nem sempre o que uma pessoa se mostra é o que realmente ela é. Não podemos julgar sem antes conhecer alguém. Fiquem atentos no personagem, ele também tem muito o que ensinar e mostrar durante a história.

“A verdade maior, com sustenido e tudo, é que ele estava assustado com toda aquela aproximação e com a forma com que seu coração continuava a bater forte, no ritmo da música. Ao contrário do que as pessoas pensavam, seu coração não era de pedra.”

Temos muita música em “Sonata em punk rock”

O livro é cheio de música, não só na história em si. Cada capítulo é aberto com uma música que o representa. No final do livro, temos uma lista com todas as músicas dos capítulos e um QR Code que leva para uma playlist do Spotify (caso queira conferir, é só clicar aqui). Fora que a capa é a coisa mais linda, não é mesmo? Mostrando uma garota tocando um piano, com alguns elementos da história. Ahhh, além das músicas, temos também algumas referências à cultura coreana. Sim! Para os fãs da cultura coreana, esperem muitas referências.

Babi Dewet nasceu no Rio de Janeiro e é formada em cinema. A autora publicou seu primeiro livro em 2009 de forma independente e hoje, possui 8 livros publicados pelo grupo Autêntica. A série “Cidade da música” conta com dois volumes: “Sonata em punk rock” e “Allegro em hip-hop”. Depois de ler esse livro, estou louca para ler o segundo volume e ver mais coisas da autora!

E aí, já leu “Sonata em punk rock”?

“Eram 8 horas da manhã, praticamente um insulto a sua vida de rock’n’roll. Acordar cedo estava entre as piores coisas do mundo para ela, junto com o machismo, o café com leite e esportes (…)”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2022/04/sonata-em-punk-rock/

m.ariic 13/04/2022

Sentimentos e mt música
Esse livro me deixou tão---
Nunca pensei que fosse me apegar tanto a ele. Mas os personagens e a história são tão envolventes e carismáticos que nn tive outra escolha senão me apaixonar por eles e, claro, ao rock in roll ?

Skylenty 24/03/2022

Eu estou tão apaixonada por outra obra maravilhosa da Babi. Novamente me encontro apaixonadíssima pelos personagens e lições de moral que vem junto, a cada obra que leio dela me apaixono mais e me identifico com os personagens.
Como não amar a Tim e sua juventude e atitude, o Kim que é muito mais do que deixa aparentar, e os capítulos tendo o ponto de vista de ambos isso fica ainda mais perfeito.

Duda 09/03/2022

Não é segredo para ninguém que a música rege a vida das pessoas, é uma parte essencial do dia, talvez mais essencial para uns do que para outros, mas um segredo que nunca foi revelado, é que ela não surge do nada tastum, piada horrível, eu sei, me desculpem. Mas enfim, como tudo nessa vida essa arte maravilhosa demanda estudo, muuito estudo.

Valentina, uma garota apaixonada por rock’n’roll, tem o sonho de entrar na Academia Margareth Vilela, um conservatório localizado na Cidade da Música -- imagino que deve ser um campus extremamente grande que nem uma cidade universitária. Ela tem um dom extremamente incrível, um dom que a fez ser aceita na academia como um passe de mágica, o chamado ouvido absoluto -- que é quando uma pessoa é capaz de identificar um tom apenas ouvindo-o -- porém nem ela, nem sua mãe, nem as duas juntas tem condições de bancar esse curso caríssimo.

Contudo, entretanto, todavia ela consegue realizar esse sonho ( não vou contar como, vai ter que ler para descobrir) e uma vez dentro da academia terá que lutar contra suas inseguranças, medos e desafios. Terá que aprender a dominar um instrumento um tanto quanto mais difícil do que esperava. Terá que lidar com o “arrogante e talentoso Kim” -- nas palavras da editora -- o que dificulta ainda mais o processo todo.

Em uma leitura apaixonante e suspirante, se é que esse termo existe, Babi Dewet da vida a Valentia com uma verdadeira maestria, narrando seus causos, aventuras e sentimentos dignos de uma garota nova, em um lugar novo com uma vida completamente nova!

Kathy19 27/02/2022

Aumentou minha paixão por música
Tem vários momentos tão clichês que os li rápidos para passar logo ? não são tão fã de algo que já sei onde vai parar. Ainda estou encantada pelo modo que descreveu a paixão pela música de ambas... Gostaria de saber se a mãe do Kim acabou surtando por conta do final do livro.

vasilisamorozko 18/01/2022

Esse Livro É Meio Chatinho
"Se não for difícil, não tem esforço. E, se não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre — concluiu, cruzando os braços, parecendo mais sábio do que sua idade aparentava. — Se estiver fácil demais, você está fazendo errado."

#18 - Não é que eu esperasse alguma coisa desse livro mas ele não me entregar nada é meio decepcionante.

Esse livro nunca foi uma prioridade de leitura, era mais aquele livro que tu sabe o nome, pensa que um dia vai ler mas no fundo sabe que não vai e tudo bem, mas, entretanto, ele entrou na lista de janeiro e eu fui lá e dei uma chance, porque fulana de tal falou pra mim "sabe aquele dorama que tu gosta? Então esse livro me lembrou ele" (mesmo que você não leia isso, fulana de tal eu ainda vou ir na sua casa joga tijolos em sua janela ?.)
E nossa, não sei o que dizer além de não gostei, sem ser desagradável. A Valentina não ganhou minha simpatia, pra mim ela parecia tão nhê, sem graça e chatinha, seu drama com o pai não teve profundidade (muitas coisas aqui não tem, só são mencionadas e você que lute), sem falar que ainda to meio "???" pro fato dela ter entrado em uma escola de música mais requintada e não sabe nada sobre música clássica, tipo, ela nunca leu nada sobre o lugar que queria estudar? Enfim...

Agora sobre Kim, ele é um cara muito chatoooooo, um porre ambulante... ai, ele é tão irritante, desde o primeiro momento que ele apareceu eu já virei o rosto em desgosto, ele é simplesmente um cara imprudente, meio boco e totalmente mane (o famoso homem qualquer coisa, que eu não gosto). Detestável, simplesmente, o marmanjo tem vinte anos e os problemas da vida dele são culpa de todo mundo ao seu redor, aparentemente, pois todo mundo merece seu mau humor e desprezo, ainda não sei porque Valentina queria impressionar o grosseirão ou porque (ou como) eles se apaixonaram, mas vamos seguir o baile.

Mas de tudo isso aí de cima a coisa que mais me deixou meio irritada com o livro e a forma que ele se passa no Brasil e eu tive que lembrar disso milhares de vez na leitura porque simplesmente não parece uma escola brasileira (eu sei que eles são uns fresco ricos nessa escola mas mesmo assim...) sei lá isso me chateou, além de que, são pessoas de vinte ano que se comportam como alguns adolescentes de 16 no ensino médio.
Enfim, não é um livro ruim, ele tem seus momentos chutando preconceitos, eles são meio engessados e padronizados, mas tão valendo pra dá uns pontinhos pra historia, acho que teria gostado mais se não achasse os personagens um pé no saco.

Ps: Não to brincando, qualquer dia vocês vão acordar com a notícia "jovem leitora danifica propriedade privada por causa de uma indicação"
Porque continuou pegando indicação se nunca me dou bem? Deus, será que um dia vou gostar das coisas que as pessoas que não me conhecem me mandam ler?
Ally 08/05/2022minha estante
Entendi seu descontentamento, mas escola de riquinhos é exatamente essa vibe, sem tirar, o Brasil tem os burgueses, não é difícil compreender, por mais que pareça fútil.
Já visitei uma escola de pessoas da nata, nem parecia real.

Ana Ju 17/01/2022

Não seja comum, Tim
O livro é bom, esse cenário musical é simplesmente MARAVILHOSO, e já ganhou pontinhos comigo pelo simples fato de ter uma playlist KKKKKKKKKKK amo!! É um romance BEMMM clichê.

Tiveram algumas coisas que eu achei meio??? Até por eles já estarem na faculdade e tals...

Enfim, queria um epílogo para saber como ficou a relação do Kim e da Tim...

Belle 17/01/2022

Nada de mais...
Sonata em punk rock é um livro bom mas não ótimo, pra um livro o romance de verdade só começa a partir da página 100 ( ?), Me rendeu VÁRIOS surtos e foi uma leitura que me lembrou como era ler um romance, coisa que eu não fazia a um tempo, mas o final eu realmente não gostei, eu esperava mais... Mas recomendo dei 3,5 estrelas porquê realmente é bom, mas não ótimo...

Raven 12/01/2022

12/01/2022
Eu gostei bastante, a história me prendeu do início ao fim, é um livro bem envolvente, a escrita é fluida, por mais que eu não tenha costume de ler muitos livros nacionais esse é muito bom, um livro fofo, que pode te tirar de uma ressaca literária.

Ellairy 12/01/2022

Não seja comum, Tim
Gostei muito do livro, a história em si não é muito inovadora e no começo me lembrou muito Kally?s Mashup (uma novelinha da Nick), mas o livro conseguiu me conquistar por um simples (e ótimo!) motivo: ele é cheio de personalidade. Incrível! É um YA nacional, mas não é só mais um, ele tem um estilo único. E bem rock n? roll!

A Babi começou como escritora de fanfics se não me engano, e esse livro deixa um gostinho de fanfic, não de um jeito negativo, mas diferente, um diferente bom rs.

Também gostei bastante do jeito sutil que ela muda o narrador personagem, geralmente eu só me toco que passou pra outra perspectiva muito tempo depois, de tão suave que é.

Por outro lado, tiveram algumas coisas que eu não gostei, achei que faltou trabalhar um pouco em alguns relacionamentos e personagens da história, mas como é uma série de livros, vou esperar (e torcer!) que ela resolva isso no futuro.