Sonata em punk rock

Sonata em punk rock Babi Dewet

Resenhas - Sonata em Punk Rock

Beatriz Paes 11/10/2016minha estante
Letícia, seu texto foi o único que conseguiu descrever exatamente como me senti com relação ao livro. A melhor parte foram as músicas citadas no decorrer do livro, clássica e rock, mas com relação ao livro todo me identifico com a sua opinião. Me decepcionei um pouco com esse livro.

Luciana Mara 01/12/2016minha estante
Exatamente o que eu penso!
Uma proposta boa, que se perdeu no meio do caminho.
Bom que tem gente que acha o mesmo que eu, pq a maioria acha tudo maravilhoso, não tendo coragem de dar a cara a tapa falando o que realmente pensa.

Priscila 02/05/2017minha estante
Resenha mais verdadeira que li até agora. E eu esperava tanto do livro.

Vitória 18/07/2017minha estante
undefined

Maju.Polastri 07/08/2017minha estante
Eu comprei esse livro imaginando uma história maravilhosa! E parei de ler quando percebi que a autora colocou ela e o que ela queria pra vida dela e transformou tudo em uma fanfic coreana. Minha irmã kpoper adorou o livro, mas eu achei mesquinho, personagem fraca e fútil e não sabe nada sobre real feminismo já que ela mesma não pratica sororidade. O cara é um idiota chato pra caramba que dá vontade de socar a cara e ela faz tudo virar um conto de fadas. Não gostei, não.

Ana Paula 13/03/2018minha estante
Li apenas 4 capítulos do livro e sim, está sendo tudo isso que você disse!!! Isso não é um livro e sim um kdrama. E não estou achando um kdrama bom não. :/

santos474 15/11/2020

Todo amante de música deve ler??
RESENHA SONATA EM PUNK ROCK

?Valentina sempre foi apaixonada por música,mais especificamente o bom e velho rock'n'roll.Seu sonho sempre foi estudar na Academia Margareth Vilela,o melhor conservatório de música do Rio,e quando surge uma oportunidade, Valentina engole seu orgulho e aceita a ajuda do pai(até então ausente)para concretizar seu sonho.

?Chegando no conservatório ela fica deslumbrada com a pompa do lugar e aos poucos começa a perceber que lá é bem diferente do que imaginou, só se ouve música clássica por todos os lugares e os alunos não passam de riquinhos babacas, incluindo Kim,o aluno mais talentoso e esnobe do lugar.

?Sem saber que ele é intocável para todos,trava uma guerra de insultos com ele desde o primeiro encontro,e mesmo quando fica sabendo que ele é idolatrado no lugar não muda seu comportamento e não fica calada diante das grosserias do garoto.

?Lidando de cabeça erguida com o preconceito de todos em relação ao seu estilo musical, Valentina se esforça para mostrar seu talento e não se deixar levar pelo belo garoto rabugento que cruzou seu caminho.

?Sempre que via esse livro eu tinha a sensação que ele era pra mim,que não iria me decepcionar com ele,mesmo sem ver resenhas e sinopse, somente pelo título.Minha intuição não falhou,fui fisgada por essa leitura desde o início,assim como a Valentina a música tem estrema importância na minha vida,assim como o rock?.

?Me identifiquei muito com ela, não só pelo gosto musical mas também por suas ideologias e a maneira de enxergar as coisas, não tratando as pessoas de formas de diferentes apenas pelo seu status social.

?Gostei muito do fato do Kim ter descendência asiática, difícilmente encontramos personagens principais fora do padrão loiro e de olho azul?,o que me irrita um pouco, então nesse livro temos muita representatividade, não só no Kim mas também nos amigos de Valentina.

?O que incomodou um pouco no livro e me fez tirar meia estrelinha foi o fato da Valentina repetir infinitas vezes como o Kim era lindo,perfeito,etc...?. Sério,foi demais, foram muitas reviradas de olho. Também não consegui gostar muito do Kim,mesmo sabendo que ele tinha problemas,achei que ele poderia ser mais simpático e menos rude com todos,mas como eu amei a Valentina isso não tirou o brilho do livro para mim.

?Enfim,eu amei a atmosfera criada em relação a música,fui lendo e ouvindo a playlist com a músicas citadas no livro disponível no Spotify. Leitura obrigatória para todos os amantes de música. Recomendo demais??

suellen 01/11/2022

SONATA EM PUNK ROCK
" - Se não for difícil, não tem esforço. E, se não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre. Se tiver fácil demais, você está fazendo errado."

Assim, é uma leitura bem fácil e rápida, não há o que reclamar disso. Mas acho que a autora poderia explorar os outros âmbitos e não focar só na Tim, como os amigos dela, a mãe, a Érica, o pai e o Kim.
Senti falta também de um crescimento na amizade da Tim e do Kim, o relacionamento deles foi do nada.
A única coisa que me deixou "???" foi a Tim falando o quão Kim era gato e bla bla bla. Me senti numa fanfic.

(eu não posso ler livro que depois começo a escrever tudo certo e não como uma adolescente)

ltsalviolo 22/05/2021

Leve, bonitinho e absurdamente clichê. Pra mim, é só. O que mais prejudicou minha leitura foi a construção dos personagens: caricatos, superficiais e, portanto, bem pouco convincentes. Não consegui sentir nada por nenhum deles. Aliás, senti muita irritação, pela demasiada imaturidade. Devo estar ficando velha.

Ademais, alegrou o meu sábado!

Lena D. 01/05/2021

Peguei pra ler e não imaginei que seria tão leve como foi, eu li em menos de 24h, por simplesmente me encantar com a estória.
É um livro, leve, doce, romântico e música, aqui temos Valentina uma personagem com personalidade forte e divertida, super cativante, temos também o Kim, um menino de origem coreana, reservado de relações sociais, e nada muito simpático, mas há algo que irá unir esses dois, sim, a música, que por sinal me encantei com a forma que a Babi descreveu esse sentimento e relação com a música dos personagens, gostei do romance que foi fofo e doce, me cativando e deixando com um sorriso bobo na boca, teve momentos super divertidos entre a Valentina e seus amigos que tirou altas risadas, portanto foi uma leitura agradável, divertida e quentinha.
Porém alguns pontos não me permitiram as 5 estrelas e vou explicar pra vocês. O fato dos personagens aparentarem estar na adolescência e não com 20 anos, como foram descritos, portanto revisando essa questão as atitudes iriam colidir melhor com a estória.
O segundo ponto foi o fato de algumas questões colocadas no livro não terem sido resolvidas, achei que teríamos mais no segundo livro,as não, o segundo é sobre outra personagem que aparece pouco no primeiro. Falo da relação do pai da Valentina com ela, e a questão do convite que o Kim recebe no final do livro, acho que um capítulo seria uma boa ideia só pra fechar essa questão que ficou em aberto.
Mas foi uma leitura muito gostosa, recomendo principalmente pra quem está começando, para a galera dos 14/15 anos irão adorar, principalmente as referências ao mundo nerd, ao rock.

Pavani 20/03/2023

Entendo que não sou o público alvo do livro, mas o livro até que é razoável.

O que é legal no livro é a escrita, a Babi consegue mesclar o fan service muito bem no livro, deu até vontade de criar uma playlist com as músicas (tem até NOFX!) e os dramas não teve enrolação e foi resolvido em poucas páginas.

O problema é da temática punk rock é que não combina nem um pouco com escola...é mais descontração do que evolução...mas da pra relevar pelo fato de ser um romance teen.

Um ponto negativo tbm é a superficialidade da paixonite da personagem principal, aquelas exclamações de "...uau que gato" parecia que a personagem tinha uns 13 anos e fazia parte de um fan clube do Kim.

Pelo jeito de escrever acredito que futuramente lerei mais livros da Babi, ela já escreve muito bem e estou ansioso para ver ela evoluir ainda mais.

suellen 31/10/2022minha estante
sim!!! fora os vários comentários da valentina sobre o kim "ai que maravilhoso, lindo e bla bla bla"

manu 07/06/2021

um ya levinho que dá aquele quentinho no peito pq vc sabe que vai dar tudo certo. o livro flui bem rápido e é uma boa leitura pra transitar entre outras mais densas pra dar um desacelerada e ate evitar uma ressaca. gostei bastante da escrita da babi e com certeza lerei outros trabalhos dela

Isa 05/10/2016

IN-CRÍ-VEL.
Sonata em Punk Rock foi um livro que me surpreendeu muito. Confesso que já esperava amar, afinal a Babi é a minha escritora favorita da vida, mas acabou que eu fiquei totalmente apaixonada (tipo muito mesmo) pela história e pelos personagens. Aliás me identifiquei em várias partes com a Valentina! Indico pra qualquer pessoa que queira um livro leve, já aviso que você vai rir, chorar e quando acabar vai sentir a maior falta. A mistura dos estilos musicais foi uma das coisas que mais amei. Sensacional, apenas!
Carina 05/10/2016minha estante
????

isyfoxdiaz 03/01/2018minha estante
quero a continuação pra já! Eu amei esse livro.

Unicórnio Intergalático 01/12/2022

Não foi pra mim
Já sabia que essa história não seria pra mim, pois não sou o público alvo dela, mas não esperava que não iria gostar tanto. Ouvi o livro através de audiobook, mas mesmo assim achei a história arrastada, da qual achei que teria mais detalhes do conservatório e de música, mas a protagonista perde tanto tempo admirando e curtindo o cara bonito, que você revira os olhos.

Brubs 02/11/2021

Amei!
Eu amei esse livro. Sério. Uma das coisas que eu mais gosto nos livros da Babi Dewet é a forma como ela consegue escrever romances leves, fofos e divertidos.

Grazi.ela 03/07/2023

Não foi pra mim
O título e a premissa me chamaram muito a atenção e achei que fosse gostar bastante, mas me decepcionei um pouco. Não que o livro seja ruim. Para o que se propõe, é muito válido. É um livro juvenil, com uma história fofa e cheio de citações e referências musicais e literárias (que me agradaram muito, principalmente as de Harry Potter), mas para mim, que já tenho meus quarenta, não pude apreciar como apreciaria se tivesse ainda quinze.
Resumindo, para adolescentes entrando na juventude é um livro OK, que até traz algumas questões interessantes e importantes.
Vale a pena se você for jovem e quiser ler uma história fofinha e bem cliché.

Mile | @ler.teratura 04/06/2021

Gostosinho para passar a ressaca literária, mocinho um pouco irritante, mas entendi as limitações dele.

Coisas de Mineira 26/04/2022

SONATA EM PUNK ROCK É UMA LEITURA QUE ME SALVOU DE UMA RESSACA LITERÁRIA – BABI DEWET (#1 CIDADE DA MÚSICA)
Vamos falar de “Sonata em punk rock”? Sabe quando você está em uma ressaca literária e pega aquele livrinho fofo, que em poucas páginas te tira dela? Então, “Sonata em punk rock” foi esse livro para mim! Então vamos à sinopse.

Valentina Gontcharov (Tim) não sabe porque alguém iria preferir uma orquestra ao invés de ter uma banda de rock. Com o sonho de viver de música e com um ouvido absoluto, ela acaba sendo aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país. O que ela não sabia é que na Academia ela teria que ouvir tanta música clássica. Quando ela se vê tendo que aprender piano, vai atrás de Kim, o melhor pianista da academia, para dar aulas a ela.

Um pouquinho clichê, não é mesmo? Mas é a coisa mais fofa e que salvou minha semana agitada. Vocês já devem ter notado que sou bem fã de um romance fofinho, por isso não podia dar menos do que 5 estrelas para essa história nacional!

“Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock?”

A amizade e outras temáticas em “Sonata em punk rock”

A história fala muito sobre amizade, tanto amizade de longa data, quanto novas amizades. Valentina vai para a Academia Margareth Vilela e lá ela encontra mais três alunos bem bacanas e que apoiam a garota nessa nova fase. Fora uma amizade mais antiga, que mesmo sem se conhecerem pessoalmente sentem um carinho gigantesco uma com a outra. Achei bonito como a autora aborda sobre a amizade nessa história.

Outra coisa que é destaque desde a sinopse é o fato de que compartilhar DNA não transforma ninguém em família. É o amor, o estar junto e presente é que mostra quem é família. O pai de Tim nunca esteve por perto e reaparece no momento em que vê que a filha, tem algo que seus outros filhos não têm, o dom da música.

E por último, e não menos importante, é a sororidade! Em várias partes do livro, podemos ver como a autora traz que não pode existir competição feminina. Precisamos falar mais sobre isso, sempre!

“Schumann tinha criado uma peça para viver para sempre. Ali, saindo da ponta dos dedos de uma garota esquisita e rebelde, a música parecia ter sido feita para ela. E Kim não poderia estar mais apaixonado.”

E o romance clichê?

Ah gente, quem não gosta de uma boa dose de romance clichê na sua vida? Ah gente, o romance de Valentina acontece de forma bem avassaladora, em uma intensidade bem grande e de forma bem bonita. De um lado temos a menina rebelde, que só quer saber do seu bom e velho rock’n’roll. Do outro, o menino certinho, modelo da academia, amante de música clássica e que todo mundo pensa que tem um coração de gelo!

E a forma que eles se relacionam é lindo. Acho que o mais bonito, é a forma como Kim percebe que gosta da menina. Como o relacionamento dos dois é cheio de música e tem uma trilha sonora tão bonita.

Falando em Kim, ele é um personagem muito interessante. Vamos aprendendo que nem sempre o que uma pessoa se mostra é o que realmente ela é. Não podemos julgar sem antes conhecer alguém. Fiquem atentos no personagem, ele também tem muito o que ensinar e mostrar durante a história.

“A verdade maior, com sustenido e tudo, é que ele estava assustado com toda aquela aproximação e com a forma com que seu coração continuava a bater forte, no ritmo da música. Ao contrário do que as pessoas pensavam, seu coração não era de pedra.”

Temos muita música em “Sonata em punk rock”

O livro é cheio de música, não só na história em si. Cada capítulo é aberto com uma música que o representa. No final do livro, temos uma lista com todas as músicas dos capítulos e um QR Code que leva para uma playlist do Spotify (caso queira conferir, é só clicar aqui). Fora que a capa é a coisa mais linda, não é mesmo? Mostrando uma garota tocando um piano, com alguns elementos da história. Ahhh, além das músicas, temos também algumas referências à cultura coreana. Sim! Para os fãs da cultura coreana, esperem muitas referências.

Babi Dewet nasceu no Rio de Janeiro e é formada em cinema. A autora publicou seu primeiro livro em 2009 de forma independente e hoje, possui 8 livros publicados pelo grupo Autêntica. A série “Cidade da música” conta com dois volumes: “Sonata em punk rock” e “Allegro em hip-hop”. Depois de ler esse livro, estou louca para ler o segundo volume e ver mais coisas da autora!

E aí, já leu “Sonata em punk rock”?

“Eram 8 horas da manhã, praticamente um insulto a sua vida de rock’n’roll. Acordar cedo estava entre as piores coisas do mundo para ela, junto com o machismo, o café com leite e esportes (…)”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2022/04/sonata-em-punk-rock/