Sofia

Sofia Mai Passos G

Resenhas - Sofia

Kaah || @kareenresende 23/03/2020

Sofia
Um livro que fala sobre abandono, perda e recomeços. Ele também aborda um tema muito lindo e bem complicado que é a doação de órgãos. Esse livro passa uma mensagem incrível.

Ale Salvia @estantedaale 08/09/2016

Sofia no 'Estante da Ale'
A história é sobre Sophie, uma garota que aos seis anos perdeu a irmã (Sofia) em um acidente. Hoje, aos 18, ela vê sua família dividida: um pai com outra esposa e uma mãe inerte em si mesma. Está na hora de Sophie ir atrás daquilo que sobrara de sua irmã: o coração.

É uma aventura sensível, cheia de emoção. Principalmente, quando Sophie conhece Adam, um garoto emocionalmente quebrado que conquistou meu coração logo quando apareceu. A evolução de sentimentos de ambos foi bem gostosinha, não foi nada forçado.

Já a relação entre os pais de Sophie também foi algo que me agradou, pois nem sempre conseguimos lidar com nossos sentimentos da melhor maneira possível e é totalmente compreensível afastarmos aqueles que amamos após uma perda tão grande. Saber reconhecer e consertar os erros é o mais importante!
O enredo em si foi muito bem construído, a perda da família com a morte de Sofia foi muito bem abordada e senti a desconstrução emocional da protagonista. Sentimentos não faltam nessa história, é um turbilhão, mas eu queria que a questão da doação de órgãos fosse mais explorada. O final foi meio direto e eu senti falta de um pouco mais de desenvolvimento. Quase tive um enfarto, mas o epílogo salvou e com certeza, veio para me acalmar, rs.

Outro ponto que preciso dizer é que eu gostaria que as irmãs não tivessem nomes tão parecidos. Eu sou confusa e demoro um pouco para associar nomes a pessoas/personagens, então foi um pouco difícil me adaptar.

AH, não posso ignorar o fato que o livro há uma trilha sonora incrível! Eu super recomendo para vocês que gostam de uma história forte e rápida. Dá sim para ler em um dia!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com.br/2016/08/resenha-sofia.html

Notas.Literarias 20/08/2016

Escrita Elaborada e Cativante
Sophie e Sofia eram daquele tipo de irmãs inseparáveis, o laço que as duas tinham era inexplicável e lindo de se ver, quando Sophie nasceu, a vida de Sofia mudou e ela tinha um amor por sua irmã que era único, uma precisava da outra para estarem bem.

Tudo mudo quando Sofia sofre um acidente de carro e falece, o mundo de Sophie vira de cabeça para baixo, a família que desde sempre fora unida vira uma bagunça completa, a mãe Fernanda não consegue superar a perda da filha mais velha, isso a destrói completamente e deixa de se importar com a caçula e com o marido. O que desencadeia uma separação e uma garotinha tendo que administrar sozinha a vida da família e a sua própria dor.

Com a mãe trabalhando excessivamente, no início Sophie ainda tentou manter contato com o pai, mas quando esse se casa com uma outra mulher e ela precisa se submeter a ficar na casa deles com a irmã postiça, ela se sente excluída, rejeitada e prefere esquecer seu pai.

site: http://www.notasliterarias.com/2016/08/resenha-sofia-maipassosg.html
Fernanda 23/08/2016minha estante
Você troca o livro "a morte do capitão América " por algum que eu tenho?

Notas.Literarias 07/09/2016minha estante
Não Nanda, nao está disponivel para troca.

Fernanda 09/09/2016minha estante
Tudo bem, obrigada :/

Raissajpeg 29/09/2016

Resenha: Sofia
O livro conta a estória de Sophie, uma garota que perdeu a irmã mais velha, Sofia, em um acidente de carro junto com o namorado, desde então o ocorrido acabou deixando grandes marcas na sua família, o divórcio dos pais, a tristeza infinita da mãe que parece ter lhe esquecido e abandonado e só pensara no dia em que Sofia se foi. Cansada de ver sua família destruída, doze anos após a perda, Sophie muito decidida sai em busca do coração de Sofia para tentar colocar as coisas no seu devido lugar, na sua jornada encontra Adam, que a ajuda em todo o seu plano, nos fazendo entender que tudo nessa vida tem um objetivo.

Sofia é uma leitura que flui, confesso que detesto ler em pdf mas consegui ler Sofia em um único dia, os capítulos são curto o que não deixa tornar-se cansativa, a estória prende muito nossa atenção e torna-se extremamente marcante. Um ponto que achei bastante interessante foi no fato de que mesmo Marco (pai de Sophie e Sofia) tendo se casado novamente e a esposa sendo ciente que ainda existe algum sentimento por Fernanda ( mãe das meninas), na trama elas são bem adultas e não existe rivalidade entre mulheres, fato que é bastante comum em todos os lugares que olhamos, Fernanda mesmo não gostando de Alice em momento algum pensou em prejudicá-la, ambas responsabilizando Marcos por qualquer atitude relacionada as duas. Achei bem bacana o fato do livro ser bem atual e citar coisas comumente usadas hoje em dia, como whatsapp, facebook e google maps, as futuras gerações também precisam saber do nosso tempo né!?

A questão do coração de Sofia é muito tocante, é como se na estória as coisas sofressem uma reação em cadeia, e que certas coisas na vida estão destinadas a acontecer, Sophie se mostrou muito adulta e valente, a menina grosseira que conhecemos no início do livro se desenvolve, lida com seus sonhos e medos, e no fim o mais importante, aprende a lidar com a sensações humanas. Também preciso dizer que nas páginas finais do livro eu não tive um frio na barriga, mas um freezer inteiro me matando ao ver o destino de Sophie com Adam, masss para saber como foi depois desse frio na barriga nadinha de spoilers aqui né amores?

Bom, finalizando, eu AMEI a mensagem que o livro passa, achei que as decisões de Sophie não podiam ter sido melhores, amei a mulher que ela se tornou e amei ver como algo que de início foi desesperador tomou um desfecho tão grande e bonito na vida de várias pessoas. Super recomendo e acho que vocês também deveriam ler viu gente?

site: https://leiturasdebrain.wordpress.com/2016/09/26/resenha-sofia-mai-passos-g/

Refúgio Literário 29/12/2016

Um caminhão de emoções
Sabe um caminhão carregado de uma boa carga de emoção? Assim posso resumir Sofia, da querida autora Mai Passos G. Vemos ai uma personagem que nunca se acostumou com a morte da irmã, que causou a ruína da sua família. Achando que ao encontrar a receptora do coração de sua irmã morta, recuperará sua felicidade, ela sai em uma busca insana, onde ela aprenderá a lidar com a morte e com a perca de alguém.

Em cada capitulo, entendemos tudo que se passa no coração de Sophie e como aquela dor que ela sente é enorme. Mas o foco não fica apenas em um personagem, conhecemos também Fernanda e Marco, pais de Sophie, que se separaram com a morte da filha e que agora começam a entender que a morte faz parte da vida e que precisamos entender que ela não é o fim de tudo.
A autora se entregou ao contar o enredo dos personagens, ela se aprofundou em cada sentimento e o leitor consegue sentir isso nas linhas e em cada palavra que ela nos traz.

"A vida era aquilo, uma pequena fenda no tempo, um espaço vazio, um pequeno eco na imensidão, e ela te surpreendia de uma maneira absurdamente espetacular, e quando o amor tornava-se raramente palpável todos paravam para tocá-lo" (Sofia, pag. 112)

Além da família, temos Adam que viveram um romance de aguas tranquilas com Sophie. Mas não pense que ele é aquele deus grego que tantos livros desenham, é uma pessoa normal. Alguém que também perdeu sua família e quem amava, e que buscava da maneira errada fugir de seus medos e tristezas.

Adam e Sophie em busca de se libertar de suas saudades, Fernanda e Marco em busca de reconstruir um amor que deixaram para trás.

A busca de Sophie de trazer sua irmã de volta para casa, te causará as mais fortes emoções, emoções essas que poderão te fazer chorar e sentir o amor nas linhas deste livro. Não só amor, como a dor da saudade. Quem já não sentiu com dor por aquilo que perdeu, seja alguém que morreu, que se foi ou mesmo que está tão perto mas ao mesmo tempo tão longe.

Quem já não sentiu essas dores? Maio passos não quer trazer um livro triste, mas quer trazer uma mensagem de força, de superação e de reconstrução da felicidade em cima da dor que tanto nos assola.

Sofia, vai te emocionar do inicio ao fim, trazendo um romance que te fará pensar melhor na vida, um romance que não tem nada de clichê, que te conquistará a cada momento de leitura. Venha e conheça este livro, que fará você mudar a maneira de ver a saudade.

A escrita de Mai é muito fluída, você nem perceber quantas páginas leu, pela linguagem atualizada e cheia de verdade. Algo negativo do livro, que não é culpa da autora, é a diagramação do livro. A editora contratada para publicar o livro, pecou em vários aspectos. O livro não possui orelhas, o miolo feito de forma arbitrária solta as páginas facilmente....

(resenha completa no blog São Tantas Coisas)

site: http://saotantas.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sofia-de-mai-passos-g.html

Grazy 02/01/2017

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE
Quando alguém que amamos morre em um trágico acidente, é
completamente normal procurarmos respostas para muitas perguntas que, por ventura, surgirão em nossos pensamentos. Nesse momento, muitas começarão com ''E se...'', dita ou pensada de forma sobrecarregada, com sentimentos de culpa, total ou parcial, por sentir que foi o responsável por deixar que o pior acontecesse. De fato, os acidentes são tidos como fatalidades. A tristeza, solidão, fúria, o medo e outros sentimentos decorridos da dor da perda, com o tempo amenizarão... Bom, enganam- se aqueles que pensam que esse livro é sobre pessoas enlutadas. ''Sofia'' é uma emocionante história de pessoas devastadas pela morte de um ente querido, dispostas a superarem essa fase. Uma tarefa nada fácil, diga- se de passagem. Também, alerta o leitor, com uma escrita delicada, sobre a importância de ser doador de órgãos.Tendo sempre, como grandes aliadas dos personagens: a fé e esperança.
Com apenas seis anos de idade, Sophie, teve que lidar com a morte de Sofia, a sua irmã mais velha. A notícia atingiu de forma repentina e indescritível não só a ela, mas também a seus pais, que perderam naquele momento uma extensão de suas almas. Após o enterro da Sofia, a convivência familiar, em sua casa, ficara cada dia mais difícil. Se no passado a união representava sua família, no presente já não representa mais.
Após doze anos da morte da sua irmã, Sophie decidi unir novamente sua família. Ela então embarca em uma incessante jornada atrás da pessoa que recebera o coração da sua amada Sofia. Considero essa parte do livro bem emocionante. Pois a autora com toda a sua sensibilidade ao escrever essa história, conscientiza- nos que estamos sim sujeitos a passarmos por momentos ruins, e por mais que seja difícil e triste, ao mesmo tempo, falar sobre isso, doar órgãos é uma, dentre várias formas de superar a dor da perda e até mesmo ajudar quem tanto precisa, permitindo que a pessoa que amamos, traga vida a outras pessoas. ''O milagre da vida, do amor, da esperança.''
Várias são as lições que aprendemos ao término da leitura, como por exemplo: saber perdoar, amar sem condições, ser honesto com os sentimentos, grato pelo que temos e aceitar o próprio tempo, para sentir a dor e consequentemente poder superá-la.
Enfim, ''Sofia'' é aquele tipo de livro que lemos em apenas um dia e é capaz de nos marcar para sempre, com momentos que alternam de dor a felicidade, como acontece nas melhores famílias.

site: http://amantesliterarios.wixsite.com/livros/single-post/2017/01/02/Resenha-Sofia-de-Mai-Passos-G

Julia.Maria 07/03/2017

Bonito, tocante e honesto @mundoliterariodaju
Eu amei esse livro e amei mais ainda o fato que gerou todo o enredo: Doação de Órgãos. Em um momento tão doloroso na vida de algumas pessoas, pode também ser uma nova chance para outras. A escritora soube mostrar de uma forma real e honesta a degradação de uma família após uma terrível e precoce perda e que infelizmente, não são todas que superam, existe um tempo para cada uma e na de Sophie foi um longo e doloroso tempo.
Sofia trás a história de uma libertação da dor e mostra o quanto o amor, a amizade podem ser libertadores.

Maravilhosas Descobertas 02/04/2017

RESENHANDO UM NACIONAL: Sofia, de Mai Passos G.

Sofia, de Mai Passos, conta uma história sobre a família, sobre a dor da perda. Fernanda e Marco tiveram duas filhas, Sofia e Sophie, ambas, sempre foram muito apegadas uma a outra e sempre se protegeram e se amaram de uma forma que não havia quem pudesse separá-las, no entanto, Sofia escolheu um caminho para sua vida que não era bom, que era cheio de coisas ruins e pessoas ruins, tudo o que resultou em sua morte.

Com a perda de Sofia, logo a família que antes era tão unida foi se quebrando; Fernanda se sentia culpada pela morte da filha mais velha e mal dava atenção para Marco e para Sophie, a ponto de deixar a casa abandonada e passar muito tempo no trabalho. E com isso, veio o divórcio e distanciamento da filha. Marco arrumou outra mulher, uma nova família, e Sophie vivia por si só.

Passados os anos, Sophie completou seus 18 anos e resolveu que não queria mais ver sua família dizimada da forma em que estava, e que sendo assim, utilizaria as informações que sua mãe a tanto havia escondido e iria atrás de Sofia, para então fazer com que todos voltassem a ficar juntos e ser uma família novamente.

Ao embarcar nessa jornada atrás da irmã, Sophie deixa todos para trás preocupados com seu paradeiro, afinal, já perderam Sofia e não querem perder Sophie também.

Com a ajuda de Adam, um cara assustador e lindo ao mesmo tempo, Sophie vai invadindo hospitais atrás de mais informações, e dormindo em hotéis em beira de estrada. Nessa sua pequena busca, Sophie redescobre a importância da família, conhece o amor verdadeiro, e o mais importante, que não importa o que a pessoa fez em terra, importa o que ela deixou, importa as lembranças boas, a vida que ela deixou. Se aconteceram coisas ruins, isso é o de menos, o importante são as coisas boas, essas são as memórias que devemos guardar e marcar com ferro e fogo em nossos corações.

Enfim, se não leu esse livro ainda, leia, se já leu, compartilhe conosco o que achou e não se esqueça de compartilhar com os amigos. Então um beijo, e até a próxima postagem!

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/03/resenhando-um-nacional-sofia-de-mai.html

Mavi 17/05/2017

Resenha
Sophie é uma garota que vive a sombra da morte da sua irmã, Sofia, que morreu em um acidente de carro há 12 anos. Negligenciada pelos pais, precisou se tornar independente? para cuidar da sua mãe, Fernanda, mulher que encontrou no trabalho uma forma de esquece a culpa pela morte precoce da sua filha mais velha aos 16 anos, o que acarretou o fim do relacionamento com Marcos seu primeiro amor e pai das suas filhas, que preferiu seguir em frente sem olhar para trás, casando novamente e constituindo? uma nova família. Sophie ao descobri que os órgãos da sua irmã foram doados, embarca em uma aventura em buscar do "coração de Sofia "com intuito de resolver os problemas que a morte dela trouxe para a sua vida.

Adam um ex-presidiário que encontrou nos rachas e no álcool um modo de esquecer os sofrimentos que a vida de o proporcionou, sofrimentos quais o influenciou tomar decisões ruins o que levou a cadeia. Adam e Sophie se encontram em uma viagem de ônibus, a partir daí seus caminhos se entrelaçam os levando a embaraçarem juntos nessa aventura.

"Talvez, depois eles se arrependeriam, talvez eles fossem fazer tudo de novo ou não, mas, naquele momento nada importava somente perder - se. E quem não sabe se encontrar. "

No princípio acreditei que a história seria sobre a morte, mas na verdade é sobre perdão, os protagonistas estão em buscar de compreensão dos seus problemas e do afeto que faltou em vários momentos da vida deles.
Os personagens foram bem construindo e alguns momentos senti um pouco de compaixão por eles, e a escrita acolhedora da autora facilitou a leitura rápida do livro. Super recomentado!

Lane @juntodoslivros 09/09/2017

Resenha Sofia
Quando a sua metade morre, como continuar vivendo?

Aos seis anos, Sophie vê toda a sua vida mudar drasticamente: sua irmã Sofia de apenas 15 anos morre em um trágico acidente de carro. A irmã que era parte essência de sua vida. As duas sempre foram muito unidas e ligadas. Com a morte de Sofia, seus pais acabam se distanciando com o sofrimento da perda da filha e os dois acabam se separando. O pai encontra uma nova família e esquece um pouco a vida passada.

Criada apenas pela mãe, Sophie acaba vendo ela a cada dia apenas sobrevivendo ao invés de viver de verdade. Agora aos 18 anos, Sophie quer arranjar um jeito de consertar tudo. Depois de descobrir exatamente como a irmã morreu na noite fatídica, ela sai em busca da única coisa que sobrou da irmã: o coração. E quem sabe assim ela encontra uma maneira de ajeitar a vida da família?

“Vou atrás de Sofia, mamãe. Vou concertar essa bagunça.” Página 17

Nessa busca, Sophie não esperava encontrar ajuda de um rapaz que também está com o coração partido. Os dois acabam se juntando e se ajudando.

A edição é bem simples. As folhas são brancas, mas as letras são confortáveis a vista. A capa antiga era mais bonita, mas essa combina muito mais com a proposta da história. A narração está em terceira pessoa e se divide entre Sophie, Adam e os pais de Sophie. O livro tem alguns erros ortográficos bem bobos, o que me incomodou um pouco durante a leitura, mas nada que não se possa entender.

Esse livro tem muita emoção e drama! Sophie passou uma parte da infância e adolescência vendo a família se deteriorar aos poucos e se distanciando cada vez mais do pai. Depois que Sofia morreu, Sophie vê sua vida mudar de maneira que a deixa desnorteada. A garota parece não ter ligações fortes com ninguém, tanto que apenas seu primo sabia de todo o planejamento da fuga.

Achei Sophie um pouco chata no início. Ela não parecia levar em consideração as consequências de seus atos imprudentes, mas aos poucos ela foi crescendo durante a leitura. Adam também não era nada agradável, mas vai se transformando e se livrando de seus demônios do passado. Apesar desse crescimento, não posso dizer que gostei dos dois protagonistas.

Algumas situações no livro são bem irreais para mim. Acredito que não é fácil invadir alguns lugares citados, além de Sophie confiar de modo tão rápido em Adam, um completo desconhecido e encrenqueiro.

O livro é bem tocante, mas poderia ter sido melhor trabalhado. Acredito que a autora Mai Passos G. tem a chance de reescrever essa história e abordar melhor todas as situações abordadas, como: a busca de Sofia pelo coração da irmã e como foi sua infância sem Sofia; como os pais dela ficaram, a busca dos dois pela Sophie e a história de Adam.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Mai Passos G. e espero um dia poder ler esse livro novamente com uma nova revisão e extensão dessa história.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2017/06/resenha-sofia.html