O reino das mulheres

O reino das mulheres Ricardo Coler

Resenhas - O reino das mulheres

André Goeldner 26/12/2009

SUBVERSIVO
Resumindo: em uma sociedade matriarcal, não há disputa.
Deixou claro que competição é uma característica, basicamente, masculina.
Embora o assunto seja extremamente interessante, achei o livro raso.
Entendo que, devido à maneira oriental, as entrevistas eram difíceis, mas senti falta de mais aprofundamento.
Mas valeu a pena.
Recomendo.
Gi 06/11/2010minha estante
O assunto é fascinante. Tantas análises poderiam ser feitas ou mesmo uma descrição mais aprofundada que o leitor acaba se decepcionando com o que encontra disponível no livro. Uma pena, mas ainda assim recomento a leitura. Se o autor não se aprofunda nas observações, o leitor mais detalhista pode ir longe nos devaneios e especulações a respeito de como é possível que a comunidade dos Mosuo tenha sobrevivido a tantos regimes e seja viável nos dias de hoje.É um bom ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada acerca do tema e de leitura extremamente fácil. Se num primeiro momento senti raiva do Ricardo Coler por mesmo depois de certa convivência entre as Mosuo, trazer tão pouco pra nós, hoje considero o trabalho válido.(Hoje, pq o preço do livro baixou.)

Manda 20/01/2009

Leiam
Achei o livro ótimo, ele é pequeno, de fácil leitura e bastante curioso.
É dificil imaginar que justo na China há uma sociedade absolutamente matriarcal.
Adoraria conhecer esse lugar... =]

Sheila.Oliveira 12/04/2021

É muito interessante saber que existem nos dias atuais comunidades matriarcais, são pouquissimas, na India e Indonésia, e os costumes totalmente femininos que fazem sentido para uma mulher devem ser muito estranhos e até impraticáveis para o universo masculino da maneira que conhecemos hj.
Achei muito intrigante a maneira como eles enxergam os relacionamentos amorosos (completamente sem acordo de fidelidade), o conceito de família (família são consanguíneos mãe, irmaos, etc. como não há casamento, não existe o pai, sem a fidelidade muitas vezes não se sabe quem é o pai e isso é de propoósito para não alterar a família) entre muitas outras situações bem diferentes das que conhecemos como certas.
Vale a pena.
I.E 12/04/2021minha estante
Fiquei curiosa pra ler agora.

Mawkitas 22/11/2014

Uma sociedade matriarcal na China
O Reino das Mulheres é o relato de Ricardo Coler de sua visita realizada a uma sociedade matriarcal da China. A leitura é fácil, leve e muito agradável. Eu poderia ler mais 200 páginas desse tipo de material, pois fiquei muito curiosa. Muito da fantasia ocidental sobre como funciona o matriarcado não tem relação alguma com os costumes das comunidades enfocadas nesse livro. A única crítica negativa que posso fazer ao texto é em relação à interpretação que o autor faz do Complexo de Édipo, que é muito literal e, portanto, errônea em minha opinião. De modo geral, um livro muito interessante!

Digão 30/09/2019

ENCANTADOR
Encantador. Experiência única ver as mulheres no comando de forma tão natural. Temos que aprender muito com esse formato de sociedade. Só acho que o autor poderia ter sido mais profundo na história, senti em alguns momentos relatar a situação de forma superficial. Mas sem dúvida a leitura vale a cada palavra.