Ilusões

Ilusões Richard Bach

Resenhas - Ilusões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

renatorfr 09/02/2012

Leia esse livro com a mente aberta
Se você quiser duas dicas rápidas para esse livro, leia com mente aberta (o máximo que você conseguir) e depois que terminar, volte no começo e releia a parte inicial, onde ele conta a história de um Messias, tudo ficará mais claro.
Muitas vezes, antes de começar a ler um livro, eu tiro algumas conclusões sobre como ele vai ser, vendo a capa, lendo o título, alguma resenha sem spoilers, lendo as linguetas da capa do livro, etc. Acho isso divertido e normalmente gosto dos livros que me mostram como a minha conclusão estava completamente errada.
Antes de ler, até mesmo comprar, esse livro eu fiz isso. Fiquei com o pé atráz, não gosto de livros de auto-ajuda, nada contra quem gosta, apenas acho que eles não me ajudam muito, prefiro viajar por Terras Médias e Alagaesia ao invés de ficar tentando entender o que o autor de um livro de auto-ajuda queria que eu fizesse.
Esse livro conseguiu passar por esse meu preconceito, sim, ele é um livro de auto-ajuda, sim, fala de Deus (ou um Ser), mas não, ele não é chato, nem fica divagando sobre religiões. Ele tem uma visão pragmática das coisas, o autor utiliza raciocínio lógico para chegar nas conclusões. Como todo pensamento, você pode ler e concordar ou não com as conclusões do autor, mas ao menos ele te mostra a linha de raciocínio dele.
Concordo com muitas coisas que estão nesse livro, com outras nem tanto. Mas acho que é assim mesmo que tem que ser, não existe receita de bolo para essas coisas, cabe a cada um ler e filtrar aquilo que acha válido ou não.
A maneira como o autor passa as suas lições de maneira direta, através das conversas dos dois personagens é clara. Simpatizei muito com a maneira como Don encarava o fato de ser Messias.
Livro muito bom, eu acredito que é um livro do tipo "ame-o ou deixe-o" dificilmente alguém que ler ele vai ficar indiferente depois, mas independente de suas crenças, vale o tempo gasto para lê-lo.
Viky.Lorenna 09/05/2022minha estante
Amo esse livro. Meu livro de cabeceira. Releio-o a cada 5 anos mais ou menos e a experiência é sempre excitante.
Dou de presente sempre!

Gabriel.Balderramas 14/02/2024minha estante
Baita resenha!

samskkkkk 14/10/2021

esse livro me lembrou demais O Alquimista do Paulo Coelho (inclusive, sugiro) e é um tipo de leitura que me agrada demais. um autoconhecimento apresentado de forma tranquila, gostosa e confortável. pra mim foi aquele tipo de livro instigante, que te dá fome de ler mas sem uma ansiedade. as coisas só faziam sentido. gostei mutcho???

Marcos Bassini 16/01/2009

O que todo livro de auto-ajuda gostaria de ser
Li no finalzinho da adolescência, mas posso dizer que ele é tudo aquilo que os livros de auto-ajuda adorariam ser, mas se distraíram e tomaram o caminho errado durante a gestação. Uma história bonita, bem escrita e que mostra: não existe fórmula pra nada, nem mesmo a tão sonhada fórmula de feliz.
Josi Cozzetti 06/02/2009minha estante
Roubei "Ilusões" da sua estante! É daqueles livros que não se deveria esquecer, mas eu esqueci...

Matt 09/06/2012minha estante
Richard Bach tá LONGE de ser auto-ajuda. Ele é um romance. pelo amor de deus.

Giovanni.Antoniell 24/08/2023minha estante
Livro longe, mas bem longe de ser auto-ajuda.

Viky.Lorenna 03/06/2022

Amo esse livro de um tanto...
Não dá pra fazer resenha, tem que ler.
Fininho, fluido, rápido e surpreendente.
Sempre dou esse livro de presente.
Releio-o a cada 5 anos mais ou menos e sempre me surpreendo.

Fiz um ranking dos 20 mais - 25.05.2023:
Esse é o 2o da vida!!!

Danilo Andrade 24/05/2020

Não existo para impressionar o mundo
Ao decorrer da leitura tive uma relação ambígua com os ensinamentos transmitidos entre os personagens, meio que um cabo de guerra entre minhas percepções objetivas e subjetivas sobre a vida. Mas creio que toda leitura colabore para o seu crescimento, seja em seu processo positivo de apreensão, reconhecendo algo como producente, ou no aspecto negativo (diga-se de embate entre uma ideia exposta, baseado em suas vivências e em algo que faça sentido para você), contribuindo na formação de critérios que te fazem enxergar sob diversas perspectivas, mas como requisito, exige a abertura absoluta ao que o autor tenta nos comunicar, e no momento que percebi essa necessidade, tive recepções positivas, que podem servir de estopim para mudanças concretas na forma de ver e agir nesta realidade.

As ideias centrais do livro trata-se sobre traçar seu próprio caminho, baseado no que te faz feliz, e que nada pode te impedir de fazer o que deseja, uma vez que tudo se trata de ilusões, um jogo de espelhos que ocultam a essência última do Ser. Conceitos como vibração, correspondência e mentalização (como os tratados no "O Caibalion") são levados à suas últimas consequências e postas à prova ao neófito Richard, com o pretexto de "Imagine e assim será"... Bem, nessa perspectiva, creio não ser de toda falsa, uma vez que muitas das intenções humanas são baseadas no simples ato de imaginar algo e levar à cabo o que sua "fé" (no livro tido como imaginação) imana como sendo ideal, materializando seus efeitos na "realidade" objetiva e material ou qualquer outra, uma vez que sua ação é guiada como se aquilo que você crê se tornará factível cedo ou tarde. E assim sendo, essa conduta pode te levar à conquista de algo que você, em sua individualidade, estabelece como uma busca ou realização, portanto, incorporei a experiência da leitura como positiva nesse aspecto, e em outros nem tanto.

Leonardo&Dutra 08/07/2022

Se você acha que precisa carregar o mundo nas costas, leia esse livro!
Ilusões fez parte de uma fase muito feliz da minha vida. Essa leitura me acompanhou em um processo de luto. Havia perdido a minha mãe, e achava que precisava carregar todas as responsabilidades familiares comigo. Fora que foi uma fase de redescoberta e início de uma busca intensa espiritual.
O livro em si é simples, e vai abordar desde questões de ressignificação até espiritualidade em seu nível filosófico mais profundo. E muito pelo contrário, não é um livro religioso. Se eu fosse classificar essa leitura, diria que é uma espécie de livro filosófico-ocultista (Se é que existe essa nomenclatura) .
Richard Bach e sua paixão por aviões e pelos mistérios do ar, ainda estão presentes nessa obra. Onde podemos encontrar um "Messias" que simplesmente "desistiu" do posto.
Ao longo da narrativa, além das explicações, dos mistérios envolvidos nessa desistência, uma das coisas que ele ensina, é que na verdade o que pensamos tomamos por milagres podem ser apenas truques, ou uma ilusão.
Se você for uma pessoa curiosa, encontrará alguns detalhes interessantes entre os capítulos dessa narrativa.
Prepare-se para vários insights!

site: https://www.amazon.com.br/Ilus%C3%B5es-As-aventuras-messias-indeciso/dp/8501011940

vefaria 08/09/2020

Ótima opção para leve leve e rápida
Muito interessante, escrita simples e gostosa de ler. Como outros livros de Richard Bach, cheio de ensinamentos encantadores.

LUL 13/09/2010

Sou suspeita pra falar do Richard Bach, ele é um dos meus escritores favoritos.Os livros dele geralmente falam, numa maneira resumida- claro- que 'querer é poder'.
Ganhei esse livro e, olhando a capa (o meu não é a preta, é uma vermelha e branca, parece livro de médico!), torci o nariz. Enrolei um pouco para começá-lo, mas quando o fiz, foi questão de segundos até eu estar completamente entretida na história. A história do piloto que conhece Shimoda, o chamado "messias moderno" não tem como não ser viciante. Aconselho, por mais que a contra-capa faça-o parecer uma história chata e arrastada, é muito bom!

Fabio Shiva 02/01/2013

Tenho uma relação muito especial com esse livro.
Devo ter lido pela primeira vez antes dos 11 anos de idade. Foi um empréstimo de um tio meu, que era de “outra religião”, então o que marcou mais nessa leitura foi ter sido o meu primeiro contato com uma visão da espiritualidade diferente do catolicismo no qual eu fui criado. Comecei a leitura com um pouco de receio, como se estivesse fazendo algo de errado, mas a sensação logo se dissipou: pois o livro era antes de mais nada muito divertido de se ler!

E agora, tantos anos depois, não é que o mesmo tio me aparece com esse livro debaixo do braço, querendo que eu relesse! Não deixei passar a oportunidade e comecei a leitura imediatamente. O que mais me marcou nessa segunda leitura foi que o texto, escrito em 1977, ficou ainda mais atual nos dias de hoje, com a divulgação maior das descobertas da física quântica.

A história tem um paralelismo evidente com “O Pequeno Príncipe”. Certo dia o aviador Richard tem um encontro com outro piloto, Donald Shimoda, que é ninguém menos que o Messias dos dias atuais. Donald reconhece em Richard um aprendiz apto e começa a ensiná-lo sobre como tornar-se um Mestre liberto. Tudo isso em uma linguagem fácil e envolvente, marca registrada dos livros de Richard Bach.

Altamente recomendado!

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na terra está cumprida:
Se você está vivo, não está.”

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Renata CCS 27/02/2013minha estante
Tb tenho lembranças doces desta leitura.

Spider 09/10/2021

Livro que mudou minha vida mais de 15 vezes
Ilusões - As aventuras de um Messias Indeciso. Livro que mudou minha vida mais de 15 vezes. Seus pensamentos foram os primeiros a me tocar profundamente com aquela idade de 15/17 anos. Vejo suas palavras muitas vezes como referencias em vários locais como eu também sempre utilizo em conversas. Foi mesmo um livro que me ensinou a viver e a escrever. Sou eternamente grato, a um amigo de minha mãe que deu esse livro de presente para ela, com uma dedicatória que me fez ver dentro do conteúdo e que eram como paginas de um diário no inicio. A revelação que nossos pensamentos podem controlar nossa vida foi muito real. Aprendi a controlar meus sonhos e não ter deixar mais os pesadelos me guiarem e sempre buscando superar cada angustia que vinha ano após ano. Hoje o livro O Segredo tenta falar isso da 'lei da atração', mas acho que nenhum é tão bom como esse Ilusões de Richard Bach. A mente humana é uma complexa maquina e busquei trabalhar as minhas questões de autoestima e criatividade. E a imagem que fazemos nos leva para aquele lugar. As vezes, carregava esse livro no ônibus e as pessoas em volta sempre me perguntavam sobre ele, super interessadas. Eu, bem tímido em salvador bahia, ainda tentando me encaixar nessa cidade metrópole. Comecei essa resenha por esse livro por fechar um ciclo e abrir outro ao conhecer uma bela menina que com uma tatuagem de pena azul no braço e gostei tanto dela que é uma boa alma irmã companheira e desejo muitas felicidades para ela. Esse livro que mudou minha vida e recomendo esse livro que talvez também mudará sua vida. É um livro de sorte que nos liga a outras pessoas com livros de sorte. Em tempos de facebook, serão sincronicidades ou apenas algoritmos? As vezes, acho que nada é casual ou coincidência.. Richard Bach é um aviador, voador como o autor do Pequeno Principe... Famoso R.Bach pelo livro Fernão Capelo Gaivota que fez 50 anos em 2020. Ele é sempre muito doce e inspirador. Para jovens e velhos, para qualquer um e para todos. Foi meu despertar para a espiritualidade e controlar os sonhos lucidos. Abrindo meu desejo de viver com paciencia, ciencia da paz. Em 5 horas talvez você termine a leitura e será como ter lido 50 livros em um ano. "Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou." (Richard Bach)

site: http://wagnerpyter.wordpress.com
Gabriel.Balderramas 22/04/2024minha estante
Ótima resenha!! Como eu não tinha percebido o paralelo da aviação com O Pequeno Principe? Kkkk
Você tem sonhos lúcidos? Já me interessei muito por isso uns anos atrás, mas foram ficando cada vez mais raros até sumirem de vez, ultimamente tenho tido sonhos bem vívidos (não lúcidos, mas sinto que o mais perto disso)

Rapha 05/11/2020

Depois de um leve hiato de leituras, voltei a terminar livros ai invés de começar um tanto de uma vez.

Este foi um livro que meu psicólogo me emprestou e disse que eu ia gostar. Para a felicidade dele, eu de fato gostei. É uma leitura aparentemente leve, mas revela muitas nuances por detrás das palavras. Ele de fato não tem pretensão nenhuma de ser uma história da forma que conhecemos e que nos é comum, é mais um aglomerado de ideias e crenças que o autor tinha e decidiu colocar isso em palavras (ele mesmo diz isso no começo do livro).

É um ótimo livro para se ler e refletir sobre o conteúdo, pois ele trás muitas ideias e conceitos que normalmente não paramos para pensar no dia a dia. O melhor de tudo é que ele é bem curto, então dá pra ler umas duas vezes seguidas e pensar ainda mais no que está escrito.
Giovanni.Antoniell 24/08/2023minha estante
Gostei muito, vou dar nota 4 kkk

Sabrina 02/08/2021

Para quem tem medo de voar
Apesar do título que dei a essa "resenha", o livro também serve muito bem aos amantes da aviação. Brincadeiras a parte, é imprescindível que se tenha uma mente aberta. Esse livro chegou em minhas mãos de uma forma bastante inusitada. Organizando as estantes na casa da minha avó, encontrei essa relíquia. Ao que me consta, alguém esqueceu de devolvê-lo à biblioteca e na cidade sequer existe mais. Sorte a minha. Virou livro de cabeceira. Os ensinamentos me atravessam; me deram e me entregam respostas em vários momentos da vida. A relação entre as personagens parece conturbada a priori, mas é justamente nessa bagunça que se organizam os pensamentos mais sutis e objetivos na busca de sentidos múltiplos.

Cat Lu 17/11/2023

Singular
A maior parte do livro é filosófico, a história em si é pouca, e por isso o estranhamento de alguns, mas, quando você lê com atenção, percebe a genialidade da obra.

Contado em primeira pessoa, o protagonista conhece um Messias, que passa seus ensinamentos para ele, mostrando que o que chamamos de "realidade" é uma mera ilusão.

O livro é curtinho e pode ser lido em um dia. Mudou minha visão do mundo e é uma leitura que recomendo para todo mundo.
Guilherme 17/11/2023minha estante
Incrível o livro, realmente

Guilherme 17/11/2023minha estante
E entendo a resenha ter ficado curta, às vezes a beleza está justamente no que não dá pra ser dito

Jacqueline.Katheri 01/01/2021

"A sua única obrigação em qualquer vida é ser sincero consigo mesmo."
Encontrei esse livro por acaso e posso jurar que ele tem algum magnetismo me prendeu do inicio ao fim. Richard Bach tem sua maneira filosófica e espiritual de escrever e por isso acredito que acabe não encantando cem por cento dos que leram, mas se você encontrou esse livro por acaso, leia! Ele provavelmente tem alguma lição ou aprendizado pra te passar, eu garanto!
Ansiosa pela próxima leitura deste autor!

Mari ?? 17/05/2023

Ensinamentos pra vida
Simplesmente incrível, um pouco diferente do que eu sou acostumada a ler, mas é um livro cheio de ensinamentos, faz você pensar e refletir sobre a forma como você enxerga o mundo, as coisas, as pessoas, a vida, liberdade, sua própria verdade.
se você quer um livro fora da sua zona de conforto que te faça fechar o livro e encarar o teto pra digerir melhor o que foi lido, esse livro é perfeito pra você!
Gabriel.Balderramas 22/04/2024minha estante
Eu praticamente só quero livros assim kkkk
Tô lendo esse

1 | 2 | 3 | 4 | 5