A Divina Comédia: Inferno

A Divina Comédia: Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Caio38 22/08/2023

Apesar de difícil, uma obra incrível
"Voltei o rosto para Beatriz e em uma e em outra obtive resposta à confusão. Brilhava nos olhos da minha dama tal sorriso que ao encará-la julguei chegar ao imo da graça no eterno paraíso"

De fato, A Divina Comédia é uma obra espetacular, porém, muito cansativa, mas é possível relevar se considerar a época que foi escrita. Um livro para ser lido sempre pesquisando sobre para uma melhor compreensão, por possuir muitas referências datadas e específicas. Demorei muito para ler, precisava ler com calma para absorver tudo e também não estou muito acostumado com essa escrita mais difícil, mas com certeza lerei de novo.
No geral, a parte que eu mais gostei foi o purgatório, ao menos para mim foi a mais fluida e interessante. Porém, tanto o inferno quanto o paraíso são muito bons também, só um pouco mais confusos.

Paula823 21/08/2023

Resenha do Livro A Divina Comédia do Autor Dante Alighieri.

Sinopse: A Divina Comédia é um poema clássico da literatura italiana e mundial com características épicas e teológicas, escrito por Dante Alighieri no século XIV período renascentista e dividido em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. São cem cantos protagonizados pelo próprio Dante em companhia do poeta romano Virgílio, que percorreu uma jornada espiritual pelos três reinos além-túmulo.

Um dos maiores clássicos da literatura universal vem com uma linguagem um tanto rebuscada e antiga, sendo narrada em primeira pessoa pelo protagonista Dante. Traz em suas entrelinhas críticas filosóficas e políticas, bem como questões religiosas e aspirações de como seria o pós-vida. Uma leitura interessante, rodeada de simbolismos, que instiga o leitor a descobrir o desfecho da história.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Tiago.Guedes 18/08/2023

Que inferno
"Inferno", escrito por Dante Alighieri, é a primeira parte da "Divina Comédia". Através de uma jornada pelo Inferno, Dante representa uma visão complexa da punição após a morte. Cada círculo reflete pecados e suas consequências, revelando uma estrutura moral rigorosa. A obra também explora temas de redenção, justiça e pecado humano. O poema é uma alegoria rica, combinando elementos religiosos, filosóficos e literários para pintar um quadro vívido do submundo e das questões existenciais.

Teste de leitura 12/08/2023

A obra é divina
Muito muito extensa, mas cara Dante foi muito feliz no preciosismo com a técnica, métricas, rimas, e tudo que é da poesia.

O texto é datado e portanto foi pesadíssimo para acompanhar metade das referências de que o autor tira embasamento para dar corpo a história.

Achei muito interessante o modo como ele discorre a história passando por inferno, purgatório e por fim o paraíso. A caracterização de cada ambiente, e a atenção para com os detalhes de capa um dos ambientes.

É uma leitura tediosa, porque é datada, as referências são antigas, a linguagem não é clara e eu viajei demais na história. Mas, de toda sorte compensa a leitura (com muita paciência e persistência).

Lucas Ferreira 11/08/2023

Bacana, mas nonsense
É um conjunto de poemas muito bem elaborados.

Dante teve muito cuidado em manter a métrica, rimas e tudo que há de bom na poesia, mas cara, ficou extremamente extenso, muito, muito mesmo.
Fica de certa forma entediante e as referências por ser um livro datado, são de dificílima compreensão, mas cara, sinceramente, vale muito a pena a leitura, você consegue sentir o peso que o escritor quis passar seja no inferno, seja no paraíso e entre os dois um purgatório hahahah

Adelson 10/08/2023

Difícil, mas não impossível.
Com uma tradução fácil de ler, porém mesmo assim desafiante A Divina comédia mostra que é uma epopéia gigantes.
Mas! Deve levar em consideração que as vezes o nosso poeta entra em contradição, principalmente no Paraíso.
Alguns fatos históricos e até mesmo "caneladas" do autor são colocadas em excelentes notas de rodapé.
Para aqueles que tem coragem: Meus mais sinceros Boa sorte e boa viagem.

Iago 28/07/2023

Dantesco.
Inferno, Purgatório e Paraíso. O melhor é o Inferno. Esse é mais um livro que carece de releitura. Sinto que não sei o suficiente e não conheço o suficiente de história, religião, filosofia, mitologia, Bíblia e política (muitas coisas) para compreender a Divina Comédia, talvez jamais consiga todo o conhecimento para compreendê-la em sua totalidade. Talvez arrisque essa releitura em italiano, quando aprender italiano. Karnal disse que a Divina Comédia é um desafio para os italianos tanto quanto os Lusíadas e para os falantes de língua portuguesa, então vamos ver se precisarei de uma terceira leitura. Apesar de tudo, reconheço sua grandeza e importância, e vi muitas fontes nesse livro de onde outros autores beberam, bem como a nossa própria cultura para criar a visão de como seremos punidos, purificados e elevados quando esta experiência física terminar. Espero que tenha algo depois daqui.

mariia 25/07/2023

Um verdadeiro tour pelo inferno na visão de Dante, cada um dos novo círculos são muito bem descritos, além de trazer reflexões da busca pela salvação e os pecados. Escrita poética e marcante, esse cara é foda

iammoremylrds 20/07/2023

Uma obra fantástica em tantos níveis, recheada de simbolismos, abordando temas como a busca pela salvação, a própria justiça além de trazer reflexões sobre o pecado, com uma escrita bem marcante e uma poesia muito boa e magnífica

Felipe 18/07/2023

Grande obra
Bastante difícil entendimento, para aqueles que não tem prática de leitura ou um vocabulário extenso, recomendo ler estudando , com pausas e resumos.

Julianne.Santiago 12/07/2023

Inferno Fascinante
Leitura difícil. Importante ter um dicionário à disposição, mas vale a pena.
O detalhe com que inferno, purgatório e paraíso são descritos são de uma inteligência inimaginável.
E o inferno, com certeza é o que mais atrai o leitor.
Dante usou toda sua imaginação e criatividade nessa obra.

mille_milley 12/07/2023

Procurando a comédia
Como já dizia um sábio "A ironia do destino é realmente uma Divina Comédia."
Achei o livro simplesmente magnífico, o jeito que o Dante descreve os lugares e o jeito que ele faz críticas sociais e políticas é maravilhoso.

DouglasPires 09/07/2023

Se já leu a bíblia a leitura será mais fácil.
Dividida em três partes principais: Inferno, Purgatório e Paraíso, cada parte apresenta uma jornada de Dante por diferentes reinos espirituais, retratando as punições e recompensas para as almas de acordo com suas ações em vida.

Uma obra complexa e rica em simbolismo, abordando temas como a busca pela salvação, a justiça divina, a redenção e a natureza do pecado.