A Divina Comédia: Inferno

A Divina Comédia: Inferno Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia


519 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Almecz vic 10/05/2023

Divina Comédia
Eu amei a primeira parte, achei ela crítica, achei que mostrava o ponto de vista do autor e a leitura foi fluida, tranquila. Mas a segunda parte não faz muito o meu estilo, é muito lírica, acabou sendo cansativo sofri muito para terminar e não posso dizer que aproveitei a leitura.
comentários(0)comente



Queila.Assis 07/05/2023

Um excluído no inferno
No começo tive muita dificuldade para entender as palavras e buscar o significado delas, percebi várias referências de Dante em desenhos e anime que gosto, exemplo: Pica-Pau, Cavaleiros do Zodíaco e Tom & Jerry e Lúcifer, talvez você leitor (a) ache mais outras.... mas Dante fez uma viagem bem atípica para os dias de hoje. Inferno, purgatório e paraíso essa foi a trilha dele perdido em meio a floresta. Acredito que a noção de Inferno tenha o dedo de Dante na história da religião, mas isso fica para a próxima leitura de capiroto ??
comentários(0)comente



bieussauro 05/05/2023

Paraíso
Neste livro Dante é guiado por Beatriz pelo paraíso e esta o apresenta a espíritos virtuosos presentes no plano superior.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
caio.lobo. 03/05/2023minha estante
"Vós que entrais, abandonai toda a esperança" - olhando a frase da porta do inferno perdemos a esperança de sair, mas Dante saiu, e ainda saiu junto com o Virgílio


gabrieus 03/05/2023minha estante
Bem lembrado, Caio. O Dante saiu com o Virgílio, sem ambos saberem ao certo o caminho da saída.




Robson.Abrantes 03/05/2023

Ler este livro te faz sentir que você está em outro nível de literatura, mais elevado. Dante criou um mundo inteiro, muito imaginativo. Não conseguia parar de pensar que este livro foi escrito apenas pelo seu ego. Para vingar seu exílio e falar mal de seus inimigos. No final do dia, tudo se resume a vingança e ter o última palavra. Lição que fica é: a grandeza nasce das maiores derrotas!

Lendo isso me lembrou George R. R. Martin. O nível imaginativo e também as intrigas e sujeiras políticas da época. Eu me pergunto se Martin leu Dante.

É impressionante e muito exigente ler esse livro. Felizmente, minha edição clássica do Penguen tinha uma seção de notas muito completa. Meu queixo estava caindo com aquele nível de suas referências históricas. A parte que mais me cansou são especificas referencias de personalidades italianas de sua época. Algumas são interessantes, como o Papa Bonifice e o Conde Ugolino. Mas outros não poderia me importar menos. De todo jeito, um ai nunca poderia escrever isso.
comentários(0)comente



Louise107 02/05/2023

Apesar de ter não lido a obra íntegra em versos, mas em prosa, ainda pude sentir a magnitude dessa trama e toda a sua relevância para a literatura mundial. Para ser honesta eu achei a leitura muito agradável e divertida, acompanhando o Dante em sua jornada por cada círculo dos três reinos e observando por outra ótica a influência católica e a organização da igreja em uma sociedade separada da nossa por sete séculos. Definitivamente um livro que ainda é massivamente relevante.
comentários(0)comente



bebs 29/04/2023

Terminei a leitura da "Divina Comédia", e dos três livros, "Paraíso" foi o que eu menos gostei. Muitos são os motivos, mas não posso pegar muito pesado, pois, em questão de qualidade, permanece como os demais livros. O que ocorre, porém, é que foi a leitura mais arrastada e menos interessante para mim, eram muitas referências que eu não achava grande coisa assim, além de apresentar uma escrita que me pareceu mais complicada que os livros anteriores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Michela Wakami 25/04/2023

Bom
Dizer que amei o livro, não posso, pois, apesar de reconhecer a genialidade do autor, não consegui me conectar com a história em sua maior parte.
Essa edição que li, contém a trilogia, gostei mais do primeiro livro, O inferno.
Mesmo identificando os personagens que aparecem na história, sendo importantes na literatura seja ela ficcional ou histórica o livro não me conquistou por completo.
Pela fama que tem, confesso que esperava mais.
comentários(0)comente



anxrtemis 25/04/2023

Não sou religiosa, mas sempre tive vontade de ler esse livro (fui altamente influenciada por um loirinho altamente famoso de um rpg, sim, eu sei) e agora eu definitivamente entendo porque é um clássico. entendi mais do que achei que iria, mas não acho que eu vá jamais entender a profundidade desse livro e todas as suas referências. por isso, pretendo ao menos reler ele daqui a alguns anos.

obs: o inferno é a melhor parte.
comentários(0)comente



bebs 20/04/2023

Em continuidade da leitura da "Divina Comédia", terminei "Purgatório", e, novamente, não me decepciono. O cuidado, a estética e a genialidade de Dante continuam bem presentes nesta segunda parte, apesar de que, aos poucos, me percebo meio cansado da leitura, pois é uma escrita bem complicada, de fato. Falta, então, por fim, finalizar a obra com "Paraíso".
comentários(0)comente



bieussauro 17/04/2023

Jornada infernal
Inferno dá início da jornada de Dante e Virgílio.
Passando pelos nove círculos infernais, eles se deparam com os mais variados tipos de condenados que nos contam suas histórias quando em vida.
comentários(0)comente



Laurinha. 17/04/2023

"vestida já dos raios do planeta"

Uma leitura desafiadora e tenho intenção de reler futuramente.
Fazia tempos que queria ler.
comentários(0)comente



Maristela 16/04/2023

100. Ela, então, depois de suspiro fundo, em mim pôs os piedosos olhos e com o tom de mãe que se dirige ao filho em delírio ensinou-me: "Todas as coisas criadas obedecem a uma disciplina harmônica. O universo semelha a Deus. Os espíritos perfeitos podem ali perceber nítida a perfeição divina, fim supremo que é a Ordem Universal. As criaturas todas guardam inclinações segundo suas condições naturais, para situarem-se em menor ou maior vizinhança de Deus. Isso explica por que buscam aperfeiçoar-se, por caminhos diversos, através do vasto mar de si mesmas, cada qual seguindo o instinto que Deus lhe concedeu.
Página 238
comentários(0)comente



Telma77 09/04/2023

De todos livros que eu li, esse foi o mais complexo e desafiador para entendimento. Você sabe do que se trata, mas sua beleza e deleite depende da compreensão das múltiplas e ricas nuances do repertório de Dante.
comentários(0)comente



519 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR