A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Jenifer177 07/04/2024

Amei!!
Incrível!! Gostei muito de todo o livro. Senti uma dificuldade grande ao ler por conta do estilo de leitura por conta da época que foi escrita, mas apesar disso, me apaixonei pela trama.

Ramiro.ag 06/04/2024

"Vocês que entram, deixem para trás toda a esperança!"
"Ó insensato desejo dos homens mortais!
Quão falaciosos são os argumentos
Que conduzem tuas asas ao voo descendente!" Paraíso, canto 11

A Divina Comédia é um dos poemas épicos mais importantes e conhecidos da história, não para menos, a sensação de percorrer as páginas ao lado de Dante é como a de embarcar em uma verdadeira jornada teológica e política. A história é repleta de alegorias, metáforas, referências e todo tipo de recurso de linguagem que a deixa rica e extremamente complexa.

"Insano é quem espera que nossa razão humana
Consiga percorrer o caminho infinito." Purgatório, canto 3

Na obra, pude notar que Dante é um reflexo da humanidade, representando o aprendizado contínuo, o erro e a busca por redenção. Virgílio, um dos maiores sábios da humanidade, representa justamente isso, a razão e a sabedoria terrena, enquanto Beatriz representa a teologia, a sabedoria divina. Para alcançar o paraíso, Dante deve deixar Virgílio para trás e ir com Beatriz, ao meu ver, uma analogia a ascenção do homem a glória eterna.

"Não pode, por sua própria natureza,
Ser tão potente a ponto de discernir seu Princípio,
Que está muito além da capacidade de seus sentidos." Paraíso, canto 19

A ambientação pode ser um pouco confusa, mas fica mais clara ao contextualizar com as crenças da época, levando em consideração o modelo geocêntrico de Ptolomeu que diz que a Terra está no centro do Universo e não se move. Seguindo essa ideia, logo no primeiro canto de Inferno, Dante se vê perdido em uma floresta escura e encontra uma caverna que seria a entrada para o Inferno, esta caverna estaria localizada em Jerusalém. Descendo pelos círculos do inferno, o último é a morada de Lúcifer, representando o centro do planeta (segundo Dante, o inferno é um grande abismo causado pela queda de Lúcifer), esta, ligada ao ponto diametralmente oposto de Jerusalém, onde há uma ilha com uma montanha colossal. Essa montanha é o Purgatório, que também é composta por círculos, e em seu topo fica o Jardim do Éden, a partir desse ponto é possível ascender ao Céu.

"São poucas as almas que respondem a este convite.
Ó humanidade nascida para voar tão alto,
Por que se deixa levar por todo vento que sopra?" Purgatório, canto 12

Ao longo da jornada, Dante vai abordar minunciosamente todas as faltas e virtudes da humanidade, dando exemplos reais (quem ele não gosta ele jogou no fogo do inferno mas tudo bem kkkkkk) e alertando aos homens o perigo de seguir tais caminhos. O Inferno possui uma linguagem sombria e pesada, de desesperança, abandono e negligência eterna, os pecadores ali cometeram pecados de incontinência, violência e malícia. Muitas vezes Dante se emociona, achando que para alguns, a justiça divina não foi justa mas logo é repreendido por Virgílio, que o ensina que, apesar dos pesares, é sim muito justa.

"Vivíamos na escuridão,
Apesar do ar doce e do Sol que alegrava o dia,
Nutrindo dentro de nós a fumaça da melancolia." Inferno, canto 7

Enquanto o Inferno foi áspero e duro, o Purgatório tem uma atmosfera menos sombria, partindo do princípio que apesar dos penitentes sofrerem drasticamente no purgatório, ali eles tem esperança de salvação. Ali, os sofredores estão felizes por estarem sofrendo. Dante deixa claro que subir o purgatório foi muito mais difícil que a descida pelo inferno, haja vista que ali a expiação dos pecados deve ser penosa para a purificação da alma.

"Escutai agora: o desígnio de Deus poderá ser quebrado,
Se ele atravessar o Letes, e provar de sua água
Sem antes pagar o devido preço:
O arrependimento, que faz derramar muitas lágrimas." Purgatório, canto 30

O Paraíso, sem dúvida, é a parte mais densa, com uma linguagem completamente simbolista, tudo é muito santificado e feito para estar o mais distante possível das "coisas terrenas", o que dificulta e MUITO a compreensão e a linha de acontecimentos. Além disso, Dante não usa os ícones tradicionais descritos na religião, ele refaz completamente as figuras eclesiásticas, optando pro muitos efeitos de luz, figuras geométricas complexas, enigmas, imagens matemáticas e astronômicas e a representação sonora, ficando ainda mais distante de uma representação material.

"Em trajes de pastores, os lobos vorazes
De todas as pastagens, se veem daqui de cima!
Ó ira de Deus, por que ainda dormes?" Paraíso, canto 27

Toda a obra é uma exposição, uma pintura, bela e eterna da condição humana em sua sublime complexidade. O homem não é definido apenas pelo conceito de "bom" ou "mau", mas é um ser labiríntico, dotado de infinitas possibilidades oferecidas pelo livre-arbítrio.

"Ó soldados do Céu, a quem contemplo:
rogai por aqueles que estão na Terra,
e se extraviam para o mau exemplo!" Paraíso, canto 18

Cléia 31/03/2024

A obra é belíssima e o trabalho do Ítalo Eugênio enquanto tradutor e comentarista é impecável.
A Divina Comédia é permeado pela influência religiosa que Dante recebeu e remete a muitas referências históricas, além de ter sido produzida em uma metragem de versos criada pelo próprio autor, o que torna a leitura mais difícil.
De forma bem resumida, a história desse livro retrata a caminhada de Dante em vida pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, onde finalmente se depara com a visão da grandiosidade de Deus.
Essa obra me deixou em êxtase e pretendo relê-la futuramente, pois acredito que este é o tipo de livro que a cada leitura aprendemos mais.

Lucas 28/03/2024

Difícil pra caramba
Leitura bastante árida. Sempre quis ler, pois é uma obra referenciada inúmeras vezes, além de provavelmente ter formado inúmeros conceitos que hoje são normais, como se sempre houvessem existido.

Conhecer a visão de mundo do século XIII através dos óculos de Dante Alighieri é muito interessante. Por outro lado, a palavra extemporânea descreve várias partes da leitura, em que os contextos políticos e muitas pessoas não nos dizem respeito nos dias de hoje. É um livro pra se atentar às notas do tradutor e pesquisar pra tirar dúvidas e entender as referências ao longo do texto.

A nota em si é o de menos. Não importa se eu gostei ou não de ler - é um clássico que tem inúmeras descobertas e passagens maravilhosas, como o encontro de Dante com a paz do entendimento espiritual em nossa limitação natural.

Agnaldo 26/03/2024

Final inesperado
Gostei do livro, mas consegui me envolver mais na leitura do livro "Inferno"
Dante escreve de uma forma bem fluida, o único problema é a quantidade de referências aos personagens históricos que muitas vezes desconhecemos. Porém, as notas de rodapé ajudam bastante na compreensão.
Fiquei mais envolvido com a parte final do livro, em que uma surpresa é revelada.

jessy :)) 23/03/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluída e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Vitoria 18/03/2024

Bom para quem tem medo de ler clássicos e ficar perdido
Linguagem simples e direta. Bom para quem tem medo de ler esses clássicos e não entender nada. Essa edição possui poucas páginas e tradução em linguagem simples e direta, bom para quem não tem o hábito de leitura. Tenho curiosidade de ler outra edição com outra tradução.

isabelhias 18/03/2024

Impressionante, mas muito difícil.
Talvez eu não tenha escolhido o melhor momento pra essa leitura, que já estava adiando há alguns anos justamente por me parecer difícil demais e pensar que existia possibilidade de não ter todas as referências necessárias. E não tinha mesmo!
Pensei em abandonar a leitura várias vezes, principalmente no volume do Purgatório. O modelo da escrita não me incomodou muito, apesar de ser bastante diferente, mas as referências realmente exigem uma pesquisa concomitante à leitura.

No Inferno, Dante é conduzido pelo poeta Virgílio aos círculos onde se encontram diferentes tipos de pecadores, muitos deles personagens históricos de seu tempo. Foi o meu preferido e me fez imaginar o impacto social e político que as linhas ácidas trouxeram, com figuras famosas e importantes sendo renegados a esse lugar. O Purgatório passou arrastando, e o Paraiso, onde Dante é conduzido por Beatriz, deu um pouco mais de energia pra acabar a empreita.

Com certeza é um livro pra ser relido, mas daqui há vários,vários anos.

Amanda3913 17/03/2024

Uma visita ao inferno?só que mais divertida.
Sou atéia e amei a Divina Comédia.

Achei que seria difícil de ler, que seria uma leitura maçante, mas na verdade foi fácil, tive uma boa experiência.
Apesar da linguagem e acordo ortográfico extremamente diferente do qual estamos acostumados hoje em dia, ler este livro é como ler poesia, são pequenos capítulos com parágrafos de 3 linhas, é como um roteiro de teatro, mamão com açúcar.
Pode parecer até um pouco com a bíblia?só que muito mais divertida.

Não, eu não acredito em deus.

Mariel 08/03/2024

Um clássico de leitura difícil
Para os leitores, que como eu, estão acostumado com narrativas simples em terceira pessoa talvez esse livro apresente algumas dificuldades de entendimento. O formato de poesia e cantos é bem singular e as referências a personagens e figuras histórias da época acaba fazendo com que o leitor passe mais tempo lendo nota de rodapé do que a poesia em si.

Mas uma vez ultrapassadas essas barreiras, você irá se deparar com um texto incrivelmente belo. As figuras, as metáforas, as rimas tudo se encaixa perfeitamente para formar uma imagem épica e transmitir uma sensação de como realmente seria transitar do inferno ao paraíso

Alexandre.Cozzolino 04/03/2024

Um clássico, de leitura pesada
Este livro é um clássico da literatura, e muito me surpreendeu o tom, de fato, religioso da obra.
Ele narra a "caminhada" de Dante através do Inferno, do Purgatório e do Céu. Sempre guiado por um espírito superior, ele é permitido por Deus para conhecer estas esferas ainda antes de sua morte.
A jornada começa pelo Inferno, onde Dante pode ver os castigos que cada ser humano sofre por cada um de seus erros. Em seguida, no Purgatório, ele entende que, após o sofrimento passado pelo Inferno, as criaturas têm o direito de se redimir.
Por fim, ao conhecer o céu, já com seu novo acompanhante, descobre as maravilhas das quais os bons espíritos usufruem, sempre adorando a Deus e transbordando amor.

Um livro de leitura pesada, a depender da tradução, mas bem interessante para conhecer e entender parte da crença religiosa da época.

Danilendo0 29/02/2024

Que ?A Divina comédia? não é uma leitura fácil eu já imaginava, mas não achei que seria tão complexa assim. São muitas citações, muitos números, muitos lugares, muitas pessoas? é um livro (no caso da edição que li são três) que deve ser lido mais de uma vez e a leitura deve ser feita com textos de apoio. Eu aprendi a lição. Pretendo ler novamente com alguns textos de apoio.
Foi uma experiência muito boa? foi desafiador. Vale muito a pena a leitura de um dos maiores clássicos já escrito no mundo.
vitor nespolo 09/03/2024minha estante
Concordo, vale muito a pena uma releitura, eu li uma vez só, mas pretendo ler novamente para entender mais coisas que perdi na primeira vez

Caio.Kenned 27/02/2024

A Divina Comédia (um breve comentário sobre)
Foi o primeiro livro ?grande? que venho ler nesse ano de 2024, e realmente foi uma surpresa. Já havia visto alguns artigos e outros conteúdos comentando sobre a obra de Dante, mas nada que chegava perto do que realmente é A Divina Comédia. A obra é esplêndida, uma aventura maravilhosa, pela forma como o autor descreve as paisagens e personas que encontra ao decorrer da jornada; faz com que seja extremamente interessante continuar lendo. E acredito fielmente, de tudo que eu li, joguei, assisti? poucas histórias conseguem passar um sentimento de aventura como esse livro. Um clássico muito interessante, que mistura o cristianismo com a mitologia grego-romana (em questão do que há de sobrenatural), além de extremamente rico em conhecimento teológicos, históricos? Por conta disso e algumas coisas, ao menos á mim, se fez uma leitura um pouco complicada, provavelmente, também pela meu baixo contato com leituras mais ?datadas?, acabou sendo uma experiência um pouco maçante, mas que ao fim, eu curti bastante. Pretendo no futuro reler o livro, quando adquirir maior conhecimento sobre a antiguidade e da língua italiana.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Epopeia Existencial Entre Inferno, Purgatório e Paraíso
Dante Alighieri, em seu magnum opus A Divina Comédia, publicado pela Landmark em 2011, tece um épico poema que transcende o mero entretenimento e se eleva à esfera da mais alta arte literária. Obra monumental, desafia o leitor a acompanhá-lo em uma peregrinação pelos mais íntimos recantos da alma humana, desvendando os meandros do Inferno, Purgatório e Paraíso.

A obra não se limita a uma mera narrativa alegórica. É um poema profundamente humano, que explora as grandes questões da existência: o bem e o mal, o pecado e a redenção, a fé e a dúvida, a vida e a morte. Dante nos convida a uma jornada introspectiva, confrontando-nos com nossas próprias sombras e iluminando o caminho para a transcendência.

A leitura desta obra monumental exige do leitor entrega e dedicação. A linguagem rebuscada, repleta de alegorias e referências à mitologia e à teologia, pode ser desafiadora. No entanto, o esforço é recompensado pela riqueza de significado e pela beleza estética que permeiam cada verso.

A Divina Comédia é um convite à reflexão profunda sobre o destino humano e a busca pela salvação. Uma obra atemporal que, mesmo após séculos de sua criação, continua a inspirar e emocionar leitores de todo o mundo. É um clássico imperdível para aqueles que desejam se aventurar em uma jornada épica pelos meandros da alma humana e alcançar as mais elevadas esferas do conhecimento e da espiritualidade.

Ao desbravar os mistérios da Comédia dantesca, o leitor se depara com uma experiência transformadora, capaz de despertar o intelecto, sensibilizar o coração e elevar a alma. Uma leitura que, sem sombra de dúvidas, marcará para sempre aqueles que se atreverem a embarcar nesta sublime aventura.