A divina comédia

A divina comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Agnaldo 26/03/2024

Final inesperado
Gostei do livro, mas consegui me envolver mais na leitura do livro "Inferno"
Dante escreve de uma forma bem fluida, o único problema é a quantidade de referências aos personagens históricos que muitas vezes desconhecemos. Porém, as notas de rodapé ajudam bastante na compreensão.
Fiquei mais envolvido com a parte final do livro, em que uma surpresa é revelada.

jessy :)) 23/03/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluída e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Vitoria 18/03/2024

Bom para quem tem medo de ler clássicos e ficar perdido
Linguagem simples e direta. Bom para quem tem medo de ler esses clássicos e não entender nada. Essa edição possui poucas páginas e tradução em linguagem simples e direta, bom para quem não tem o hábito de leitura. Tenho curiosidade de ler outra edição com outra tradução.

isabelhias 18/03/2024

Impressionante, mas muito difícil.
Talvez eu não tenha escolhido o melhor momento pra essa leitura, que já estava adiando há alguns anos justamente por me parecer difícil demais e pensar que existia possibilidade de não ter todas as referências necessárias. E não tinha mesmo!
Pensei em abandonar a leitura várias vezes, principalmente no volume do Purgatório. O modelo da escrita não me incomodou muito, apesar de ser bastante diferente, mas as referências realmente exigem uma pesquisa concomitante à leitura.

No Inferno, Dante é conduzido pelo poeta Virgílio aos círculos onde se encontram diferentes tipos de pecadores, muitos deles personagens históricos de seu tempo. Foi o meu preferido e me fez imaginar o impacto social e político que as linhas ácidas trouxeram, com figuras famosas e importantes sendo renegados a esse lugar. O Purgatório passou arrastando, e o Paraiso, onde Dante é conduzido por Beatriz, deu um pouco mais de energia pra acabar a empreita.

Com certeza é um livro pra ser relido, mas daqui há vários,vários anos.

Amanda3913 17/03/2024

Uma visita ao inferno?só que mais divertida.
Sou atéia e amei a Divina Comédia.

Achei que seria difícil de ler, que seria uma leitura maçante, mas na verdade foi fácil, tive uma boa experiência.
Apesar da linguagem e acordo ortográfico extremamente diferente do qual estamos acostumados hoje em dia, ler este livro é como ler poesia, são pequenos capítulos com parágrafos de 3 linhas, é como um roteiro de teatro, mamão com açúcar.
Pode parecer até um pouco com a bíblia?só que muito mais divertida.

Não, eu não acredito em deus.

Mariel 08/03/2024

Um clássico de leitura difícil
Para os leitores, que como eu, estão acostumado com narrativas simples em terceira pessoa talvez esse livro apresente algumas dificuldades de entendimento. O formato de poesia e cantos é bem singular e as referências a personagens e figuras histórias da época acaba fazendo com que o leitor passe mais tempo lendo nota de rodapé do que a poesia em si.

Mas uma vez ultrapassadas essas barreiras, você irá se deparar com um texto incrivelmente belo. As figuras, as metáforas, as rimas tudo se encaixa perfeitamente para formar uma imagem épica e transmitir uma sensação de como realmente seria transitar do inferno ao paraíso

Alexandre.Cozzolino 04/03/2024

Um clássico, de leitura pesada
Este livro é um clássico da literatura, e muito me surpreendeu o tom, de fato, religioso da obra.
Ele narra a "caminhada" de Dante através do Inferno, do Purgatório e do Céu. Sempre guiado por um espírito superior, ele é permitido por Deus para conhecer estas esferas ainda antes de sua morte.
A jornada começa pelo Inferno, onde Dante pode ver os castigos que cada ser humano sofre por cada um de seus erros. Em seguida, no Purgatório, ele entende que, após o sofrimento passado pelo Inferno, as criaturas têm o direito de se redimir.
Por fim, ao conhecer o céu, já com seu novo acompanhante, descobre as maravilhas das quais os bons espíritos usufruem, sempre adorando a Deus e transbordando amor.

Um livro de leitura pesada, a depender da tradução, mas bem interessante para conhecer e entender parte da crença religiosa da época.

Danilendo0 29/02/2024

Que ?A Divina comédia? não é uma leitura fácil eu já imaginava, mas não achei que seria tão complexa assim. São muitas citações, muitos números, muitos lugares, muitas pessoas? é um livro (no caso da edição que li são três) que deve ser lido mais de uma vez e a leitura deve ser feita com textos de apoio. Eu aprendi a lição. Pretendo ler novamente com alguns textos de apoio.
Foi uma experiência muito boa? foi desafiador. Vale muito a pena a leitura de um dos maiores clássicos já escrito no mundo.
vitor nespolo 09/03/2024minha estante
Concordo, vale muito a pena uma releitura, eu li uma vez só, mas pretendo ler novamente para entender mais coisas que perdi na primeira vez

Caio.Kenned 27/02/2024

A Divina Comédia (um breve comentário sobre)
Foi o primeiro livro ?grande? que venho ler nesse ano de 2024, e realmente foi uma surpresa. Já havia visto alguns artigos e outros conteúdos comentando sobre a obra de Dante, mas nada que chegava perto do que realmente é A Divina Comédia. A obra é esplêndida, uma aventura maravilhosa, pela forma como o autor descreve as paisagens e personas que encontra ao decorrer da jornada; faz com que seja extremamente interessante continuar lendo. E acredito fielmente, de tudo que eu li, joguei, assisti? poucas histórias conseguem passar um sentimento de aventura como esse livro. Um clássico muito interessante, que mistura o cristianismo com a mitologia grego-romana (em questão do que há de sobrenatural), além de extremamente rico em conhecimento teológicos, históricos? Por conta disso e algumas coisas, ao menos á mim, se fez uma leitura um pouco complicada, provavelmente, também pela meu baixo contato com leituras mais ?datadas?, acabou sendo uma experiência um pouco maçante, mas que ao fim, eu curti bastante. Pretendo no futuro reler o livro, quando adquirir maior conhecimento sobre a antiguidade e da língua italiana.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Epopeia Existencial Entre Inferno, Purgatório e Paraíso
Dante Alighieri, em seu magnum opus A Divina Comédia, publicado pela Landmark em 2011, tece um épico poema que transcende o mero entretenimento e se eleva à esfera da mais alta arte literária. Obra monumental, desafia o leitor a acompanhá-lo em uma peregrinação pelos mais íntimos recantos da alma humana, desvendando os meandros do Inferno, Purgatório e Paraíso.

A obra não se limita a uma mera narrativa alegórica. É um poema profundamente humano, que explora as grandes questões da existência: o bem e o mal, o pecado e a redenção, a fé e a dúvida, a vida e a morte. Dante nos convida a uma jornada introspectiva, confrontando-nos com nossas próprias sombras e iluminando o caminho para a transcendência.

A leitura desta obra monumental exige do leitor entrega e dedicação. A linguagem rebuscada, repleta de alegorias e referências à mitologia e à teologia, pode ser desafiadora. No entanto, o esforço é recompensado pela riqueza de significado e pela beleza estética que permeiam cada verso.

A Divina Comédia é um convite à reflexão profunda sobre o destino humano e a busca pela salvação. Uma obra atemporal que, mesmo após séculos de sua criação, continua a inspirar e emocionar leitores de todo o mundo. É um clássico imperdível para aqueles que desejam se aventurar em uma jornada épica pelos meandros da alma humana e alcançar as mais elevadas esferas do conhecimento e da espiritualidade.

Ao desbravar os mistérios da Comédia dantesca, o leitor se depara com uma experiência transformadora, capaz de despertar o intelecto, sensibilizar o coração e elevar a alma. Uma leitura que, sem sombra de dúvidas, marcará para sempre aqueles que se atreverem a embarcar nesta sublime aventura.

Milena.Bessan 25/02/2024

"A Divina Comédia" de Dante Alighieri é uma obra monumental que abrange temas históricos, mitológicos, filosóficos, políticos e religiosos. Dividida em três partes, a narrativa épica nos conduz por um extraordinário mergulho nos domínios do Inferno, Purgatório e Paraíso.

A primeira parte, "Inferno", leva-nos por 34 cantos através dos nove círculos do inferno, cada um associado a pecados específicos. Dante, guiado pelo poeta romano Virgílio, explora desde o Limbo até o lago Cocite, onde encontra personalidades importantes e figuras mitológicas, analisando as punições de cada pecador.

No trecho do Inferno, Dante descreve poeticamente sua jornada, iniciada numa selva escura, destacando a amargura quase tão intensa quanto a morte.

A segunda parte, "Purgatório", compreende 33 cantos situados numa alta montanha, onde almas aguardam avaliação para decidir seu destino entre o inferno e o paraíso. Os sete círculos do purgatório representam os sete pecados capitais, apresentando pecadores arrependidos no ante-purgatório. Dante, novamente, utiliza a poesia para compartilhar essa parte da jornada, destacando a necessidade de sua barca enfrentar o mar desconhecido.

A terceira e última parte, "Paraíso", composta por 33 cantos, apresenta a reunião de Dante com seu amor Beatriz no paraíso, após passar pelo inferno e purgatório. Aqui, ele encontra Deus e reflete sobre sua viagem espiritual e moral. A obra encerra-se com Dante alcançando o conhecimento supremo.

Os trechos do Purgatório e Paraíso exibem a beleza e profundidade da poesia de Dante, enquanto ele explora as esferas do paraíso e sua busca por um entendimento mais elevado.

Em toda a Divina Comédia, Dante oferece uma experiência rica e complexa, guiando os leitores por uma jornada épica que transcende o tempo e continua a ser uma referência na literatura mundial. Suas palavras poéticas e a estrutura magistral da obra proporcionam uma reflexão profunda sobre a vida, a morte e a busca pela divindade.

Melry.Carla 16/02/2024

Divina comédia
Uma das leituras mais rebuscadas que já li por esses tempos.
Tive muita dificuldade e compreender, mas devido a leitura de algumas outras obras que a mesma é citada e complementos, é possível passar por todos os ciclos. Kkkkk
Apesar da dificuldade, não dá pra perder o encanto desta obra e a percepção de Dante sobre o Inferno, Purgatório e o Paraíso.

Para quem gosta, uma ótima leitura!
Calime 17/02/2024minha estante
Me dá de presente ?

Melry.Carla 18/02/2024minha estante
Tá bom.

Ananda 10/02/2024

Tudo tem inicio, meio e fim
A Divina Comédia tem esse título pois o livro termina com Dante Alighieri conhecendo a Santíssima Trindade, e na Idade Média toda estória que tinha um final feliz era Comédia, mas calma, até ele conseguir ver “o Amor que move o Sol e as mais estrelas” tem um percurso muito grande a percorrer.

Dante estava exilado por ter participado de revoltas políticas, havia uma divisão entre guelfos e gibelinos, que envolvia a Igreja, o Papa, e o finado Império Romano. As posições políticas dele ficam bem claras durante o livro.

Dividido em 3 partes, com 33 cantos cada, a aventura começa no Inferno (que tem um canto a mais pra introduzir o leitor nessa jornada),guiado por Virgílio (autor de Eneida) ,Dante passa por 9 círculos infernais, na minha opinião, a melhor parte da Commedia, pois é muita mais inventiva que as demais, tem o Rio Estige,a Fortuna, muito mais figuras mitológicas que nas outras duas partes e mais personagens interessantes também(pessoas históricas e conhecidos de Dante).

O último círculo do Inferno é ironicamente muito gelado e onde se encontra Lúcifer mastigando os traidores (Judas, Brutus e Cassius).Logo depois ele vai pro Purgatório, que estão pessoas arrependidas dos seus pecados, lá temos personagens importantes e também os círculos são divididos pelos pecados capitais, assim como o Inferno. A jornada pelo Purgatório termina no Paraíso Terrestre (Jardim do Éden), Dante se purifica mergulhando no rio Letes e encontra Beatriz(sua amada) e ela o guia para o Paraíso, confesso que achei a parte mais chata, logo porque não tem tantos personagens como nos cantos anteriores, passa muito tempo explicando como funciona a cosmologia do Paraíso até chegar no Empíreo(a moradia de Deus), quando ele encontra todo o poder da Vontade Divina, o livro chega ao fim.

Serei sincera, a Divina Comédia é um dos livros mais difíceis que li, requer estudo: muitas horas, releituras e pesquisas. Vale a pena o esforço, pois é uma das obras mais fundamentais e criativa que já tive contato.Passei mais de três anos lendo, mas como tudo na vida tem um fim, aqui não seria diferente e eu milagrosamente consegui terminar.

Se quiser um apoio na sua leitura , eu utilizei muito site que está linkado aqui abaixo.

site: http://curtindoacomedia.blogspot.com/2009/03/inferno.html

Pk_Affonso1408 06/02/2024

A Divina Trinidade, nunca o número 3 foi tão importante.
Em um longo poema alegórico, Dante descreve sua peregrinação pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, acompanhado do poeta latino Virgílio nos dois primeiros e da sua amada Beatriz no terceiro.

Dante resume a história da humanidade e expressa a visão medieval do mundo, com seus problemas sociais, políticos e religiosos. Também julga, em sua viagem, seus contemporâneos, especialmente os relacionados à política florentina da época, da qual Dante participou ativamente.

Pela ótica do humanismo cristão dos fins da Idade Média, não se pode ocultar a própria emoção diante da condição humana e dos dramas de seus semelhantes, o que acaba antecipando o humanismo renascentista.

A divina comédia tem um complexo significado alegórico. A peregrinação do poeta pelo Inferno, Purgatório e Paraíso simboliza o caminho que tem de fazer o homem pecador (Dante) desde o pecado até à pureza que o leva à graça, purificando as más inclinações.

O significado alegórico da obra se apoia em um poderoso sistema de símbolos: a própria estrutura do poema se baseia nos números simbólicos três e nove. O três expressa, na mentalidade cristã medieval, a perfeição divina, já que Deus é representado por três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. As partes do poema são três.

Três são os versos de cada estrofe (chamada de terceto), nos quais, sendo versos de 11 sílabas, cada estrofe tem 33 sílabas. O nove, múltiplo de três, potencializa o valor desse último número e também determina a estrutura: cada uma das três partes da obra se divide em nove círculos.

Pretendo ler 'A divina comédia' novamente, com mais referências e entendimento sobre os personagens. Esta é uma leitura bem complexa e que exige determinação do leitor, mas também é muito recompensadora. Quero aproveitar em uma nova leitura alguma tradução diferente e ter contato mais amplo com a obra.

Em resumo, 'A divina comédia' é um excelente livro e acredito que com o tempo e uma releitura se tornará melhor ainda.