A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

sayo 27/12/2023

Bom, não preciso nem comentar sobre como a Divina Comédia é um dos meus livros favoritos, assim como facilmente, a leitura mais difícil da minha vida. Tive que acompanhar com mais de uma adaptação p entender o dialeto, mas valeu muito a experiência, provavelmente voltarei a ler, quando tiver muita calma e paciência p quase mil páginas.
binnie0 27/12/2023minha estante
AEEE

binnie0 27/12/2023minha estante
leu esse negócio graças a deus??

Gabriel1994 20/12/2023

🤬 #$%!& .
?Não há maior dor do que a de nos recordarmos dos dias felizes quando estamos na miséria.?
Apesar de ter uma literatura antiga, sendo assim difícil de entender algumas partes, esse livro vai ficar presente nas minhas lembranças por muito tempo. O caminho de Dante no inferno mostra o quão as dores podem ser diversas, fazendo, assim, o leitor ter empatia a maior parte da obra. Lindo, maravilhoso PERFEITO A A A A A S

Mandyy 08/12/2023

Cara que livro bom
É um clássico, mas não um clássico chato monótono, com leitura fluida e personagens que me encantaram do início ao fim, a trajetória de Dante e Beatrice pelo inferno, purgatório e paraíso são magníficas, uma narrativa cheia de detalhes e descrições como se o autor realmente tivesse passado por todo o caminho descrito no livro.
Recomendo de olhos fechados, e pra falar a verdade, oque me motivou a ler esse livro foi o personagem Dante de Ordem paranormal, e não me arrependo nem um pouco de me sentir inspirada a ler esse livro.
Resumindo, leiam, sem sombra de dúvidas vocês não vão se arrepender.

Livros.esseslindos 05/12/2023

"Abandonai, ó vós que entrais, toda esperança ".

Essa é a famosa frase escrita nos portões do inferno em A Divina Comédia. Mas o que seria a história de alguém que vai do inferno ao paraíso, sempre com uma "pequena ajuda dos amigos", senão uma história de esperança?

A Divina Comédia é uma leitura única de várias maneiras: O autor se coloca na história. Personagens da mitologia grega aparecem junto aos do catolicismo; grandes figuras históricas, aos amigos e inimigos pessoais de Dante. O imaginário passa do terrível ao maravilhoso, sempre mantendo a força. A criatividade é simplesmente absurda...

Mas o que mais me surpreendeu foi encontrar, em meio às cenas de horror, uma sensibilidade cheia de afeto e compaixão. Dante, o personagem, sofre por aqueles que Dante, o autor, pôs no inferno. A linguagem sugere amizade, respeito e carinho entre ele e outros personagens, como seu "guia", o poeta Virgílio. Arte (Virgílio) e amor (Beatriz) humanizam, ajudam, redimem. Sei que Dante não deve ter escrito com essa intenção, mas A Divina Comédia também pode nos falar sobre nossos piores momentos. É possível sair do inferno, afinal.
Veredito: Belíssimo!!!
Ps. Achei a linguagem difícil, talvez por ser traduzida mantendo a métrica dos versos. Se for um problema, sugiro a leitura de uma versão em prosa. 😊
gralbuquer 03/02/2024minha estante
amg, essa edição é boa? tem nota de rodapé?

Rafael Nini 27/11/2023

"...poeta, retornarei, para na fonte... haver o laurel belo"
Não tenho quaisquer pretensões de fazer uma resenha justa perante a grandeza e riqueza presentes nessa obra: Teologia, Metafísica, Platonismo, Aristotelismo; Ética, Crítica Social, Política, Moralismo; História, Mitologia, Tradição, Saber, Arte. Até mesmo Astronomia, Ótica, Física.
É literalmente a síntese de tudo o que compõe o Pensamento Ocidental até a Idade Média. É a confluência da Tradição Clássica Greco-Romana com o Cristianismo. É a visão cavalheiresca da amada, que simboliza a oportunidade de transcendência à beatitude. É, ainda, muito mais.
Se, na Eneida, Virgílio criou o mito fundador de Roma, pessoalmente acredito que Dante tenha compilado o mito fundador do Ocidente.
Tudo isso em forma de Poesia; em tercetos de rima alternada, compondo cem cantos, organizados em três partes.
O laurel de poeta, que sua cidade tão amada negou a Dante em vida, lhe foi justa e devidamente dado pela posteridade.
Peter.Molina 27/11/2023minha estante
Que obra monumental!

dosesdeliteratura_ 01/12/2023minha estante
Falta uma página no Instagram sobre suas leituras!! Eu apoio super????

diegoviegasss 26/11/2023

Interessante.
Sempre tive interesse em ler Divina Comédia, e tive a oportunidade recentemente quando encontrei a obra completa na biblioteca municipal.
Em geral, eu gostei. A leitura é um pouco densa, então demanda uma quantia de foco considerável. Porém conseguimos extrair muitas ideias interessantes desse livro sobre virtudes e coisas do gênero. As representações feitas por Dante são impecáveis. Infelizmente, pelo menos comigo, a leitura ficou um tanto quanto entediante depois da segunda parte. Querendo ou não, é um livro consideravelmente grande, e Dante recicla muito a ideia de dividir os lugares em círculos e diálogos. Talvez se eu não tivesse o prazo de devolução do livro, a leitura poderia ter sido um pouco mais interessante.
Em geral, foi uma boa leitura, principalmente na primeira parte (O Inferno). Eu recomendo!

beabea1 17/11/2023

Vós que entrais, abandonai toda a esperança.
Assim como o propósito, ?A divina comédia? é um livro perfeito. Dante Alighieri conduz o leitor por uma viagem pelo mundo dos mortos, passando pelo Inferno, então pelo Purgatório e finalmente chegando ao Céu. No século XIV, ?Comédia? era o nome designado a histórias que tinham um final agradável, assim antagonizando o conceito de tragédia. Sempre achei incrível o fato de Boccaccio ter sido o responsável por popularizar a versão do título que conhecemos hoje em dia.

Mais impressionante ainda é pensar que Dante estava exilado de Florença quando escreveu A Divina Comédia. Existem tantas referências e citações, que muitas vezes pensei que eu não seria capaz de compreender esse livro como um todo. Chegando ao final, descobri que estava certa; esse é o tipo de obra que merece segundas e terceiras leituras. O autor ainda utilizou de um dialeto informal e considerado vulgar para a época, dispensando o latim, o que me faz refletir se em suas intenções não existia o fato de querer escrever uma história que fosse acessível para todos.

Assim como ele se aproveita dessa descrição no livro diversas vezes, eu repito aqui na minha resenha: palavras mundanas não serão o bastante para descrever o esplendor desse livro. Sinto que sou muito pequena para abraçar tudo o que esse enredo tem a me oferecer, e essa é uma sensação transcendental. É incrível, apaixonante a forma como Dante transmite todo o sentimento e intensidade através de suas poesias.

Nessa leitura conheci as mais belas declarações de amor, os sentimentos mais bem escritos que já tive a chance de por meus olhos. É realmente uma experiência única e edificante.

É com essas considerações, que digo que ?A Divina Comédia? agora ocupa o espaço de meu livro favorito
paulapslva 17/11/2023minha estante
ARRASOU

Vivi 15/11/2023

Leitura desafiadora
Achei que em português seria bem mais fácil de compreender A Divina Comédia, mas mesmo assim é uma obra bastante complexa. As notas da edição auxiliam na leitura.

Jatanailson 09/11/2023

O amor vence o medo
Para sair do Purgatório Dante precisava passar por uma parede de fogo. O medo de ser queimado fê-lo hesitar; Virgílio, para convecê-lo, diz o seguinte: "Filho meu, pode isto ser tormento, mas não morte". Como não foi suficiente para convencer Dante, Virgílio prometeu que do outro lado da parede de fogo estaria Beatriz, seu amor; com Beatriz, Dante chegou ao Paraíso.

Alee M. 05/11/2023

Olha.. nem sei o que dizer
Faz tempo que eu queria ler a Divina Comédia mas estava adiando por receio de ser difícil ou chato. Se vc também tem esse medo recomendo que encare e leia mesmo assim.
É claro que tiveram umas partes bem cansativas e outras das quais tive a sensação que não absorvi tudo que deveria, mas ainda assim foi uma experiência tão incrível que valeu a pena.
Tenho alguns questionamentos sobre a história, que com certeza não era o objetivo do autor explicitar, e ao mesmo tempo tiveram muitas referências que, mesmo com muita consulta, eu não consegui entender. A grandeza dessa obra é impressionante.. Chega a ser inacreditável que Dante tenha escrito algo nesse nível há tanto tempo atrás.
Sou incapaz de dar menos de 5 estrelas pra essa obra prima.

KadidjaK 02/11/2023

A construção de onde se passa a obra é fantástica, a criatividade de Dante era imensa. Mas para mim foi difícil acompanhar a obra em verso, pois me distraia facilmente.

Hello5ouza 01/11/2023

Dante, se encontra perdido em uma selva escura, ao amanhecer, ele chega a uma montanha iluminada, onde é assediado por três animais simbólicos: uma pantera, um leão e uma loba.
A alma de Virgílio, o poeta latino, vem em seu auxílio e lhe informa que sua amada Beatriz, lhe pediu para levá-lo até as portas do paraíso.
Para isso, eles deverão primeiro passar pelo inferno e pelo purgatório.

Lily 23/10/2023

Achei mais fácil de entender do que as partes anteriores, porém ainda prefiro inferno, achei uma história bem desenvolvida

gupaiva 21/10/2023

?A meio caminhar de nossa vida??
Resolvi encarar a Divina Comédia do início ao fim em um momento pessoal bastante específico. Dante começa sua jornada ?a meio caminhar? de sua vida, aos 35 anos, numa ?selva escura?. Eu começo a leitura da Comédia tendo acabado de fazer 31, inundado de dúvidas sobre o mundo. Todos os dias, então, a caminho do trabalho, no ônibus, lia 2 Cantos, o tempo exato até chegar. E nessa toada atravessei o Inferno, o Purgatório e o Paraíso dos dias atuais, em excelente companhia. Ler a Divina Comédia é transformador. Este espaço não permite que se escreva muita coisa, mas quero dizer que, após a leitura, sinto-me um pouco como Dante, que ao sair do Purgatório em direção ao Paraíso escreve: ?Refeito retornei da onda santa/ como de novas folhas, ao rompê-las/ de sua ramagem, se renova a planta:/ puro e disposto a subir às estrelas.? Contemplar a vida após a Comédia é um pouco como levantar a cabeça numa noite escura e se surpreender diante de um céu imenso e profundo, certamente misterioso, no entanto, contrastando com a escuridão, e justamente devido à escuridão, infinitamente iluminado.