A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

CalígulaVirgem 01/02/2012

Não é um simples livro.
A Divina Comédia foi um dos primeiros livros que li, já o li três vezes e lerei outras mais, sua descrição sobre os círculos do Inferno, o sofrimento das almas do Purgatório e a tranquilidade do Paraíso são impressionantes e cativantes, até mesmo para um ateu declaro como eu, Dante com certeza é um dos 5 melhores escritores de todos os tempos. Recomendo até a quem não gosta do gênero.

Keffelen 31/03/2012

Um clássico.Complicado de ler-se , principalmente em atos .Porque tem uma linguagem muito rebuscada.Mas foi a partir dele que a igreja católica ganhou todo um conceito sobre inferno.É um livro cultural e histórico e vale muito a pena ler .

Yussif 17/05/2012

A Divina Comédia (originalmente Comedìa, mais tarde batizada de Divina por Giovanni Boccaccio) é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e mundial e que é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Emanuel Xampy Fontinhas 08/10/2012

Um grande livro e leitura essencial a quem se interessa por literatura clássica. O mundo literário deve muita coisa à Divina Comédia, principalmente a visão moderna de inferno, paraíso e purgatório, criações de Dante.

Pe. Maurício 18/08/2012

Profundamente espiritual
Dante expressa sua forte espiritualidade pelas coisas celestes, e, ao mesmo tempo, dedica toda a atenção para sua amada Beatriz, sem deixar de prestar o devido culto e a majestade ao Deus vivo e verdadeiro. Toda beleza e polidez encontram-se nos versos e rimas das demais estrofes escritas pelo autor, no qual, delineando, profusamente, pelo céu, purgatório, e pelo inferno, transmite-nos, uma intensa riqueza de detalhes sobre as criações divinas, bem como as manifestações humanas.

Renata Fialho 12/01/2010

O que eu mais gosto nesse livro é a imaginação do autor e como que tantos anos após ser escrito ele ainda se mantem atual. A visão que Dante teve do inferno é fantástica e assombrosa. Como se não bastasse os versos rimam em uma métrica perfeita. Realmente imperdivel.

LORD lulu 28/11/2012

explicação básica do livro sobre meu ponto de vista( meio cego as vezes ^^)
muito bom,más é um pouco cansativo pois ele dá um contexto geral da historia e depois explica cada passagem de Dante Alighieri pelos círculos, que vão desde o inferno até o céu. eu recomendo pois, trás uma leitura bem profunda.

Andréa 04/08/2011

Descrições e sensações
Não tenho intensão de discutir um clássico consagrado ou entrar em méritos literários, pretendo apenas expor aqui as sensações e impressões que a leitura me trouxe. Assim como em certa época sentimos a necessidade de avaliarmos o que fizemos de nossas vidas desde que tomamos consciência de que temos caminhos a escolher, Dante atráves de sua narrativa, dá ao personagem a oportunidade de rever sua vida antes que seus atos determinem sua eternidade. Guiado pelo poeta Virgílio, Dante caminha pelo inferno e narra com tamanho apuro e detalhes os sofrimentos daqueles que lá estão, que cheguei a me sentir angustiada não só durante a leitura, mas pelo tempo (dias) em que ela durou. Depois da intensidade do inferno, chegar ao purgatório me fez sentir "quase" que no céu pois a "esperança" é de novo motor que trás alívio à caminhada. Ao chegar ao céu, Dante recebe como guia, Elizabeth, seu grande amor e tem a oportunidade de se ver diante da maior vitória que o ser humano pode almejar. Na verdade achei o céu um tanto burocrático, muito divididinho, como se os bons não tivessem sidos bons o suficiente e fiquei com a sensação de que mesmo estando no céu, Deus ainda era alguém muito distante. Claro que tudo não passa da fantástica imaginação criativa de Dante, mas com certeza é uma leitura que incomoda tantos aos mais crentes quanto aos céticos. Muito do livro tem um apelo político pois Dante dá nomes a pessoas reais e as descreve hora castigadas no inferno, hora em busca da salvação ainda distante mais possível e bem poucos no céu. Como a linguagem é bem complexa e cheia de fatos que exigem notas de rodapé para que haja entendimento, a leitura é lenta e mesmo cansativa, mas vale a pena a experiência de conhecer uma obra que vem inspirando artistas há mais de 700 anos.

Carla Reverbel 09/01/2013

O maior de todos
É meu livro favorito.
O ápice da literatura mundial.
Nada pode ser mais bonito.
Gosto tanto que tenho duas edições.
Uma da Abril e outra da editora 34- que eu prefiro.
É uma experiência que exige dedicação, persistência e devoção.
Eu tive que usar um dicionário e muita paciência na primeira leitura.
Depois, li-o incontáveis vezes.
Mas, vale a pena.
Vale muito a pena.
Meu livro do coração.

G. Turquia 08/02/2013

Fã assumido
Aleghieri é maravilhoso. A edição que eu li não é lá muito boa, mas sua obra é simplesmente incrível! Um dia, talvez, eu vá le-la decentemente.

Jayme 22/03/2013

Em versos decassílabos, Dante relata sua viagem pelos três reinos do outro mundo: o Inferno, o vale doloroso onde termina o ser humano a partir do momento que ele se recusa a seguir a "verdadeira via", a da razão e da virtude. O Purgatório, montanha alta e escarpada, que se eleva do grande oceano do hemisfério inferior e o Paraíso, onde a beatitude é descrita e representada. O principal objetivo da obra é a edificação moral do pecador em busca do caminho do perdão divino.

A Divina Comédia é antes de mais nada, um testemunho de uma época no qual o homem deveria viver em conformidade e harmonia com a vontade divina.

Felipe 01/04/2013

Vale a pena conhecer esse clássico!
A obra de Dante tem significância em muitos aspectos diferentes. Foi a obra de Dante que popularizou a língua italiana, até então tudo que era "nobre" era escrito em latim, língua a qual a maioria não tinha acesso. Sua Divina Comédia praticamente definiu a língua italiana em sua época quando cada lugar falava um dialeto diferente, o território era completamente dividido e em pé de guerra.

Resenha completa em:

cfsardinha 26/06/2011

A Divina Comédia excerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.
O livro também foi usado como inspiração para o romance de Umberto Eco - O Nome da Rosa.
Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em uma floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras. Prestes a desistir e voltar para a selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta da antigüidade que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo.
E a partir daí, o que acontece? Melhor você ler, pois se eu continuar a falar será muito spoiler :P