A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Carla.Ligia 31/05/2021

É trágico e cômico, um verdadeiro clássico
Antes de resolver ler Divina Comédia, fiz uma pesquisa sobre a obra e sobre o autor. Também assisti algumas resenhas no YT e palestras filosóficas sobre a obra.
Valeu a pena!
Entendi muito melhor o contexto dos cantos e dos coitados atirados no Inferno por Dante Alighieri.
Mal posso esperar para ler Purgatório no mês que vem (junho) e Paraíso em julho.
Apesar do tema pesado, das descrições horrorosas e da piedade que a gente sente pelas almas amaldiçoadas é impossível não se divertir com a pouca caridade cristã que Dante tem ante seus antagonistas reais.
Quer se livrar dos seus inimigos? Faça como Dante e atire-os no inferno, depois de uma voltinha por lá para tripudiar.

Ramiro.ag 06/04/2024

"Vocês que entram, deixem para trás toda a esperança!"
"Ó insensato desejo dos homens mortais!
Quão falaciosos são os argumentos
Que conduzem tuas asas ao voo descendente!" Paraíso, canto 11

A Divina Comédia é um dos poemas épicos mais importantes e conhecidos da história, não para menos, a sensação de percorrer as páginas ao lado de Dante é como a de embarcar em uma verdadeira jornada teológica e política. A história é repleta de alegorias, metáforas, referências e todo tipo de recurso de linguagem que a deixa rica e extremamente complexa.

"Insano é quem espera que nossa razão humana
Consiga percorrer o caminho infinito." Purgatório, canto 3

Na obra, pude notar que Dante é um reflexo da humanidade, representando o aprendizado contínuo, o erro e a busca por redenção. Virgílio, um dos maiores sábios da humanidade, representa justamente isso, a razão e a sabedoria terrena, enquanto Beatriz representa a teologia, a sabedoria divina. Para alcançar o paraíso, Dante deve deixar Virgílio para trás e ir com Beatriz, ao meu ver, uma analogia a ascenção do homem a glória eterna.

"Não pode, por sua própria natureza,
Ser tão potente a ponto de discernir seu Princípio,
Que está muito além da capacidade de seus sentidos." Paraíso, canto 19

A ambientação pode ser um pouco confusa, mas fica mais clara ao contextualizar com as crenças da época, levando em consideração o modelo geocêntrico de Ptolomeu que diz que a Terra está no centro do Universo e não se move. Seguindo essa ideia, logo no primeiro canto de Inferno, Dante se vê perdido em uma floresta escura e encontra uma caverna que seria a entrada para o Inferno, esta caverna estaria localizada em Jerusalém. Descendo pelos círculos do inferno, o último é a morada de Lúcifer, representando o centro do planeta (segundo Dante, o inferno é um grande abismo causado pela queda de Lúcifer), esta, ligada ao ponto diametralmente oposto de Jerusalém, onde há uma ilha com uma montanha colossal. Essa montanha é o Purgatório, que também é composta por círculos, e em seu topo fica o Jardim do Éden, a partir desse ponto é possível ascender ao Céu.

"São poucas as almas que respondem a este convite.
Ó humanidade nascida para voar tão alto,
Por que se deixa levar por todo vento que sopra?" Purgatório, canto 12

Ao longo da jornada, Dante vai abordar minunciosamente todas as faltas e virtudes da humanidade, dando exemplos reais (quem ele não gosta ele jogou no fogo do inferno mas tudo bem kkkkkk) e alertando aos homens o perigo de seguir tais caminhos. O Inferno possui uma linguagem sombria e pesada, de desesperança, abandono e negligência eterna, os pecadores ali cometeram pecados de incontinência, violência e malícia. Muitas vezes Dante se emociona, achando que para alguns, a justiça divina não foi justa mas logo é repreendido por Virgílio, que o ensina que, apesar dos pesares, é sim muito justa.

"Vivíamos na escuridão,
Apesar do ar doce e do Sol que alegrava o dia,
Nutrindo dentro de nós a fumaça da melancolia." Inferno, canto 7

Enquanto o Inferno foi áspero e duro, o Purgatório tem uma atmosfera menos sombria, partindo do princípio que apesar dos penitentes sofrerem drasticamente no purgatório, ali eles tem esperança de salvação. Ali, os sofredores estão felizes por estarem sofrendo. Dante deixa claro que subir o purgatório foi muito mais difícil que a descida pelo inferno, haja vista que ali a expiação dos pecados deve ser penosa para a purificação da alma.

"Escutai agora: o desígnio de Deus poderá ser quebrado,
Se ele atravessar o Letes, e provar de sua água
Sem antes pagar o devido preço:
O arrependimento, que faz derramar muitas lágrimas." Purgatório, canto 30

O Paraíso, sem dúvida, é a parte mais densa, com uma linguagem completamente simbolista, tudo é muito santificado e feito para estar o mais distante possível das "coisas terrenas", o que dificulta e MUITO a compreensão e a linha de acontecimentos. Além disso, Dante não usa os ícones tradicionais descritos na religião, ele refaz completamente as figuras eclesiásticas, optando pro muitos efeitos de luz, figuras geométricas complexas, enigmas, imagens matemáticas e astronômicas e a representação sonora, ficando ainda mais distante de uma representação material.

"Em trajes de pastores, os lobos vorazes
De todas as pastagens, se veem daqui de cima!
Ó ira de Deus, por que ainda dormes?" Paraíso, canto 27

Toda a obra é uma exposição, uma pintura, bela e eterna da condição humana em sua sublime complexidade. O homem não é definido apenas pelo conceito de "bom" ou "mau", mas é um ser labiríntico, dotado de infinitas possibilidades oferecidas pelo livre-arbítrio.

"Ó soldados do Céu, a quem contemplo:
rogai por aqueles que estão na Terra,
e se extraviam para o mau exemplo!" Paraíso, canto 18

@PinkLemonade 02/08/2020

Leitura boa, tradução estranha
Gostei imensamente da criatividade do autor ao descrever os círculos do inferno.
Apesar disso, gostaria de deixar registrado que esta edição não correspondeu muito as minhas expectativas.
Também senti falta de mais comentários explicativos para o contexto histórico /cultural da obra.

Carol 26/06/2020

Segundo volume da Divina Comédia, o Purgatório não fica atrás no quesito dificuldade de leitura em relação ao Infeno. Assim como o anterior também exige grande concentração e nem sempre é possível entender todas as referências feitas por Dante, já que elas vêm tanto da mitologia clássica quanto dos acontecimentos contemporâneos ao autor. Porém é uma leitura que vale a pena, especialmente para aqueles que, como eu, nunca entenderam bem qual era o propósito do Purgatório. Trata-se de uma montanha onde os arrependidos tardios devem purgar os pecados cometidos durante suas vidas com o propósito de irem subindo aos poucos até chegarem no Paraíso. Recomendo a leitura!

Gabi 19/04/2022

La gloriosa donna della mia mente
A divina comédia foi publicada inicialmente como "Comédia", mas devido todo sucesso e genialidade da obra, tornou-se "A divina comédia". Escrito por Dante Alighieri, foi uma das obras que consolidou o idioma italiano (antes, fiorentino). Com narrativa espiral, acompanhamos a jornada do protagonista pelo inferno e purgatório, até enfim chegar ao paraíso.

Leonardy.Negrini 29/04/2021

A Divina Comédia não parece Comédia
Dante Alighieri nasceu em 1265 e faleceu em 1321, na Itália, e marcou indelevelmente a história da literatura mundial, sendo referência para uma enormidade de autores e movimentos literários, tendo sido laureado com o apelido de "o sumo poeta".
A obra da Divina Comédia é uma obra de difícil leitura, pelo tempo passivo e pelo português arcaico que precisou ser utilizado para dar fidedignidade ao texto, e é dividida em três momentos distintos: Inferno, Purgatório e Paraíso. Sinto dizer, mas os dois primeiros momentos são muito mais interessantes do que o terceiro. Mas isto se deve pela necessidade de domínio de elementos teológicos e de capacidade de atenção, imersão e abstração para acompanhar o autor.
Exilado, separado de sua terra natal mesmo depois de sua morte, a escrita é uma Comédia não por um aspecto cômico, mas sim em oposição a uma Tragédia. Dante termina o livro próximo a Beatriz, próximo à Deus e com um entendimento diferenciado sobre a existência humana.
Como é uma referência a cultura, das pinturas à jogos de videogame como Dante's Inferno e Devil May Cry, acredito ser importante passar por ela com muita paciência e um ótimo dicionário do lado.

Leila 25/12/2022

E eis que terminei a leitura do livro mais difícil que li na vida...A divina comédia! não é para leigos não! Confesso que terminei a leitura entendendo 5% da obra e olhe lá. Enquanto estava no inferno e purgatório, estava achando difícil, mas ok e com a doce ilusão que no Paraíso seria o paraíso, hahahaha, ledo engano. No paraíso que me lasquei mesmo! Assim, obra para se reler várias vezes na vida. Vou reler? não sei, por hora é aquilo, sentimento de missão cumprida (mal e porcamente, mas cumprida) e sigamos

Tiago.Guedes 18/08/2023

Que inferno
"Inferno", escrito por Dante Alighieri, é a primeira parte da "Divina Comédia". Através de uma jornada pelo Inferno, Dante representa uma visão complexa da punição após a morte. Cada círculo reflete pecados e suas consequências, revelando uma estrutura moral rigorosa. A obra também explora temas de redenção, justiça e pecado humano. O poema é uma alegoria rica, combinando elementos religiosos, filosóficos e literários para pintar um quadro vívido do submundo e das questões existenciais.

Luã 10/10/2021

Transcendental!
É uma obra grandiosa e muito bela, mas um tanto desafiadora para quem não está familiarizado com uma linguagem mais arcaica. É o tipo de livro que deve ser sempre relido.

Peter.Molina 18/10/2023

O amor que move o Sol move as estrelas
Muito já foi escrito e resenhado deste clássico da literatura. Um epopeia de grandes proporções, a viagem do poeta Dante das profundezas do Inferno aos cumes do Paraíso é de tirar o fôlego. Mas aqui venho ressaltar 2 fatores essenciais para a absorção da leitura nesta edição específica com tradução de Cristiano Martins. Primeiro, as ilustrações de Gustave Dore que auxiliam na percepção das imagens que Dante quis nos passar. E segundo, as notas do tradutor em cada página. Ele explica TODOS os termos mais difíceis, personagens,atmosfera política, contexto histórico, enfim,um trabalho tamanho que se não fosse por ele certamente teria abandonado a leitura. Com certeza alguma coisa deixei passar mas a edição ajudou muito a captar a grandeza desse poema épico e fascinante.
Lisboa Richthofen 02/01/2024minha estante
Pretendo ler nessa edição da Garnier também

Peter.Molina 03/01/2024minha estante
Pra mim valeu a pena. A da editora 34 tive muita dificuldade.

biblio.livy 21/07/2022

Esse livro tava parado na minha estante já faz um tempinho. Tinha começado a lê-lo no início do ano, mas não tinha conseguido ir pra frente. E agora, graças a maratona, consegui terminá-lo.

Um grande clássico, que eu tinha colocado como leitura obrigatória para mim, que foi muito bom ler. Claro, tem uma linguagem bastante difícil, teve momentos que eu não entendia muito bem o que tava acontecendo, então tive que prestar muita atenção na hora da leitura para não me perder.

Acho que o Dante usou o Inferno pra colocar todo mundo que ele não gostava na época. É muito legal ver ele e o Virgílio passando por todos os círculos, conhecendo diversas figuras importantes, que algumas histórias até me emocionaram.

A leitura é densa, mas depois que começa a prestar atenção, fica mais fácil se envolver na história.

Desafio da MLI (Labirinto dos Sonhos - Visitante): Um livro ambientado em um lugar que não existe na vida real

Mariane 01/05/2021

Melhor livro da vida! Amei demais, não é à toa que é A divina comédia *-* quero muito ler o Purgatório!

Tiago 28/01/2023

A Divina Comédia em versos...
Eu estou extasiado após a finalização dessa leitura, que foi uma das mais desafiadores e difíceis que já li até aqui. Nem sei como resumir tanta emoção, tantos sentimentos e percepções que essa leitura me trouxe, sua magnitude é estrondosa. Optei por fazer uma leitura em conjunto com a versão em prosa, pois não estava familiarizado com o texto clássico em versos e assim a leitura seria muito mais difícil de ter compreensão e essa leitura em conjunto me ajudou bastante e pude ver que assim consegui uma fluência muito mais adequada. A Divina Comédia nos leva junto a Dante, Virgílio e Beatriz, mas não só a esses. O poeta Dante em 1300 estava perdido e ao ver um raio de sol surgindo atrás de uma colina ele acha que finalmente encontrará uma saída, mas, ao encontrar Virgílio ele irá fazer uma viagem aos três reinos dos mortos: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Com Virgílio, Dante percorre o inferno e o purgatório, o Paraíso é a cargo de Beatriz. No Inferno acompanhamos Dante pela cidade dolente e o doloroso asilo onde penam os pecadores e seguimos pelos degraus da montanha do Purgatório onde os convertidos e arrependidos estão na expiação dos seus pecados e assim entramos no Paraíso onde os santos comungam o bem eterno. O Inferno aqui é escuro, mal cheiroso, terreno ardil, as vezes quente ou gelado e cheio de seres inimagináveis, muitos já conhecidos de nossa literatura. No Purgatório há uma imensa penitência, degraus e mais degraus, onde há muitos no arrependimento em meios a seus castigos dolorosos. No Paraíso, há luz, alegria, música, harmonias, e em meios as esferas celestiais encontraremos muitos nomes conhecidos enquanto contemplamos por último a Glória de toda a Criação e o mais alto de todos. Muitos personagens aqui surgem, muita coisa é explicada, muitos questionamentos são feitos, muita contemplação é apresentada, muitas emoções se apresentam e só aqueles que se abrirem a leitura poderão experimentar cada uma delas...

Ligia.Carvalho 29/01/2021

Clássico
Chega a ser dificil um leigo em literatura avaliar um livro desse calibri. Minha sensação é de que teria que ler umas 5 vezes para entender melhor todos os versos e referências.

Obra publicada durante o Renascimento, o livro é repleto de simbolismos, alegorias, críticas aos filósofos, religiosos e políticos de sua época.

"No meio do caminho desta vida
me vi perdido numa selva escura,
solitário, sem sol e sem saída.

Ah, como armar no ar uma figura
desta selva selvagem, dura, forte,
que, só de eu a pensar, me desfigura?"