A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Jordy.Hericles 21/07/2021

Melhor que o esperado
Sempre tive curiosidade sobre a obra, mas não me sentia atraído por ser em versos. Não podia estar mais errado, a estrutura é coesa e não me incomodou.

Apesar de saber muito pouco da língua original achei interessante a edição bilíngue para entender a métrica pretendida.

Essa primeira parte da Comédia apresenta diversos personagens reais e mitológicos, conhecimento prévio pode ser necessário, as notas auxiliam bastante, mas vale uma releitura caso venha aprender algum fato novo para realmente entender o motivo dos personagens estarem em determinados círculos.

Uma obra que vale muito a pena.

Roberto Soares 15/05/2021

Tendo já descido ao Inferno e escalado o Purgatório, Dante chega agora ao Paraíso, que, na minha opinião, se vence os dois cânticos anteriores em matéria de complexidade na leitura, também é superior aos seus antecessores no quesito riqueza simbólica, beleza poética e conhecimento teológico.
Ainda obedecendo os esquemas típicos da obra, este reino também é dividido em esferas (como os círculos e cornijas anteriores), aqui chamados de Céus, cada qual abrigando almas beatas recompensadas por suas Virtudes exercidas em vida. Agora conduzido por sua musa Beatriz, Dante vai se elevando pelos Céus do Paraíso, alcançando a redenção e se nutrindo da Graça Divina por meio dos saberes transmitidos nas conversas com sua guia e também com personagens imponentes como São Pedro, São Tiago, São João, Santo Tomás de Aquino e outros, incluindo uma cena lindíssima de um diálogo de Dante com o próprio Adão.
Não é uma leitura fácil, e sei que assimilar a Divina Comédia vai muitíssimo além da minha capacidade. Mas independente disso, vivenciar este livro foi uma das experiências mais ricas que tive na minha vida de leitor. Depois da "Ilíada", a "Odisseia" e a "Eneida", assim como minha atual jornada pela leitura literária da Bíblia, passar pela "Divina Comédia" foi um passo significativo na minha busca de conhecimento através da Literatura.
Essas obras são únicas na sua capacidade de expor a Natureza Humana (conhecida ou oculta) e o que mais faz parte do nosso Universo. O "Paraíso" de Dante é de uma beleza que desafia a Linguagem conhecida, até mesmo para o próprio autor. Palavras seriam insuficientes para descrever a Graça, por isso o autor recorre aos olhos. É como se a personagem principal do livro fosse a Luz, e foi quando parei para pensar no papel e na natureza dessa Luz que eu me deslumbrei com a riqueza da obra que tinha em mãos.

"mas já minha ânsia, e a vontade, volvê-las
fazia, qual roda igualmente movida,
o Amor que move o Sol e as mais estrelas."

Isso não é uma leitura que se corre, é leitura que se vive, e você não sai dela intacto. Me abri para a "Divina Comédia", e mesmo sendo ateu, seus conhecimentos teológicos, assim como sua filosofia, sua beleza e sua poesia, vão sempre estar presentes no meu Eu.

Roberto Soares 01/04/2021

Inferno
"DEIXAI TODA ESPERANÇA, Ó VOS QUE ENTRAIS"

Eis a fatídica mensagem escrita sobre os portais de entrada do Inferno de Dante, prenúncio de uma das viagens mais extraordinárias de toda a Literatura.
Perdido em uma selva escura e desviado do caminho divino, Dante é resgatado por Virgílio, o célebre poeta da "Eneida", que se oferece para guia-lo por uma viagem rumo à redenção; e com isso, rumo à Deus. Porém, antes de alcançar o Paraíso, ele precisará primeiro atravessar outros dois planos do outro mundo: o Inferno e o Purgatório.
Oferta aceita, os dois poetas partem para seu tenebroso caminho pelo reino de Lúcifer, uma imensa cratera que vai afundando para as profundezas do globo até alcançar o centro da Terra (um rastro deixado pela queda do anjo rebelde). O Inferno então é revelado como sendo dividido em 9 círculos (pode-se pensar como se fossem andares, embora a ideia proposta não seja exatamente esta), que abrigam as almas dos pecadores que receberam seu castigo eterno. Em cada um destes círculos, um pecado diferente é punido, e a pena aplicada está diretamente relacionada, em sua forma e força, à transgressão cometida pela alma castigada.
No seu lúgubre caminho, Dante irá narras as "dantescas" cenas com as quais irá se deparar: uma multidão de almas atormentadas que, em vão, soltam gritos e gemidos de agonia face à sua eterna desgraça. São almas dilaceradas, queimadas, afogadas e soterradas; almas condenadas a um perpétuo caminhar e arrastar de pesos; almas subjugadas à fúria de serpentes, demônios e bestas cuja única ocupação é espalhar dor e aflição por entre aqueles desventurados. É um penar sem fim e sem pausa, que deixam o leitor arrepiado. São momentos de horror, repugnância, choque: enfim, você não vai sair dessa leitura com seus pontos fracos intactos (no meu caso, meu pânico de cobras).
Achei interessante também quando via o destino que Dante imaginou para algumas figuras históricas e míticas, como Aristóteles, Homero, Ulisses, Aquiles, Cleópatra, Helena de Tróia, Maomé, Mascus Brutus, Judas Iscariotes, entre outros.
Para além de acompanhar essa poesia pelas ações e pela estética, um melhor entendimento e aproveitamento pode pedir certa noção do contexto histórico-cultural da época de Dante, que se refere a uma concepção de vida e de mundo diversa da nossa. Imerso em um cenário de junção entre a Antiguidade Clássica e o Cristianismo da Idade Média, a visão de homem de Dante é a de um ser dotado de uma alma criada, delineada e dominada completamente por Deus, e cuja vida deve ser empregada inteiramente na prática de virtudes que o aproximem do ideal divino e fundamentadas no bem e na verdade. Tal conduta mira não apenas a salvação espiritual, mas também a plenitude de caráter e de intelecto, através dos valores da filosofia teológica.
Em oposição à essa vida dedicada aos dons divinos eternos, está aquela entregue aos bens e paixões mundanas, que levam à incontinência, à violência, à fraude e traição. Elas desviam a consciência do homem para o pecado, a perdição e a limitação à sua existência terrena, sem considerar o além-túmulo e incapaz de apreender os caminhos e mistérios da providência.
Nesse sentido, podemos pensar o "Inferno" de Dante como um apelo do poeta à salvação moral da sua sociedade, que ele considerava perdida por estar cada vez mais apegada às paixões mundanas. Ao descrever as penas a que seriam condenados aqueles que morressem sujeitados a este ou aquele pecado, ele abre caminho para propor aos seus leitores, no desenrolar do poema, a redenção moral como fuga daquela perdição eterna.
Para isso, o poeta lança mão de uma poesia das mais incríveis que eu já li (no meu pódio, perde pessoal só pra "Eneida" e pra "Ilíada"). Não sei o que mais me impressionou aqui: se o lirismo, o conhecimento cultural enorme, a imaginação incomparável, a riqueza estética ou a habilidade descritiva. O professor Carmelo Distante diz que "o mérito do gênio de Dante é que ele pensava por imagens", e para quem, como eu, é apaixonado pelo campo dos símbolos, "A Divina Comédia" é uma obra-prima inigualável. Além de ser mais uma daquelas em que, mais do que o deleite, a poesia oferece também o retrato de uma consciência moral, religiosa e cultural de uma das sociedades mais relevantes para a história ocidental, que é a Itália medieval.

bebs 29/04/2023

Terminei a leitura da "Divina Comédia", e dos três livros, "Paraíso" foi o que eu menos gostei. Muitos são os motivos, mas não posso pegar muito pesado, pois, em questão de qualidade, permanece como os demais livros. O que ocorre, porém, é que foi a leitura mais arrastada e menos interessante para mim, eram muitas referências que eu não achava grande coisa assim, além de apresentar uma escrita que me pareceu mais complicada que os livros anteriores.

Giovanna.Terranova 22/11/2020

A Divina Comédia - Inferno
Dante, ainda em vida, sonha que está sendo atacado por um felino e, ao fugir, acaba se perdendo.
Momentos depois encontra o poeta romano Virgílio, que explica que lhe foi concedida a graça de conhecer o mundo dps mortos e que ele será seu guia nas visitas aos círculos do Inferno e ao Purgatório.
Juntos eles passam por cada um dos diferentes círculos infernais onde diferentes tipos de pecadores são punidos de acordo com seus pecados e encontram muitas figuras famosas, diversos demônios e até mesmo Lúcifer.
Rubens Beserra 22/11/2020minha estante
Já li. É um texto denso, difícil de entender, mas é um clássico da literatura ocidental que todos deveriam conhecer.

katz 23/11/2020minha estante
eu li a versão pra HQ esses dias! caso queira ter uma versão visual, tem na net pra baixar.

Giovanna.Terranova 23/11/2020minha estante
Rubens Bezerra, também achei bem complicado, mas muito bom. Estava lendo em português e italiano, pra entender melhor.

Giovanna.Terranova 23/11/2020minha estante
Katz, em HQ deve ser uma experiência incrível também, hein!
Quero sim! Você tem o link? *-*

Vlw! Vou baixar ?

Henrique 26/08/2020

Neste livro, Dante embarca em uma aventura além desse mundo, passando pelo Inferno, Purgatório e Paraíso (concebidos pela mitologia cristã). Na passagem pelo Inferno e o Purgatório, Dante conta com um guia de viagem: o autor Vigílio, poeta do tempo Antigo, que, na obra, representa a razão - enquanto Dante representa a personificação do Homem - dado que Vigílio é um dos escritores mais admirados por Dante, tanto que, no decorrer da história, o leitor consegue perceber uma relação de pai e filho entre os dois.
O livro tem cunho moral, e resumidamente descreve a transição de um pecador para um fiel crente e dependendo do Amor Divino, guiado, no desfecho por Beatriz, que representa a Fé, e foi, desde muito nova, o grande amor da vida de Dante.
Um detalhe chamativo, é que todos os personagens da obra, eram, de fato, pessoas reais do universo pessoal de Dante.

Dan 11/01/2021

Obra prima
A Divina Comédia sem dúvidas entra pra lista dos melhores livros que já li, é um livro recheado de críticas políticas da época e críticas à Igreja Católica, a profundidade dessa obra do século XIV não deixa de impressionar. A história, pra mim, levantou diversos questionamentos sobre o Cristianismo e a forma com a qual Dante descreve os ambientes é impressionante, Inferno, Purgatório e Paraíso passam realmente uma sensação MUITO diferente. O trabalho de tradução e notas do Italo Eugenio Mauro também é digno de nota, ele demorou 15 anos traduzindo a obra mas o trabalho ficou realmente impecável.

Caroline457 26/10/2022

Fascinante!
Em minha opinião, todos deveriam ler esta obra ao menos uma vez na vida: é impossível ler a Divina Comédia e continuar exatamente a mesma pessoa, uma vez que há tantas lições e mensagens deixadas por Dante que são capazes de nos transformar de diferentes formas.
Acho incrível a relação de admiração e amor entre Dante e Beatriz que vai tomando forma com o decorrer das páginas.
E apesar de ter uma linguagem complexa e às vezes complicada, a Divina Comédia já pode ser considerada um dos meus livros favoritos.

Vivi 19/02/2021

A Divina Comédia
É um clássico da literatura mundial, Dante Alighieri começou a obra em 1307, trabalhou nela a vida toda e só após sua morte o clássico foi publicado.

No poema épico o poeta descreve sua viagem espiritual ao inferno, purgatório e paraíso com detalhes minuciosos!
De forma única Dante descreve o inferno com 9 círculos, um para cada pecado. O purgatório com 7 círculos, que representam os 7 pecados capitais e o Paraíso com 9 esferas e o céu empírico que representam a parte material e a parte espiritual respectivamente.
A obra é muito simbólica, durante a trajetória Dante cita, grandes poetas, papas, políticos, filósofos e etc.
Além do conteúdo ser magnífico, a estrutura do poema é literalmente perfeita, o poeta fez tudo com a simetria do número 3. O poema em si é divido em 3 partes, 3 cânticos com 33 cantos (o inferno tem um canto introdutório) e no total se soma 100 cantos que é número da perfeição.

É difícil notar tudo isso com uma leitura tão difícil, perdi a conta de quantas vezes entendi somente as notas ( graças a deus estavam ali). Apesar da dificuldade da leitura, fiquei encantada com as descrições de Dante ( pelo menos as que entendi) dos lugares e das conversas que ele tem com vários personagens importantes da nossa história. Em outro momento espero ler com mais atenção e entender cada vez mais esse clássico.
gigi 20/02/2021minha estante
ela faz a resenha dela

Vivi 20/02/2021minha estante
claroh

Queila.Assis 07/05/2023

Um excluído no inferno
No começo tive muita dificuldade para entender as palavras e buscar o significado delas, percebi várias referências de Dante em desenhos e anime que gosto, exemplo: Pica-Pau, Cavaleiros do Zodíaco e Tom & Jerry e Lúcifer, talvez você leitor (a) ache mais outras.... mas Dante fez uma viagem bem atípica para os dias de hoje. Inferno, purgatório e paraíso essa foi a trilha dele perdido em meio a floresta. Acredito que a noção de Inferno tenha o dedo de Dante na história da religião, mas isso fica para a próxima leitura de capiroto ??

Me perdi na leitura 02/04/2022

Um livro EXTREMAMENTE difícil de se ler, uma leitura que demanda muita concentração, pesquisas e apoios de pesquisas para que a gente compreenda.
Interessante? DEMAIS!
Depois de algumas poucas pesquisas (confesso), consegui entender coisas que sozinha não estava conseguindo, e esse livro é simplesmente SENSACIONAL.

denison 19/02/2010

A MELHOR VERSÃO DA DIVINA COMÉDIA
Ítalo é o maior tradutor de Dante Alighieri. Esta edição da Divina Comédia traz a obra escrita em italiano original e em português. Edição muito bonita, os três volumes vem acondicionados numa bela caixa e possui uma qualidade de impressão extraordinária. Será preciso 100 anos para se fazer uma edição mais espetacular.
grunenwaldvieir 19/11/2014minha estante
caro Denison , há pelo menos 5 versões em portugues ( duas de Portugal ) e uma melhor que a outra. Jorge Vanderley e Cristiano Martins , e mais tarde , João Trentino ( este ultimo é o melhor livro ), para não citar Ernani donato, em prosa .

Maristela 16/04/2023

100. Ela, então, depois de suspiro fundo, em mim pôs os piedosos olhos e com o tom de mãe que se dirige ao filho em delírio ensinou-me: "Todas as coisas criadas obedecem a uma disciplina harmônica. O universo semelha a Deus. Os espíritos perfeitos podem ali perceber nítida a perfeição divina, fim supremo que é a Ordem Universal. As criaturas todas guardam inclinações segundo suas condições naturais, para situarem-se em menor ou maior vizinhança de Deus. Isso explica por que buscam aperfeiçoar-se, por caminhos diversos, através do vasto mar de si mesmas, cada qual seguindo o instinto que Deus lhe concedeu.
Página 238

@PinkLemonade 10/12/2020

Não gostei muito
Parte final das viagens de Dante. Achei chatinho mas é aquela leitura que se tem de fazer em alguma fase da vida haha
Sidney.Muniz 18/12/2020minha estante
Ainda pretendo ler depois ele rs.

@PinkLemonade 18/12/2020minha estante
Pois é. É uma daquelas "paradas obrigatórias" da viagem de leitor. Pode não gostar, mas tem de parar. Kkk

Sidney.Muniz 19/12/2020minha estante
Kkk

Marcão 17/06/2020

Um grande clássico
Aos que entrais ,deixai toda a esperança . É meus amigos enquanto a vida a esperança . Depois já era
Nunca tinha lido nada assim , em forma de poesias , confesso que demorei a me adaptar a leitura , mais depois fruiu bem . Recomendo a todos a leitura

" O dinheiro pode transformar o não em sim "