A Cor do Preconceito

A Cor do Preconceito Sueli Carneiro

Resenhas - A cor do preconceito

Brunna.Cassales 04/12/2009

"Mirando o Preconceito"
A adolescente Mira é uma estudante dedicada. Um exemplo para o irmão e os colegas de escola – pública e na periferia -, se esforça tanto que merece ter aulas extras com o seu engajado professor, Ricardo. Um dia, ela passa a precisar ser mais estudiosa ainda, porque Ricardo consegue uma bolsa de estudos na renomada escola particular onde trabalha, para a sua excelente aluna. Assim começa A Cor do Preconceito, um livro de ficção, mas que apresenta o racismo, o preconceito e a intolerância tais como realmente são.

O orgulho pela filha só aumenta para os pais da menina – vivendo uma situação econômica pobre, eles esperam que os filhos possam conquistar tudo aquilo que não têm; tendo sofrido preconceito racial por serem negros, temem que enfrentem o mesmo.

Desde o início das aulas, Mira já sente que é vista como uma estranha entre a maioria branca e rica, que logo a cansa com perguntas sobre o seu estilo de cabelo, todo trançado, o que a faz desistir do penteado. Porém, na nova escola, ela também conhece amigos de verdade, Dida e Mariana. Não é a primeira vez que Mira passa por isso, anos antes já haviam duvidado de sua inteligência pelas aparências. É agora que Mira vê sua identidade em xeque.

Em um trabalho em grupo, ela percebe as opiniões preconceituosas de colegas que não lidam com a sua realidade. Se dizem não discriminadores, mas acham que o desemprego é culpa de quem não quer trabalhar, e não enxergam, ou não querem enxergar, os índices que apontam as diferenças salariais absurdas entre homens e mulheres, brancos e negros. E quando vai à casa de Mariana e cativa o afeto de sua irmãzinha, é julgada precipitadamente como a babá por uma amiga da mãe das meninas. Os amigos tentam a defender; Mira fica indignada com a discriminação e muda de comportamento, se afastando deles, faltando aulas depois do horário, não prestando a devida atenção às normais, sem o habitual sorriso radiante de antes.

Notando a diferença da menina, o professor Ricardo conta a história de sua família, que vivenciou a época da 2ª Guerra Mundial na Alemanha nazista, e a aconselha conversar com a coordenadora Sandra, que Mira interpretara como uma mulher severa e seca no primeiro contato. Então, emocionada, ela segue o conselho do professor e constata que estava enganada, pois Sandra só demonstra ser desse jeito, porque sua história é semelhante a da garota. Sandra também sentiu na pele o preconceito racial e só com muita força de vontade e empenho, conseguiu vencer na vida e se tornar uma pessoa realizada. Ela apóia Mira a nomeando como uma “aprendiz de guerreira”.

A brilhante aprendiz amadurece, aprendendo e descobrindo a cultura do povo africano, do qual é descendente. Se reconcilia com os amigos, assume a sua própria identidade; as tranças voltam a ser o penteado favorito, dando lugar ao sonhado cabelo liso que pretendia e sonhava usar. O admirável professor que deu a ela a oportunidade de ter um ensino qualificado, apresenta uma ideia para que os alunos do Strauss - colégio de Mira -, interajam com os de escolas públicas – dentre elas, Cruzinha, a antiga escola dela. Mira fica muito entusiasmada diante da expectativa. Junto a Dida, que se declara e faz um poema, Miriam - que é mais conhecida como Mira desde que o irmão lhe colocou este apelido – vai à velha escola reencontrar os antigos amigos e lhes contar sobre o projeto.

A Cor do Preconceito é uma história de superação. Um ótimo livro, que conscientiza o leitor que ainda não encarou o preconceito como presente no cotidiano, ou não quer encarar. Em um mundo onde a diversidade predomina, a discriminação já deveria ter se esvaído, e um exemplo como esse é um escudo contra o seu fortalecimento. Vale a pena resistir à opinião alheia e formar a própria a partir de conclusões justas, e é isso que esta obra de Carmen Lucia Campos, Vera Vilhena e Sueli Carneiro nos leva a refletir e compreender.

Pedro 10/12/2009minha estante
Que resenha sensacional! Brunna, a futura escritora de renome que criticou o livro em questão abordou com a maior perspicuidade e autenticidade possível o que realmente a narrativa nos leva a pensar. Algo que só os mais proeminentes críticos conseguem fazer.

Luiz.Eduardo 03/10/2016minha estante
Em um mundo sem comparações não existe diferença entre gente de pele branca e pele negra (ou qualquer outro tipo de pele), em um mundo sem comparação não existe mais alto, nem mais baixo, mais forte , nem mais fraco, mais rico, nem mais pobre, mais rico, ou seja, todos somos iguais de espirito e filhos de um só criador. Afinal todos nós somos únicos, e todos somos inteligentes, por que inteligencia Deus deu para todo mundo, o que nos diferencia um dos outros é o que fazemos com a nossa inteligencia.

Allison.Taffarel 01/08/2022minha estante
Como faço pra ler ?

lice :)) 01/10/2022

tb li pq a escola mandou, juro q só leio esses livros por nota, pq sério, são péssimos? ESCOLA MELHORE SEU GOSTO P PARADIDÁTICOS!!!!
amnds 01/10/2022minha estante
o que você não gostou?

Isabela- 01/10/2022minha estante
A escola só passa livros q eu não leria kkkk. Eles passaram um agr q 4 adultos mediciners apostam que mm se apaixonaria/faria a menina se apaixonar primeiro, detalhe: ela tem 14anos

lice :)) 01/10/2022minha estante
isa, sim, só qria q a escola entendesse q a gnt nn gosta disso! só qria umas fantasias como leitura obrigatória

lice :)) 01/10/2022minha estante
amnds, a trama é totalmente sem criatividade e eu gosto de livros mais fantasiosos e clichês, nn eh culpa do livro, eh só minha opinião msm

Pedro 09/12/2009

A vontade de crescer
Uma menina apelidada de Mira, por ser negra, sofreu atitudes preconceituosas durante sua jornada estudantil, principalmente a partir do ensino médio. Esse é o assunto principal abordado no livro “A Cor do Preconceito”, autoria de Carmen Lucia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena.
Mira, pseudônimo de Miriam, é uma garota pobre que mora na periferia e que estudava em um colégio público. Entretanto ela é estudiosa, esforçada e comprometida com os seus deveres. Por possuir essas características estudantis, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio de excelente qualidade: o Strauss.
Ela era a única aluna negra da turma, portanto era alvo de piadas racistas e preconceituosas. Se adaptou rapidamente à turma já que era simpática e companheira.
A família de Mira sempre lhe deu apoio. Ela morava com os pais e com o irmão caçula, todos viviam na pobreza, mas nunca desistiam de viver e acreditar.
Conhecendo a coordenadora e professora Sandra, também negra, aprendeu muitas outras coisas e começou a perceber que sua cor não mudaria seu futuro, apesar de ainda existirem desigualdades raciais.
O livro é bem envolvente já que se divide em capítulos breves que sempre nos dão vontade de ler o seguinte. Também é bem compreensível devido à utilização de vocábulos simples. Quando há palavras mais complexas que certamente recorriríamos ao dicionário, o próprio livros nos explica o seu significado. Sua estética é bonita e organizada.
Também é interessante quando a história é interrompida para a explicação da cultura africana e do que desencadeou o racismo: a escravidão. Isso tem como objetivo a melhor compreensão do texto.
O livro tem um problema mínimo: as ilustrações são mal-feitas, sem proporções e mal coloridas, mas conseguimos entender.
Críticas negativas são importantes e fáceis de escrever. Porém, também existem as positivas, que são geralmente usadas para saber mais sobre o conteúdo a ler. Critiquei positivamente o livro e tenho a honra de anunciar que o considero uma das grandes obras literárias atuais do Brasil. Palavras do crítico.
Brunna.Cassales 09/12/2009minha estante
Uau! Não é à toa que esta resenha foi para a Coletânea de Trabalhos de Alunos do Colégio Pedro II Selecionados no Projeto Redações 2009!

LAvinha.Silva 14/08/2015minha estante
Que capitulo é esse?

vitor 03/09/2014

a cor do preconceito
É um livro onde contém muitos ensinamentos sobre o preconceito racial, e as formas de acabar com ele.
Conta a historia de uma garota da periferia que estudava em um colégio público, e que vence as barreiras do preconceito racial e passa a estudar em um colégio onde só há pessoas ricas e brancas.Ela mostra que apesar da sua cor,ela pode ser quem ela quiser, e que só basta acreditar em si mesma.
Emilly.Dias 24/04/2018minha estante
O livro é muito legal mesmo fala sobre uma menina negra que é inteligente e vai para uma escola particular. Eu amei a historia, é bem interessante porque ela mostra que as pessoas negras também podem ter oportunidades, porque tem gente que é muito preconceituosa e acha que só branco pode ter oportunidades, eu recomendo. O nome do livro é A cor do preconceito, eu amei!

Isabel 18/09/2013

Fim do preconceito racial
Emilly.Dias 24/04/2018minha estante
O livro é muito legal fala sobre uma menina negra que é inteligente e vai para uma escola particular. Eu amei a historia, é bem interessante porque ela mostra que as pessoas negras também podem ter oportunidades, porque tem gente que é muito preconceituosa e acha que só branco pode ter oportunidades, eu recomendo. O nome do livro é A cor do preconceito, eu amei!

Luana 01/12/2017

Uma historia inspiradora
Para mim esse livro deveria ser lido por qualquer pessoa, de qualquer faixa etaria, pq é um livro que fala sobre a questao da igualdade entre as pessoas, as relacoes humanas presentes na nossa vida em como podemos lidar bem uns com os outros, entendendo, se sensibilizando, ouvindo, respeitando. Como a convivencia e a relaçao com o outro diariamente faz o individuo crescer, ampliar suas ideias e se desenvolver. Ainda, o livro fala que por tras de qualquer cor, ha sentimentos por tras dos individuos. Humilhacoes, descriminacoes e desrespeito sao coisas que devem ser levadas a serio e observadas pq os efeitos no individuo podem ser inumeros, afetando suas realizacoes na vida, relacionamentos e a forma como a pessoa proprio se ve, determinando o ritmo de vida da pessoa. Se a pessoa nao se abrir com alguem, nao expor a situaçao, recebendo palavras de conforto e tranquilizadoras de alguem, a pessoa pode nao ficar bem. Por isso A importancia do dialogo, da abertura e isso é muito observado na historia, nos jantares da garota com a familia, da presença da directora, do professor, boas pessoas que a apoiam e isso faz uma diferença grande, contribuindo positivamente. A questao da amizade, da resolucao dos casos de descriminacao é muito bem abordado e nos ensima muito e ainda, nos traz uma liçao de nao deixar barato qualquer situaçao de preconceito ou humilhacao, de nao se rebaixar, de nao aceitar mas sim se valorizar, se impor e ser forte. Porque ninguem é melhor do que ninguem e todos estao na terra para culprir a sua missao, O que é destinado a cada um, sem exclusao mas sim inclusao para que todos possam viver em harmonia.

O livro fala de uma menina genio, que por sua condicao de vida precaria, sempre estudou em um colegio fraco, publico, mas a menina era o destaque da class's com suas notas altas, bom desempenho e interesse nas aulas. O tipo da aluna que é rata de biblioteca que é focada nos estudos, que nao deixa de fazer suas tarefas e faz tudo com muito amor e dedicacao. Como resultado de seu esforço e por ser querida pelos professors, ela ganha uma bolsa de estudos integral de seu professor que acompanha seu potencial como aluna, para a menina estudar em um colegio particular - um dos melhores do vairro e mais conceituados, de elite. Ela se enche de alegria e nao se contem. Conta para os pais, para os amigos. Mas... O que por um lado ira trazer muitos frutos e expansao, por outro, vem as duvida, os temores do que ira enfrentar, mas ainda assim positiva e perseverance.. Mas.. nao da para esperar ate onde vai o pensamento das pessoas, se vc sabe o que esta fazendo, Para onde esta fazendo e o que quer, nao ha quem o possa deter
Leonardo.Arajo 17/05/2019minha estante

Emilly.Dias 24/04/2018

levriando 11/02/2021

Necessário
Li esse livro em 2016 (se não me engano), li com minha turma de sala e foi uma experiência muito necessária

?Descrição
Mira é uma garota negra que mora na periferia e se confronta com questões sobre sua identidade quando percebe o racismo e o preconceito.

Pitty 11/06/2021

Livro legal
Este livro trata de um assunto que não é tãooo falado assim.
Nele tem presentes alguns casos que as pessoas foram preconceituosas sem nem perceberem. Isso acontece muito hoje em dia, por isso devemos sempre medir nossas palavras. Gostei do livro, mas não me atraiu tanto assim

Gaudio 31/10/2021

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO
Como eu amei esse livro, a história, as informações extras, TUDO É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.

A forma como ele aborda o preconceito é bem direto e muito bem estruturado, a Mira (personagem principal) é muito cativante e como ela evolui na questão de orgulho da sua cultura é muito bem escrito.

Um livro que todas as escolas deveriam passar, vc termina a sua leitura não só com apego pelos personagens, mas com um conhecimento extra sobre escravidão, cultura afro etc.

eelis 07/11/2021

A cor do preconceito
Só li esse livro por conta da escola ? ent, o livro é bom. Ele fala muito sobre a cultura africana, símbolos da resistência negra, pessoas negras na sociedade, situações de racismo, mulher negra, etc. Enquanto conta uma história de uma garota negra e pobre chamada mira, que vai para uma escola particular com bolsa. Nessa escola ela enfrenta várias situações desconfortáveis de racismo, preconceito. Mas no final consegue lidar com isso e entende que se ocorrer de novo ela vai ter pessoas com quem se apoiar nessas situações e como se defender delas

rafaaa 28/12/2021

Ensinamentos
Li este livro faz uns meses, mas vim só agora fazer a resenha.
Este livro trata sobre a vida! Não sobre a minha, nem sobre a sua, mas sobre a nossa vida.
Fala sobre preconceito, mas não daquele jeito chato, que faz você querer ignorar e fingir que nada é real.
A história se passa de uma forma na qual você fica entretido e ainda por cima tem partes informativas contendo fatos e imagens, é um livro extremamente educativo.

Maria 17/03/2022

eu tô fazendo essa resenha por causa do desafio,porque eu sou péssima em resenha mas tenho que fazer p ganhar o desafio

yamilli 16/02/2023

A cor do preconceito
O livro aborda o assunto "preconceito" como está no título, gostei demais do livro, leitura muito fluída e bem calma.

Amanda.Oliveira 08/01/2024

A Cor Do Preconceito é um livro incrível
Este livro trata do preconceito de uma forma que crianças e adolescentes possam compreender, neste livro a história da personagem principal, Mira, me trouxe muitos ensinamentos, por ela ser uma menina pobre e negra sofreu muito preconceito mas impôs o respeito que ela merece de todos. Mira não se sentia parte do colégio onde ela ganhou uma bolsa pois a maioria das pessoas eram brancas e ricas, mas no final ela fez amizades se adptou muito bem ao seu novo colégio.